Sepse e Choque Séptico (Knobel/UpToDate) Flashcards
Qual a diferença entre sepse e septicemia?
Septicemia é a presença de microrganismos e suas toxinas no sangue. Sepse, no entanto, não precisa, necessariamente, da septicemia para ocorrer, havendo comprometimento à distância do foco infeccioso -> papel do hospedeiro na sepse.
Definição de: sepse, disfunção orgânica (DO).
Sepse: disfunção orgânica ameaçadora à vida em decorrência de uma resposta desregulada do organismo a uma infecção.
DO: Variação de 2 ou + pontos no score do SOFA.
Qual a importância de um score SOFA > 2?
Um SOFA > 2 evidencia uma mortalidade de 10% na população geral do hospital com infecção. Apesar de poder evidenciar uma discreta disfunção orgânica, esses pacientes podem apresentar deterioração clínica posterior.
O que é o conceito de PIRO e qual sua importância?
É um conceito utilizado para correlacionar a importância da relação entre o hospedeiro e o microrganismo no desenvolvimento da sepse.
Explique o conceito PIRO.
P = Predisposição -> condições preexistentes no indivíduo que facilita o desenvolvimento da sepse (genéticas, idade, hormônios, gênero, medicamentos, estado imunológico). I = Infecção -> tipo de microrganismo e sua virulência e o local de infecção. R = Resposta -> mal-estar, temperatura, FC, FR, ... (QC sepse). O = DO -> quantidade de disfunções, quais órgãos acometidos.
Qual a principal população que desenvolve sepse?
Os extremos de idade, sendo principalmente a partir da sexta década de vida. É raro o desenvolvimento de sepse em adultos jovens.
Qual o impacto da sepse na sobrevida do paciente?
Esses pacientes, mesmo que sobrevivam ao quadro de sepse, apresentam uma sobrevida menor fora do hospital do que o paciente que não desenvolveu sepse ao longo dos anos.
Qual a fisiopatogenia, em termos gerais, da sepse?
Há uma interação entre o hospedeiro e o agente infeccioso (insulto), culminando em uma resposta imunológica inadequada.
A alteração da resposta inflamatória resulta no desequilíbrio entre substâncias pró e anti-inflamatórias, podendo ser decorrente de virulência e/ou da quebra de barreiras imunes e físicas.
Esse desequilíbrio resulta na DO.
Como a sepse produz a disfunção orgânica?
Excessiva inflamação ou imunossupressão, alterações da coagulação, disfunções da microcirculação e celular que culminarão na lesão orgânica e, por fim, na morte celular.
O que é o quorum sensing system (QSS)?
Quorum é a quantidade mínima de população bacteriana necessária para produzir uma infecção.
O QSS é um fator de virulência das bactérias em que elas adquirem a capacidade de atuarem como uma comunidade no meio, atuando de forma conjunta para aderir e invadir os tecidos.