Lactato Flashcards
Quando instala-se lactatemia e acidóse lática?
Lactatemia: Lactato > 2 mmol/L
Acidose Lática: Lactato > 4 mmol/L mesmo que o pH ainda não se reduziu suficientemente para caracterizar acidose.
Qual a importância da acidose lática no contexto do hospitalizado?
É a causa mais comum de acidose metabólica em pacientes hospitalizados.
Qual a relação do lactato com o ânion gap?
Geralmente um aumento do lactato produz aumento de ânion gap (já que o lactato é um ânion). Porém, em condições de aumento moderado do lactato (especialmente se houver hipoalbuminemia e esta não for corrigida), pode se apresentar com ânion gap normal.
Como pode ocorrer o aumento da lactato?
Tanto por um aumento na produção quanto por uma redução no metabolismo do lactato.
O que influencia o aumento da produção de lactato, bioquimicamente falando?
O estado redox da célula. Este é determinado pela relação NAD+/NADH, que influencia no equilíbrio entre piruvato e lactato pela enzima lactato desidrogenase (DHL ou LDH).
Explique como a relação NAD+/NADH influencia na produção de lactato.
Um estado redox reduzido (ie, baixa relação NAD+/NADH) está associada a um desvio para a produção de lactato, pois esta reação consome NADH e libera NAD+. Muitas das condições que produzem esse estado redox reduzido também aumentam a produção de piruvato e prejudicam a oxigenação mitocondrial -> ex: diminuição do DO2 ou etanol.
Qual a via de produção de lactato?
Grande maioria pela glicólise e minoria por deaminação da alanina.
Uma grande parte do lactato é produzido pela glicogenólise no músculo
Como o lactato é metabolizado? Onde ocorre essa metabolização?
80% é metabolizado em CO2 e H2O e 20% é usado na gliconeogênese. Uma pequena quantidade de lactato é convertido em alanina.
A metabolização ocorre principalmente no fígado, mas os rins e o coração também participam.
Qual o nome do sistema em que o lactato é produzido no músculo, levado ao fígado, convertido em glicose e retorna ao músculo?
Ciclo de Cori ou ciclo do ácido lático.
Como a liberação de lactato é compensada pelo organismo?
O H+ liberado é libado a um bic extracelular. Quando o lactato é convertido em glicose ou H2O e CO2, o bic é regenerado. Portanto, o bic pode ser regenerado em paciente com acidose lática.
Quais os mecanismos do aumento de lactato?
Aumento da produção de piruvato, diminuição da entrada de piruvato na mitocôndria e uma mudança no estado redox da célula para a conversão maior de piruvato em lactato.
Quais situações podem promover uma produção drástica de lactato mas que retornam aos níveis normais rapidamente? Explique elas.
O grande mal epiléptico e o exercício MUITO intenso, podendo produzir até 15-20 mmol/L de lactato. Essas condições, apesarem de produzirem enormes quantidades de lactato, após cessarem, apresentam um enorme metabolismo de lactato para compensar esse aumento, retornando o pH e o lactato para níveis normais.
Que hormônio tem papel importante na produção de lactato? Explique.
As catecolaminas, especialmente a epinefrina, por aumentarer a glicogenólise muscular. Essa forma desempenha um papel importante na acidose lática do paciente em choque, principalmente o séptico, e em paciente com inalação intensa de beta-agonistas para tratar asma severa.
Por que estima-se que existe, além do aumento da produção de lactato, um prejuízo no metabolismo de lactato em situações de choque?
Pois nessas condições, há uma produção de lactato muitas vezes menor da que ocorre no estado de mal epiléptico, sendo que nesta esse lactato rapidamente de reduz. Portanto, estima-se que exista também um componente metabólico além do produtor na gênese do lactato no choque.
Por que o choque causaria essa diminuição no metabolismo do lactato?
Provavelmente por uma hipoperfusão hepática associada a uma acidose intracelular, prejudicando a ação enzimática da célula.