Consumo e Entrega de O2 Flashcards
O que influencia o DO2?
Pela fórmula do cálculo do DO2, ele é influenciado pelo Débito Cardíaco (DC) e pelo conteúdo arterial de oxigênio (CaO2). O DC, por sua vez, é influenciado pela FR e pelo volume sistólico (SV = VDF - VSF). O stroke volume esta diminuído em hipovolemia e insuficiência cardíaca (aumento no VDF e aumento no VSF, respectivamente). Ja o CaO2 é afetado por anemia (menor concentração de Hb para transportar esse O2) e por alterações na oxigenação do sangue.
O que influencia o VO2?
O VO2 é desproporcionalmente influenciado pela extração de O2 em comparação ao DO2. Ou seja, é muito mais afetado pela extração do oxigênio do que pelo DO2, exceto quando chegamos ao ponto de DO2 crítico.
O que é o DO2 crítico?
Em condições normais, uma queda no DO2 é acompanhada por um aumento na extração de oxigênio pelos tecidos e/ou pelo aumento do débito cardíaco visando manter o VO2 estável. Quando esses fatores compensatórios não são suficientes para compensar a queda do DO2, chegamos no DO2 crítico, em que a queda no DO2 afeta drasticamente o VO2.
Existe diferença no DO2 crítico em diferentes situações? Explique.
Sim. Em estados de paciente crítico (como sepse, SARA ou choque séptico), existe um aumento no VO2 para manter a célula lesada em metabolismo aeróbico normal. Isso implica que o DO2 crítico será maior que em situações normais. Ou seja, uma queda menor no DO2 é responsável por atingir o DO2 crítico e diminuir drasticamente o VO2.
Gráfico relação VO2/DO2.
.
Gráfico extração de O2
.
Gráfico DO2 crítico.
.
Como pode-se medir o VO2, o DO2 e a extração de O2?
DO2 = DC X CaO2 VO2 pode ser medido diretamente pela respirometria ou por uma fórmula da lei de Fick: VO2 = DC x (CaO2 - CvO2), em que CvO2 é o conteúdo de oxigênio misto (átrio direito). Extração de O2 = (CaO2-CvO2)/CaO2 -> normal = 0,25-0,3.
Como é a relação entre DO2 e estração de O2?
São inversamente proporcionais. Ou seja, uma queda no DO2 promove aumento na extração de O2 visando manter o VO2 constante ou muito próximo disso.
Quando o VO2 estará aumentado?
Quando houver aumento na demanda metabólica por O2 visando manter o metabolismo aeróbico. Isso ocorre no exercício físico, na gravidez e em situações de paciente crítico, como sepse, choque séptico e SDRA.
Como a extração de O2 é mediada?
É mediada em nível capilar, sendo que uma possível lesão capilar pode diminuir sua extração.
Como as situações de doença promovem lesão tecidual, pensando na esfera do DO2 e VO2?
A produção de dano tecidual ocorre quando há uma queda no DO2 ou aumento no VO2 que não pode ser compensado eficientemente, fazendo com que haja dano tecidual.
Explique a relação entre DO2, VO2 e extração de O2 em pacientes criticamente enfermos.
Nesses pacientes (SDRA, sepse e choque séptico, por exemplo), o VO2 continua sendo mais influenciado pela extração de O2 (alguns autores) e não pelo DO2 (outros autores). Isso é corroborado que um aumento do DO2 (inotrópicos ou reposição de volume) promoveu aumetno do VO2 calculado mas não do VO2 medido diretamente (respirometria), sem alteração estatisticamente significativa na morbimortalidade e no tempo de internação desses pacientes.