SD MIOFASCIAL Flashcards
A Sd Dolorosa Miofascial (SDM) é uma condição musculoesquelética caracterizada por dor _______ e ______, profunda, e pela presença de ____________ em qualquer região do organismo.
local e referida
pontos-gatilhos.
Critérios diagnósticos para pontos-gatilhos miofasciais (PGM).
(TEAC 2016- Q17) (2018- Q29)
1-presença de BANDA TENSA muscular;
2-área de HIPERSENSIBILIDADE dentro de uma banda tensa;
3-DOR REFERIDA à palpaçao do nódulo;
4-presença do “SINAL DO PULO” (retirada à palpaçao do nódulo)
5-evocaçao ou REAÇÃO CONTRÁTIL visualmente ou à palpaçao da banda tensa.
Outros sintomas: dor regional, dor ou alteração se sensorial na distribuição de dor referida, restrição de alguns graus de amplitude de movimento, contração durante a inserção da agulha ou palpação transversal do ponto na banda ( twitch response) e melhora da dor quando o músculo em questão é estirado ou alongado.
Obs: Não há necessidade de distribuição bilateral ou número fixo de pontos-gatilhos.
Sistema de tensão miofascial descrito por Richardson Jull et al. (camadas e função).
-Camada interna profunda (estabilidade segmentar)
-Camada intermediária ( equilíbrio e estabilidade segmentar ativa)
-Camada externa superficial (motores e funcionamento global)
Todos os grupos musculares, profundos ou superficiais, podem ser acometidos pela SDM. V ou F?
V
Exemplos de músculos da camada___________:
Interna profunda
(estabilidade segmentar)
Exemplos de músculos da camada___________:
Intermediária
( equilíbrio e estabilidade segmentar ativa)
Exemplos de músculos da camada___________:
Externa superficial
longos e multiarticulares
(motores e funcionamento global)
A inativação, através da acupuntura, de pontos gatilhos miofasciais pode proporcionar alívio imediato da dor. Não é absurdo especular que a acupuntura tenha sido originalmente desenvolvida para o tratamento desses pontos. Sobre as técnicas disponíveis para esse tipo de tratamento, é CORRETO afirmar que: (TEAC 2021)
a) Na puntura profunda direta, é importante que o clínico tenha domínio sobre a anatomia local de modo a evitar danos graves.
b) A puntura superficial é ineficaz para tratar pontos gatilhos miofasciais em regiões em que a puntura profunda apresentaria risco excessivo.
c) Uma alternativa superior à acupuntura é a injeção, nos pontos gatilhos miofasciais, de um anestésico local, solução salina, esteroides ou até mesmo toxina botulínica.
d) É importante orientar a não alongar o músculo após uma sessão com inativação de gatilhos sob risco de agravar o quadro doloroso.
A
b) é eficaz e formalmente indicada.
c) estudos indicam que não há superioridade.
d) deve-se alongar após.
Paciente masculino, 45 anos, se apresenta em seu ambulatório com fortes dores na região do braço esquerdo, no peito e região dos ombros que se iniciaram há 15 dias após atividade física. Encontra-se calmo, apesar de deambular com clara expressão de dor. No exame físico, pulso rápido (ritmo cardíaco de 76 bpm), em corda, língua levemente violácea, dor a mobilização do braço e pescoço. Qual seria a sua conduta? (TEAC 2021)
a) Agulhar os pontos PC6, B14, B15, B16, IG4 e F3 todos com intensa manipulação ou sangria. Deve ser indicada compressa de gelo 2 vezes ao dia.
b) Encaminhar o paciente à unidade coronariana mais próxima e, enquanto espera o transporte, rapidamente aplicar uma agulha sobre os pontos PC6, PC5 e PC4 em forte sedação
c) Desativar pontos gatilhos nos músculos serrátil, latíssimo do dorso, supra e infraespinhoso no lado ipsilateral da dor, músculo peitoral maior, menor ou escalenos, agulhar ID1, C1, F3, IG4 e TA5 e encaminhar o paciente a um cardiologista.
d) Rapidamente agulhar os pontos C8, C7 e C5 (entre outros) podendo usar moxa ou ventosa e, caso não alivie em 15 minutos aplicar eletroacupuntura e encaminha o paciente para realizar ecocardiograma de emergência
C
Sindrome Bi / SDM com pontos-gatilhos
IG4 ponto mais importante para analgesia- circular o Qi, resolver estagnaçoes.
F3- quarto portões;
ID1- ting de ID, permeável o canal ( dor no braço);
TA5- Luo de San Jiao;
C1- trajeto do meridiano;
Local de dor pode estar também relacionada a SCA
“doenças cardíacas podem cursar com formação de PG”
Paciente que apresente dor em torno do pescoço e cabeça compromentendo fibras do m trapezio, e na regiao coxofemural comprometendo fibras do m gluteo mínimo, quais seriam os pontos locais a serem inseridos no sentido de desativar esses pontos dolorosos? ( TEAC 2020 Q 58)
VB21, VB30 e VB29
Sd dolorosa miofascial abdominal pode provar sintomas ______________, irradiar-se pra as costas ( dor em faixa), agravada com o ato de torcer ou virar o corpo, o que leva o paciente a postura encurvada.
( TEAC 2019 Q 32)
somatoviscerais ( ex: nauseas, queimacao epigastrica, dor, vomitos- reto abdominal).
O trajeto da dor referente ao PGM do m. glúteo-mínimo faz diagnostico diferencial com qual enfermidade e quais são os pontos de acupuntura próximos a esses PGM?
Lombocialtalgia com comprometimento de L5 ( principal nervo)
VB30, VB31.
( outros: B53, B54)
SDM pode estar associada a doenças psicológicas, processos degenerativos, metabólicos, inflamatórios, infecciosos, neoplasicos, macro ou microtraumatismos (principalmente cervixal, cintura escapular e lombar), atv físicas, postura inadequada, trauma ou distensão muscular e até vestimentas.
TEAC 2018 ( Q29) e 2017 (Q46)
V ou F
V
SDM pode estar associada a doenças psicológicas, processos degenerativos, metabólicos, inflamatórios, infecciosos, neoplasicos, macro ou microtraumatismos (principalmente cervixal, cintura escapular e lombar), atv físicas, postura inadequada, trauma ou distensão muscular e até vestimentas.
TEAC 2018 ( Q29)
V ou F
V
Técnica que identifica o fluído extracelular em torno de um ponto gatilho miofascial (PGM): aumento de prostanglandinas, bradicinina, serotonina, norepinefrina, fator de necrose tumoral alfa, interleucina 1 beta, peotídeo relacionado à calcitonina e a subs P, redução do pH. (TEAC 2018 Q 29) ( TEAC 2017 Q46)
Microanálise de microdiálise
(Em comparação a PG latentes ou controles normais)
“PGM ativos e não tratados podem ser capazes de iniciar, amplificar e perpetuar a sensibilização da fibra nociceptiva de alto limiar no m. e sensibilização central.”