CASOS-MMSS Flashcards
Relaxar contratura da mão:
Agulhar IG4 (2 cun) em direção ao PC8 e ID3. Estimular empurrando, puxando e girando fortemente.
Outra agulha SJ5 em direção ao PC 6 com a mesma manipulacão
Pontos adequados para dor em quirodactilos (TEAC 2020 Q53)
Causas mais comuns: energias perversas Frio, Vento, Umidade e Umidade-calor de um ou mais canais de energia da mao ou deficiencia de Shen.
Ting dos canais de energia
Pontos extras Baxie, Shangbaxie e Sifeng
IG3
Unir IG4 a ID3 ou a CS8
TA5 e TA2
Tonificiar R7
Tendinopatia estenosante resultante do espessamento do tendão do extensor curto (extensor curto do polegar) e do abdutor longo do polegar (abdutor longo do polegar), no primeiro compartimento dorsal do punho, causando resistencia ao deslizamento dos tendoes, constrição. Pode causar “disparo”, com trava do tendão. Edema e dor no polegar, bem como no desvio radial do punho. Teste de Finkelstein é usado clinicamente, com dor como resultado positivo.
Considerar pela MTC como estaganção de Qi e Xue no Canal de Fei.
Qual a tendinoaptia?
Tenossinovite de Quervain
locais: P7, P8, IG4, IG5.
P6
P10, P9, BP2, BP3
Síndrome resultante da compressao do nervo ulnar em nível de cotovelo, originando neuralgia cubital: parestesias e dor na regiao do dedo anelar e mínimo e dor no cotovelo. Pode evoluir com redução da força muscular na mão, especialmente 4-5 quirodactilos. Pode interefir no movimento de pinça do polegar e indicador, já que a maior parte dos músculos pequenos na mão são controlados pelo nervo cubital. A manifestação de dor na face medial do cotovelo se deve a acompetimento do Canal do Xin, geralmente Yang-Xin. (TEAC 2019 Q 56).
Síndrome do túnel ulnar.
Pontos mais indicados: C3, ID8, Ashi
Um das articulações mais comuns para desenvolver atrose na mão:_________. Artrite _______________. Origem pela MTC de estgação de Qi ou Xue no Canal Principal do ________. (TEAC 2019 Q 56)
Articulação da base do polegar.
Artrite degenerativa carpometacarpiana.
Pulmão.
Ponto mais indicado para o tratamento das poliartralgias das mãos.
Baxie
Neuropatia resultante da compressao do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Dor na face medial do punho, que se irradia para os dedos, e pela presença da parestesia na face palmar da mão e dos dedos, irradiando frequentemente para a face medial do antebraço. Obstrução da circulação de Qi e Xue do Canal de Energia Principal do Xin Bao Luo ( CS). Causa penetração de energias perversas frio, umidade ou vento, que promove processo inflamatório e hipercelularidade.
Síndrome do Túnel do Carpo
CS7
Yangbaxie, CS6, TA5, IG4
CS4
CS7, F2 e F3 ( circulam Qi de Jue Yin), P11 (parestesia mão) e CS9 (tonificar o Xin Qi).
Dor localiza-se na regiao da inserção carpiana do m flexor ulnar do carpo, com acometimento do n ulnar a nível distal, irradiando-se para o 5 dedo da mao ou para a face ulnar do antebraço. Pode se manifestar por sensação de parestesia nessa área. Deve-se à estagnação de Qi e de Xue no Canal de energia principal do Xin, induzida por energias perversas frio ou umidade.
Síndrome do Canal de Guyon ou Tenossinovite do Músculo Flexor Ulnar do Carpo.
Sd compressiva que acontece logo abaixo do cotovelo na região do m pronador redondo ( ao nível da cabeça umeral e ulnar desse músculo), que comprime o nervo mediano com sintomas semelhantes ao da sintome do tunel do carpo, evoluindo com parestesia no antebraço, na palma da mao e nos dedos, além de dor na lateral interna do antebraço, associada a dificulade de movimentar dedos e rigidez (especificamente com restrição de pinça entre o polegar e o indicador). Obstrução da circulação de Qi e de Xue do Canal de Energia Principal do Xin Bao Luo e de canal de energia tendinomuscular.
Síndrome do Pornador Redondo
CSe e CS4