CASOS- Lombalgia Flashcards
Paciente masculino, 42 anos, queixa-se de dor de instalação insidiosa há cerca de um ano em região lombossacra, difusa, sem irradiação para membros inferiores, que melhora pelo repouso e exacerba-se aos esforços. À palpação, nota-se musculatura da região lombossacra difusamente dolorida e reflexos profundos dos MMII sem alterações. Radiografia da coluna foi de grande auxílio para elucidação diagnóstica. Qual o diagnóstico provável? Qual diagnóstico pela MTC? Quais pontos de acupuntura sugeridos?
Discopatia Degenerativa Lombar
Motivo: pode ou não ter sinais neurológicos; dor melhor no repouso e piora ao esforço.
MTC: lombalgia “Shao Yin” ( piora com esforços físico, mental e/ou sexual)
Tratamento: B60, B40, R2 e R3 ( distancia) + locais. Pode associar B40 a B60, B23 e Yao yan.
TIPOS DE LOMBALGIA de acordo com os canais. (TEAC 2022)
a) Lombalgia Yang Ming.
b) Lombalgia Tai Yang.
c) Lombalgia Yin Qiao Mai.
d) Lombalgia Shao Yang.
Quatro etiologias para lombalgia sem irradiação (TEAC 2021)
Umidade-frio (peso e frio regiao lombar)
Estase de Xue ( aguda, piora pressao, língua púrpura)
Deficiencia Yin do Rim (lassidao, insonia, calor cinco Xin)
Deficiencia Yang do Rim (lassidao, membros frios, edema MMII).
Paciente do sexo masculino, 50 anos, com queixa de dor lombar com irradiação para o quadril e face lateral da perna. Refere também tinnitus, vertigem, enxaqueca e dor na ATM. Assinale a alternativa mais correta: (TEAC 2022)
SHAO YANG ( VB)
Lombalgia que apresenta sintomas relacionados a distúrbios miccionais. Causas-órgão?
Shen(R) ou Pangguan(B)
Paciente apresentando quadro de dor localizada no lado esquerdo da regiao lombar, caráter intermitente, que piora com frio e com sobrecarga mecania e melhora com movimento, sem sintomas miccionais. Principal causa? (TEAC 2021)
Síndrome BI
Paciente 46 anos, masculino, há 3 semanas, dor lombar intensa após puxar motor do barco, com irradiaçao para MID face posterior da coxa até o pé. Em PA, tramadol endovenoso, RM sme contraste indicou abaulamento discal L5-S1, sem conflito radicular, forames livres, ligamento interespinhoso com edema e sinal de sobrecarga mecanica. Mantém EVA7 e evolui com naseas e obstipaçao. Qual melhor opçao? (TEAC 2020 Q 37)
a) Repetir RM com constrate para descartar neoplasia
b) Repouso
c)Neurocirurgiao
d) Priorizar tratamento conservador- acupuntura
d)
Sem sinais de comprometimento radicular; deambulaçao precoce é preconicaza; sem indicaçao cirurgica no momento; tratamento conservador é indicado.
Pontos fundamentais na dor lombar aguda: ( TEAC 2020 Q 59)
DM26 e B40
DM26 com forte estimulaçao/sedaçao, para cima, pedindo ao paciente para movimentar-se.
B40 também pode ser feito com paciente em pé
A lombociatalgia é uma dor que se inicia na região lombar baixa e se irradia ao longo do faixa que vai da parte média ou inferior da nadega à regiao dorsolateral da coxa ( raiz de _____), posterior da coxa ( raiz de ____) ou anterolateral da coxa (raiz de _____).
(TEAC 2019 Q33)
L5
S1
L4
Dona de casa de 42 anos relata dor lombar há 48 horas. A dor foi desencadeada pro esforço em faxina doméstica; é de forte intensisdade, irradia-se para os membros inferiores, principalmente à direita em toda sua extensão, acompanha-se de fraqueza nas pernas e dificuldade para andar. Apresenta ainda dormência na pelve e incontinência urinária. Ao exame físic, observa-se marcha claudicante, hipoestesia tátil e dolorosa perineal e perianal, diminuição do reflexo patelar e ausência do aquileu à direita. Qual provável diagnostico e tratamento adequado? ( TEAC 2018 Q 40).
a) Espondiloartrose
b) Síndrome da cauda equina
c) Estenose de canal
d) Não é possível Dx
b) Síndrome da cauda equina
Emergência cirúrgica! Descompressão cx antes das 48h de início dos sintomas reduz danos neurológicos e melhora prognóstico.
Compressão das raízes nervosas lombares, sacrais e coccígeas distais ao término do cone medular na altura das vértebras L1 e L2.
Dor lombar intensa, ciática frequentemente, anestesia em sela, disunção esfinceteriana e sexual, fraqueza de membros inferiores.
Teste de Lasègue cruzado ( dor à elevaçao da perna nao acometida) é muito sugestivo de radiculopatia.
Exames add: TC e RM ( padrão-ouro)
Prof de 30a queixa-se de dor na região lombar ha dois anos. Na adolescência, apresentava dor episódica na mesma região, que atribuía a falta de exercícios. A dor é de forte intensidade, irradia-se para nádegas e gera dificuldade de flexionar a coluna, piora com repouso e frio. Add, apresenta rigidez matinal maior que uma hora, que melhora com compressas mornas, alem de doe ocular e visao borrada. Uveíte. Sinal de Schober ( flexão da coluna lombar < 5cm) positivo, bem como hiperalgesia e tensao da musculatura paravertebral lombar. RM baica com contraste e marcadores reumáticos para Dx diferencial. Qual HD? (TEAC 2018 Q41)
Espondilite anquilosante