revisão - formativa Flashcards
O que é exsudato inflamatório?
extravasamento de células, proteínas e fluido no interstício e em cavidades. a formação desse líquido é possível quando há aumento da permeabilidade do vaso.
O que é transudato inflamatório?
é o fluido de pequeno teor proteico, filtrado do plasma por desequilíbrio osmótico ou hidrostático. não precisa de aumento da permeabilidade do vaso.
O que é um edema?
excesso de fluido no interstício ou nas cavidades serosas, podendo ser exsudato ou transudato
O que é pus ou exsudato purulento?
material rico em leucócitos, restos celulares e microrganismos, principalmente neutrófilos (morfologia da inflamação aguda)
Caracterize a inflamação serosa
é um extravasamento exagerado de fluido diluído derivado do plasma ou da secreção do mesotélio que recobre cavidades. está presente no início da inflamação, é transparente e ao ressecar forma uma crosta na lesão; (quanto mais rosado o líquido, mais rico em proteína)
Caracterize a inflamação fibrinosa
ocorre em lesões mais graves, em que há mais permeabilidade para passagem de proteínas, principalmente o fibrinogênio que se converse em fibrina e dá aspecto de teia de aranha nas feridas;
Caracterize a inflamação supurativa ou purulenta
rica em exsudato purulento, sendo constituída por neutrófilos, células necróticas, edema e células piogênicas. o líquido é espesso e branco-amarelado.
O que um abcesso?
acúmulo de exsudato purulento/coleção de inflamação supurativa, delimitando uma área do tecido que sofreu necrose com infecção associada (normalmente bacteriana). tem um aspecto tumoral e a pressão interna é tão grande que o abcesso pode comprimir os vasos sanguíneos circundantes e o antibiótico não conseguir agir, por isso é preciso drenar a região;
O que é uma úlcera?
uma escavação da superfície de um órgão ou de um tecido por descamação de tecido inflamatório necrótico;
Morfologia da inflamação crônica:
tentativa de cicatrização, angiogênese e fibrose;
Caracterize a inflamação granulomatosa:
acúmulo focal, arredondado, de macrófagos ativados, que desenvolvem aparência epitelioide e são cercados por leucócitos mononucleares (linfócitos). os granulomas mais velhos podem ser envolvidos por fibroblastos; as células epitelioides se unem pra formar células multinucleadas, como as células de Langehrans, de corpo estranho e de touton; são comuns em TB, sarcoidose, hanseníase do tipo tuberculoide, sífilis, algumas infecções;