Revisão Flashcards
No contexto da psicoterapia infantil, estar em relação com a criança, de forma a não ser surdo à alteridade desta, exige reconfiguração subjetiva por parte do terapeuta, uma experiência de subjetivação propiciadora de convivência e transformação que, segundo Coelho Júnior e Figueiredo (2004), implica em trabalho e dor.
A alteridade que se apresenta na criança como Outro é traumática “porque produz fraturas e exige trabalho em processo permanente de inadaptação entre eu e outro” (Coelho Júnior & Figueiredo, 2004, p. 21).
Verdadeiro
Uma possível mudança comportamental, para que se torne duradoura, deve ter como centro de avaliação a própria criança.
Verdadeiro
Axline (1947/1984, 1969/1993) informa que o terapeuta deve manter um profundo respeito pela criança e sua capacidade de lidar com seus próprios problemas quando lhe é dada a oportunidade.
Verdadeiro
Axline, a condição do trabalho é dada pela criança e cabe ao terapeuta sempre (Errada) emitir opiniões, expressar os seus próprios sentimentos no trabalho terapêutico.
Falso, pois seria NUNCA emitir opiniões.
O ser humano, desde pequeno, tem a necessidade de crescimento em condições favoráveis para que este não abandone o processo de avaliação experiencial organísmico.
A satisfação da necessidade de consideração positiva, em Kinget & Rogers (1967/1977, V. I), é unilateral (ERRADA): quando a pessoa se dá conta de que satisfaz essa necessidade no outro, promove satisfação para si própria também.
Falso, bilateral.