Repercussões fisiológicas da anestesia subaracnóidea Flashcards

1
Q

Qual o motivo para as repercussões cardiovasculares no bloq subaracnóideo?

A

Devido à disposição toracolombar do sistema nervoso simpático, as repercussões cardiovasculares ocorrem principalmente pela extensão da simpatectomia farmacológica temporária provocada pela anestesia subaracnóidea

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os efeitos colaterais mais comuns da raqui?

A

Os eventos mais frequentes são hipotensão arterial e bradicardia; a primeira é mais comum em indivíduos com idade avançada

Imagem

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a fisiopatologia da hipotensão arterial na raqui?

A

A fisiopatologia da hipotensão arterial consiste na redução da resistência vascular sistêmica e consequente queda da pressão arterial sistêmica, da pressão venosa central, do retorno venoso e da pré-carga, podendo haver diminuição do volume sistólico e do débito cardíaco

Há redistribuição do volume plasmático circulante para as áreas abaixo do bloqueio e para o leito esplâncnico. As mudanças da pressão arterial ficam suscetíveis à ação da gravidade, conseguindo-se aumento do retorno venoso com o cefalodeclive do paciente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a fisiopatologia da bradicardia a ráqui?

A

A bradicardia, pode estar relacionada a bloqueios extensos, que atingem as fibras cardioaceleradoras oriundas de T1 a T4, e, em casos de bloqueios não tão extensos, ela pode ocorrer devido ao reflexo de Bainbridge

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Do que se trata o reflexo de Brainbridge?

A

Esse reflexo foi descrito em 1912 e caracteriza-se por taquicardia em casos de hipervolemia e bradicardia em casos de hipovolemia, chamado, nesse último caso, de reflexo de Bainbridge inverso; é originado pelo estiramento de receptores localizados nos átrios direito e esquerdo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Na profilaxia da hipotensão arterial, a hidratação venosa prévia ao bloqueio é de longa data praticada, e parece ser mais efetiva do que a hidratação concomitante ao bloqueio V x F)

A

Falso. Na profilaxia da hipotensão arterial, a hidratação venosa prévia ao bloqueio é de longa data praticada, porém não parece ser mais efetiva do que a hidratação concomitante ao bloqueio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Os vasopressores α-adrenérgicos puros elevam a pressão arterial, mas podem ocasionar bradicardia reflexa e redução do débito cardíaco por elevação da Os vasopressores α-adrenérgicos puros elevam a pressão arterial, mas podem ocasionar bradicardia reflexa e redução do débito cardíaco por elevação da pós-carga; já os adrenégicos mistos, com ação α e β, promovem aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e do inotropismo miocárdico.35____; já os adrenégicos mistos, com ação α e β, promovem aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e do inotropismo miocárdico.

A

pós-carga

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

maio- ria dos autores recomenda o tratamento da hipotensão com va- sopressores nas quedas de pressão arterial maiores que ____% da pressão basal e anticolinérgicos caso a frequência cardíaca seja inferior a 50 batimentos por minuto (bpm)

Recomendam-se a observação rigorosa e o tratamento das bradicardias somente quando houver sinais e sintomas sugestivos de comprometimento da perfusão tecidual. Em caso de hipotensão arterial associada, a bra- dicardia pode ser a causa.

A

20%

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As alterações cardiovasculares – se não tratadas a tempo – podem evoluir com bradiarritmias graves e até mesmo pa- rada cardiorrespiratória (PCR) (V x F)

A

Verdadeiro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

nervos frênicos, responsáveis pela inervação do diafragma, emergem de preferência das raízes____; durante uma raquianestesia, dificilmente haverá extensão até essa altura, e, como o diafragma é o principal músculo respiratório, a possibilidade de comprometimento da ventilação é baixa.

A

cervicais C4 e C5

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Os músculos intercostais inspiratórios recebem inervação de fibras cervicais e torácicas, e os expiratórios, de fibras torácicas, o que propicia maior acometimento na fase expiratória. Há redução da capacidade vital por queda no volume de reserva expiratório (V x F)

A

Verdadeiro

Os demais parâmetros, como volume corrente, espaço morto, shunt intrapulmonar e também os índices gasométricos, não se alteram

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Na presença de disfonia, deve-se considerar____ e possibilidade de falência respiratória.

O comando encefálico da respiração permanece intacto, portanto sem alterar a frequência respiratória, exceto se houver hipotensão grave com isquemia bulbar e consequente bradipneia ou apneia; ou no emprego de sedativos capazes de deprimir o comando e a mecânica ventilatória.

A

extensão ampla da anestesia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O bloqueio simpático conduz a uma predominância da ação do sistema parassimpático no trato gastrintestinal, havendo ____ (aumento/diminuição) do peristaltismo, aceleração do esvaziamento gástrico, incremento da produção de secreções, relaxamento dos esfincteres e elevação da perfusão sanguínea visceral.

A

Aumento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O nervo vago pode ser atingido pelo bloq subaracnóideo (V x F)

A

Falso. O bloqueio simpático conduz a uma predominância da ação do sistema parassimpático no trato gastrintestinal, havendo aumento do peristaltismo, aceleração do esvaziamento gástrico, incremento da produção de secreções, relaxamento dos esfincteres e elevação da perfusão sanguínea visceral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O uso de opioides no neuroeixo, sobretudo a morfina, é o fator primordial para a ocorrência de náuseas e vômitos, porém pode ocorrer mesmo sem sua utilização.

O bloqueio acima de____, uma frequência cardíaca basal maior que 60 bpm, história de cinetose e o desenvolvimento de hipotensão constituem fatores predisponentes para náuseas e vômitos.

A

T5

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Como o bloq subaracnóideo altera a função renal?

A

O fluxo sanguíneo renal, bem como a taxa de filtração glomerular, tendem a ser preservados, desde que seja mantida a pressão de perfusão entre 80 e 180 mmHg, intervalo durante o qual a autorregulação renal é otimizada

17
Q

No bloq subaracnóideo, A retenção urinária em decorrência do bloqueio ____ (simpatico\parassimpático) pélvico promove atonia vesical e aumento da tonicidade do esfincter vesical. A deambulação precoce diminui sua incidência.

A

Parassimpático

18
Q

Como o bloq subaracnóideo altera a função endócrina?

A

A desaferentação simpática temporária provocada pela anestesia subaracnóidea constitui fator redutor do estresse metabólico. Os níveis de catecolaminas, cortisol, insulina, hormônio do crescimento, hormônios tireoidianos, renina, aldosterona e glicemia apresentam-se reduzidos.

Bloqueios extensos do neuroeixo podem contribuir para episódios de hipoglicemia em pacientes já propensos ao seu desenvolvimento.

19
Q

As temperaturas das salas operatórias devem ser mantidas entre____, a fim de proporcionar menor proliferação bacte- riana e conforto à equipe cirúrgica, pois isso promove um gradiente de transferência de calor entre o ambiente e o paciente, preferencialmente pelos mecanismos de radiação e convecção.

A

21 e 24 oC

20
Q

Em todas as técnicas anestésicas, haverá na primeira hora uma redistribuição de calor do compartimento central para a periferia, associada à redução da capacidade e dos limiares de vasoconstrição e tremores.

Na raquianestesia, a vasodilatação do segmento corporal abaixo do nível de bloqueio exacerba a perda de calor, sendo portanto imprescindível a utilização de métodos para profilaxia da hipotermia (V x F)

A

Verdadeiro