Química Básica Flashcards
Como é a agregação da matéria de um sólido?
Um componente sólido possui forma e volume constantes, suas moléculas permenecem compactadas e coesas com uma ligação forte e um grau de agitação mínimo.
A principal característica dos sólidos é a presença de retículo cristalino (estrutura altamente organizada de partículas).
O que é um sólido amorfo?
“Sólido sem forma”. Não possui retículo cristalino, logo não possuem organização estrutural ordenada. Apesar de apresentarem forma definida e resistência a deformação, a sua estrutura interna é desordenada e semelhante a de líquidos congelados.
Exemplo: vidro, plásticos, borrachas.
Como é a agregação da matéria de um líquido?
A agregação da matéria em um líquido é caracterizada por partículas que estão mais próximas umas das outras do que em um gás, mas sem a organização rígida de um sólido. Essa disposição permite que as partículas se movam livremente umas sobre as outras.
Possuem como características: Fluidez; ligação intermolecular; volume definido; alta densidade.
No que consiste a tensão superficial?
A tensão superficial é uma propriedade dos líquidos que faz com que sua superfície se comporte como uma membrana elástica. Isso ocorre devido às forças de coesão entre as moléculas na superfície do líquido, que são atraídas lateralmente e para o interior.
Essa desigualdade de forças cria uma película na superfície, responsável por fenômenos como a formação de gotas esféricas e a capacidade de insetos, como o gerris, de caminhar sobre a água.
Densidade de um corpo
A densidade de um corpo é igual a massa sob o volume, geralmente medido em grama por mililitro (g/mL).
D= m/v.
Como a densidade determina se um objeto vai boiar ou afundar?
A água possui uma densidade de 1g/mL, o que significa que 1 mL de água pesa 1 grama. O óleo tem uma densidade menor que a água, logo, ele flutua sobre a água.
Nesse sentido, ao mergulhar diferentes objetos sobre a água, objetos com a densidade maior afundarão e objetos com a densidade menor vão boiar.
Transformação física × Transformação química
Transformação física:
Ocorre quando a matéria passa por uma mudança aparente, mas sua composição química permanece inalterada. Exemplos: Mudança de estado físico (água líquida virando gelo ou vapor); Dobramento ou corte de papel; Dilatação de metais; Dissolução de açúcar ou sal em água (não envolve transformação química).
Transformação química:
Envolve uma transformação na composição química da matéria, formando novas substâncias com propriedades diferentes da original.
Exemplos: Combustão (queima de papel ou madeira); Enferrujamento de ferro (formação de óxido de ferro); Digestão de alimentos; Azedamento do leite.
Transformações físicas
Sólido para líquido: fusão
Líquido para gasoso: valorização
Gasoso para líquido: condensação
Líquido para sólido: solidificação
Gasoso para sólido: deposição
Sólido para gasoso: sublimação
No processo de transformação de uma matéria em estado líquido para o estado gasoso (vaporização). Existe processos específicos de vaporização, explique.
Evaporação: um processo lento que ocorre sem necessidade de aquecimento direto.
Ebulição: processo mais rápido que ocorre quando há o aquecimento de uma substância.
Calefação: processo muito rápido que acontece quando o contato da substância com uma superfície de mais de 200° C.
Diferencie condensação e liquefação.
Condensação é a transformação de um vapor (substância que em temperatura ambiente não é um gás) em um líquido. Ex: formação de gotas de água em um copo gelado; nuvens se transformando em chuva.
Liquefação é a transformação de um gás em líquido. Ex: gás de cozinha é armazenado em estado líquido após liquefação.
Explique a relação entre a pressão e o ponto de ebulição com o funcionamento da panela de pressão.
A panela de pressão tem uma tampa que vedada hermeticamente, impede que o vapor produzido escape facilmente. À medida que o vapor se acumula dentro da panela, a pressão interna aumenta.
O aumento da pressão dentro da panela eleva o ponto de ebulição da água, que normalmente é 100°C ao nível do mar. Dentro de uma panela de pressão, a temperatura da água pode atingir até 120°C ou mais, dependendo da pressão interna.
O aumento do ponto de ebulição permite um cozimento mais rápido sem que a água evapore completamente.
Por que quando a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui?
A pressão atmosférica é medida de acordo com as moléculas de ar puxadas em direção à Terra pela gravidade. A medida que subimos há menos ar comprimido pela gravidade, o que significa menor pressão.
Substância simples (visão microscópia e visão macroscópia)
Na visão microscópia, substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico; ex: H², N², O².
Na visão macroscópia, essas substâncias não conseguem ser divididas em substâncias ainda mais simples.
Substâncias compostas (visão microscópia e macroscópia)
Substâncias compostas são formadas por átomos ou íons de elementos químicos diferentes (visão microscópia), podendo ser dividido em substâncias mais simples (visão macroscópia).
Explique alotropia.
Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico pode formar diferentes substâncias simples devido à sua capacidade de se organizar de maneiras distintas em nível atômico ou molecular. Isso ocorre por diferenças na forma como os átomos estão ligados entre si ou como as moléculas estão dispostas.
Ex: O² e O³ (alotropia por diferença no número de átomos por molécula)
Ex: carbono grafite e carbono diamante (alotropia por diferença no arranjo dos átomos)