Questões de Inspeção Predial Flashcards

1
Q

1.CESPE | 2018 | IPHAN
Acerca das atividades relacionadas à manutenção predial, julgue o seguinte item.
Manutenção é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes, para atender às necessidades e à segurança dos usuários.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:
Essa questão está corretíssima. A Cespe copiou e colou a definição de Manutenção da NBR 5674 - Manutenção de edificações - Procedimento
Gabarito: Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2.FGV | 2018 | TJ-SC (ADPTADA)
O documento decorrente de uma análise sobre um determinado fato específico, contendo, restritamente, a respectiva emissão de uma opinião técnica sobre aquele caso estudado é denominado:

A) relatório técnico;
B) estudo pericial;
C) laudo pericial;
D) parecer técnico;

A

Resolução:
Alternativa A: Incorreta.
Os relatórios, em geral, contêm a descrição objetiva de fatos, acontecimentos ou atividades, seguida de análise rigorosa, com objetivo de tirar conclusões ou tomar decisões;

Alternativa B: Incorreta.
O estudo pericial é a atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos.

Alternativa C: Incorreta.
O Laudo é um parecer técnico escrito e fundamentado, emitido por um especialista indicado por autoridade, relatando resultado de exames e vistorias, assim como eventuais avaliações com ele relacionados. A questão diz que há, restritamente, uma opinião técnica sobre o caso estudado, logo, o laudo não se encaixa pois, embora seja chamado de parecer técnico, é mais que uma mera opinião, nele contém dados de avaliações e exames que ajudaram no resultado final.

Alternativa D: Correta.
Parecer técnico é uma opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.
Gabarito: Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3.CS-UFG | 2017 | UFG
A inspeção predial é atividade que possui norma e método próprios. Classifica as deficiências constatadas na edificação com visão sistêmica, aponta o grau de risco observado para cada uma delas e gera lista de prioridades técnicas com orientações ou recomendações para sua correção. (Disponível em:http://www.ibape-sp.org.br/arquivos/CARTILHA. Acesso em: 24 jan.2017).

São consideradas anomalias: vício, defeito, avaria, decrepitude, deterioração e mutilação. Por defeito entende-se a anomalia que:

A) afeta o desempenho de produtos ou serviços ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam.
B) causa dano efetivo ou representa ameaça potencial de afetar a saúde ou a segurança do usuário.
C) ocorre por causa do enfraquecimento de peças ou sistemas devido a um envelhecimento precoce.
D) gera despesa imprevista em decorrência de um estrago sofrido desde a saída do produto até sua entrada na obra.

A

Resolução:

Alternativa A: Incorreta.
Esse conceito refere-se aos Vícios;

Alternativa B: Correta.
Defeitos são anomalias que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial de afetar a saúde ou à segurança do dono ou consumidor, decorrentes de falhas do projeto ou execução de um produto ou serviço, ou ainda, de informação incorreta ou inadequada de sua utilização ou manutenção. Achamos nosso gabarito;

Alternativa C: Incorreta.
Refere-se à deterioração;

Alternativa D: Incorreta.
Refere-se à avaria.

Gabarito: Letra B.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4.FGV | 2017 | ALERJ
Ao arquiteto foi solicitada a elaboração do Laudo de Inspeção Predial de uma edificação, que tem como finalidade precípua servir de instrumento de gestão para a adequada manutenção predial. O arquiteto deverá elaborar o Laudo na seguinte etapa sequencial da inspeção predial:

A) prognóstico;
B) prescrição;
C) diagnóstico;
D) vistoria;
E) revisão.

A

Resolução:
Como já vimos na nossa aula teórica existem três etapas de inspeção predial. São elas:

Anamnese: Histórico de Antecedentes e Levantamento de Dados. Aqui vamos buscar algumas informações como: idade da edificação, data das últimas reformas no prédio, histórico de incidentes, etc.

Diagnóstico: Exame Visual e Ensaios Expeditos / Especiais. Aqui vai ser a etapa onde o inspetor predial vai realizar as vistorias, inspeções, auditorias e perícias.

Prognóstico: Tratamento e Ações de Intervenção. Nessa etapa o inspetor predial irá elaborar os laudos, pareceres e relatórios e em seguida será dada as providências necessárias.

Com isso fixo na memória ficou fácil para a gente responder a questão agora.

Nas alternativas só aparecem duas das três etapas da inspeção predial: o diagnóstico e o prognóstico. E como vimos acima, a etapa onde é elaborado o laudo de inspeção predial é na de prognóstico.

Gabarito: Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5.FGV | 2015 | DPE-MT
A inspeção predial avalia todas as partes de uma construção de modo a identificar o estado geral da edificação e se seus sistemas construtivos. A respeito da inspeção predial, analise as afirmativas a seguir.
I. As deficiências em uma edificação restringem-se aos aspectos construtivos e funcionais. II. O grau de risco encontrado em uma edificação pode ser classificado em mínimo, regular e crítico. III. A multidisciplinaridade dos profissionais envolvidos em uma inspeção predial independe da complexidade da edificação.
Assinale:

A) se somente a afirmativa I estiver correta.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

A

Resolução:

Afirmativa I: Incorreta.
As deficiências em uma edificação não são apenas relacionadas a aspectos construtivos e funcionais (originária do uso). Podemos citar outros aspectos como os fenômenos da natureza (intempéries), degradações causadas por terceiros e envelhecimento natural da estrutura.

Afirmativa II: Correta.
O grau de risco das anomalias e falhas constatadas na Inspeção Predial é classificado em:

Crítico: Risco de provocar danos contra a saúde e segurança das pessoas e do meio ambiente; perda excessiva de desempenho e funcionalidade causando possíveis paralisações; aumento excessivo de custo de manutenção e recuperação; comprometimento sensível de vida útil e desvalorização acentuada;

Regular: Pode provocar a perda de funcionalidade sem prejuízo à operação direta de sistemas, perda pontual de desempenho (possibilidade de recuperação), deterioração precoce e pequena desvalorização;

Mínimo: Risco de causar pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário.

Afirmativa III: Incorreta.
As inspeções prediais possuem características multidisciplinares, consoante a complexidade dos sistemas e subsistemas construtivos a serem inspecionados. O profissional responsável pela realização do trabalho pode convocar profissionais de outras especialidades para assessorá-lo, conforme o nível de inspeção predial contratado, cuja comprovação deve ser anexada ao laudo através das ARTs e RRTs.

Gabarito: Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6.FGV | 2013 | AL-MT
O nível de inspeção predial, equivalente à vistoria, que identifica anomalias e falhas aparentes ou identificadas por equipamentos, elaborada por profissionais habilitados, é o de

(A) nível 1.
(B) nível 2.
(C) nível 3.
(D) nível 4.
(E) nível 5.

A

Resolução:
De acordo com a Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP A Inspeção Predial poderá ser classificada de acordo com o nível pretendido do inspetor e da finalidade da mesma. Os níveis de inspeção predial podem ser classificados em nível 1, nível 2 e nível 3.

Nível 1 - Identificação das anomalias e falhas aparentes, elaborada por profissional habilitado.

Nível 2 - Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

Nível 3 - Equivalente aos parâmetros definidos para a inspeção de NÍVEL 2, acrescida de auditoria técnica conjunta ou isolada de aspectos técnicos, de uso ou de manutenção predial empregada no empreendimento, além de orientações para a melhoria e ajuste dos procedimentos existentes no plano de manutenção.

Gabarito: Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7.FGV | 2015 | DPE/MT
Inspeção predial consta, além da inspeção física, da análise de documentos relativos às edificações. Estes documentos devem ser solicitados pelo profissional responsável pela inspeção quando do início dos trabalhos.
Assinale a opção que indica o documento que se enquadra tipicamente como um documento técnico.

(A) Alvará de Funcionamento
(B) Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
(C) Memorial Descritivo dos Sistemas Construtivos
(D) Relatório de Inspeção Anual de Elevadores
(E) Certificado de Ensaios de Pressurização de Extintores

A

Resolução:
Os documentos que podem ser analisados pelo inspetor predial subdividem-se em três: administrativos, técnicos, de manutenção e operação da edificação.

A Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP detalha cada um dos grupos. Vamos ver?!

DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS
- Regimento Interno do Condomínio;
- Auto de Conclusão;
- IPTU
- Certificado de Manutenção - Ficha de cadastro de Manutenção (FICAM)
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
- Alvará de funcionamento;
- Certificado de Manutenção do Sistema de Segurança;
- Certificado de treinamento de brigada de incêndio;
- Licença de funcionamento CETESB ou órgão estadual competente
- Cadastro no sistema de limpeza urbana
- Comprovante da destinação de resíduos sólidos, etc.
- Contas de consumo de energia elétrica, água e gás.

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA
- Memorial descritivo dos sistemas construtivos;
- Projeto executivo; _Projeto de estruturas;
- Projeto de Instalações Prediais:
- Instalações Hidráulico-sanitárias, e de água pluviais;
- Instalações de gás;
- Instalações elétricas,
- Instalações de cabeamento e telefonia
- Instalações do Sistema de Proteção Contra Descargas
- Instalações de ar condicionado;
- Projeto de Impermeabilização;
- Projeto de Revestimentos;
- Projeto de Pintura;
- Projeto de paisagismo

DOCUMENTAÇÃO SOBRE A MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO
- Manual de Uso, Operação e Manutenção da edificação, conforme ABNT NBR 14037 (Manual do Proprietário e do Síndico); - Plano de Manutenção, última versão, desenvolvido pelo condomínio ou por empresa especializada
- Plano de Manutenção e Operação e Controle (PMOC) e todos os seus controle e relatórios (qualidade do ar, substituição de filtros, etc.)
- Selos dos Extintores
- Relatório de Inspeção Anual de Elevadores;
- Relatório de Inspeção anual do Sistema de Proteção a Descarga Atmosférica
- SPDA, conforme ABNT NBR 5419 - Relatório de medições Ôhmicas, emitido a cada 5 (cinco) anos, conforme ABNT NBR 5419 - Atestado do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA
- Certificado de limpeza e desinfecção dos reservatórios;
- Relatório das análises físico-químicas de potabilidade de água dos reservatórios e rede;
- Certificado de ensaios de pressurização em mangueiras;
- Laudos de Inspeção Predial anteriores;
- Certificado de ensaios de pressurização em cilindro de extintores.
- Relatório do acompanhamento de rotina da Manutenção Geral;
- Relatórios dos Acompanhamentos das Manutenções dos Sistemas Específicos, tais como: ar condicionado, motores, antenas, bombas, CFTV, Equipamentos eletromecânicos e demais componentes.
- Relatórios de ensaios da água gelada e de condensação de sistemas de ar condicionado central
- Certificado de teste de estanqueidade do sistema de gás. Relatórios de ensaios preditivos, tais como: termografia, vibrações mecânicas, etc.
- Relatórios dos Acompanhamentos das Manutenções dos Sistemas Específicos, tais como: ar condicionado, motores, antenas, bombas, CFTV, Equipamentos eletromecânicos e demais componentes.
- Cadastro de equipamentos e máquinas
Por essa lista podemos ver que Memorial descritivo dos sistemas construtivos é o único documento técnico que a questão coloca nas alternativas.

Gabarito: Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

8.COSEAC | 2011 | UFF
Segundo Gomide, a moderna abordagem da engenharia diagnóstica em edificações adota o fluxograma representado na figura abaixo. As letras P, P, E, U no mesmo significam, respectivamente:

< olhar imagem na apostila>

Fonte: GOMIDE, Tito, Lívio, Ferreira, NETO, Jerônimo Cabral P. Fagundes e GULLO, Marco Antônio. 2009.

(A) planejamento, procedimento, entrosamento, urgência;
(B) projeto, produção, estudo, urgência;
(C) planejamento, projeto, execução, uso;
(D) parâmetro, produtividade, execução, uniformidade;
(E) prognóstico, projeto, edital, uso.

A

Resolução:

As manifestações patológicas das edificações não acontecem de forma isolada e podem ser atribuídas a causas diversas. Geralmente têm origem relacionada a algum desvio cometido em uma ou mais fases do processo construtivo de uma edificação.

O conhecimento da origem do problema e o histórico da construção são necessários para que se possa apontar em que fase do processo aconteceu o “erro” que veio a gerar a manifestação em estudo.

O esquema que a questão apresenta (PPEU) é justamente sobre essas fases do processo. Onde cada letra representa uma etapa.

  • Fase de Planejamento;
  • Fase de Projeto;
  • Fase de Execução;
  • Fase de Uso;
  • As três primeiras relacionam-se com a construção do empreendimento e a fase de uso é basicamente a operação e manutenção do edifício após sua entrega.

Gabarito: Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

9.FGV | 2014 | AL/BA
Analise as afirmativas a seguir relativas ao Laudo de Inspeção Predial, assinalando V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) O laudo deverá ser redigido de forma teórica, para que somente profissionais habilitados consigam identificar as anomalias, suas localizações, seu grau de risco e sua orientação técnica.
( ) A lista de recomendações técnicas é um dos tópicos especiais de um laudo, tanto quanto a lista de recomendações gerais e sustentabilidade.
( ) A complexidade da orientação técnica do laudo é função do nível de anomalia e de seu grau de risco, independentemente do nível de inspeção predial.

As afirmativas são, respectivamente,

(A) F, V e F.
(B) F, V e V.
(C) V, F e V.
(D) V, V e F.
(E) F, F e V.

A

Resolução:

1º Afirmativa: Falso.
O laudo deverá ser escrito numa linguagem simples e objetiva, possibilitando o entendimento de qualquer pessoa. É bem-vinda a utilização de esquemas e croquis para facilitar o entendimento.

2º Afirmativa: Verdadeiro.
De acordo com a Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP essas são os tópicos especiais do laudo. Neles estão contidos a lista de recomendações técnica e a lista de recomendações gerais e sustentabilidade.

  1. Identificação do solicitante;
  2. Classificação do objeto da inspeção;
  3. Localização;
  4. Data da Diligência;
  5. Descrição Técnica do objeto;
  6. Tipologia e Padrão Construtivo;
  7. Utilização e Ocupação;
  8. Idade da edificação;
  9. Nível utilizado;
  10. Documentação solicitada, documentação entregue e documentação analisada;
  11. Descrição do Critério e Método da Inspeção Predial;
  12. Das informações gerais consideradas;
  13. Lista de verificação dos elementos construtivos e equipamentos vistoriados, descrição e localização das respectivas anomalias e falhas constatadas;
  14. Classificação e análise das anomalias e falhas quanto ao grau de risco;
  15. Indicação de prioridade;
  16. Avaliação da manutenção e condições de uso da edificação e dos sistemas construtivos;
  17. Recomendações técnicas;
  18. Recomendações gerais e de sustentabilidade;
  19. Relatório Fotográfico;
  20. Recomendação do prazo para nova Inspeção Predial;
  21. Data do laudo;
  22. Assinatura do(s) profissional (ais) responsável (eis), acompanhado do nº do CREA ou do CAU e nº do IBAPE;
  23. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT)

3º Afirmativa: Falso.
O nível de inspeção pode ser dividido em três níveis: 1, 2 e 3. O nível 1 é realizada em edificações com baixa complexidade técnica, de manutenção e operação, o 2 é em edificações com média complexidade técnica, de manutenção e operação e o nível 3 é para edificações com alta complexidade técnica, de manutenção e operação. Portanto, a depender do nível da edificação, haverá laudos mais complexos que outros.

Gabarito: Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10.FGV | 2015 | TJ/BA
O grau de risco de uma inspeção predial é um critério que consiste na:

(A) classificação quanto à complexidade da vistoria e a elaboração de seu laudo final;
(B) definição da natureza do elemento construtivo a ser inspecionado e/ou vistoriado;
(C) qualificação quanto à necessidade do número de profissionais envolvidos na inspeção predial;
(D) classificação das anomalias e falhas constatadas em uma inspeção predial;
(E) identificação da profundidade nas constatações dos fatos.

A

Resolução:

O Grau de Risco é um critério de classificação das anomalias e falhas existentes na edificação, constatadas em uma inspeção predial.

O grau pode ser crítico, regular e mínimo.

Gabarito: Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11.UFF | 2011 | PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO - RJ
A atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurando as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo, é chamada de:

A) relatório.
B) laudo.
C) vistoria.
D) manutenção.
E) perícia.

A

Resolução:

Alternativa A: Incorreta.
Os relatórios, em geral, contêm a descrição objetiva de fatos, acontecimentos ou atividades, seguida de análise rigorosa, com objetivo de tirar conclusões ou tomar decisões;

Alternativa B: Incorreta.
O laudo é um parecer técnico escrito e fundamentado, emitido por um especialista indicado por autoridade, relatando resultado de exames e vistorias, assim como eventuais avaliações com ele relacionado;

Alternativa C: Incorreta.
A vistoria é a constatação de um fato em imóvel, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, objetivando sua avaliação ou parecer sobre o mesmo;

Alternativa D: Incorreta.
Manutenção é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes, para atender às necessidades e à segurança dos usuários.

Alternativa E: Correta.
Perícia é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, alegação de direitos ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

Gabarito: Letra E.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12.CEV/UECE | 2018 | PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL - CE

Tanto a ABNT NBR 13752:1996 – Perícias de engenharia na construção civil – quanto a Resolução nº 345/90 do CONFEA, que dispõe sobre o exercício por profissional de nível superior das atividades de Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia, abordam itens relevantes desses temas. Fundamentado pelas definições presentes em ambos os instrumentos de orientação das atividades de perícia de engenharia, assinale a opção cuja definição está INCORRETA.

A) Vistoria: constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.
B) Arbitramento: atividade que envolve a tomada de decisão ou a posição entre alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.
C) Perícia: peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia o valor de coisas ou direitos, fundamentalmente.
D) Avaliação: atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

A

Resolução:

O artigo 1º da Resolução Confea 345/90 define Vistoria, Arbitramento, Avaliação, Perícia e Laudo.

Vamos aprender o que é cada coisa e depois vamos aplicar nessa questão.

Vistoria: é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minunciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.

Arbitramento: a atividade que envolve a tomada de decisão ou posição entre alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.

Avaliação: é a atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

Perícia: é a atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.

Laudo: é a peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia o valor de coisas ou direitos, fundamentadamente.

Definições entendidas? Vamos gabaritar essa questão agora.

Todas as alternativas estão corretas, com exceção da Letra C. A banca colocou a definição de laudo no lugar da perícia.

Gabarito: Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13.FUNCAB | 2014 | EMDUR-PREFEITURA DE PORTO VELHO/RO
Pode-se afirmar corretamente que a atividade de Perícia de um imóvel e suas partes integrantes envolve a:

A) determinação técnica do valor qualitativo ou monetário do imóvel.
B) tomada de decisão entre alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.
C) constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.
D) avaliação do valor de coisas ou direitos.
E) apuração das causas que motivaram determinado evento.

A

Resolução:

Alternativa A: Incorreta.
Refere-se à Avaliação;

Alternativa B: Incorreta.
Refere-se ao Arbitramento;

Alternativa C: Incorreta.
Refere-se à Vistoria;

Alternativa D: Incorreta.
Refere-se ao Laudo;

Alternativa E: Correta.

Achamos nosso gabarito. Perícia é de fato a apuração das causas que motivaram determinado evento.

Gabarito: Letra E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14.VUNESP | 2014 | SAP/SP
Pela normatização técnica relativa a Perícias na Construção Civil, define-se defeito como anomalia

(A) que leva ou pode potencialmente levar a deficiências de desempenho do produto.
(B) que pode causar dano efetivo ou representar ameaça potencial de afetar a saúde ou a segurança.
(C) de fabricação ou dano provocado que leva a deficiências de desempenho do produto.
(D) de fabricação que torna o produto inadequado aos fins a que se destina.
(E) ou dano provocado que torna o produto inadequado aos fins a que se destina.

A

Resolução:

De acordo com a NBR 13752/96 – Perícias de Engenharia na Construção Civil – defeitos são anomalias que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial de afetar a saúde ou segurança do dono ou consumidor, decorrentes de falhas do projeto ou execução de um produto ou serviço, ou ainda de informação incorreta ou inadequada de sua utilização ou manutenção.

Gabarito: Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15.FCC | 2010 | METRÔ-SP
A classificação quanto à complexidade da vistoria e à elaboração de seu relatório final, de acordo com a necessidade do número de profissionais envolvidos e a profundidade na constatação dos fatos, observando a necessidade do cliente e os estados de conservação, é denominada de

A) laudo.
B) fluxo de manutenção.
C) nível de inspeção predial.
D) gráfico de comprometimento.
E) condições de operação predial.

A

Resolução:

Como já vimos na aula teórica, a classificação quanto à complexidade da vistoria e a elaboração de seu laudo final, quanto à necessidade do número de profissionais envolvidos e a profundidade nas constatações dos fatos refere-se ao nível de inspeção predial.

Veja que não é difícil. As bancas em geral costumam cobrar bastante o conceito de alguns termos. Estudando direitinho e revisando sempre o assunto sempre vai ficar fresco em sua memória.

Gabarito: Letra C.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16.CESPE | 2010 | CAIXA (ADAPTADA)
A inspeção predial tem contribuído na sistematização de vistorias em edificações e no desenvolvimento de vários conceitos, como anomalias e falhas. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

A) O laudo de inspeção predial possui três itens principais: classificação das anomalias e falhas quanto ao grau de risco; orientações técnicas; e classificação do estado de manutenção da edificação.
B) As anomalias e falhas das edificações são originárias principalmente de fatores não funcionais.
C) Os fatores exógenos responsáveis pelas anomalias e falhas das edificações são provenientes de irregularidades de projeto ou de execução ou dos materiais utilizados.
D) A vistoria técnica para efeito de recebimento do sinistro pela seguradora do edifício não se aplica a casos de tremores de terra

A

Resolução:

Essa é uma questão muito boa para revisarmos vários pontos importantes do assunto. Vamos lá!

Alternativa A: Correta.
Logo de início achamos o nosso gabarito. É isso mesmo, o laudo de inspeção predial possui três principais itens. São eles: classificação das anomalias e falhas quanto ao grau de risco; orientações técnicas; e classificação do estado de manutenção da edificação.

Alternativa B: Incorreta.
As anomalias são originárias de fatores endógenos, exógenos, naturais e funcionais. Já as falhas, originam-se de fatores de planejamento, execução, operacionais e gerenciais;

Alternativa C: Incorreta.
Aqui a banca quis confundir você trocando os conceitos de anomalias endógenas e exógenas.

A questão trouxe a definição das anomalias endógenas, as exógenas são originarias de fatores externos a edificação, provocados por terceiros;

Alternativa D: Incorreta.
Em casos de tremores (fator de anomalia da natureza) é aplicada a vistoria técnica para efeito de recebimento do sinistro pela seguradora do edifício.

Gabarito: Letra A.

17
Q

17.CESPE | 2011 | STM

A elaboração de pareceres técnicos é comum para os profissionais que trabalham com obras e serviços de engenharia. Com base na NBR 13752/1996, que trata de perícias de engenharia, julgue o item a seguir.
A responsabilidade e competência para a realização de trabalhos periciais de engenharia são exclusivas de profissionais legalmente habilitados pelo CREA, com exceção das perícias de engenharia judiciais.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

Qualquer tipo de perícia, sela ela judicial ou extrajudicial, necessita de um profissional habilitado pelo CREA. Por esse motivo a questão está errada.

Mas, o ponto mais importante da questão que quero debater com vocês é quando a questão diz “profissional legalmente habilitados pela CREA”. Se a questão parasse nessa frase, aposto que a maioria de nós marcaria ela também como errada. A pergunta que fica é? CREA? E os arquitetos não podem? Como assim, e o CAU?

Vou te dar uma informação super importante. Quando estudamos uma lei, uma norma ou uma NBR, geralmente as questões de concursos cobram elas ao pé da letra. A NBR 13752 é do ano de 1996 e nessa época ainda estávamos ligados ao CREA. Portanto, independente da desatualização delas, devemos aceitar que as questões cobrem isso. A partir de hoje, se essa NBR cair em sua prova, esqueça o CAU e se sinta pertencente ao CREA mais uma vez.

Gabarito: Errado.

18
Q

18.CESPE | 2011 | STM

A elaboração de pareceres técnicos é comum para os profissionais que trabalham com obras e serviços de engenharia. Com base na NBR 13752/1996, que trata de perícias de engenharia, julgue o item a seguir.
Enquanto os vícios construtivos são falhas construtivas que causam prejuízo material ou financeiro, os defeitos construtivos são falhas construtivas que ameaçam a saúde ou a segurança.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

De acordo com a NBR 13752/1996 os vícios são anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor. Podem decorrer de falha de projeto ou de execução, ou ainda da informação defeituosa sobre sua utilização ou manutenção.

A norma também diz que os defeitos são anomalias que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial de afetar a saúde ou segurança do dono ou consumidor, decorrentes de falhas do projeto ou execução de um produto ou serviço, ou ainda de informação incorreta ou inadequada de sua utilização ou manutenção.

Gabarito: Certo.

19
Q

19.CESPE | 2011 | STM

A elaboração de pareceres técnicos é comum para os profissionais que trabalham com obras e serviços de engenharia. Com base na NBR 13752/1996, que trata de perícias de engenharia, julgue o item a seguir.
A perícia é uma atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento, enquanto a vistoria é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que a constituem.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

Segundo a NBR 13752/1996 a atividade de perícia é aquela que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos, enquanto a vistoria é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.
Aqui a Cespe foi no famoso ctrl + c e ctrl + v. Copiou e colou exatamente o texto da norma.

Gabarito: Certo.

20
Q
  1. CESPE | 2012 | TRE/RJ

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue o item seguinte.
As vistorias só podem ser realizadas no local e por meio de documentos enviados até o perito.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

Quando for uma prova da Cespe temos que ter bastante cuidado na hora de responder. Sempre devemos dividir as frases e verificar uma a uma se está correto.

Na questão acima temos que verificar duas situações: se as vistorias só podem ser realizadas no local e se elas só podem ser realizadas por meio de documentos enviados até o período.

A primeira parte está correta, já que vistoria é a constatação de um fato em imóvel, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, portanto, só pode ser realizada nó local a ser vistoriado.

Agora, quando vamos para a segunda parte da questão, encontramos o erro. Para a realização de uma vistoria, o perito não necessita que os documentos sejam enviados até ele. Ao chegar no local a ser vistoriado, o inspetor predial irá analisar minunciosamente cada detalhe pertinente ao seu objeto de vistoria e, caso haja certos tipos de documento no local, ele analisará também.

Gabarito: Errado.

21
Q

21.CESPE | 2012 | TRE/RJ

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue o item seguinte.
A perícia limita-se a investigar as causas que conduziram ao estado do bem observado, apresentando conclusões a respeito delas.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

A perícia é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, alegação de direitos ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

Gabarito: Errado.

22
Q

22.CESPE | 2012 | TRE/RJ

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue o item seguinte.
Laudo é um parecer emitido por um especialista indicado por autoridade que relata os resultados de exames e vistorias.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

Bem tranquila essa questão. Como já vimos o laudo é um parecer técnico escrito e fundamentado, emitido por um especialista indicado por autoridade, relatando resultado de exames e vistorias, assim como eventuais avaliações com ele relacionados.
Veja que não é preciso a banca copiar o texto integral da norma para a alternativa estar certa. Ela pegou a essência do conceito de laudo e colocou como item para ser avaliado como certo ou errado.

Gabarito: Certo.

23
Q

23.CESPE | 2012 | TRE/RJ

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue o item seguinte.
Croquis ilustrativos podem ser anexados em laudos de perícia técnica para auxiliar na descrição do objeto periciado, bem como dos problemas observados no transcorrer dos trabalhos periciais.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

Tudo que auxiliar no entendimento do que diz o laudo é bem-vindo, seja croquis, fotografias, esquemas, etc. Após a elaboração do documento ele passará pelas mãos de diversas pessoas (advogados, juízes, administradores de condomínios, etc) que não possuem formação técnica e entendimento técnico do que está escrito ali. Portanto, quanto mais simplificada for a linguagem e mais fácil for a visualização, maior a chances de entendimento por parte de outras pessoas.

Gabarito: Certo.

24
Q

24.CESPE | 2012 | TRE/RJ

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue o item seguinte.
Vistoria é a inspeção do imóvel para examinar suas condições estruturais e de acabamento.

( )Certo ( )Errado

A

Resolução:

Pela definição técnica, vistoria é Constatação de um fato em imóvel, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, objetivando sua avaliação ou parecer sobre o mesmo. A CESPE falou a mesma coisa, mas em outras palavras. A finalidade da vistoria é analisar aspectos construtivos da edificação, mais especificamente as condições estruturais e de acabamento no momento da visita técnica.

Gabarito: Certo.