Questões de Etapa de Projeto Arquitetônico Flashcards
1. TRT 10 | CESPE | 2013
Considerando as determinações contidas nas NBRs 13531:1995 e 13532:1995, julgue os itens a seguir.
Das atividades técnicas do projeto de uma edificação, o projeto básico constitui uma etapa opcional.
( ) Certo ( ) Errado
Resolução:
De acordo com a NBR 13531/95, o projeto básico é a única etapa que consta como opcional. Esse questionamento é recorrente em provas, então fique ligado para não errar!
Vamos relembrar a definição do projeto básico? É a etapa destinada à representação das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, ainda não completas ou definitivas, mas consideradas compatíveis com os projetos básicos das atividades técnicas necessárias e suficientes à licitação (contratação) dos serviços de obra correspondentes.
Gabarito: Certo
2. MPE/MA | FCC | 2013
Assinale corretamente a fase de processo de projeto arquitetônico e seu conteúdo correspondente, baseado na NBR 13531.
(A) Estudo Preliminar: Destinado à representação das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, ainda não completas ou definitivas, mas consideradas compatíveis com os projetos básicos das atividades técnicas necessárias e suficientes à licitação (contratação) dos serviços de obra correspondentes.
(B) Levantamento de Dados: Destinado à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho (necessidades e expectativas dos usuários) a serem satisfeitas pela edificação a ser concebida.
(C) Programa de Necessidades: Destinado ao levantamento de informações de referência que representem as condições preexistentes, de interesse para instruir a elaboração do projeto.
D) Projeto Básico: Destinado à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessárias à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir alternativas.
(E) Estudo de Viabilidade: Destinado à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção de edificações e de seus elementos, instalações e componentes.
Resolução:
Mais uma questão de aplicação direta da norma! Basta saber o conceito de cada etapa de forma clara para acertar. Então é treinar sempre, pois assim fica mais fácil. Vamos?
Afirmativa A: Incorreta. Essa definição diz respeito à etapa do projeto básico. Para não esquecer: falou em “suficientes à licitação dos serviços de obra”, é projeto básico!
Afirmativa B: Incorreta. Essa definição diz respeito ao programa de necessidades. Quando citar as necessidades e expectativas do usuário, já sabemos que se trata do programa de necessidades;
Afirmativa C: Incorreta. Essa definição diz respeito à etapa de levantamento de dados. O próprio conceito orienta nesse sentido: “levantamento de informações”, “condições preexistentes”;
Afirmativa D: Incorreta. Essa é a definição de estudo preliminar. Para memorizar, lembre-se do termo “informações técnicas iniciais e aproximadas. ”
Afirmativa E: Correta. Agora sim, a definição está de acordo com a etapa! Para associar, fique atento aos termos “análise e avaliações”; “concepção de edificações”.
Gabarito: Letra E.
3. TRF 5 | SUSTENTE | 2009
Segundo a NBR 6492/1994, o desenho à mão livre é usado na representação do projeto nas fases de:
a) Croquis e estudo preliminar.
b) Estudo preliminar e anteprojeto.
c) Croquis e anteprojeto.
d) Levantamento e croquis.
e) Croquis e esboço.
Resolução:
Essa é uma questão simples, que envolve um aspecto interessante da NBR 6492/1994. Vamos memorizar? Assim fica fácil acertar quando cair em alguma prova! No item 4.6.1 da norma, define-se que o desenho à mão livre é, de maneira geral, a representação do projeto nas fases de croquis e estudo preliminar.
Gabarito: Letra A.
4. TJ/SC | FGV | 2018
No desenvolvimento do projeto de arquitetura para uma edificação, a etapa de anteprojeto se destina à:
(A) representação das informações técnicas necessárias à análise e aprovação pelas autoridades competentes, com base nas exigências legais;
(B) elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos;
(C) idealização e reprodução final dos elementos técnicos da edificação, completos e definitivos, necessários à licitação e execução dos serviços.
(D) concepção e representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, suficientes à elaboração de estimativas de custos;
(E) coleta das informações de referência que representem as condições preexistentes, de interesse para instruir a elaboração do projeto.
Segundo a NBR 13531, o anteprojeto ou pré-execução é a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados.
Gabarito: Letra D.
5. INSTITUTO AOCP | 2016 | EBSERH É parte do levantamento de dados para elaboração de um projeto de arquitetura o:
(A) conhecimento dos vizinhos do terreno, a lei de zoneamento e as peças gráficas exigidas na prefeitura.
(B) levantamento fotográfico e topográfico, as leis de zoneamento e de perímetro, a orientação e o sentido dos ventos predominantes. (C) levantamento cadastral e topográfico, as leis de parcelamento do solo e de zoneamento, a orientação, a direção e o sentido dos ventos predominantes.
(D) levantamento do trânsito em frente ao terreno, o levantamento da arborização do bairro, a orientação, a direção e o sentido dos ventos predominantes.
(E) valor que o cliente está disposto em gastar, o levantamento topográfico e a lei de zoneamento.
Resolução:
Para responder essa questão, vamos utilizar a NBR 13532/1995, ok? No item 4.4.2.1 ela informa que a etapa de levantamento de dados deve utilizar como referência o levantamento topográfico e cadastral. Já no item 4.4.2.2, fala-se sobre as informações técnicas que essa etapa precisa produzir, e dentre elas estão: - Leis municipais de parcelamento de solo e zoneamento (registro de uso, recuos e afastamentos, coeficiente de construção, taxa de ocupação e gabaritos); - Orientação Norte-Sul, direção e sentido dos ventos predominantes. Logo, a alternativa correta é a letra C.
Gabarito: Letra C.
6. 2019 | FGV | PREFEITURA DE SALVADOR
A elaboração de um Projeto de Arquitetura deve obedecer a determinadas etapas, seguindo-se uma metodologia, de acordo com a NBR 13532. Com a sucessão de diferentes etapas, de forma hierárquica, as alternativas vão sendo definidas e amadurecem-se as soluções adotadas. Cada etapa se referencia em informações pré-determinadas e produz informações técnicas que embasarão o desenvolvimento da próxima etapa. Assinale a opção que apresenta informações técnicas a serem produzidas na etapa do Programa de Necessidades de Arquitetura (PN-ARQ).
(A) As vistorias em arquivos cadastrais; as características, exigências, número, idade e permanência dos usuários em cada ambiente; as características funcionais ou das atividades em cada ambiente.(B) As exigências ambientais e níveis de desempenho; o levantamento topográfico e cadastral; as características funcionais ou das atividades em cada ambiente.
(C) A planta geral de implantação; as vistorias em arquivos cadastrais; as exigências ambientais e níveis de desempenho.
(D) As exigências ambientais e os níveis de desempenho; as características, as exigências, o número, a idade e permanência dos usuários em cada ambiente; as características funcionais ou das atividades em cada ambiente.
(E) As soluções físicas alternativas; as vistorias em arquivos cadastrais; a planta geral de implantação.
Resolução:
Essa questão deve ser respondida com base na NBR 16636, parte 2, que foi lançada em dezembro de 2017. Juntamente com a parte 1, elas surgiram para revisar a NBR 13532/1995, que não está mais em vigor. Segundo o item 6.4.2.2.2 da NBR 16636-2:2017, as informações técnicas a serem produzidas na etapa do Programa de Necessidades de Arquitetura são as seguintes: a) necessárias à concepção arquitetônica da edificação (ambiente construído ou artificial) e aos serviços de obra, como nome, número e dimensões (gabaritos, áreas úteis e construídas) dos ambientes de acordo com legislação vigentes e Normas Brasileiras vigentes, com a distinção entre os ambientes a serem construídos, a ampliar, a serem reduzidos e recuperados, a serem caracterizados de acordo com os requisitos por número, idade e tempos de permanência dos usuários, em cada ambiente; b) características funcionais ou das atividades em cada ambiente (ocupação, capacidade, movimentos, fluxos e períodos); c) características, dimensões e serviços dos equipamentos e mobiliário; requisitos ambientais, níveis de desempenho; instalações especiais (elétricas, mecânicas, hidráulicas e sanitárias e de segurança e acessibilidade).
Gabarito: Letra D.
7. UFRN | COMPERVE | 2015
Projeto executivo é a proposta conclusiva da solução arquitetônica, representada pelo conjunto de projetos necessários, com todas as informações detalhadas para a perfeita execução da obra, de forma clara, exata, precisa e completa.
A partir deste conjunto de projetos, são elaborados os quantitativos de materiais, os orçamentos de materiais e de mão de obra da futura edificação e, ainda, o cronograma de execução.
Conforme a NBR 6492, são documentos típicos obrigatórios dessa fase:
A) plantas, cortes e fachadas; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos; especificações; lista de materiais e quadro geral de áreas.
B) locação; plantas, cortes e fachadas; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos; lista de materiais e quadro geral de áreas.
C) plantas, cortes e fachadas; detalhamento; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos; especificações e lista de materiais.
D) locação; plantas, cortes e fachadas; detalhamento; discriminação técnica; especificações e lista de materiais.
Resolução:
Os documentos típicos obrigatórios da fase do projeto executivo são os seguintes: locação; plantas, cortes e fachadas; detalhamento; discriminação técnica; especificações; lista de materiais. O quadro geral de acabamentos e o quadro geral de áreas são documentos típicos facultativos.
Percebam que essa é um tipo de questão que cai bastante. Logo, sugiro que memorizem os documentos típicos (diferenciando os obrigatórios dos facultativos) e os documentos eventuais de cada etapa do projeto arquitetônico.
Gabarito: Letra D.
8. PREFEITURA DE PRETROLINA/PE | UPENET-IAUPE | 2019
Com base na NBR 13531 – Elaboração de projetos de edificações – Atividades técnicas e na NBR 13532 – Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura, sobre as etapas de elaboração de projetos de edificações, analise as afirmativas abaixo:
I. As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são constituídas, exclusivamente, por estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico e projeto executivo.
II. As informações técnicas produzidas em qualquer uma das etapas de elaboração do projeto de arquitetura devem ser apresentadas mediante documentos técnicos, em conformidade com os padrões estabelecidos nas normas pertinentes.
III. O programa de necessidades é caracterizado como a etapa destinada à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho a serem satisfeitos pela edificação a ser concebida.
IV. A etapa do projeto de execução destina-se à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias e suficientes para licitação e para execução dos serviços da obra.
V. O estudo de viabilidade refere-se à etapa de análise e avaliações pós-obra da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.
Estão CORRETAS, apenas,
A) I, II e V.
B) I, II, III e IV.
C) II e III.
D) III, IV e V.
E) II, III e IV.
Resolução:
Afirmativa I: Incorreta. São 8 as etapas do projeto de edificações: levantamento, programa de necessidades, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico (opcional) e projeto executivo. A alternativa cita apenas 5 dessas etapas e diz que o projeto é composto exclusivamente por elas. Muita atenção quando encontrar esse tipo de termo: “exclusivamente”, “únicos”, “sempre”, “nunca”, etc.! Na maioria das vezes, ela torna uma questão incorreta.
Afirmativa II: Correta. Essa questão traz uma abordagem interessante. A NBR 13532/95 define que a elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma das suas etapas, por: informações de referência a utilizar; informações técnicas a produzir e documentos técnicos a apresentar. Ou seja, todas as etapas são detalhadas em relação a esses três aspectos.
Afirmativa III: Correta. Essa é a definição exata do programa de necessidades. Para associar, foque no termo “exigências de caráter prescritivo ou de desempenho”.
Afirmativa IV: Correta. O projeto para execução é a última etapa, logo destina-se à representação final das informações.
Afirmativa V: Incorreta. O estudo de viabilidade destina-se à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.
Gabarito: Letra E.
9. TRE/SC | EXATUS | 2015
De acordo com a NBR 13532/1995, um projeto arquitetônico consiste em etapas de execução. Conforme a descrição abaixo, escolha a alternativa que define a sequência correta das etapas:
a) Levantamento de Dados, Programa de Necessidades, Estudo de Viabilidade, Estudo Preliminar, Anteprojeto ou Pré-execução, Projeto Legal, Projeto Básico de Arquitetura (Opcional), Projeto para Execução de Arquitetura.
b) Análise do Macro Ambiente, Estudo Preliminar, Estudo de Viabilidade, Programa de Necessidades (Opcional), Anteprojeto, Projeto Legal, Projeto básico de Arquitetura, Projeto para Execução de Arquitetura.
c) Levantamento de Dados, estudo de viabilidade de arquitetura, estudo preliminar de arquitetura, Projeto Complementar (Opcional), Projeto Legal, Projeto Executivo, Projeto Definitivo.
d) Levantamento de Dados, Análise de Requisitos (Opcional), Análise do Sítio, Análise Topográfica, Estudo de Viabilidade, Projeto básico de Arquitetura, Projeto para execução de arquitetura.
Resolução:
Essa é fácil, hein? Basta memorizar a ordem das etapas: Levantamento de Dados, Programa de Necessidades, Estudo de Viabilidade, Estudo Preliminar, Anteprojeto ou Pré-execução, Projeto Legal, Projeto Básico de Arquitetura (Opcional), Projeto para Execução de Arquitetura.
Lembrem do mnemônico: DAN é VIP em ALagoas e Belém.
Gabarito: Letra A.
10. BNDES | CESGRANRIO | 2012
Uma das primeiras etapas de um projeto é a elaboração de um estudo de viabilidade técnico-financeira.Esse estudo avalia os fatores que levam à viabilidade do empreendimento, entre os quais NÃO constam:
(A) a execução do projeto básico e a sua respectiva aprovação junto aos órgãos competentes.
(B) a área do terreno, sua localização dentro do zoneamento da cidade e os parâmetros urbanísticos (Coeficientes de Aproveitamento, Potencial Construtivo, Área Permeável, entre outros), definidos pela Lei de Parcelamento.
(C) as características do mercado que são elaboradas, via de regra, em conjunto com economistas e planejadores, e os recursos disponíveis.
(D) o estudo da topografia, da legislação, dos custos estimados e dos recursos disponíveis, itens fundamentais para um bom estudo de viabilidade.
(E) os levantamentos dos usos permitidos e dos gabaritos definidos na legislação sobre uso e ocupação do solo, que determinam o que pode ser edificado no sítio.
Resolução:
Apesar de essa questão envolver outros conhecimentos, fica fácil responder com base na NBR 13532/95. Lembrando que são oito as etapas do projeto arquitetônico e que o estudo de viabilidade é a terceira dessas etapas. O estudo de viabilidade financeira avalia, dentre outros aspectos: a área do terreno, sua localização e os parâmetros urbanísticos; as características do mercado; o estudo da topografia, legislação, custos estimados e recursos disponíveis e os levantamentos dos usos e gabaritos permitidos.
O projeto básico é uma fase posterior ao estudo de viabilidade (mais precisamente, é a sétima etapa). Logo, não teria como o estudo de viabilidade avaliar algo que só é produzido mais tarde. Além disso, o projeto básico não deve ser aprovado junto à órgãos competentes. O projeto legal é que possui esse papel.
Gabarito: Letra A.
11. 2013 | FCC | MPE-MA
De acordo com a NBR 6492/1994 − Representação de projetos de arquitetura, quanto à etapa de processo de projeto e elementos que a constituem, considere:
Simbologias de representação gráfica (conforme a norma); curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais; indicação do norte; vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos; indicação das áreas a serem edificadas; denominação dos diversos edifícios ou blocos; construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas “non aedificandi”; escalas; notas gerais, desenhos de referência e carimbo.
A afirmação acima refere-se ao
(A) projeto executivo − Detalhes construtivos gerais.
(B) anteprojeto − Planta.
(C) anteprojeto − Planta de locação.
(D) projeto executivo − Planta de teto refletivo.
(E) estudo preliminar − Planta de situação.
Resolução:
A NBR 6492/94, em seu item 5.3.1.1, define que a planta de situação deve conter:
Simbologias de representação gráfica, conforme as prescritas no Anexo;
Curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais;
Indicação do norte;
Vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos;
Indicação das áreas a serem edificadas;
Denominação dos diversos edifícios ou blocos;
Construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi;
Escalas;
Notas gerais, desenhos de referência e carimbo.
Gabarito: Letra E.
12. UFPE | COVEST-COPSET | 2015
A elaboração de um programa de necessidades de arquitetura, visando a execução de projetos para qualquer tipo de edificação, deve levar em conta:
A) prerrogativas estabelecidas pelo agente financiador da obra a ser executada.
B) etapas predeterminadas pela empresa que vai executar o projeto.
C) condicionantes de técnicas de execução de obras ditadas pelo engenheiro calculista.
D) lista de preferências e exigências apresentada pelo futuro usuário.
E) informações de referência a utilizar, informações técnicas a produzir e documentos técnicos a apresentar.
Resolução:
De acordo com o item 4.4.1 da NBR 13532/95, a elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma de suas etapas, por: informações de referência a utilizar, informações técnicas a produzir e documentos técnicos a apresentar.
Gabarito: Letra E.
13. PREFEITURA DE ARACRUZ | FUNCAB | 2012
No desenvolvimento de um projeto de arquitetura, a etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessárias à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas, é:
A) o programa de necessidades.
B) o projeto básico.
C) o estudo de viabilidade.
D) o estudo preliminar
Resolução:
De acordo com a NBR 13531/95, essa definição diz respeito à etapa do estudo preliminar. Vamos relembrar a associação? Foquem no termo “informações técnicas iniciais e aproximadas”.
Gabarito: Letra D.
14. PREFEITURA DE SALTO DO JACUÍ/RS | FUNDATEC | 2019
Em um projeto de arquitetura, a fase de anteprojeto corresponde à definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares. Com relação ao anteprojeto, analise as assertivas abaixo:
I. Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.
II. Devem estar bem caracterizados os elementos construtivos, com indicação de medidas, níveis, áreas, denominação de compartimentos, topografia e orientação, eixos e coordenadas.
III. A estimativa de custo faz parte dos documentos típicos desta etapa.
IV. A maquete faz parte dos elementos eventuais desta etapa.
Quais estão corretas?
A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas II e IV.
D) Apenas I, II e IV.
E) I, II, III e IV.
Resolução:
Para responder essa questão, devemos recorrer à NBR 6492.
Afirmativa I: Correta. Na etapa do anteprojeto são definidos o partido arquitetônico e os elementos construtivos. O projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.
Afirmativa II: Correta. Essa definição pode ser encontrada no item 5.1.3.4 da NBR 6492. Nessa norma, são definidos todos os elementos que devem ser representados em cada etapa.
Afirmativa III: Incorreta. Os documentos típicos dessa etapa são: situação; plantas, cortes e fachadas; memorial justificativo; discriminação técnica; quadro geral de acabamento (facultativo); documentos para aprovação em órgãos públicos; lista preliminar de materiais. A estimativa de custos na verdade faz parte dos documentos eventuais.
Afirmativa IV: Correta. Os documentos eventuais da etapa do anteprojeto são: desenvolvimento de elementos de interesse; maquete e estimativa de custo.
Gabarito: Letra D.
15. UFF | COSEAC | 2011
De acordo com a NBR 6492/94, as alternativas abaixo são documentos típicos da fase de anteprojeto, EXCETO:
(A) estimativa de custo;
(B) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos;
(C) quadro geral de acabamento (facultativo);
(D) discriminação técnica;
(E) documentos para aprovação em órgãos públicos.
Resolução:
Para resolver essa questão, basta ter em mente quais são os documentos solicitados em cada etapa do projeto. É uma questão um pouco decoreba, mas com muito treinamento conseguimos internalizar de forma mais natural!
Segundo a NBR 6492, os documentos típicos da fase de anteprojeto são os seguintes: situação; plantas, cortes e fachadas; memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos; discriminação técnica; quadro geral de acabamentos (facultativo); documentos para aprovação em órgãos públicos; lista preliminar de materiais. Percebe-se que a estimativa de custo não se encontra nesse rol. Na verdade, ele se configura como um documento eventual do anteprojeto, mas não típico.
Gabarito: Letra A.