PUC RS - 2019 Flashcards
1) Um médico atende a um paciente ao longo de quinze anos. Este paciente era portador de uma doença crônica, da qual veio a falecer. Ao longo dos atendimentos, e com o convívio social que tinham, o médico teve acesso a informações sobre o paciente que a família desconhecia, mas que não envolviam questões relativas a hábitos sexuais, uso de drogas ou doenças transmissíveis. Com relação à comunicação dessas informações, assinale a alternativa correta.
a) A viúva do paciente tem o direito de obter do médico respostas a todas as suas perguntas, devido ao princípio da veracidade.
b) O médico, a pedido da família, e no melhor interesse desta, pode alterar o histórico de saúde do paciente que será encaminhado para uma seguradora, observado o princípio da benecência.
c) O médico deve prestar os esclarecimentos que a família solicitar, resguardando a privacidade do paciente.
d) As obrigações de condencialidade do médico cessam com a morte do paciente, exceto as que têm repercussão econômica.
Resposta: C
2) Mulher, 65 anos, assintomática, realiza ecograa abdominal de rotina, que demonstra lesão cística no corpo dos pâncreas. A tomograa computadorizada do abdome com contraste sugere diagnóstico de neoplasia intraductal mucionosa papilar (IPMN). Em relação ao caso, arma-se:
I. A IPMN compreende um amplo espectro de alterações epiteliais, incluindo adenoma benigno, limitrofe, carcinoma in situ e adenocarcinoma invasivo. II. O adenocarcinoma originado da IPMN apresenta o mesmo prognóstico do adenocarcinoma ductal do pâncreas.
III. Nas IPMN do ducto secundário, está indicada a pancreatectomia total pelo risco de multicentricidade do tumor. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.
Resposta: A
3) Homem, 26 anos, vítima de ferimento por projétil de arma de fogo em abdome, com entrada em anco direito e saída em região lombar esquerda. Na sala de emergência, apresenta-se sudorético, pálido, referindo dor abdominal, PA 75/50 mmHg, FC 128 bpm e Glasgow de 15. Em relação ao atendimento inicial do caso acima, arma-se: I. Minimizar a infusão de cristaloide, mantendo a PA entre 70 e 80 mmHg, diminui o sangramento. II. O uso do FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma) é fundamental para orientar a conduta terapêutica. III. O uso de plasma fresco está contraindicado na reanimação inicial desse paciente. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.
Resposta: A
4) Sobre o tratamento do câncer de próstata (CP), arma-se:
I. Pacientes com CP de baixo risco apresentam sobrevida média similar em 5 anos, independentemente da modalidade de tratamento curativo adotado.
II. Radioterapia externa (RxE) combinada com deprivação androgênica (de 6 meses a 3 anos) tem maior período livre de doença e de sobrevida comparado a RxE isolado em pacientes com CP, principalmente de risco intermediário e de alto risco. I
II. Deprivação androgênica com agonista LHRH (fator liberador luteinizante) ou orquiectomia bilateral é efetiva para controle sintomático da maioria dos casos de CP metastático. Estão corretas as armativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
Resposta: D
5) Homem, 78 anos, sem alterações prévias e em boas condições gerais, salvo episódio de dor abdominal há 20 dias que se resolveu com antiespasmódicos, é atendido na emergência com sinais e sintomas característicos de obstrução de intestino delgado. Qual dos achados a seguir fornece maior subsídio para o esclarecimento da etiologia desse quadro clínico?
a) Presença de níveis hidroaéreos no radiograma de abdomen
b) Restos alimentares evidenciados na sonda nasogástrica
c) Aerobilia na radiograma de abdome agudo
d) Massa palpável na pelve ao exame físico
Resposta: C
6) Para um homem, 63 anos, em avaliação pré-operatória para gastrectomia total por neoplasia, os itens a seguir são indicações de suporte nutricional no período pré-operatório, EXCETO:
a) IMC “menor ou igual que” 18,5 kg/m²
b) Albumina sérica < 3,0 g/dL
c) Transferrina < 200 mg/dL
d) Bilirrubina total > 2,5 mg/dL
Resposta: D
7) Menino de 3 meses de vida, com história de prematuridade, apresenta um abaulamento na região inguinal direita quando chora e, quando está calmo, desaparece. Ao exame, apresenta hérnia inguinal à direita, redutível e com ambos os testículos palpáveis na bolsa escrotal. Em relação ao caso, arma-se: I. O aparecimento da hérnia inguinal é mais frequente em crianças do sexo feminino. II. A frequência da hérnia inguinal é menor em recém-nascidos prematuros do que em a termo pequenos para idade gestacional. III. Está indicado o tratamento cirúrgico. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.
Resposta: B
8) Quando o diâmetro de uma aneurisma de aorta abdominal se aproxima de 5,5 cm, qual é o melhor exame complementar para o planejamento terapêutico entre cirurgia aberta ou endovascular?
a) Ecografia
b) Arteriografia
c) Angiotomografia
d) Ressonância eletromagnética
Resposta: C
9) A região inguinal apresenta-se como um local suscetível à formação de hérnias. Considerando a grande incidência dessa afecção, as relações anatômicas do local são extremamente importantes do ponto de vista cirúrgico. Assim, o triângulo de Hasselbach tem como limites______________ _______________ ___________. As informações que completam corretamente as lacunas, na ordem em que se encontram, estão contidas na alternativa
a) o canal inguinal - o ligamento inguinal - o ligamento de Cooper
b) a bainha do reto abdominal - o cordão espermático - o canal inguinal
c) o cordão espermático - os vasos epigástricos inferiores - o ligamento de Cooper
d) o ligamento inguinal - a bainha do reto abdominal - os vasos epigástricos inferiores
Resposta: D
10) Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As fraturas intertrocantéricas não costumam provocar necrose avascular da cabeça femural. PORQUE.
II. A cápsula articular, com seus respectivos vasos, permanece inserida no fragmento proximal após a fratura, preservando o suprimento sanguíneo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justicativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta: A
11) Homem, 45 anos, consulta relatando história paterna de câncer colorretal, diagnosticado aos 49 anos, falecido por progressão da doença. Está procupado e deseja informações sobre o rastreamento da doença. Não tem sintomas gastrointestinais. Com base nesse caso, assinale a afirmativa correta.
a) A colonoscopia deve ser feita o mais breve possível, uma vez que está atrasado o inicio do rastreamento.
b) Uma das opções a ser recomendada é a realização de teste de sangue oculto nas fezes.
c) Teste de avaliação genética está indicado pela idade precoce da ocorrência de câncer colorretal em um familiar de primeiro grau.
d) O uso da colonografia por tomografia computadorizada apresenta sensibilidade equivalente à colonoscopia no diagnóstico de pólidos de até 5 mm.
Resposta: A
12) Em relação ao empiema pleural, arma-se:
I. Pneumonia, toracotomia e trauma são respectivamente as causas mais prevalentes do empiema pleural.
II. O germe mais frequente em adulto jovem e crianças portadores de empiema pós-pneumônico é o enterecoco.
III. O empiema crônico que erosa a parede torácica e apresenta drenagem espontânea é conhecido como empiema “necessitatis”. Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
Resposta: B
13) Menino, 9 anos, é levado à consulta com o pediatra por problemas comportamentais na escola e em casa; não consegue prestar atenção em aula e ao fazer os temas, está sempre conversando na aula, não consegue ficar sentado, não termina tarefas, “atropela” outras crianças nas bricandeiras, está sempre perdendo seus pertences e parece não ouvir instruções, que precisam ser repetidas várias vezes pela professora e pela mãe. Apesar de ter um QI de 115, apresenta prejuízos no desempenho escolar. Com base nessa história, qual é o tratamento farmacológico de primeira escolha?
a) Fluoxetina
b) Risperidona
c) Metilfenidato
d) Ácido Valproico
Resposta: C
14) Menino, 2 anos, apresenta vômitos, febre e prostração. As fezes estão mais claras e a urina escura. Exames indicam AST(TGO) 2450 U/L, ALT(TGP) 3210 U/L, bilirrubina total 5,5 mg/dL e bilirrubina direta 5,0 mg/dL. Há 1 mês teve contato com um primo que apresentou hepatite A. O paciente jamais recebeu qualquer vacina, pois os pais são contrários à vacinação. Os marcadores de hepatite não estão disponíveis no momento. Qual é a conduta imediata em relação às crianças e à equipe de trabalhadores da creche que esse menino frequenta?
a) Prescrever imunoglobulina a todas as crianças e todos os trabalhadores.
b) Prescrever vacina da hepatite A para todas as crianças e trabalhadores não vacinados.
c) Prescrever imunoglobulina e/ou vacina da hepatite A a todas as crianças e trabalhadores não vacinados.
d) Indicar cuidados de higiene, particularmente em relação às crianças em uso de fraldas, com lavagem de mãos e uso de álcool gel, não sendo necessária outra conduta prolática.
Resposta: C
15) Lactente de 11 meses previamente higido vem à consulta por estar há 3 dias com febre de até 38,8°C, tosse seca, fotofobia e coriza. Realizou viagem recente ao norte brasileiro com duração de um mês, retornando 1 dia antes do início do quadro, Ao exame, apresenta-se prostrado, febril, edema palpebral bilateral com lacrimejamento, lesões maculares brancas na mucosa bucal, lateral aos molares inferiores, bilateralmente. Amigdalas palatinas e pilares anteriores sem alterações. Demais dados do exame físico são normais. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
a) Sarampo
b) Dengue
c) Enterovirose
d) Febre faringoconjuntival por adenovírus
Resposta: A
16) Menino, 4 anos, consulta por encontrar-se discretamente edemaciado na região periorbital e nas extremidades inferiores. Exames laboratoriais: albuminemia igual a 2,1 g/dL, colesterolemia total igual a 300 mg/dL e relação proteinúria/creatininúria igual a 7 g/g. Durante o tratamento, ele apresentou febre e dor abdominal e sinais de inflamação peritoneal. Esta última complicação é mais frequentemente causada por
a) anaeróbio.
b) estafilococo.
c) pneumococo.
d) gram negativo.
Resposta: C
17) Em relação às situações especiais em imunizações, arma-se:
I. Lactente amamentando seu filho de 4 meses não deve receber a vacina da febre amarela.
II. Os contatos de imunodeprimidos devem receber as vacinas da varicela e a orall da poliomielite.
III. Os prematuros com peso superior a 2 kg recebem vacinas nas doses usuais conforme a idade cronológica.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
Resposta: B
18) Adolescente com diagnóstico de asma é levado ao pronto-atendimento com queixa de tosse produtiva há cerca de 2 semanas. Apresentou picos interminentes de febre até 37,9 °C e exacerbação da asma nesse período. Está em bom estado geral, mas não consegue dormir devido à tosse. Ausculta pulmonar: estertores nas bases e raros sibilos. Radiograma de tórax conforme a imagem a seguir. O agente etiológico mais provável e o medicamento a ser indicado são, respectivamente,
a) Chlamydia trachomatis e claritromicina
b) Adenovirus e medicamentos sintomáticos
c) Mycoplasma pneumoniae e azitromicina
d) Chlamydia pneumoniae e amoxicilina
Resposta: C
19) Na Emergência Pediátrica, o tratamento da crise de asma grave objetiva a correção da hipoxemia, a reversão da obstrução ao fluxo aéreo nas vias de pequeno calibre e a prevenção de episódios recorrentes. Com base nessa informação, arma-se:
I. Os ß2-agonistas inalatórios de ação rápida, quando usados de forma intensiva, podem causar hipoxemia pela vasodilatação pulmonar.
II. Os anticolinérgicos podem ser associados aos ß2-agonistas inalatórios de ação rápida na crise grave, porém eles não são a primeira linha de tratamento.
III. A adrenalina injetável é uma opção para crises de broncoespasmo grave. Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
Resposta: D
20) Obstetra solicita a presença de pediatra na sala de parto para o atendimento de um recém-nascido de gestante de 37 semanas com diabete melito tipo 1, mal controlada no pré-natal. O parto foi vaginal e a ruptura das membranas amnióticas ocorreu na hora do nascimento. Qual das alternativas a seguir indica as alterações que podem comprometer esse recém-nascido?
a) Tocotraumatismo, hiperglicemia, hipocalcemia, e hiperbilirrubinemia
b) Malformações congênitas, hipoglicemia, hipocalcemia e hiperbilirrubinemia.
c) Tocotraumatismo, hiperglicemia, hiperbilirrubinemia e hipoatividade
d) Malformações congênitas, hipoglicemia, hipercalcemia e desconforto respiratório
Resposta: B
21) Escolar de 8 anos, previamente hígido, há 10 dias apresenta febre 38,5°C, uma vez ao dia, associado à dor e inchaço nos tornozelos e joelho esquerdo. Após dois dias houve melhora dos sintomas nessas articulações, porém iniciou dor no punho direito e no cotovelo esquerdo. Ao procurar o pronto-socorro, apresentava-se em regular estado geral, hipoativo, corado, hidratado afebril, frequência cardíaca de 132 bpm, frequência respiratória de 28 mrpm, com discreto edema em joelho esquerdo, dor forte e limitação no punho direito e cotovelo esquerdo, ausculta cardíaca com bulhas hiperfonéticas e sopro holosistólico 4+/6+, panfocal. Demais aspectos do exame sico eram normais. Exames: hemograma normal; VSG elevado; ASLO elevado; e o radiograma das articualções acometidas não mostra alterações. A principal hipótese diagnóstica é de _______ e a conduta inicial é indicar _______.
a) febre reumática - ecocardiograa
b) artrite idiopática juvenil - fator reumatoide
c) artrite séptica - artrocentese do joelho esquerdo
d) lúpus eritematoso sistêmico - anticorpo antinúcleo
Resposta: A
22) Menina com um mês e meio de idade, lha de mãe com HIV que não realizou pré-natal, tem resultado de exame de carga viral do HIV sérica igual a 5.500 cópias/mL (detecção do RNA viral através da reação em cadeia da polimerase). Aos quatro meses de idade, traz novo resultado, pela mesma técnica, com 550.000 cópias/mL e contagem de CD4 igual a 2.000 células/mm³, equivalendo a 35% do total de linfócitos. A criança está assintomática e em uso de sulfametoxazol-trimetoprim prolático. Qual é a conduta correta para esse paciente?
a) Suspender sulfametoxazol-trimetoprim e não indicar terapia antirretroviral, pois os resultados dos exames de carga viral reetem apenas a passagem transplacentária.
b) Manter sulfametoxazol-trimetoprim prolático, mas não iniciar antirretrovirais, pois a criança está assintomática e o CD4 está normal para a faixa etária.
c) Iniciar antirretrovirais independentemente de qualquer parâmetro clínico ou laboratorial, mas não manter sulfametoxazol-trimetoprim, pois o CD4 está normal para a faixa etária.
d) Iniciar antirretrovirais e manter a prolaxia com sulfametoxazol-trimetoprim, independentemente de qualquer parâmetro clínico ou laboratorial.
Resposta: D
23) Neonato, masculino, 34 semanas, peso 1230 g, nascido por parto vaginal de início espontâneo, apresenta uma lesão na coxa esquerda (imagem a seguir). Sua mãe apresentou VDRL 1:64 e FTA-ABS positivo no segundo trimestre de gestação e realizou tratamento com penicilina benzatina (7.200.000 UI), juntamente com o parceiro, seis semanas antes do parto e, na internação, o VDRL era 1:1. O VDRL sérico do neonato era não reagente e foi realizada investigação complementar: pesquisa de treponema em campo escuro na lesão, hemograma, líquior e radiograma de ossos longos. Nesse caso, está indicado
a) observação clínica por 14 dias e, após, repetir VDRL no neonato.
b) prescrição de penicilina G procaína por 10 dias se a análise do líquor for normal.
c) prescrição de penicilina G benzatina, dose única, se toda a investigação complementar for normal.
d) prescrição de penicilina G cristalina por 07 dias se for detectada a presença de treponema em campo escuro no material da lesão.
Resposta: B
24) Recém-nascido a termo, com peso de nascimento de 3450 g, apresenta icterícia até a região umbilical, com 20 horas de vida. O restante do exame físico não revela alterações além da presença de um cefalohematoma. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e a do bebê é A Rh positivo. O teste de Coombs indireto é negativo e o teste de Coombs direto é positivo. Com essas informações, a hipótese diagnóstica mais provavél é de icterícia por
a) degradação da hemoglobina do cefalohematoma.
b) doença hemolítica por incompatibilidade Rh.
c) doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
d) doença hemolítica por deciência de G6PD.
Resposta: C