PUC RS - 2019 Flashcards

1
Q

1) Um médico atende a um paciente ao longo de quinze anos. Este paciente era portador de uma doença crônica, da qual veio a falecer. Ao longo dos atendimentos, e com o convívio social que tinham, o médico teve acesso a informações sobre o paciente que a família desconhecia, mas que não envolviam questões relativas a hábitos sexuais, uso de drogas ou doenças transmissíveis. Com relação à comunicação dessas informações, assinale a alternativa correta.

a) A viúva do paciente tem o direito de obter do médico respostas a todas as suas perguntas, devido ao princípio da veracidade.
b) O médico, a pedido da família, e no melhor interesse desta, pode alterar o histórico de saúde do paciente que será encaminhado para uma seguradora, observado o princípio da benecência.
c) O médico deve prestar os esclarecimentos que a família solicitar, resguardando a privacidade do paciente.
d) As obrigações de condencialidade do médico cessam com a morte do paciente, exceto as que têm repercussão econômica.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2) Mulher, 65 anos, assintomática, realiza ecograa abdominal de rotina, que demonstra lesão cística no corpo dos pâncreas. A tomograa computadorizada do abdome com contraste sugere diagnóstico de neoplasia intraductal mucionosa papilar (IPMN). Em relação ao caso, arma-se:
I. A IPMN compreende um amplo espectro de alterações epiteliais, incluindo adenoma benigno, limitrofe, carcinoma in situ e adenocarcinoma invasivo. II. O adenocarcinoma originado da IPMN apresenta o mesmo prognóstico do adenocarcinoma ductal do pâncreas.
III. Nas IPMN do ducto secundário, está indicada a pancreatectomia total pelo risco de multicentricidade do tumor. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3) Homem, 26 anos, vítima de ferimento por projétil de arma de fogo em abdome, com entrada em anco direito e saída em região lombar esquerda. Na sala de emergência, apresenta-se sudorético, pálido, referindo dor abdominal, PA 75/50 mmHg, FC 128 bpm e Glasgow de 15. Em relação ao atendimento inicial do caso acima, arma-se: I. Minimizar a infusão de cristaloide, mantendo a PA entre 70 e 80 mmHg, diminui o sangramento. II. O uso do FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma) é fundamental para orientar a conduta terapêutica. III. O uso de plasma fresco está contraindicado na reanimação inicial desse paciente. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4) Sobre o tratamento do câncer de próstata (CP), arma-se:
I. Pacientes com CP de baixo risco apresentam sobrevida média similar em 5 anos, independentemente da modalidade de tratamento curativo adotado.
II. Radioterapia externa (RxE) combinada com deprivação androgênica (de 6 meses a 3 anos) tem maior período livre de doença e de sobrevida comparado a RxE isolado em pacientes com CP, principalmente de risco intermediário e de alto risco. I
II. Deprivação androgênica com agonista LHRH (fator liberador luteinizante) ou orquiectomia bilateral é efetiva para controle sintomático da maioria dos casos de CP metastático. Estão corretas as armativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5) Homem, 78 anos, sem alterações prévias e em boas condições gerais, salvo episódio de dor abdominal há 20 dias que se resolveu com antiespasmódicos, é atendido na emergência com sinais e sintomas característicos de obstrução de intestino delgado. Qual dos achados a seguir fornece maior subsídio para o esclarecimento da etiologia desse quadro clínico?

a) Presença de níveis hidroaéreos no radiograma de abdomen
b) Restos alimentares evidenciados na sonda nasogástrica
c) Aerobilia na radiograma de abdome agudo
d) Massa palpável na pelve ao exame físico

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6) Para um homem, 63 anos, em avaliação pré-operatória para gastrectomia total por neoplasia, os itens a seguir são indicações de suporte nutricional no período pré-operatório, EXCETO:

a) IMC “menor ou igual que” 18,5 kg/m²
b) Albumina sérica < 3,0 g/dL
c) Transferrina < 200 mg/dL
d) Bilirrubina total > 2,5 mg/dL

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7) Menino de 3 meses de vida, com história de prematuridade, apresenta um abaulamento na região inguinal direita quando chora e, quando está calmo, desaparece. Ao exame, apresenta hérnia inguinal à direita, redutível e com ambos os testículos palpáveis na bolsa escrotal. Em relação ao caso, arma-se: I. O aparecimento da hérnia inguinal é mais frequente em crianças do sexo feminino. II. A frequência da hérnia inguinal é menor em recém-nascidos prematuros do que em a termo pequenos para idade gestacional. III. Está indicado o tratamento cirúrgico. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

8) Quando o diâmetro de uma aneurisma de aorta abdominal se aproxima de 5,5 cm, qual é o melhor exame complementar para o planejamento terapêutico entre cirurgia aberta ou endovascular?

a) Ecografia
b) Arteriografia
c) Angiotomografia
d) Ressonância eletromagnética

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

9) A região inguinal apresenta-se como um local suscetível à formação de hérnias. Considerando a grande incidência dessa afecção, as relações anatômicas do local são extremamente importantes do ponto de vista cirúrgico. Assim, o triângulo de Hasselbach tem como limites______________ _______________ ___________. As informações que completam corretamente as lacunas, na ordem em que se encontram, estão contidas na alternativa

a) o canal inguinal - o ligamento inguinal - o ligamento de Cooper
b) a bainha do reto abdominal - o cordão espermático - o canal inguinal
c) o cordão espermático - os vasos epigástricos inferiores - o ligamento de Cooper
d) o ligamento inguinal - a bainha do reto abdominal - os vasos epigástricos inferiores

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As fraturas intertrocantéricas não costumam provocar necrose avascular da cabeça femural. PORQUE.
II. A cápsula articular, com seus respectivos vasos, permanece inserida no fragmento proximal após a fratura, preservando o suprimento sanguíneo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justicativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11) Homem, 45 anos, consulta relatando história paterna de câncer colorretal, diagnosticado aos 49 anos, falecido por progressão da doença. Está procupado e deseja informações sobre o rastreamento da doença. Não tem sintomas gastrointestinais. Com base nesse caso, assinale a afirmativa correta.

a) A colonoscopia deve ser feita o mais breve possível, uma vez que está atrasado o inicio do rastreamento.
b) Uma das opções a ser recomendada é a realização de teste de sangue oculto nas fezes.
c) Teste de avaliação genética está indicado pela idade precoce da ocorrência de câncer colorretal em um familiar de primeiro grau.
d) O uso da colonografia por tomografia computadorizada apresenta sensibilidade equivalente à colonoscopia no diagnóstico de pólidos de até 5 mm.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12) Em relação ao empiema pleural, arma-se:
I. Pneumonia, toracotomia e trauma são respectivamente as causas mais prevalentes do empiema pleural.
II. O germe mais frequente em adulto jovem e crianças portadores de empiema pós-pneumônico é o enterecoco.
III. O empiema crônico que erosa a parede torácica e apresenta drenagem espontânea é conhecido como empiema “necessitatis”. Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13) Menino, 9 anos, é levado à consulta com o pediatra por problemas comportamentais na escola e em casa; não consegue prestar atenção em aula e ao fazer os temas, está sempre conversando na aula, não consegue ficar sentado, não termina tarefas, “atropela” outras crianças nas bricandeiras, está sempre perdendo seus pertences e parece não ouvir instruções, que precisam ser repetidas várias vezes pela professora e pela mãe. Apesar de ter um QI de 115, apresenta prejuízos no desempenho escolar. Com base nessa história, qual é o tratamento farmacológico de primeira escolha?

a) Fluoxetina
b) Risperidona
c) Metilfenidato
d) Ácido Valproico

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14) Menino, 2 anos, apresenta vômitos, febre e prostração. As fezes estão mais claras e a urina escura. Exames indicam AST(TGO) 2450 U/L, ALT(TGP) 3210 U/L, bilirrubina total 5,5 mg/dL e bilirrubina direta 5,0 mg/dL. Há 1 mês teve contato com um primo que apresentou hepatite A. O paciente jamais recebeu qualquer vacina, pois os pais são contrários à vacinação. Os marcadores de hepatite não estão disponíveis no momento. Qual é a conduta imediata em relação às crianças e à equipe de trabalhadores da creche que esse menino frequenta?

a) Prescrever imunoglobulina a todas as crianças e todos os trabalhadores.
b) Prescrever vacina da hepatite A para todas as crianças e trabalhadores não vacinados.
c) Prescrever imunoglobulina e/ou vacina da hepatite A a todas as crianças e trabalhadores não vacinados.
d) Indicar cuidados de higiene, particularmente em relação às crianças em uso de fraldas, com lavagem de mãos e uso de álcool gel, não sendo necessária outra conduta prolática.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15) Lactente de 11 meses previamente higido vem à consulta por estar há 3 dias com febre de até 38,8°C, tosse seca, fotofobia e coriza. Realizou viagem recente ao norte brasileiro com duração de um mês, retornando 1 dia antes do início do quadro, Ao exame, apresenta-se prostrado, febril, edema palpebral bilateral com lacrimejamento, lesões maculares brancas na mucosa bucal, lateral aos molares inferiores, bilateralmente. Amigdalas palatinas e pilares anteriores sem alterações. Demais dados do exame físico são normais. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?

a) Sarampo
b) Dengue
c) Enterovirose
d) Febre faringoconjuntival por adenovírus

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16) Menino, 4 anos, consulta por encontrar-se discretamente edemaciado na região periorbital e nas extremidades inferiores. Exames laboratoriais: albuminemia igual a 2,1 g/dL, colesterolemia total igual a 300 mg/dL e relação proteinúria/creatininúria igual a 7 g/g. Durante o tratamento, ele apresentou febre e dor abdominal e sinais de inflamação peritoneal. Esta última complicação é mais frequentemente causada por

a) anaeróbio.
b) estafilococo.
c) pneumococo.
d) gram negativo.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

17) Em relação às situações especiais em imunizações, arma-se:
I. Lactente amamentando seu filho de 4 meses não deve receber a vacina da febre amarela.
II. Os contatos de imunodeprimidos devem receber as vacinas da varicela e a orall da poliomielite.
III. Os prematuros com peso superior a 2 kg recebem vacinas nas doses usuais conforme a idade cronológica.
Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

18) Adolescente com diagnóstico de asma é levado ao pronto-atendimento com queixa de tosse produtiva há cerca de 2 semanas. Apresentou picos interminentes de febre até 37,9 °C e exacerbação da asma nesse período. Está em bom estado geral, mas não consegue dormir devido à tosse. Ausculta pulmonar: estertores nas bases e raros sibilos. Radiograma de tórax conforme a imagem a seguir. O agente etiológico mais provável e o medicamento a ser indicado são, respectivamente,

a) Chlamydia trachomatis e claritromicina
b) Adenovirus e medicamentos sintomáticos
c) Mycoplasma pneumoniae e azitromicina
d) Chlamydia pneumoniae e amoxicilina

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

19) Na Emergência Pediátrica, o tratamento da crise de asma grave objetiva a correção da hipoxemia, a reversão da obstrução ao fluxo aéreo nas vias de pequeno calibre e a prevenção de episódios recorrentes. Com base nessa informação, arma-se:
I. Os ß2-agonistas inalatórios de ação rápida, quando usados de forma intensiva, podem causar hipoxemia pela vasodilatação pulmonar.
II. Os anticolinérgicos podem ser associados aos ß2-agonistas inalatórios de ação rápida na crise grave, porém eles não são a primeira linha de tratamento.
III. A adrenalina injetável é uma opção para crises de broncoespasmo grave. Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

20) Obstetra solicita a presença de pediatra na sala de parto para o atendimento de um recém-nascido de gestante de 37 semanas com diabete melito tipo 1, mal controlada no pré-natal. O parto foi vaginal e a ruptura das membranas amnióticas ocorreu na hora do nascimento. Qual das alternativas a seguir indica as alterações que podem comprometer esse recém-nascido?

a) Tocotraumatismo, hiperglicemia, hipocalcemia, e hiperbilirrubinemia
b) Malformações congênitas, hipoglicemia, hipocalcemia e hiperbilirrubinemia.
c) Tocotraumatismo, hiperglicemia, hiperbilirrubinemia e hipoatividade
d) Malformações congênitas, hipoglicemia, hipercalcemia e desconforto respiratório

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

21) Escolar de 8 anos, previamente hígido, há 10 dias apresenta febre 38,5°C, uma vez ao dia, associado à dor e inchaço nos tornozelos e joelho esquerdo. Após dois dias houve melhora dos sintomas nessas articulações, porém iniciou dor no punho direito e no cotovelo esquerdo. Ao procurar o pronto-socorro, apresentava-se em regular estado geral, hipoativo, corado, hidratado afebril, frequência cardíaca de 132 bpm, frequência respiratória de 28 mrpm, com discreto edema em joelho esquerdo, dor forte e limitação no punho direito e cotovelo esquerdo, ausculta cardíaca com bulhas hiperfonéticas e sopro holosistólico 4+/6+, panfocal. Demais aspectos do exame sico eram normais. Exames: hemograma normal; VSG elevado; ASLO elevado; e o radiograma das articualções acometidas não mostra alterações. A principal hipótese diagnóstica é de _______ e a conduta inicial é indicar _______.

a) febre reumática - ecocardiograa
b) artrite idiopática juvenil - fator reumatoide
c) artrite séptica - artrocentese do joelho esquerdo
d) lúpus eritematoso sistêmico - anticorpo antinúcleo

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

22) Menina com um mês e meio de idade, lha de mãe com HIV que não realizou pré-natal, tem resultado de exame de carga viral do HIV sérica igual a 5.500 cópias/mL (detecção do RNA viral através da reação em cadeia da polimerase). Aos quatro meses de idade, traz novo resultado, pela mesma técnica, com 550.000 cópias/mL e contagem de CD4 igual a 2.000 células/mm³, equivalendo a 35% do total de linfócitos. A criança está assintomática e em uso de sulfametoxazol-trimetoprim prolático. Qual é a conduta correta para esse paciente?

a) Suspender sulfametoxazol-trimetoprim e não indicar terapia antirretroviral, pois os resultados dos exames de carga viral reetem apenas a passagem transplacentária.
b) Manter sulfametoxazol-trimetoprim prolático, mas não iniciar antirretrovirais, pois a criança está assintomática e o CD4 está normal para a faixa etária.
c) Iniciar antirretrovirais independentemente de qualquer parâmetro clínico ou laboratorial, mas não manter sulfametoxazol-trimetoprim, pois o CD4 está normal para a faixa etária.
d) Iniciar antirretrovirais e manter a prolaxia com sulfametoxazol-trimetoprim, independentemente de qualquer parâmetro clínico ou laboratorial.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

23) Neonato, masculino, 34 semanas, peso 1230 g, nascido por parto vaginal de início espontâneo, apresenta uma lesão na coxa esquerda (imagem a seguir). Sua mãe apresentou VDRL 1:64 e FTA-ABS positivo no segundo trimestre de gestação e realizou tratamento com penicilina benzatina (7.200.000 UI), juntamente com o parceiro, seis semanas antes do parto e, na internação, o VDRL era 1:1. O VDRL sérico do neonato era não reagente e foi realizada investigação complementar: pesquisa de treponema em campo escuro na lesão, hemograma, líquior e radiograma de ossos longos. Nesse caso, está indicado

a) observação clínica por 14 dias e, após, repetir VDRL no neonato.
b) prescrição de penicilina G procaína por 10 dias se a análise do líquor for normal.
c) prescrição de penicilina G benzatina, dose única, se toda a investigação complementar for normal.
d) prescrição de penicilina G cristalina por 07 dias se for detectada a presença de treponema em campo escuro no material da lesão.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

24) Recém-nascido a termo, com peso de nascimento de 3450 g, apresenta icterícia até a região umbilical, com 20 horas de vida. O restante do exame físico não revela alterações além da presença de um cefalohematoma. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e a do bebê é A Rh positivo. O teste de Coombs indireto é negativo e o teste de Coombs direto é positivo. Com essas informações, a hipótese diagnóstica mais provavél é de icterícia por

a) degradação da hemoglobina do cefalohematoma.
b) doença hemolítica por incompatibilidade Rh.
c) doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
d) doença hemolítica por deciência de G6PD.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

25) Um estudo analisou a associação entre a iniquidade econômica e a ocorrência de nascimentos prematuros com uma amostra probabilística de 467 crianças brasileiras. A tabela apresentada a seguir descreve os resultados desse estudo. Com os dados fornecidos, calcule a razão de chances da associação entre a menor renda familiar e o nascimento prematuro.

a) 1,3
b) 1,6
c) 2,1
d) 3,8

A

Resposta: ?

26
Q

26) Paciente na 1ª gestação de feto único vem à consulta de pré-natal preocupada com a possibilidade de nascimento prematuro. Qual das condutas a seguir é correta para prevenir um trabalho de parto prematuro?

a) Prescrever progesterona 200 mg/dia para colo “menor ou igual que” 2,0 cm de comprimento até 37ª semana de gestação.
b) Indicar pessário cervical para colo > 3,0 cm de comprimento até a 37ª semana de gestação.
c) Prescrever sulfato de magnésio para prevenção de lesão cerebral fetal e como tocolítico.
d) Indicar circlagem para colo > 2,5 cm de comprimento.

A

Resposta: A

27
Q

27) Gestante vem ao centro obstétrico com queixa de dor epigástrica, cefaleia e escotomas. A idade gestacional é de 35 semanas por ecograa de 7 semanas. A pressão arterial é de 170/125 mmHg e os batimentos cardiofetais são 144 por minuto. Diante desse quadro, qual é a conduta?

a) Fazer ecograa com Doppler e, se for normal, prescrever alfametildopa e aguardar até a 37ª semana.
b) Prescrever sulfato de magnésio, captopril ou enalapril e fazer a cesariana após estabilização materna.
c) Prescrever nifedipina e sulfato de magnésio, monitorizar o feto e interromper a gestação após a estabilização materna.
d) Fazer avaliação fetal, solicitar exames laboratoriais e interromper a gestação se a proteinúria for maciça e o ácido úrico for superior a 6 mg/L.

A

Resposta: C

28
Q

28) Paciente vem à emergência obstétrica com queixa de sangramento tipo “borra de café”. Com data da última menstruação desconhecida, realiza ecograa transvaginal durante o atendimento, a qual demonstra saco gestacional intrauterino com 1,6 cm de diâmetro médio sem a presença de embrião. Qual é a hipótese diagnóstica e a conduta a ser adotada nessa situação?

a) Gestação anembrionada; realizar curetagem uterina.
b) Ameaça de aborto; indicar nova ecograa em 7-10 dias.
c) Abortamento em curso; realizar aspiração manual intrauterina.
d) Abortamento em curso; aguardar resolução espontânea.

A

Resposta: B

29
Q

29) Gestante, 29 anos, vem à consulta de pré-natal com resultado de VDRL 1:16. História prévia de tratamento para sífilis há 3 anos. No exame físico, não foram identificadas lesões sugestivas de sífilis na pele e em mucosas. Em relação a esse caso, assinale a alternativa que contém a conduta correta.

a) Não é necessário tratar essa gestante nesse momento, pois a paciente não apresenta lesões e se considera o resultado do VDRL como uma cicatriz sorológica.
b) Solicitar FTA-ABS sérico e tratar a paciente no retorno do pré-natal em 30 dias, se o FTA-ABS for positivo.
c) Tratar com penicilina benzatina na dose total de 2.400.000 UI, em dose única.
d) Tratar com penicilina benzatina na dose total de 7.200.000 UI, em três doses.

A

Resposta: D

30
Q

30) Primigesta, 30 anos, raça negra, hígida, assintomática, com história familiar de tireoidopatia e com 26 semanas de gestação, vem para sua segunda consulta de pré-natal trazendo os seguintes exames laboratoriais, com a especicação da semana em que foram realizados: Hemoglobina: 10,2 g/dL e eletroforese de hemoglobina = 99% AA (12ª semana); Toxoplasmose: IgG reagente, IgM reagente e teste de avidez de IgG > 60% (12ª semana); Teste de tolerância oral a glicose: glicemia jejum = 95 mg/dL; 1 hora = 140 mg/dL; 2 horas = 130 mg/dL (24ª semana); Ecograa obstétrica com medida da translucência nucal = 2,0 mm ( 12ª semana); Diante desses achados, qual é o diagnóstico correto?

a) Anemia falciforme
b) Toxoplasmose aguda
c) Cromossomopatia
d) Diabete gestacional

A

Resposta: D

31
Q

31) Mulher, 37 anos, assintomática, procura atendimento em posto de saúde, pois palpou nódulo na mama direita. Ao exame físico, apresenta um nódulo de aproximadamente 1,5 cm em quadrante superior lateral da mama direita e linfonodos axilares não palpáveis. Médico solicita ecografia mamária acompanhada de punção-biópsia por agulha grossa. Resultado do anatomopatológico: carcinoma infiltrante de tipo não especial. Em relação aos exames complementares que a paciente necessita realizar para seu planejamento terapêutico, assinale a alternativa que contém o exame imprescindível.

a) Mamografia bilateral
b) Marcador tumoral sérico CA 15-3
c) Ultrassonografia mamária com dopplervelocitometria
d) Tomografia computadorizada por emissão de pósitrons

A

Resposta: A

32
Q

32) Mulher, 23 anos, nuligesta, em uso de anticoncepcional hormonal combinado por via oral, sem atraso menstrual, consulta na emergência com dor em baixo ventre, secreção vaginal aumentada e febre. Ao exame de toque vaginal, apresenta dor à mobilização do colo e à palpação uterina e anexial. Ao exame especular, identifica-se colo uterino hiperemiado com secreção amarelada abundante. Ecografia transvaginal sugere trompas espessadas e aumentadas, demonstra cisto ovariano direito com conteúdo denso de 8,7x3,4x4,5 cm e cisto ovariano à esquerda de 4,1x3,4x3,1 cm (com conteúdo espesso, debris no interior e septos nos) com líquido livre na pelve. Qual das seguintes armações é correta sobre a conduta a seguir?

a) É fundamental a realização imediata de cirurgia laparoscópica.
b) A hospitalização é necessária, com o uso de antibioticoterapia parenteral.
c) O tratamento deve ser empírico com antibioticoterapia de amplo espectro, como azitromicina, para o casal, em nível ambulatorial.
d) É fundamental a realização de pesquisa em cultura para Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis e, após a conrmação do agente etiológico, iniciar com doxiciclina por 7 dias.

A

Resposta: B

33
Q

33) No que diz respeito à infertilidade na mulher, é correto armar que a ______________ está relacionada à maior diculdade para engravidar pelo risco de ___________.

a) obesidade - disovulia
b) obesidade - hipergonadismo hipergonadotróco
c) doença inamatória pélvica - disovulia
d) prática de exercício físico isométrico - hipogonadismo hipergonadotróco

A

Resposta: A

34
Q

34) Mulher, 84 anos, hipertensa, diabética, em uso de insulina e com insuficiência renal crônica avançada, apresenta prolapso da parede vaginal anterior grau 3 sintomático, mas nega incontinência urinária. Entre os tratamentos a seguir, qual deve ser proposto para essa paciente?

a) Pessário vaginal em anel
b) Cirurgia de Sling com fáscia autóloga
c) Cirurgia de sacrocolpoxação com tela
d) Reforço da musculatura do assoalho pélvico

A

Resposta: A

35
Q

35) Mulher, 53 anos, relata última menstruação aos 49 anos e, desde então, sente muitos “calorões” e insônia, que piorou devido aos fogachos noturnos. Apresenta alterações psicossociais, como depressão e irritabilidade bem como diminuição da libido e ressecamento vaginal. Nega episódios de sangramento pósmenopausa ou história de cirurgia ginecológica. Está em tratamento para hipertensão arterial sistêmica com controle adequado dos níveis pressóricos. Refere que a avó materna teve câncer de mama aos 68 anos e nega ocorrência de outro tipo de câncer ginecológico na família. Traz mamografia realizada há três meses, sem alterações. Deseja iniciar terapia hormonal (TH) para tratamento dos sintomas climatéricos. Sobre essa prescrição, é correto armar que a TH

a) não deve ser usada, pois como a menopausa ocorreu há 4 anos, já foi ultrapassada a “janela de oportunidade” e os riscos dessa terapia superam seu benefício.
b) pode ser utilizada apenas com uso de estrogênio,s em a administração concominante de progestágeno, devido ao risco aumentado de câncer de mama dessa paciente.
c) está indicada, devendo ser realizada através da administração de estrogênio e progestágeno.
d) está indicada com o uso de tibolona devido à hipertensão arterial e história familiar de câncer de mama dessa paciente.

A

Resposta: C

36
Q

36) Em relação à endometriose pélvica feminina, arma- se:
I. Embora exista correlação positiva entre o estágio da endometriose e ador pélvica crônica, ela poderá ser assintomática, mesmo na doença avançada.
II. O toque vaginal durante o período menstrual, com identificação de nodularidade nos ligamentos uterossacros, leva a suspeitar de endometriose profunda.
III. A infertilidade feminina originada pela endometriose pode ser de causa ovulatória, visto que a doença facilita a luteinização do folículo sem a sua ruptura. Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

A

Resposta: D

37
Q

37) Em relação às complicações do alcoolismo, arma-se:
I. Trasntorno amnésico persistente induzido por álcool costuma ocorrer em adolescentes consumidores regulares de cannabis.
II. A encefalopatia de Wernick pode ser reversível se tratada de início com tiamina parenteral em doses altas. III. Apagões são episódios de amnésia anterógrada causados por intoxicação alcoolica se associada com cocaína ou cannabis. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.

A

Resposta: B

38
Q

38) Homem, 34 anos, procurou a emergência por mal-estar, febre, sensação de dor torácica em região subesternal, tosse seca e leve dispneia iniciados há poucas horas. Submetido à cirurgia bariátrica há 9 dias, negava queixas abdominais. Obeso há 12 anos, asma desde a infância e tabagismo (20 anos-maço). Ao exame físico, temperatura axilar 37, 9°C, taquicárdico e sem outras alterações. Considerando o diagnóstico mais provável, qual é a conduta inicial no atendimento de emergência?

a) Solicitar radiografia de tórax, hemograma, exames culturais e iniciar antibioticoterapia empirica precocemente, pois a rapidez do tratamento pode reduzir a morbimortalidade.
b) Solicitar eletrocardiograma, radiograma de tórax e d-dímeros, que, se estiverem acima de 500 ng/mL, devem demandar também a realização de angiotomografia de tórax.
c) Iniciar oxigenioterapia, nebulizações com broncodilatadores e administrar corticóide IV, seguidos de avaliação adicional com radiograa de tórax e gasometria arterial.
d) Solicitar tomograa de tórax e abdômen, hemograma, hemocultura e coleta de escarro (ou coleta de lavado broncoalveolar, se não houver produção de secreção em via aérea), seguidos de antibioticoterapias de amplo espectro, com cobertura para germes nosocomiais.

A

Resposta: B

39
Q

39) Analise a condição dos seguintes pacientes portadores de brilação atrial crônica: 1- Homem de 55 anos portador de doença arterial periférica. 2- Homem de 65 anos portador de insuciência cardíaca classe IV (NYHA - New York Heart Association). 3- Homem de 75 anos portador de diabete melito 2. Para quais desses pacientes deverá ser indicada a anticoagulação para a prevenção do tromboembolismo?

a) 1 e 2, apenas.
b) 1 e 3, apenas.
c) 2 e 3, apenas.
d) 1, 2 e 3.

A

Resposta: C

40
Q

40) Militar, 20 anos, chega à emergência após 12 horas de intenso treinamento em campo, com queixas de dor e fraqueza proximal em membros inferiores, associadas à oligúria. Referiu, ainda, que o pouco de urina produzida tinha cor de ferrugem, Eletrocardiograma realizado apresentou o traçado a seguir. Em relação ao caso clínico, armar-se:
I. Ocorre acidose metabólica com “ânion gap” normal.
II. A reposição hidrossalina vigorosa é um tratamento adequado.
III. Infundir 10 mL de gluconato de cálcio 10% em 10-20 minutos juntamente com nebulização com beta agonista é a primeira conduta terapêutica. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.

A

Resposta: D

41
Q

41) Mulher, 31 anos, gestante de 16 semanas, portadora de hipotireoidismo, em uso de 75 mg de levotiroxina, relata que há 3 semanas apresenta quadro de diarreia (8 a 10 evacuações/dia) com muco e sangue ocasional. Exames laboratoriais apresentam anemia ferropriva, calprotectina fecal acima de 1000 µg/g e VSG 35 mm. Qual é o provável diagnóstico?

a) Hipertireoidismo reacional transgestacional
b) Síndrome do intestino irritável
c) Doença inamatória intestinal
d) Intolerância à lactose

A

Resposta: C

42
Q

42) Mulher, 52 anos, com fadiga, cansaço e dores musculares, apresenta cálcio sérico de 12,1 mg/dL (VR: 8.910 1 mg/dL), PTH sérico de 558 pg/mL (VR: 4 a 58 pg/mL), creatinina sérica normal, hipofosfatemia e hipercalciúria moderada. Densitometria óssea demonstrou osteopenia no fêmur, na coluna lombar e nos rádios. A propósito desse caso, arma-se:
I. Essa condição decorre da hiperplasia difusa das glândulas paratireoides.
II. Ressonância magnética da região cervical é o exame inicial a ser solicitado para localização da lesão.
III. Paratireoidectomia é o único tratamento curativo nessa situação.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) II.
b) III.
c) I e II.
d) I e III.

A

Resposta: B

43
Q

43) Homem, 60 anos, catador de lixo, com quadro de fadiga, emagrecimento de 5 kg em 3 meses, sudorese noturna, tosse seca e febrícula vespertina. Exame físico mostra linfadenomegalias cervicais e axilares, a maior com 4 cm de diâmetro, consistência elástica, indolor, móveis aos planos profundos. Exame radiológico torácico mostra linfadenomegalias hilares e alterações em parênquima pulmonar compatíveis com doença granulomatosa. Hemograma com hemoglobina 10,5 g/dL, VCM normal, linfopenia; VSG elevado. Dentre as opções a seguir, que procedimento é necessário para definir o diagnóstico?

a) Teste de Mantoux
b) Teste IGRA (Interferon-gamma release assay)
c) Biópsia de medula óssea
d) Biópsia de linfonodo cervical

A

Resposta: D

44
Q

44) Mulher, 78 anos, com história de diabete melito e hipertensão arterial, foi encontrada por familiares desacordada em casa. No momento, está internada em Unidade de Tratamento Intensivo, em ventilação mecânica, em coma arreceptivo, Glasgow 3, com PA 70/30 mmHg em uso de noradrenalina (0,8 mcg/Kg/min) e diurese de 100 mL nas últimas 6 horas. Tomografia computadorizada de crânio sem alterações, hemograma com 18000 leucócitos/mm³ com 10% de bastonados, sódio de 159 mEq/L e creatinina de 2,4 mg/dL. Na suspeita de morte encefálica, o plantonista da unidade decide realizar o protocolo de diagnóstico. Considerando o caso, assinale a alternativa correta.

a) Não está indicada a abertura do protocolo, uma vez que a paciente não será doadora de órgãos devido à disfunção dos múltiplos órgãos
b) A paciente possivelmente está em morte encefálica, no entanto, dificilmente será possível fechar o diagnóstico em função da instabilidade clínica
c) Não está indicado realizar a abertura do protocolo de morte encefálica, uma vez que a paciente não apresenta lesão estrutural cerebral.
d) A paciente deve ser submetida a dois exames clínicos por médicos independentes e a um exame de imagem complementar para concluir o diagnóstico de morte encefálica

A

Resposta: C

45
Q

45) Mulher, 27 anos, com diabete melito tipo 1, vem à emergência com história de hematúria macroscópica, febre e dor em baixo ventre iniciada há 24 horas. No momento, não consegue urinar. Realizada sondagem vesical de alívio e enviada urina para cultura. Em relação a esse caso, presença de, pelo menos, ______ unidades formadoras de colônia indica o diagnóstico de infecção urinária. Esse é o segundo episódio de infecção urinária no último semestre, o que _______ a coleta de cultura e investigação complementar por se tratar de infecção urinária de repetição. Uma vez indicada a antibioticoterapia, ________ pode ser utilizada como droga de primeira escolha por ________dias. As informações que completam corretamente as lacunas, na ordem que se encontram, estão contidas na alternativa

a) 100 - obriga - quinolona - 07 a 14
b) 100 - faculta - nitrofurantoína - 10 a 14
c) 1000.000 - obriga - nitrofurantoína - 07 a 14
d) 100.000 - faculta - quinolona - 07 a 14

A

Resposta: A

46
Q

46) Homem, 23 anos, com história prévia de epilepsia e de drogadição, em uso regular de droga antiepiléptica, foi trazido à Emergência com um quadro de crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. Amigos relatam que esse era o terceiro episódio nas últimas 2 horas e que o paciente não chegou a recuperar a consciência após o segundo episódio, há cerca de 40 minutos. Informam que a crise atual iniciou há, aproximadamente, 10 minutos. Declaram que, normalmente, o paciente apresenta um mal-estar epigástirco antes do início das convulsões. Negam que o paciente tenha outras doenças, mas não sabem dizer sobre história familiar de epilepsia. De acordo com os dados acima, qual a afirmativa correta quanto ao diagnóstico e tratamento?

a) Epilepsia de dificil controle; iniciar tratamento com diazepam 5-10 mg IV rápido em até 2 a 3 vezes, seguido de fenitoína.
b) Status epilepticus; caso as crises não cessem com o uso de diazepam e fenitoína, deve-se usar fenobarbital 3-5 mg/Kg IV
c) Estado de mal convulsivo; o uso de glicose 50 mg, tiamina 100 mg e gluconato de cálcio 25 mg está indicado após o uso de fenitoína.
d) Estado de mal convulsivo; hidantalização IV 15 a 18 mg/Kg numa velocidade < 50 mg/min deve ser a primeira medicação a ser administrada, seguido de diazepam

A

Resposta: B

47
Q

47) Mulher, 65, com diagnóstico de carcinoma de pulmão de pequenas células, procura a emergência com queixa de emagrecimento, dispneia e tosse seco progressiva. Ao exame físico, apresenta edema facial leve e ingurgitamento de vasos torácicos superficiais. Tomografia demonstra nódulos pulmonares e extensas linfadenomegalias mediastinais fusionadas formando massa de, aproximadamente, 17 cm no maior diâmetro e lesões hepáticas em todos os segmentos, compatíveis com implantes secundários. Foi definido início imediato de quimioterapia sistêmica com cisplatina e etoposídeo.
A partir desse momento, qual é a conduta?

a) Prescrever hidratação, rasburicase e alcalinização da urina.
b) Prescrever hidratação e espironolactona para aumentar o débito urinário.
c) Monitorar o débito urinário para indicar o início da hiper-hidratação e prescrever rasburicase.
d) Solicitar ácido úrico, fosfato, potássio, creatinina, cálcio e LDH séricos 48 horas após o início da quimioterapia.

A

Resposta: A

48
Q

48) Mulher, 26 anos, branca, vem ao ambulatório por apresentar eritema malar, fotossensibilidade e úlceras orais há 6 meses. O teste para anticorpos antinucleares é positivo (1/640, padrão homogêneo), assim como o anticorpo anti-DNA (1/20). Os níveis de C3 e C4 estão levemente diminuídos. A creatinina é de 0,6 mg/dL. O exame de urina revela proteinúria e hematúria microscópica. A proteinúria de 24 horas é de 0,8 g.
Na histologia da biópsia renal dessa paciente, qual é a estrutura mais provavelmente acometida?

a) Vênula
b) Túbulo
c) Mesângio
d) Membrana basal

A

Resposta: C

49
Q

49) Mulher, 17 anos, procura a Unidade Básica de Saúde acompanhada pelos pais, que relatam alteração de comportamento. Notaram ansiedade crescente nas últimas semanas manifestada por preocupações exageradas com violência, morte, e por medo ter contraído uma doença sexualmente transmissível ou de estar grávida. Também apresenta perturbação do sono, falta de apetite e gagueira de início súbito.
Frente ao quadro clínico, qual é a suspeita diagnóstica mais provável?

a) Fobia específica
b) Transtorno dismórfico corporal
c) Abuso de substâncias psicoativas
d) Reação não verbalizada ao estupro

A

Resposta: D

50
Q

50) Homem, 24 anos, de férias em cidade do litoral, apresentou quadro de cefaleia muito intensa, unilateral e pulsátil. Procurou a Unidade de Saúde da Família, que, através dos dados de identificação, possibilitou o atendimento e a resolução do quadro. Qual é o princípio do Sistema Único de Saúde que permitiu tal atendimento?

a) Equidade
b) Integralidade
c) Universalidade
d) Coordenação do cuidado

A

Resposta: C

51
Q

51) A neuropatia diabética periférica pode variar de assintomática até fisicamente incapacitante, sendo o tratamento, na maioria das vezes, apenas sintomático. Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Casos que apresentam muita dor e que não respondem ao controle metabólico devem incialmente ser manejados com analgésicos não opíoides e, na persistência dos sintomas, podem ser utilizados anticonvulsivantes como carbamazepina. PORQUE. II. Os antidepressivos tricíclicos são contraindicados em indivíduos com diabete melito e com presença de neuropatia autonômica, apesar do seu efeito analgésico importante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justicativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A

Resposta: C

52
Q

52) Mulher, 32 anos, em uso de terapia antirretroviral por aids, vem à consulta com quadro de prurido e lesões vesiculares em região vulvar, com quatro dias de evolução. Relata episódio prévio similar, com quatro semanas de duração e sintomas mais intensos, tendo apresentado dor naquela ocasião e realizado tratamento com aciclovir 400 mg a cada 8 horas por 10 dias, com resolução clínica. Em relação ao quadro clínico atual, assinale a alternativa correta.

a) Esse episódio deve ser manejado com a mesma medicação do primeiro, incluindo dose e duração do tratamento.
b) O tratamento recomendado é com aciclovir 400 mg a cada 8 horas por 5 dias.
c) Por se tratar de uma recidiva sem dor, é recomendada a terapia tópica com fármacos antivirais.
d) A coinfecção pelo HIV indica tratamento por 14 dias.

A

Resposta: B

53
Q

53) Mulher, 38 anos, refere quadro de febre abrupta, dor muscular intensa, náuseas e três episódios de vômitos iniciados há dois dias, após retorno de viagem para área endêmica de febre amarela. O exame físico está normal. Exames laboratoriais evidenciam aumento de transaminases (mais de cinco vezes do valor basal) e leucopenia. Além da hidratação oral, o tratamento preconizado para essa condição é

a) metoclopramida, amoxilicina e dipirona.
b) ondansetrona, ácido acetilsalicílico e ranitidina.
c) metociopramida, paracetamol e omeprazol.
d) bromoprida, dipirona e pantoprazol.

A

Resposta: D

54
Q

54) Médico prescreve estatina e ácido acetilsalicílico para homem de 53 anos após infarto de miocárdio há 30 dias para previnir recorrências, mas o homem se recusa a fazer o tratamento, acreditando que dieta e exercícios físicos serão o suficientes. Diante dessa situação clínica, com relação à autonomia do paciente em relação ao seu cuidado, o médico opta por informá-lo sobre os riscos e benefícios do tratamento de sua condição, agendando um retorno breve, com vistas a trabalhar a questão da adesão ao tratamento medicamentoso. O componente do método clínico centrado na pessoa presente nessa situação é o _______ e sua principal caraterística está relacionada à(ao) ______________.

a) primeiro - exploração da experiência da pessoa com a doença
b) segundo - entendimento da pessoa com um todo
c) terceiro - elaboração de um projeto comum de tratamento ao médico e à pessoa
d) quarto - incorporação da prevenção e da promoção da saúde na prática

A

Resposta: C

55
Q

55) Para paciente que procura atendimento na Atenção Primária em Saúde por tontura, qual das condutas abaixo NÃO é indicada?

a) Desprescrever clonazepam de uso contínuo para mulher, 79 anos, com quadro de tonturas e que sofreu queda ao solo recentemente sem fraturas, com manobra de Dix-Hallpicke positiva, sem outras comorbidades.
b) Ensinar exercícios de reabilitação vestibular para mulher, 82 anos, com quadro de tonturas e vertigens frequentes compatíveis com hipofunção vestibular e manobra de Dix-Hallpicke negativa.
c) Prescrever meclizina por via oral por até três dias para homem, 51 anos, com quadro clínico compatível com labirintite aguda.
d) Renovar prescrição de unarizina contínua para homem, 62 anos, com história prévia de acidente vascular encefálico isquêmico há 3 anos, apresentando tonturas desde então, e manobra de DixHallpicke negativa.

A

Resposta: D

56
Q

56) No contexto da Atenção Primária à Saúde, a dor lombar baixa com duração maior que ______ semanas, sem resposta ao tratamento clínico, deve ser investigada com exame laboratorial e _______.

a) quatro - ecografia de vias urinárias.
b) seis - radiograma simples
c) oito - tomografia computadorizada
d) dez - ressonância nuclear magnética

A

Resposta: B

57
Q

57) Homem, 71 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabete melito tipo 2 (DM 2) e gota, em uso diário de hidroclorotiazida 25 mg, enalapril 40 mg, metformina 1,5 g, glicazida 30 mg e alopurinol 100 mg, há 6 meses em uso de varfarina devido a 2 episódios de trombose venosa profunda, consulta por exarcebação de bursite deltoidea há duas semanas e refere uso de ibuprofeno 600 mg, 3 vezes ao dia nos últimos 5 dias, com pouca melhora. Qual é a condição clínica e o fármaco que, quando associados, aumentam o risco global de reação adversa nesse paciente?

a) DM 2 e hidroclorotiazida
b) Bursite e metformina
c) Gota e ibuprofeno
d) HAS e glicazida

A

Resposta: A

58
Q

58) Mulher, 72 anos, vem para consulta de rotina. Não apresenta queixas e não faz tratamento para qualquer condição crônica. Tem as vacinas para influenza, tétano e pneumococo em dia. A paciente questiona o seu médico sobre exames preventivos que ela deva fazer. Em relação às recomendações do Ministério da Saúde do Brasil para o rastreamento populacional, arma-se:
I. O médico deve orientar a paciente que, para mulheres acima de 70 anos, não há indicação para o rastreamento do câncer de mama.
II. O rastreamento para o câncer de cólon e reto deve ser realizado a cada 3 anos após os 70 anos.
III. A paciente tem indicação de realizar glicemia de jejum e perfil lipídico bianual até os 85 anos.
Está/estão corretas(s) apenas a(s) afirmativas(s)

a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.

A

Resposta: A

59
Q

59) Soluções de apoio à decisão clínica, como matriciamento ou consultoria, referem-se às iniciativas de qualificação da Atenção Primária à Saúde através da interface com recursos humanos especializados. Sobre o tema, arma-se:
I. A discussão de um caso complexo em matriciamento transfere a coordenação do cuidado para o especialista apoiador.
II. Os recursos de matriaciamento são independentes do sistema de referência e contrarreferência.
III. O suporte clínico por telefone, internet ou prontuário eletrônico tem maior capilaridade que o suporte face a face.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.

A

Resposta: B

60
Q

60) Homem, 39 anos, vem à consulta por quadro de linfadenopatia cervical indolor e mal-estar há 4 semanas. Na última semana, passou a apresentar fadiga intensa. A investigação demonstra sorologia positiva apenas toxoplasmose, com lgM e lgG aumentados. É portador de aids em uso regular de terapia antirretroviral e tem contagem recente de linfócitos T CD4 de 342/µL com carga viral indetectável. Considerando esses dados, a conduta indicada é tratar o paciente com ___________ e solicitar novo lgM em três ____________________.

a) sulfametoxazol e trimetoprim - meses
b) pirimetamina e sulfadiazina - meses
c) sulfametoxazol e trimetoprim - semanas
d) pirimetamina e sulfadiazina - semanas

A

Resposta: D