Pediatria (HCPA; AMRIGS; PUCRS) Flashcards
AMRIGS/2017
1) Qual das vacinas abaixo está contraindicada para um paciente em quimioterapia?
a. Rubéola.
b. Hepatite B.
c. Tétano.
d. Influenza.
e. Pneumococo.
Resposta A
- Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola – SCR): contém vírus vivos atenuados
- Difteria, coqueluche e tétano (DTP): composta dos toxoides inativdas
- Hepatite B: contém partículas virais inativadas
- Influenza: constituídas pelo polissacarídeo capsular - PRP (poliribosil-ribitol-fosfato), conjugado quimicamente a uma proteína carreadora.
- Pneumococo:
AMRIGS/2014
2) Menina de 3 anos, previamente hígida, eutrófica e sem vacinação contra Rotavírus, chega à unidade de pronto atendimento com vômitos e diarreia iniciados há 2 dias. Ao exame físico, apresenta-se intranquila, irritada, olhos discretamente encovados, ao sinal da prega esta desaparece lentamente (em menos de dois segundos). Ao ser oferecido água, ela bebe rápida e avidamente. A mãe relata ausência de sangue e/ou pus nas fezes e destaca a presença de outros casos semelhantes na creche. Considerando o quadro descrito, o tratamento inicial recomendado é:
a. Vacinação contra Rotavírus.
b. Dieta isenta de leite e derivados.
c. Ampicilina endovenosa.
d. Hidratação endovenosa.
e. Reidratação por via oral.
Resposta E
AMRIGS/2019
3) Qual das alternativas abaixo sobre vacinas na infância está CORRETA?
a. A vacina contra febre amarela deve ser evitada nos primeiros seis meses de vida pelo risco de associação com encefalite.
b. Em crianças prematuras, deve-se iniciar o esquema completo de vacinação somente após esta atingir 2 kg.
c. Crianças que receberam tratamento sistêmico com corticoide durante cinco dias não devem receber vacinas nos próximos 30 dias.
d. Crianças desnutridas não devem receber vacinas que contenham vírus vivos atenuados.
Resposta A
CCQ: ++saber que a vacina da febre amarela está associada a encefalite.++
As bancas das principais provas do país costumam cobrar mais do que conhecer o calendário vacinal. Em geral, cobram conhecimentos diversos sobre os riscos, indicações e contra indicações da vacina.
A vacinação contra febre amarela ocorre aos 9 meses de idade e pode causar “Doença Neurológica Associada à Vacina” (DNA): que consiste em sintomas neurológicos diversos, como convulsões, torpor, meningismo, associada a febre e que ocorre entre 7 a 21 dias após a aplicação. A ocorrência de DNA está associada à faixa etária, de forma que a incidência do evento adverso diminui muito com vacinação ocorrendo após 9 meses de vida. Alternativa A - correta.
O calendário vacinal de recém nascidos deve ser seguido independentemente do fato de serem prematuros. A vacinação contra BCG, apesar de não haver contra indicação absoluta, é recomendada pelo PNI apenas em bebês com mais de 2 Kg. Alternativa B - incorreta.
Atualmente, pode haver contraindicação à imunização com vacinas de vírus vivo atenuado se uso de corticoide em doses maiores que 2mg/kg/dia por mais de 14 dias OU uso maior de 20 mg por dia, por mais de 14 dias. Alternativa C - incorreta.
O estado nutricional não deve contraindicar vacinação. Na verdade, em casos de desnutrição, mesmo grave, é muito importante que o calendário vacinal esteja completo. Alternativa D - incorreta.
AMRIGS/2018
4) Analise as seguintes assertativas referentes às vacinas na infância:
I.Em prematuros, deve-se aplicar as vacinas considerando a idade corrigida e não a cronológica.;
II. A BCG não deve ser aplicada em crianças com menos de 2 Kg.;
III. História ou diagnóstico clínico pregresso de tuberculose, coqueluche, tétano, difteria, sarampo, rubéola ou caxumba não constituem contraindicações à aplicação das respectivas vacinas em crianças que não as receberam. Quais estão corretas?
a. Apenas I.
b. Apenas I e II.
c. Apenas I e III.
d. Apenas II e III.
e. I, II e III.
Resposta D
AMRIGS/2014
5) Quais vacinas são indicadas para o Recém-Nascido (RN)?
a. Pólio e hepatite B.
b. Pólio e rotavírus.
c. BCG e rotavírus.
d. Meningocócica e Pneumocócica.
e. BCG e Hepatite B.
Resposta E
HCPA/2014
1) Sobre imunização de recém-nascido pré-termo realizada no seguimento ambulatorial, assinale a assertiva CORRETA.
a. As vacinas devem ser aplicadas de acordo com a idade corrigida da criança, pois toda capacidade de resposta imunológica é prematura.
b. A vacina contra hepatite B é recomendada somente quando a mãe for HBsAG positiva.
c. A vacina BCG está contraindicada antes dos 6 meses de idade corrigida.
d. A vacina BCG poderá ser aplicada mesmo em recém-nascido internado em Unidade de Tratamento Intensivo, principalmente se houver história materna de tuberculose.
e. A imunização deve estar adequada à idade cronológica da criança, devendo-se atualizar todas as vacinas eventualmente atrasadas tão logo a criança receba alta hospitalar, inclusive a BCG.
Resposta E
HCPA/2014
2) Sobre coqueluche, assinale a assertiva correta.
a. Imunização ativa produz imunidade permanente.
b. Encefalopatia é a complicação mais frequente.
c. Apneias, crises de cianose e gasping intermitente são manifestações comuns da doença em pacientes nos primeiros 6 meses de vida.
d. Sulfametoxazol + trimetoprim é o antimicrobiano de escolha para crianças com menos de 2 meses de vida.
e. Prematuridade constitui contraindicação para vacina de células inteiras.
Resposta C
Coqueluche:
Clínica. A infecção afeta principalmente a traqueia e os brônquios, provocando o sinal típico da doença, a tosse seca. Observam-se três fases clínicas:
- Fase Catarral: inicia-se com febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Dura em média 1 a 2 semanas. Com a evolução a tosse piora em frequência e intensidade, até que surgem os acessos de tosse (paroxismos) que caracterizam a fase seguinte.
- Fase Paroxística: marcada pelos acessos de tosse seca intensa, durante os quais o paciente não consegue inspirar, e frequentemente, fica com a face congesta e cianótica. Ao final, apresenta uma inspiração súbita e forçada, produzindo um ruído característico: o guincho. Pode haver vômitos ao final dos acessos de tosse. A febre é baixa ou ausente. Esta fase dura em média 2 a 6 semanas.
- Fase de Convalescença: os acessos de tosse diminuem e dão lugar à tosse comum. Pode durar de 2 a 6 semanas. Como o período da convalescença é prolongado, outras infecções respiratórias poderão acontecer neste período, e reagudizar a tosse.
Lactentes jovens (< 6 meses) podem apresentar uma forma grave de coqueluche, e até mesmo letal.
Tratamento. O tratamento é feito com eritromicina na dose de 40-50 mg/kg/dia 6/6 horas por 14 dias. A imunoglobulina humana não tem valor terapêutico.
HCPA/2015
3) Assinale a assertiva correta sobre a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).
a. Dentre os principais eventos adversos atribuíveis à vacina, a síndrome de Guillan-Barré é o mais prevalente.
b. O objetivo da vacina é prevenção de câncer de endométrio, cujo desenvolvimento está relacionado à infecção pelo HPV.
c. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a vacinação a partir dos 14 anos de idade, para ambos os sexos.
d. Há duas vacinas disponíveis, bivalente e quadrivalente; ambas protegem contra os tipos 16 e 18 do vírus.
e. Imunossupressão e amamentação são contraindicações ao uso da vacina.
Resposta D
- CCQ: questão direta sobre vacinação do HPV. Para realizá-la, vamos relembrar as principais características dessa vacina que podem cair na sua prova!
- Para que serve? Proteção contra o papilomavírus humano (HPV), principal agente relacionado à gênese do câncer de colo de útero.
- Para quem está indicada? Meninas de 9-14 anos, meninos de 11-14 anos e pessoas com HIV de 9-26 anos, pelo PNI. Na rede particular pode ser aplicada em qualquer pessoa entre 9 e 26 anos.
- Existe mais de um tipo de vacina? Sim, existem dois: a bivalente (protege contra os subtipos 16 e 18) e a quadrivalente (protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18). Os 16 e 18 são os principais relacionados ao aparecimento do câncer de colo uterino. Já os 6 e 11 se relacionam ao aparecimento de verrugas genitais.
- Como é feita a vacina? é aplicada IM, em duas doses, com pelo menos seis meses de intervalo entre cada dose. Esses são os principais conceitos que você precisa lembrar para a prova. Vamos agora analisar as alternativas:
A)Síndrome de Guillain-Barré é a principal complicação: errado! A principal complicação é local, sendo dor e hiperemia as principais queixas. A síndrome de Guillain-Barré geralmente não é associada nem à vacina do HPV nem às demais vacinas, sendo mais comum após algumas infecções por vírus naturais. Alternativa A incorreta.
B) Principal indicação dessa vacina é proteger contra câncer de endométrio: errada também! A vacina do HPV é para prevenir infecção pelos subtipos que mais levam ao desenvolvimento de displasias e câncer de colo de útero. O câncer de endométrio não se associa a esse tipo de infecção, sendo mais comum em mulheres obesas na pós-menopausa. Alternativa B incorreta.
C) A SBP recomenda a vacina a partir dos 14 anos: errado. Sabemos que 14 anos é a idade limite para os jovens receberem a vacina pelo PNI (à excessão dos HIV+ que podem receber até os 26 anos). Os jovens recebem a partir dos 9 anos (meninas) ou 11 anos (meninos). Alternativa C incorreta.
D) Há duas vacinas disponíveis, bivalente e quadrivalente; ambas protegem contra os tipos 16 e 18 do vírus: correta! A bivalente protege somente contra os tipos 16 e 18, e a quadrivalente protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18. Alternativa D correta.
E) Amamentação e imunossupressão contraindicam a vacina: errado! A vacina é liberada para ambos os casos. Ela deve ser evitada somente se hipersensibilidade a algum dos componentes vacinais, reação alérgica prévia à primeira dose ou gestação em curso.
Alternativa E incorreta.
PUC - RS/2017
1) Três crianças estão internadas no mesmo quarto nas seguintes condições: - Criança X, 11 meses, está realizando segunda sessão de pulsoterapia por doença de Still, forma grave.; - Criança Y, 3 anos, está em final de tratamento de pielonefrite aguda.; - Criança Z, 4 anos, encontra-se em fase pós-operatória de cirurgia ortopédica.; Durante a internação, a criança Y desenvolve varicela. A prescrição indicada para as crianças X e Z, respectivamente, é:
a. aImunoglobulina específica e vacina contra varicela na X; vacina contra varicela na Z.
b. Apenas imunoglobulina específica na X; vacina contra varicela na Z.
c. Imunoglobulina específica e aciclovir oral nas duas.
d. Vacina contra varicela e aciclovir oral nas duas.
e. Apenas imunoglobulina específica nas duas.
Resposta B
Vacina Varicela Pós-exposição:
- é indicada a partir do 1º caso, no período máximo de até 4 semanas do último.
- Serão vacinadas as crianças na faixa etária de 9 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, suscetíveisa varicela.
- Também serão vacinados funcionários suscetíveis e que tiveram contato com o caso.
- As gestantes e pessoas imunodeprimidas que tiveram contato com os casos receberão a Ig específica (VZIg) no período hábil para bloqueio (96 horas).
PUC - RS/2019
2) Em relação às situações especiais em imunizações, afirma-se:
I. Lactente amamentando seu filho de 4 meses não deve receber a vacina da febre amarela.
II. Os contatos de imunodeprimidos devem receber as vacinas da varicela e a orall da poliomielite.
III. Os prematuros com peso superior a 2 kg recebem vacinas nas doses usuais conforme a idade cronológica.
Estão corretas as afirmativas
a. I e II, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II e III apenas.
d. I, II e III.
Resposta B
PUC - RS/2017
3) Escolar de 7 anos, HIV positivo, é criado por tia que teve diagnóstico recente de tuberculose bacilifera. Ele tem vacinação em dia, está assintomático e tem radiografia de tórax normal. Recomenda-se, então:
a. Reavaliação em 4 semanas.
b. Isoniazida por pelo menos 6 meses.
c. Tratamento com esquema tríplice: RHZ.
d. Prova tuberculínica para tomada de decisão.
e. Tratamento com esquema quádruplo: RHZE.
Resposta B
AMRIGS/2015
1) Os micronutrientes (vitaminas e minerais) desempenham importante papel no crescimento e desenvolvimento das crianças. Sendo assim, associe os achados clínicos listados na Coluna 1 com os micronutrientes na Coluna 2. Coluna 1: 1. São fatores inibidores para sua absorção, fitatos, cafeína e sais de cálcio. 2. Sua deficiência é a principal causa de Xeroftalmia. 3. Sua ação fundamental no organismo é antioxidante e manifestações clínicas ocorrem mais comumente em recém-nascidos prematuros. 4. Sua deficiência pode ocasionar anorexia, perda de peso, fadiga fácil e, até mesmo, insuficiência cardíaca. 5. Os achados clínicos mais frequentes de sua carência são queilose, queilite angular, glossite, palidez de mucosas e manifestações oculares, como sensibilidade à luz. Coluna 2: ( ) Vitamina A. ( ) Vitamina B1. ( ) Vitamina B2. ( ) Vitamina E. ( ) Ferro. A ordem correta de preenchimento dos parênteses é:
a. 5 – 2 – 1 – 4 – 3
b. 2 – 4 – 5 – 3 – 1
c. 1 – 5 – 2 – 3 – 4
d. 3 – 4 – 5 – 2 – 1
e. 4 – 2 – 1 – 5 – 3
Resposta B
AMRIGS/2018
2) Analise as situações abaixo em relação à puberdade: I. Surgimento de características sexuais secundárias antes dos 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos.; II. Ausência de mamas a partir dos 13 anos ou de pelos púbicos a partir dos 14 anos no sexo feminino.; III. Ausência de pelos púbicos a partir dos 14 anos e seis meses ou aumento do volume testicular a partir dos 14 anos no sexo masculino. Em quais situações devemos suspeitar de anormalidade da puberdade?
a. Apenas I.
b. Apenas I e II.
c. Apenas I e III.
d. Apenas II e III.
e. I, II e III.
Resposta E
AMRIGS/2017
3) Durante a puberdade, o ganho de peso e estatura, respectivamente, em relação ao peso e estatura final é de, aproximadamente:
a. 35% e 25%.
b. 25% e 35%.
c. 50% e 20%.
d. 20% e 50%.
e. 40% e 30%.
Resposta C
AMRIGS/2019
4) O ____ que se altera mais ____ nas doenças da infância é um indicador sensível a ____ prazo, e o _____, a ____ prazo. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a. Peso – tardiamente – longo – comprimento – curto.
b. Comprimento – tardiamente – curto – peso – longo.
c. Peso – precocemente – curto – comprimento – longo.
d. Comprimento – precocemente – curto – peso – longo.
Resposta C