AMP - 2019 Flashcards

1
Q

1) Lactente de 3 meses com febre, evolui com vômitos, rigidez de nuca, alteração do nível de consciência. Coletando líquor que revelou 30 células, predomínio de monomorfonucleares, proteínas e glicose normal. Tomografia de crânio mostrou hipodensidade temporal bilateral. O medicamento fundamental para o início do tratamento deste paciente é: a) Manitol. b) aciclovir. c) ceftriaxona. d) corticosteroide. e) imunoglobulina.

A

Resposta: B Tomografia característica de Encefalite herpética.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2) Lactente de 10 meses com quadro progressivo de dificuldade respiratória, recusa em mamar. Relata quadro gripal com diarreia há duas semanas. Ao exame físico taquicárdico (FC 180 bpm), bulhas normofonéticas, raio X de tórax com aumento da trama vascular e aumento global da área cardíaca. Analise as alternativas abaixo. I - O agente mais provável para este quadro é o Coxsackie B. II - O ECG apresenta taquicardia sinusal com complexo QRS de alta voltagem. III - O uso de corticosteroides está indicado por melhorar o prognóstico. Estão corretas: a) I apenas. b) III apenas. c) I e II apenas. d) I e III apenas. e) I, II e III.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3) Escolar de 8 anos apresenta-se com queixa de mal desempenho escolar. Pais relatam que comete erros por descuido em atividades escolares, tem diculdade de manter a atenção nas tarefas ou atividades lúdicas, parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra, tem diculdade de organizar tarefas e atividade, é facilmente distraído por estímulos externos, tem diculdade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer, fala em demasia tanto em casa como na escola. I - Ele necessita de avaliação psicopedagógica e complementação com EEG. PORQUE: II - Nesta situação há alta prevalência de comorbidades com outros transtornos psiquiátricos. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4) Escolar de 7 anos com quadro súbito de dores em membros inferiores, perda de força muscular, hiporreexia nas pernas, taquicardia e hipertensão. Líquor com 14 células e proteínas de 220 mg/dl. Sobre esta doença analise as alternativas abaixo. I - Não envolve os pares cranianos. II - O uso de corticosteroides não está indicado. III - A paralisia ascendente rapidamente progressiva deve ser tratada com imunoglobulinas. Estão corretas as alternativas. a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5) Sobre os marcos do crescimento e desenvolvimento, analise as alternativas. I - O peso de nascimento do lactente dobra aos 12 meses. II - O lactente ao nal do primeiro ano cresce em média 25 cm. III - A criança está apta a subir em uma cadeira aos 3-4 anos. IV - A criança está apta a trocar de roupa sozinha aos 4-5 anos. Estão CORRETAS as armativas. a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) II e IV apenas. d) III e IV apenas. e) II, III e IV apenas.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6) Pré escolar de 3 anos inicia duas semanas após um quadro de infecção respiratória alta com febre elevada, alteração do nível de consciência, sinais neurológicos focais, alteração de pares cranianos (diplopia, alteração da mímica facial), paresias com hiporreflexias, retenção urinária e distúrbios de conduta, EEG coma atividade difusa de ondas teta-delta de alta voltagem. Tomografia de crânio normal. Ressonância com lesões hiperintensas assimétricas acometendo substância branca bilateralmente em T2 e Flair. O diagnóstico mais provável é: a) esclerose múltipla. b) metástases cerebrais. c) meningoencefalite viral. d) encenfalomielite disseminada aguda. e) panencefalite esclerosante subaguda.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7) Pré escolar de 3 anos inicia duas semanas após um quadro de infecção respiratória alta com febre elevada, alteração do nível de consciência, sinais neurológicos focais, alteração de pares cranianos (diplopia, alteração da mímica facial), paresias com hiporreflexias, retenção urinária e distúrbios de conduta, EEG coma atividade difusa de ondas teta-delta de alta voltagem. Tomografia de crânio normal. Ressonância com lesões hiperintensas assimétricas acometendo substância branca bilateralmente em T2 e Flair. Para este caso o tratamento mais adequado seria com: a) aciclovir endovenoso. b) imunoglobulina endovenosa. c) pulsoterapia de metilprednisolona. d) quimioterapia associada com radioterapia. e) esquema de tríplice com ceftriaxona, aciclovir e dexametasona.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

8) A queimadura elétrica em crianças geralmente são graves e necessitam de internação para monitorização intesiva. I - Nos pacientes com queimaduras elétricas não se deve ulitizar a fórmula de Parkland para o cálculo da reposição hídrica. PORQUE: II - Estes pacientes necessitam de reposição vigorosa do potássio nas primeiras 24 horas da queimadura. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

9) Escolar de 8 anos é vítima de atropelamento em via pública, sendo arremessado alguns metros. Não apresentou perda de consciência, chega ao pronto-socorro com escala de coma de Glasgow de 15, reclamando de dor abdominal especialmente em flanco esquerdo. Dados vitais normais, normopressórico. Existe a suspeita de trauma renal por presença de hematúria. Sobre o trauma renal, analise as alternativas que se encontram abaixo. I - O melhor exame para investigação é a tomografia. PORQUE: II - A presença de hematúria indica maior gravidade. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) Lactente de 18 meses com dificuldade em ganhar peso, tem como antecedente a presença de íleo meconial ao nascimento e sintomas respiratórios persistentes. Raio de tórax com hiperinsuação difusa, com aumento de trama broncovascular em lobos superiores. Irmão falecido aos 4 anos por desnutrição e quadro respiratório crônico. I - Estes pacientes apresentam um grande benefício com o uso de corticosteroides inalatórios. PORQUE: II - A principal causa de morbimortalidade nesta doença é pulmonar. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa a primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

AMP 2019 11) Pré-escolar de 5 anos com episódios recorrentes de sibilância dá entrada no pronto atendimento com queixas de falta de ar, sensação de aperto no peito e tosse. Ao exame apresenta-se agitado, dispneia ao repouso, frequência respiratória de 45, frequência cadiaca de 135, saturação O2 de 88%. I - Nesta situação o corticoide deve ser usado preferenciamente por via endovenosa. PORQUE: II - Sua eficácia será melhor do que se utilizado por via oral. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

AMP 2019 12) Lactente de 18 meses é trazido ao setor de emergência com queixas de irritabilidade alternados com episódios de apatia. Ao examiná-lo você identifica várias equimoses em face, tronco, dorso, com várias colorações, algumas com marcas de instrumentos. Pais relatam que frequentemente apresenta quedas e que é muito “arteiro”. Na avaliação da sua suspeita diagnóstica, analise as alternativas abaixo. I - Uma boa estratégia é perguntar diretamente à criança “Seu pai bateu em você?” II - Você deve notificar o caso e informar diretamente à família sobre a notificação. III - Após exame físico minucioso, liberar a criança para o domicílio e com encaminhamento ao IML, após a notificação. Estariam corretas as alternativas.  a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) II e III apenas.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

AMP 2019 13) Choque séptico é definido quando temos sepse grave associada a hipoperfusão ou hipotensão apesar de reposição de fluido adequada ou da necessidade de agentes vasoativos. I - O choque séptico apresenta uma interação complexa de choque distributivo, hipovolêmico e cardiogênico. PORQUE: II - Podem ocorrer de perdas de fluido por extravasamento capilar, efeitos depressivos do miocárdio por interleucinas e diminuição da resistência vascular sistêmica.  a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa a primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

AMP 2019 14) No manejo da dor aguda severa em pediatria existem medidas farmacológicas e não farmacológicas. Sobre o uso de opioides no manejo farmacológico, analise as alternativas abaixo. I - Devem ser evitados mesmo por curtos periodos pelo alto risco de causarem dependência. II - Quando utilizados a via preferencial de aplicação é intramuscular. III - O efeito colateral mais comum e facilmente tratável é a constipação. Estão corretas as alternativas.  a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) I e III apenas.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

AMP 2019 15) Recém nascido apresenta-se com hipotonia, reflexo de Moro prejudicado, face plana, fissuras palpebrais voltadas para cima, orelhas pequenas e displásticas, hiperflexibilidade das articulações, pescoço curto, clinodactilia do quinto dedo, prega palmar única e displasia pélvica. Para esta situação, analise as alternativas abaixo. I - Existe 50% de chance de haver algum defeito cardíaco. II - A maioria destes pacientes apresentará problemas comportamentais. III - Tem uma chance aumentada de desenvolver leucemia. Estão corretas as alternativas.  a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas d) I, II e III. e) III apenas.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

AMP 2019 16) Você está aguardando o nascimento de um bebê na sala de parto e observa-se durante saída da cabeça a presença de líquido amniótico meconial espesso. I - Estaria indicada a aspiração rotineira da nasofaringe no intraparto. PORQUE: II - Reduz o risco da síndrome de aspiração meconial.  a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

AMP 2019 17) Lactante de 2 anos, com quadro de febre há dois dias (máxima 39°C), sintomas inespecícos de congestão nasal, recusa alimentar e tosse. Medicado em casa com sintomáticos sem melhora. Exame físico sem alteração signicativa. Realizado hemograma que mostra série vermelha normal e contagem de leucócitos de 2.100 (neutrólos de 500), plaquetas 650.000. Parcial de urina normal. Qual o diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para o caso?  a) Infecção viral, repetir hemograma após 2 semanas. b) Infecção bacteriana, internar e iniciar antibiótico empírico. c) Infecção por gram negativo, internar e iniciar cefalosporina. d) Neutropenia induzida por medicamento, suspender medicamentos e repetir hemograma em 3 semanas. e) Neutropenia febril provavelmente neoplásica ou inamatória, internar em isolamento e aprofundar investigação.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

AMP 2019 18) Escolar de 7 anos está há 2 dias com dor abdominal, inicialmente difusa e agora localizada em fossa ilíaca direita. Apresentou febre baixa e recusa alimentar desde o início do quadro. Ao exame, abdome plano, ruídos hidroaéreos presentes pouco diminuídos, sensibilidade à palpação em quadrante inferior direito, sem dor à descompressão. I - No manejo inicial deste paciente deve se evitar a utilização de analgésicos potentes, como opioides. PORQUE: II - Seu uso muda a precisão diagnóstica e interfere na tomada de decisão cirúrgica.  a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

AMP 2019 19) Escolar de 7 anos está há 2 dias com dor abdominal, inicialmente difusa e agora localizada em fossa ilíaca direita. Apresentou febre baixa e recusa alimentar desde o início do quadro. Ao exame abdome plano, ruídos hidroaéreos presentes pouco diminuídos, sensibilidade à palpação em quadrante inferior direito, sem dor à descompressão.Na evolução do paciente realizado ultrassom de abdome que evidenciou imagem cilíndrica em fundo cego, em topografia de fossa ilíaca direita, com 8 mm de espessura, não compressível. Restante do exame sem alterações. Sobre este caso, é mais indicado:  a) realizar apendicectomia imediata e manter antibioticoterapia por 24 horas. b) realizar tomografia com contraste para melhor esclarecimento diagnóstico. c) iniciar antibioticoterapia, manter em jejum e repetir a ultrassonograa em 12 a 24 horas. d) liberar com orientação já que o exame não é conclusivo para o diagnóstico de apendicite. e) realizar apendicectomia por laparoscopia que resulta em menor tempo de internação, antibioticoterapia por 7 dias, inicialmente parenteral e após oral domiciliar.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

20) Lactente de 10 meses de idade, iniciou subitamente no meio da noite com choro inconsolável, irritabilidade, febre máxima de 38°C, recusa em mamar. Ao exame físico na otoscopia observa-se abaulamento de membrana timpânica bilateral, com neovasos. Inicia-se antibioticoterapia com amoxicilina e analgesia oral. I - Estaria também recomendada a utilização de corticosteroides sistêmicos. PORQUE; II Comprovadamente auxiliam na diminuição do tempo de tratamento e no risco de complicações.  a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

21) Paciente comparece à consulta por dor na mama direita e febre há 2 dias. Tem praticado aleitamento materno exclusivo para a sua filha, nascida há 4 meses e meio. Ao exame, a mama está ingurgitada, com hiperemia e aumento de calor local periareolar sem delimitação precisa, nem áreas com ponto de flutuação. Linfonodo axilar direito de 2 cm e doloroso. Analise cada assertiva abaixo assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F), segundo a conduta mais adequada para o caso. ( ) Observar a mamada durante a consulta, com atenção ao posicionamento e à pega. ( ) Indicar início de alimentação complementar, começando com papa de frutas e papa salgada. ( ) Retirar leite materno manualmente até reduzir o ingurgitamento da aréola e só então posicionar o bebê para a pega. ( ) Instruir amamentação a cada 4 horas, precedida em meia hora de paracetamol 500 mg. ( ) Receitar antibióticos por 7 dias para a mãe e suspender amamentação apenas neste período. A sequência CORRETA é:  a) V, V, V, V, V b) V, V, V, F, V c) V, F, F, V, V d) V, F, V, F, F e) F, F, V, V, F

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

22) Criança acaba de completar 1 ano de vida e foi trazido por seus pais para a consulta de acompanhamento. Durante a consulta, o médico indentica algumas situações a serem manejadas. Analise as assertivas a seguir e assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) conforme a conduta pertinente agora para cada situação descrita. ( ) Como a retração prepucial não é completa, é necessário encaminhar ao cirurgião para intervenção na mose. ( ) Sendo testículo esquerdo palpável apenas no canal inguinal, é necessário encaminhar ao cirurgião pela criptorquidia. ( ) Como ele ainda não pega objetos do chão nem segura o copo sozinho, está indicada avaliação de neurologista por atraso de desenvolvimento. ( ) Como não consta ainda vacinação pela tríplice viral, já está indicada aplicação da 1ª dose. ( ) Como já recebeu a vacina pentavalente com 2, 4 e 6 meses, já está indicado o reforço com a DTP. A sequência CORRETA é:  a) F, V, F, V, F b) F, F, V, V, F c) F, F, F, V, V d) V, F, F, V, F e) V, V, F, V, V

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

23) Homem, 40 anos, vem à consulta por dor no joelho esquerdo desde trauma local quando caiu de um pequeno banco na manhã de hoje. Sabendo que as Regras de Ottawa têm sensibilidade de 97% para fraturas de joelho por trauma, assinale os achados de exame físico que levariam à indicação de se solicitar radiografia do joelho e assinale as afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F); ( ) Incapacidade de sustentar o peso do corpo no pé esquerdo. ( ) Incapacidade de andar 4 passos. ( ) Dor à palpação do tubérculo da tíbia. ( ) Dor à palpação da cabeça da fíbula. ( ) Dor isolada da patela à palpação. A sequência CORRETA é  a) V, V, V, F, F b) F, V, V, V, F c) F, F, V, V, V d) V, V, F, F, V e) F, V, F, V, V

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

24) As indicações de rastreamento de doenças para um exame periódico de saúde devem ter bases em evidências cientificas. Quanto a esse tema, indique quais alternativas são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Glicemia de jejum para homens de 35 anos ou mais e mulheres com 45 anos ou mais. ( ) Rastreio do uso de álcool anualmente para todos os adultos. ( ) Clitopatológico de cólo de útero anualmente para mulheres sexualmente ativas entre 25 e 64 anos. ( ) Hemograma anualmente em mulheres e a cada 5 anos em homens. ( ) Mamografia a cada 2 anos para mulheres dos 50 aos 74 anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:  a) V, V, V, V, V b) V, V, V, F, F c) V, V, F, V, F d) F, V, F, F, V e) F, F, V, F, V

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

AMP 2019 25) Paciente, 27 anos, solteira, vem ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa para avaliação de um corrimento vaginal que iniciou há 2 meses, com odor mais intenso há 1 mês. Nega dor à relação sexual e prurido genital. Conta que nos últimos meses manteve relações sexuais, sem uso de preservativo, com dois parceiros. Ao exame físico, não tinha dor à palpação abdominal e o exame especular mostrou conteúdo homogêneo cinza esverdeado em canal vaginal que provinha de orifício cervical, colo uterino pouco friável, não sangrante e indolor à mobilização pelo toque. Não havia no Posto de Saúde microscópio para exame a fresco. A conduta mais adequada neste caso deve ser:  a) Tratar empiricamente a vaginose com metronidazol com base nos achados clínicos, não esquecendo do manejo de cervicite por clamídia. b) Tratar a DIP (Doença Inamatória Pélvica) com ceftriaxona, doxiciclina e metronidazol impõe-se, já que o corrimento tem origem no canal cervical e colo. c) Tratar a paciente e seus parceiros sexuais com azitromicina e ciprooxacina para cobrir clamídia e gonococo, não esquecendo de investigar sílis e HIV em todos. d) Fazer diagnóstico de vaginose e tratar com metronidazol após positivar o teste de Whi e conrmar pH maior que 4,5 fechando assim 3 dos 4 critérios de Amsel para Gardnerella. e) Independentemente da avaliação pensando em vaginose, propor tratamento para cervicite com ceftriaxona e azitromicina, não esquecendo de pedir sorologias para sílis e HIV à paciente e seus parceiros, bem como tratá-los com os mesmos antibióticos.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

26) Senhora, de 45 anos é obesa e vem à consulta por tosse seca há 3 meses. Iniciaram os sintomas no inverno e desde então não melhorou. Buscou o pronto atendimento onde lhe foi prescrito medicamento (que não lembra o nome) para “alergia pelo inverno”. Observou que, após iniciar esse tratamento, está muito sonolenta, o que dificulta os afazeres diários. Os sintomas pioram no período noturno após jantar e se deitar. Arma fazer uso de, aproximadamente, 4 a 5 xícaras de café ao dia. Neste caso, é correto armar: I) Provavelmente trata-se de DRGE com sintoma atípico. II) A endoscopia digestiva alta é padrão ouro para confirmação do diagnostico. III) É provável que Maria esteja fazendo uso de um anti-histaminico e este é o motivo da sonolência, portanto deve ser retirado pois não auxilia no tratamento. IV) Deve ser inicado bloqueador de H2 ou pró-cinético em dose plena como teste terapêutico. Estão corretas APENAS as assertivas:  a) Apenas II está correta. b) Apenas I e II estão corretas. c) Apenas I e III estão corretas. d) Apenas I, II e IV estão corretas. e) Todas estão corretas.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

27) Paciente, 60 anos, é cozinheira e procura a unidade de saúde porque há 3 semanas vem apresentando forte dor em ombro direito, principalmente ao cozinhar, varrer a casa e estender roupa no varal. O que tirou a dor momentaneamente foi tomar um medicamento originalmente prescrito para seu marido após uma cirurgia do joelho. Observa que, talvez pelo uso desse fármaco, ficou com o intestino “ressecado”. Mesmo assim solicita receita porque gostou muito dos efeitos e a farmácia exigiu prescrição médica para lhe vender. Avalie as asserções a seguir: I) Provavelmente trata-se de constipação por uso de derivados de opioide II) Anamnese e exame físico não bastam para definir a abordagem terapêutica e o exame de escolha é o ultrassom, por ter baixo custo. III) Trata-se de uma dor de ritmo inflamatório e, portanto, AINE auxiliaria no processo cicatricial da lesão no ombro. IV) Paciente deve ser orientada a realizar repouso absoluto do ombro para que haja remissão completa da dor. Assinale a alternativa que indique a (s) assertiva (s) CORRETA (S): a) Apenas a I está correta. b) Apenas a III está correta. c) Apenas I e III estão corretas. d) Apenas I e II estão corretas. e) Todos estão corretas.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

28) Senhora, 72 anos, faz acompanhamento regular na US do seu município, tem DM há 12 anos, HAS, depressão, DRC com TFG 63 ml/min, hipotireoidismo, nunca teve nenhum evento cardiovascular. Está em uso de: Metformina 850 mg 3 vezes ao dia, losartan 100 mg/dia, sinvastatina 40 mg, AAS 100 mg, sertralina 100 mg, levotiroxina 88 mcg, glibenclamida 5 mg 3 vezes ao dia. Hoje vem queixando de dor nos joelhos, está cada vez mais limitada nas suas atividades, e desde que tomou uma injeção há poucos dias no pronto-socorro a dor diminuiu, porém percebeu surgimento de edema nos membros inferiores. Em relação ao cuidado com a sua paciente: I) É um caso de polifarmácia, e o manejo adequado dessa situação pode levar a benefícios na saúde de população de idosos. II) O risco de reações adversas decorrente da associação de diversas classes de fármacos aumenta em cerca de seis vezes em idosos comparado com adultos mais jovens. III) Essa paciente provavelmente se beneficiaria da suspensão ou redução de dose de pelo menos duas classes de medicamentos, promovendo melhora na qualidade de vida da mesma. Está CORRETA afirmativa:  a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

29) O Teste Ergométrico (TE) geralmente é utilizado para iniciar investigação de Doença Arterial Coronariana (DAC), mesmo tendo baixa sensibilidade e especicidade. A partir da tabela abaixo, escolha a alternativa que indique o valor preditivo positivo, que é a probabilidade de um paciente de fato ter a doença quando tem um exame positivo.  a) 20%. b) 33%. c) 67%. d) 71%. e) 95%.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

30) Observe os riscos absolutos para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVCi) e Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (ACVh) em cada 1000 portadores de enxaqueca e na população geral: portadores de enxaqueca: IAM 25; AVCi 45; AVCh 11; população geral: IAM 17; AVCi 25; ACVh 6. Escolha a alternativa que indique os respectivos riscos relativos desses agravos para os portadores de enxaqueca.  a) 0,68; 0,56; 0,55. b) 1,47; 1,80; 1,83. c) 0,32; 0,44; 0,45. d) 1,47; 0,56; 0,45. e) 0,68; 1,80; 0,55

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

AMP 2019 31) O processo da reforma psiquiátrica no Brasil começou no final da década de 1970 e culminou com a aprovação da Lei n. 10.216, em 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Segundo essa lei, é direito da pessoa portadora de transtorno mental:  a) Ser beneficiária de aposentadoria por invalidez. b) Ter acesso a instituições com características asilares. c) Ter livre acesso aos meios de comunicação existentes. d) Ter a internação compulsória determinada por médico psiquiatra. e) Ser tratada, preferencialmente, em serviços hospitalares de saúde mental.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

AMP 2019 32) Ao assumir a Presidência da República, em 1902, Rodrigues Alves se dispôs a realizar a reforma urbana e o saneamento do Rio de Janeiro. Nesse contexto o jovem Oswaldo Cruz foi convidado a combater a febre amarela, a varíola e a peste. I. Porém, a lei que regulamentava a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola serviu de estopim para um grande levante popular. PORQUE: II. O Rio de Janeiro era conhecido como “túmulo de imigrantes”. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.  a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

AMP 2019 33) Ao longo do processo histórico de construção de modelos de causalidade do processo saúde e doença, podemos destacar o modelo do campo da saúde, inspirado no processo de reforma do sistema de saúde canadense na década de 1970; e, o modelo de Dahlgrem & Whitehead, da década de 1990. Em relação a esse tema assinale a coluna de cima de acordo com sua correspondência com a de baixo; ( ) Propõe pilares de intervenção proximais, intermediários e distais; ( ) Leva em conta as condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais; ( ) Elenca os fatores da biologia humana, estilos de vida, ambiente e serviços de saúde; ( ) Embasa a discussão sobre a aplicação dos recursos financeiros em saúde; A. Modelo do campo de saúde; B. Modelo de Dahlgren & Whitehead.  a) A, B, A, B b) B, A, B, A c) A, A, B, B d) B, B, A, A e) B, A, B, B

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

34) Em 1966 os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foram unificados no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). É característica deste modelo de saúde previdenciária: I. a valorização da saúde coletiva com ações de promoção da saúde. II. priorização das necessidades em saúde da população rural. III. privilegiamento da prática médica individual. IV. estímulo à criação de um complexo médico-industrial. É correto apenas o que se arma em:  a) I e II. b) III e IV. c) I, II e III. d) I, III, e IV. e) II, III e IV.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

35) O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um de seus pilares a participação da população, legalmente garantida, nos conselhos e nas conferências de saúde, interferindo diretamente nas políticas de saúde no país. Em relação a esse tema assinale a coluna de cima de acordo com sua correspondência com a de baixo. ( ) caráter consultivo; ( ) caráter deliberativo; ( ) por convocação; ( ) permanente; (A) Conselhos de Saúde. (B) Conferências de Saúde.  a) A, B, A, B b) B, A, B, A c) A, A, B, B d) B, B, A, A e) B, A, B, B

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

36) O Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) compreende a indústria de base química e biotecnológica; a indústria de base mecânica, eletrônica e de materiais; e os serviços de saúde. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.  a) Do ponto de vista econômico, o gasto público em saúde é maior do que o gasto privado (das famílias) em percentual do Produto Interno Bruto (PIB). b) A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil tem dificultado a expansão da indústria de equipamentos e materiais médicos. c) Apesar do direito universal à saúde no Brasil, ainda persiste a fragilidade da base produtiva e tecnológica brasileira em saúde. d) Em um panorama geral, levando-se em conta as demandas do SUS, há progressivo aumento do superávit na balança comercial da saúde. e) O Brasil, em função dos investimentos públicos em tecnologia e desenvolvimento alcançou a autossuficiência em imunobiológicos.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

37) A 3ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro de 1963, na cidade do Rio de Janeiro, revestiu-se de importância histórica por ter:  a) Apresentado as bases de um modelo assistencial flexneriano, o qual iria embasar a criação do Instituto Nacional de Previdência Social. b) Acontecido com ampla participação popular, tendo mais de 5.000 participantes de diversos segmentos sociais. c) Iniciado o processo de planejamento descendente na saúde, com ênfase no papel da esfera federal. d) Proposto a incorporação dos municípios em uma rede básica de serviços médico-sanitários. e) Rearmado os interesses do setor privado na saúde, principalmente do capital estrangeiro.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

38) Em uma unidade básica de saúde em implantação da Estratégia Saúde da Família a equipe de saúde decide “mapear a população” a ser atendida. Percebe que é necessário, para o planejamento das ações, compreender as dinâmicas sociais ligadas ao modo de vida dessa população e sua contribuição para o processo de produção da saúde e da doença. A categoria originária da geografia de Milton Santos que embasa essa abordagem é:  a) Território. b) Distrito. c) Bairro. d) Região. e) Área.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

39) É atributo da Atenção Primária à Saúde a:  a) Transversalidade. b) Barreira de acesso. c) Redução de custos. d) Competência cultural. e) Centralidade no indivíduo.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

40) Em uma Unidade Básica de Saúde verificou-se que existiam poucos homens frequentando a unidade durante o horário normal de funcionamento. Naquela comunidade se verificou que os homens tinham dificuldade em justificar a falta ao trabalho para cuidar da sua saúde. Optou-se, então, por estender o horário de atendimento da unidade para até às 21 horas. Assinale o princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde que motivou a decisão acima.  a) Equidade. b) Integralidade. c) Universalidade. d) Hierarquização. e) Descentralização.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

41) Com relação aos traumas maxilofaciais, não se pode afirmar:  a) A intubação endotraqueal pode ser realizada sem preocupação com as lesões faciais. b) A avaliação do paciente com trauma facial segue o protocolo de suporte avançado de vida no trauma (ATLS). c) As emergências cirúrgicas no trauma facial englobam hemorragias que podem colocar a vida do paciente em risco. d) Num trauma maxilofacial contuso grave com hemorragia expressiva, esta é usualmente originada da artéria maxilar interna. e) Se um paciente vítima de trauma maxilofacial chegar ao pronto-socorro inconsciente, respirando com dificuldade e for diagnosticado uma fratura malar com afundamento, deve-se chamar imediatamente o cirurgião plástico para operar e corrigir a fratura.

A

Resposta: E

42
Q

42) Em relação às fissuras labiopalatinas podemos afirmar:  a) Sempre são unilaterais. b) São classificadas como anomalias congênitas raras. c) Normalmente são anomalias isoladas e não se apresentam em outras síndromes congênitas. d) A correção da fissura palatal se realiza aos três meses de vida e a correção da fissura labial antes de um ano ou antes do início da fala. e) Existem muitas técnicas para a correção da fissura labial, porém a maioria é variação do método de rotação e avançamento dos retalhos.

A

Resposta: E

43
Q

43) Com relação à classificação da doença arterial periférica, existem as classificações de Fontaine e de Rutherford. Sobre a classificação de Rutherford, assinale a alternativa verdadeira:  a) No grau 5, existe perda de tecido maior. b) No grau 4, existe perda de tecido menor. c) No grau 1, o paciente está assintomático. d) No grau 2, o paciente apresenta claudicação intermitente leve. e) No grau 3, o paciente apresenta claudicação intermitente grave.

A

Resposta: E

44
Q

44) No diagnóstico da doença arterial periférica, além do exame físico para avaliar a presença dos pulsos femorais, poplíteos e distais, existem os exames de imagem que conrmam e também servem de planejamento para um possível tratamento cirúrgico ou endovascular. Com relação aos exames de imagem na doença arterial, assinale a alternativa verdadeira.  a) A angiografia continua sendo o exame padrão-ouro apesar de ser uma técnica invasiva e com uso de contraste. b) A angiorressonância é o exame que mostra mais detalhes para um planejamento de um tratamento endovascular. c) A angiotomografia está sendo cada vez menos utilizada por usar muito volume de constraste e muita radiação ao paciente. d) Apesar da evolução dos aparelhos de ecografia com imagens cada vez mais detalhadas, ainda não é possível realizar procedimentos guiados por ecodoppler. e) O ultrassom vascular ou ecodoppler é o exame padrão ouro hoje em dia, pois consegue avaliar o fluxo sanguíneo, diâmetro dos vasos e a velocidade do sangue no local de uma possível estenose ou oclusão arterial.

A

Resposta: A

45
Q

45) Quais destas ondas peristálticas são responsáveis por contrações desordenadas do esôfago?  a) Aperistalse. b) Ondas primárias. c) Ondas terciárias. d) Ondas secundárias. e) Ondas antiperistálticas.

A

Resposta: C

46
Q

46) Para o esfíncter esofágico inferior ser competente, quais medidas são necessárias?  a) 1 cm de extensão e entre 3 e 20 mmHg de pressão. b) 2 cm de extensão e entre 6 e 26 mmHg de pressão. c) 3 cm de extensão e entre 8 e 30 mmHg de pressão. d) 4 cm de extensão e entre 12 e 30 mmHg de pressão. e) 5 cm de extensão e entre 15 e 32 mmHg de pressão.

A

Resposta: B

47
Q

47) O divertículo do terço médio do esôfago é:  a) Anomalia congênita. b) Hipotensão muscular nesse segmento. c) Causado por orifício na camada muscular da parede do esôfago nesse ponto. d) Divertículo falso causado por tração externa principalmente causada por inflamação de linfonodos mediastinais. e) Divertículo verdadeiro causado por tração externa principalmente causada por inflamação e retração de linfonodos mediastinais.

A

Resposta: E

48
Q

48) Cerca de 30% dos pacientes com sintomas típicos de rfleuxo gastroesofágico terão algum tipo de sintoma extra-esofágico (tosse, rouquidão, bronco aspiração, chiado). Entretanto, qual é o percentual dos pacientes que apresentam apenas sintomas extra-esofágicos?  a) 2%. b) 3%. c) 10%. d) 20%. e) 25%.

A

Resposta: C

49
Q

49) Os Inibidores da Bomba de Próton (IBP) têm sido responsáveis pela revolução no tratamento farmacológico da DRGE. O seu efeito máximo ocorre após aproximadamente, quantos dias de tratamento?  a) 1 dia. b) 4 dias. c) 7 dias. d) 14 dias. e) 28 dias.

A

Resposta: B

50
Q

50) Dentre as hérnias hiatais, qual a que mais comumente pode originar a incompetência da cárdia?  a) Hérnia de Morgagni. b) Hérnia de rolamento. c) Hérnia paraesofágica. d) Hérnia de Bochdaleck. e) Hérnia de deslizamento.

A

Resposta: E

51
Q

51) O que normalmente não encontramos na avaliação de um paciente com íleo biliar?  a) Icterícia. b) Fístula colecistoentérica. c) Obstrução intestinal mecânica. d) Cálculo biliar impactado na válvula ileocecal. e) Pneumobilia na tomografia computadorizada.

A

Resposta: A

52
Q

52) Mulher de 63 anos inicia um quadro clínico de dor em quadrante superior direito, icterícia, anorexia e febre. Na sua anamnese, relata colecistectomia há três semanas. O diagnóstico provável é:  a) Hepatite viral. b) Câncer de cólon. c) Coledocolitiase residual. d) Úlcera péptica duodenal. e) Úlcera péptica perfurada.

A

Resposta: C

53
Q

53) Homem de 72 anos, diabético, internado na UTI há 15 dias por queimaduras. Iniciou há poucas horas dor em quadrante superior direito. A ecografia abdominal apresenta vesícula biliar dilatada com paredes espessadas, sem cálculos, distensão abdominal, pâncreas não visualizado e hemangioma de 2 cm no segmento IV do fígado. O diagnóstico provável é:  a) Hepatite aguda. b) Colangite piogênica. c) Colecistite aguda alitiásica. d) Pancreatite aguda edematosa. e) Colecistite aguda com microcálculos.

A

Resposta: C

54
Q

54) A mamografia é um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Em uma mamografia classificada como categoria 3 (BI-RADS), qual a conduta a ser seguida?  a) Controle anual. b) Biópsia cirúrgica. c) Controle trimestral. d) Controle semestral. e) Biópsia percutânea.

A

Resposta: D

55
Q

55) Os linfonodos da cadeia interpeitoral são conhecidos como:  a) Linfonodos de Rotter. b) Linfonodos de Troisier. c) Linfonodos de Pattey. d) Linfonodo de Manchester. e) Linfonodo dos vasos do peitoral menor.

A

Resposta: A

56
Q

56) Paciente com 38 anos de idade com filho de 20 anos, apresenta queixas de derrame papilar em mama esquerda cuja citologia oncótica mostrou-se negativa para malignidade. Os exames de imagem mostraram-se normais, apenas com presença de hemácias, qual será a melhor conduta?  a) Realizar PET SCAN. b) Repetir imediatamente nova citologia. c) Indicar ressecção cirúrgica de ductos. d) Aguardar 6 meses e repetir a citologia. e) Indicar core biopsy dos ductos principais da mama.

A

Resposta: C

57
Q

57) Comparado com a hemorragia GI alta, a hemorragia GI baixa é uma causa muito menos frequente de hospitalização, sendo o cólon a fonte do sangramento em 95% dos casos. Assinale, abaixo, a etiologia mais frequente de sangramento colônico agudo.  a) Isquemia. b) Neoplasia. c) Doença anorretal. d) Doença diverticular. e) Doença intestinal inflamatória.

A

Resposta: D

58
Q

58) A hemorragia gastrointestinal obscura requer uma abordagem cuidadosa para o diagnóstico e tratamento. Entre as causas específicas, aparecem as lesões do intestino delgado. Destas hemorragias nos pacientes idosos, 40% são causadas por:  a) Neoplasia. b) Angiodisplasias. c) Doença de Crohn. d) Divertículo de Meckel. e) Invaginação intestinal.

A

Resposta: B

59
Q

59) As causas de mortalidade no by-pass gástrico em Y de Roux variam de acordo com múltiplos estudos. Incluem embolia pulmonar, deiscência de anastomose, abscessos intra-abdominais. De acordo com os resultados destes estudos, marque a CORRETA.  a) O sexo feminino está associado a uma maior morbidade e mortalidade. b) As taxas de mortalidade não são influenciadas pela seleção de pacientes. c) O acesso laparoscópico piora a morbidade pós-operatória quando comparado ao acesso convencional laparotômico a céu aberto. d) A obstrução intestinal é complicação potencialmente fatal e pode ocorrer a qualquer tempo nos pacientes submetidos ao by-pass gástrico em Y de Roux. e) As complicações metabólicas mais comuns no longo prazo de pacientes submetidos ao by-pass gástrico em Y de Roux são as deficiências de magnésio e vitamina B12.

A

Resposta: D

60
Q

60) Sabe-se que hormônios, peptídeos e aderências vagais ao cérebro têm influência sobre a ingestão energética, o apetite e a saciedade. Sobre estes hormônios, marque a CORRETA:  a) A diminuição dos níveis de grelina leva ao aumento da ingesta alimentar. b) O hormônio produzido em grande parte na porção proximal do estômago pela presença do alimento, envolvido no apetite e na saciedade é a leptina. c) O hormônio produzido em grande parte na porção distal do estômago pela presença do alimento envolvido no apetite e na saciedade é a grelina. d) O hormônio produzido em grande parte na porção distal do estômago pela presença do alimento envolvido no apetite e na saciedade é a leptina. e) O hormônio produzido em grande parte na porção proximal do estômago pela presença do alimento envolvido no apetite e na saciedade é a grelina.

A

Resposta: E

61
Q

61) Avalie as asserções a seguir e a relação causal proposta entre elas: I - Medicamentos como o midazolam podem ter suas doses necessárias, orais e intravenosas, reduzidas quando do uso em hepatopatas PORQUE: II - a disfunção de hepatócitos, alteração da arquitetura hepática e derivações portocava nos pacientes hepatopatas reduzem o metabolismo de primeira passagem.  a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

A

Resposta: B

62
Q

62) Paciente de 26 anos de idade, do sexo feminino, relata 2 dias de evolução de parestesias em membros inferiores e sensação de “peso nas pernas”, evoluindo com paresia progressiva dos membros inferiores e parestesia dos membros superiores. Ao exame apresenta-se vigil, com força motora grau V/V em membros superiores, III/IV em membros inferiores, reflexos patelar e aquileu abolidos. A análise de líquor demonstrou 04 células/mm³, proteína = 98 mg/dl, glicose 76 mg/dl. Considerando o diagnóstico mais provável, analise as assertivas: I. A maioria dos casos ocorre após um quadro infeccioso, em geral respiratório ou gastrintestinal. II. O uso de vacinas não está associado à doença. III. Pacientes com linfoma, HIV e lúpus tem incidência maior da doença. IV. A etiologia autoimune ocorre em alguns subtipos da doença, mas não em todos. Estão corretas as assertivas:  a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas. d) II e IV apenas. e) III e IV apenas.

A

Resposta: B

63
Q

63) Em relação à patogênese da Insuficiência Cardíaca (IC), assinale a alternativa CORRETA.  a) Os eventos que lesam o músculo cardíaco promovem um aumento do número de miócitos. b) Entre os sistemas neuro-hormonais ativados na IC, está a arginina-vasopressina, que reduz a reabsorção de água. c) Pacientes com IC têm diminuição da atividade de moléculas vasodilatadoras como os peptídeos natriuréticos atrial e cerebral. d) Na IC há um remodelamento VE, com alterações na geometria ventricular esquerda que incluem, entre outras, um aumento da esfericidade do VE, anamento da parede do VE e incompetência da valva mitral. e) Pacientes com disfunção do ventrículo esquerdo (VE) apresentam mecanismo compensatórios que incluem a redução do sistema renina-angiotensina-aldosterona e da atividade do sistema nervoso simpático.

A

Resposta: D

64
Q

64) A insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, com várias manifestações clínicas. Em relação aos sintomas e sinais destas síndromes, é CORRETO armar.  a) Os principais sintomas da IC são fadiga e edema de membros inferiores. b) A expressão “dispneia paroxística noturna” refere-se a episódios agudos de dispneia que ocorrem logo após o paciente ter se deitado. c) A dispneia pode se tornar menos frequente com o surgimento de insuficiência ventricular direita e de insuficiência tricúspide. d) A “respiração de Cheyne-Stokes‘, também conhecida como respiração periódica ou cíclica, está em geral associada a taquiarritimias intermitentes. e) A pressão venosa jugular estima a pressão atrial esquerda; deve ser quantificada em mmHg, com o paciente deitado e cabeça inclinada a 45 °.

A

Resposta: C

65
Q

65) O cor pulmonale pode ser referido como doença cardiopulmonar. Em relação a esta entidade nosológica, é CORRETO armar:  a) O ventrículo direito é mais adequado a lidar com sobrecargas de pressão do que de volume. b) A causa mais comum de cor pulmonale é a insuficiência cardíaca, seja com fração de ejeção reduzida ou preservada. c) A ecocardiografia com Doppler permite a estimativa da pressão arterial pulmonar quando o paciente tem refluxo mitral associado. d) O seu mecanismo fisiopatológico comum é uma hipertensão pulmonar que seja suficiente para alterar a estrutura e/ou função do ventrículo direito. e) A redução da intensidade do sopro de regurgitação durante a inspiração, indica a existência de insuficiência tricúspide (“sinal de Rivero-Carvallo”).

A

Resposta: D

66
Q

66) Paciente apresenta tosse de forte intensidade há três semanas, que o impede de dormir e de falar. Refere ter apresentado infarto do miocárdio há 8 meses, mas que está bem do coração, usando aspirina e IECA. Qual a conduta a ser adotada.  a) Retirar o IECA. b) Iniciar diurético. c) Iniciar corticóide oral. d) Realizar espirometria. e) Realizar rinofibroscopia.

A

Resposta: A

67
Q

67) O que descreve a síndrome de hipersensibilidade da tosse?  a) É a síndrome da tosse crônica eosinofílica. b) É a tosse que responde aos corticosteróides e é caracterizada por inflamação reacional das vias respiratórias. c) É uma síndrome clínica caracterizada por tosse incômoda, sempre desencadeada por níveis baixos de exposição. d) É distinta da responsividade brônquica à metacolina e reflete a percepção de uma vasta gama de estímulos aferentes. e) É resultado da inflamação eosinofílica das vias aéreas que é diretamente responsável pela ativação dos nervos sensoriais.

A

Resposta: D

68
Q

68) Na síndrome de hipersensibilidade da tosse algumas situações são consideradas como gatilhos. Qual das alternativas abaixo apresenta os gatilhos relacionados a essa síndrome?  a) Ar quente, exercício, odores. b) Vento forte, temperos fortes, viroses. c) Ar frio, ambientes fechados, perfumes. d) Ar frio, odores e respiração profunda. e) Ar quente, respiração profunda, perfumes.

A

Resposta: D

69
Q

69) O pulso venoso pode ser analisado no pescoço, por observação das pulsações que ocorrem nas veias jugulares. Com respeito ao pulso venoso jugular, identifique qual a resposta INCORRETA.  a) Na fibrilação atrial não existe contração efetiva atrial, o que faz com que não haja uma onda precedendo a primeira bulha cardíaca. b) A onda “a” ocorre imediatamente antes da primeira bulha cardíaca. Representa a transmissão retrógrada da pressão gerada pela contração atrial. c) O fator de correção da pressão venosa central de centímetros de água para milímetros de mercúrio é de 1,36. Ou seja, 1,36 cm de água equivalem a 1 mm de mercúrio. d) Mensurando-se a altura do cume do pulso venoso jugular em relação ao ângulo de Louis (inflexão esternal), se tem uma estimativa da pressão venosa central em cm de água. e) Na insuficiência da valva atrioventricular esquerda, ocorre um refluxo do sangue do ventrículo para o átrio. Isto gera uma onda “v”, de enchimento atrial muito aumentada, nitidamente perceptível no pulso jugular. A amplitude da onda v tende a ser proporcional ao grau de refluxo.

A

Resposta: E

70
Q

70) Com respeito a miocardiopatia por doença de Chagas, identifique a alternativa INCORRETA:  a) A fase aguda da doença é geral incaracterística e passa despercebida. b) A transmissão do protozoário pode ser na forma oral ou transfusão de sangue. c) A doença caracteristicamente leva à disfunção sistólica de ventrículo esquerdo, poupando o sistema de condução intraventricular. d) O tratamento com agentes antiparasitários na fase crônica pode ser considerado, mesmo na ausência de sinais de infecção ativa. e) Na doença crônica, com aneurismas ventriculares trombogênicos, a anticoagulação pode ser necessária por tempo indeterminado.

A

Resposta: C

71
Q

71) Com respeito a miocardiopatia de Takotsubo ou síndrome do balonamento apical, assinale a alternativa INCORRETA:  a) Pode simular Infarto do miocárdio. b) Está relacionada a estresse físico ou emocional súbito e intenso. c) A disfunção ventricular costuma resolver-se em dias a semanas, sendo como regra doença de bom prognóstico. d) O ventrículo esquerdo tem dilatação global com contração basal, dando ao ventrículo o formato de pote de pescoço estreito. e) É uma doença caracteristicamente da população oriental, em especial japonesa, devendo-se pensar em outra etiologia quando o paciente tem outra origem étnica.

A

Resposta: E

72
Q

72) Assinale a opção errada em relação à classificação das cefaleias em primárias e secundárias.  a) A enxaqueca é considerada um tipo de cefaleia secundária. b) As cefaleias secundárias são causadas por distúrbios exógenos. c) A cefaleia primária frequentemente resulta em incapacidade e redução da qualidade de vida. d) A cefaleia tanto primária como secundária é uma das causas mais frequentes de procura por atendimento médico. e) As cefaleias primárias são aquelas em que a dor e suas manifestações associadas constituem o distúrbio em si.

A

Resposta: A

73
Q

73) Qual das estruturas abaixo não é responsável por gerar dor na cabeça?  a) Seios durais. b) Foice cerebral. c) Couro cabeludo. d) Parênquima cerebral. e) Artéria meníngea média.

A

Resposta: D

74
Q

74) No atendimento de emergência a um paciente com cefaleia, assinale entre as opções abaixo qual não é um sinal de alerta de distúrbio mais grave.  a) Inicío da dor após 55 anos. b) A pior dor de cabeça que já teve. c) Cefaleia de início recente de forte intensidade. d) Crise de dor de cabeça induzida por esforço físico ou por tosse. e) Cefaleia de longa data que interfere com atividade, com crises quase mensais.

A

Resposta: E

75
Q

75) Em relação às cefaleia secundárias assinale a opção CORRETA.  a) A cefaleia decorrente de tumor cerebral é constante, não piora com esforço físico e nunca é acompanhada de náusea e vômitos. b) A cefaleia aguda, intensa com rigidez de nuca e sem febre sugere hemorragia sub aracnoidea e deve ser sempre um sinal de alerta. c) Alterações psiquiátricas com distúrbio de humor e ansiedade são causas frequentes de cefaleia e não necessitam de exames de imagem. d) A artrite temporal é um distúrbio inflamatório caraterizado por cefaleia geralmente em região temporal, com hipersensibilidade de couro cabeludo, claudicação de mandíbula e é característico em pacientes jovens abaixo de 30 anos. e) Na meningite a cefaleia é aguda e intensa, acompanhada de rigidez de nuca e febre. Com a presença desses sinais e sintomas não se faz necessário a realização de coleta de líquor através da punção lombar, uma vez que já se tem o diagnóstico.

A

Resposta: B

76
Q

76) Paciente chega ao pronto atendimento referindo hemoptise com volume superior a 650 ml nas últimas 24 horas. Qual a conduta terapêutica que você instituiria?  a) Esquelitização do brônquio por vídeo-cirurgia. A broncoscopia rígida e lavagem com água gelada da lesão. b) Tratamento por broncoscopia rígida e ablação com laser da lesão. c) O tratamento por toracotomia com controle cirúrgico do sangramento. d) A angiografia guiada pelo arco em C, com embolização da artéria brônquica.

A

Resposta: B

77
Q

77) Em relação à hemoptise, pode-se armar.  a) A aspergilose pulmonar difusa é a principal causa de hemoptise maciça no Brasil. b) A hemoptise maciça é frequentemente (95%) proveniente da circulação pulmonar. c) As lesões inflamatórias/infecciosas crônicas são a principal causa de hemoptise maciça. d) Devido à gravidade da hemoptise maciça, deve-se sempre usar anestesia local e fibrobroncoscópio no controle endoscópico. e) Devido ao grande calibre dos vasos pulmonares, não existe indicação para tratamento definitivo ou temporário com embolização arterial.

A

Resposta: C

78
Q

78) São manifestações da Síndrome do Antifosfolípide (SAF):  a) Enxaqueca, epilepsia, anemia hemolítica Coombs negativo. b) Trombocitose, anemia hemolítica autoimune, perda fetal precoce. c) Alterações laboratoriais com tempo parcial de tromboplastina diminuído. d) Ataque isquêmico transitório, livedo reticularis, vegetação de Liebman Sacks. e) A síndorme catastróca se caracteriza pelo envolvimento de cinco ou mais órgãos simultaneamente.

A

Resposta: D

79
Q

79) Quanto ao lúpus eritematoso sistêmico e gestação, é CORRETO armar:  a) Hidroxicloroquina, prednisona e metotrexato drogas usadas sem risco de teratogenicidade. b) As pacientes com nefrite em atividade podem fazer uso de azatioprina, hidroxicloroquina e prednisona. c) Nas pacientes sem nefrite em atividade os componentes do complemento C3 e C4 são baixos devido à gestação. d) A presença de anticorpos antifosfolípides aumenta risco de perdas fetais precoces sem interferir com as perdas tardias. e) Em gestantes com anticorpo anti-Ro positivo é necessário solicitar o ecocardiograma fetal a partir da trigésima segunda semana de gestação.

A

Resposta: B

80
Q

80) O uso de agentes biológicos bloqueadores de fator de necrose tumoral no tratamento de artrite reumatoide aumenta o risco de:  a) Dislipidemia. b) Nefrotoxicidade. c) Infecções virais. d) Reativação de tuberculose latente. e) Teratogenicidade, categoria X pelo FDA.

A

Resposta: D

81
Q

81) Adolescente, 16 anos de idade, procura atendimento pedindo prescrição de pílula anticoncepcional para tratar de acne em rosto, que sua tia, técnica em enfermagem, disse-lhe que era causada por ovário policístico. Menarca 11 anos, ciclos menstruais normais em intervalo, quantidade e duração. Sexarca há oito meses e nega comorbidades. Ao exame físico IMC 22,78, acne vulgaris moderada em face, principalmente na testa, distribuição pilosa corpórea normal. Sobre o síndrome de anovulação crônica hiperandrogênica estão corretas as seguintes armações: I. É quadro que, na maioria das vezes, tem início na puberdade. II. A paciente do presente caso apresenta dois dos critérios de Roterdan para o diagnóstico definitivo. III. Na maioria das vezes as portadores deste síndrome apresentam resistência à insulina e diabete tipo II. IV. A maioria das portadoras apresentam intervalos menstruais alongados, obesidade e grau variával de manifestações hiperangrogênicas. V. O tratamento indicado para a maioria das pacientes é a associação de metformina e anticoncepcional combinado com ciproterona. A seguinte alternativa contempla ao solicitado no enunciado:  a) Apenas I, II e III. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas III e V. d) Apenas III, IV e V. e) Apenas I e IV.

A

Resposta: E

82
Q

82) Senhora 63 anos comparece à consulta para coleta de material de citologia oncótica cervical uterina. Queixa-se de secura vaginal e muita dor nas relações sexuais há seis meses. Relata menopausa há treze anos e nega comorbidades. No exame especular observada atroa vaginal intensa. Sobre o caso apresentado, a seguinte alternativa é a INCORRETA:  a) O laudo de citologia oncótica cervical uterina descreve atrofia. b) A citologia oncótica cervicouterina deve ser coletada dos 25 aos 65 anos de idade. c) Para coleta de material para citologia em base líquida pode-se lubricar o espéculo com vaselina. d) Para a alteração vaginal apresentada pode-se indicar aplicação intravaginal de promestrieno creme. e) Para introdução de espéculo para obtenção de material cervical uterino estendido sob lâmina com espátula de Ayre, citobrush e xado com álcool 95% e contra-indicada a utilização de vaselina no espéculo.

A

Resposta: C

83
Q

83) Usuária, 24 anos comparece à consulta queixando-se de sangramento pós coital, de pequena intensidade e duração e com início há 20 dias. Faz uso de anticoncepção injetável combinada mensal há 8 anos, quando iniciou vida sexual. Ao exame especular o conteúdo vaginal era esbranquiçado, homogêneo e em pequena quantidade. Teste de Whi negativo. Em colo uterino observou-se área de eversão cervical (ectropion) medindo cerca de 1 centímetro de diâmetro. Após limpeza da cavidade vaginal, com gaze embebida com ácido acético 2%, notou-se pequeno sangramento proveniente da eversão. A estimulação da metaplasia escamoíde pode ser feita com:  a) Podolotoxina. b) Imiquimode creme. c) Ácido tricloroacético. d) Creme vaginal sulfatado. e) Policresuleno creme ou óvulo vaginal.

A

Resposta: E

84
Q

84) Mulher, 36 anos de idade, não menstrua há 4 meses. Seus ciclos menstruais sempre foram normais, é gesta II e 2 cesáreas e a última com laqueadura tubária há 8 anos. Beta-hCG há 20 dias negativo. Você solicitou dosagem de TSH e prolactina que resultaram normais. Diante deste resultado você indicou teste da progesterona que resultou negativo e teste do estrogênio positivo. As dosagens de FSH e LH resultaram elevadas e a de estradiol muito baixa. Diante ao exposto você pode suspeitar como causa a amenorreia.  a) Síndrome de Kallman. b) Síndrome de Prader-Willi. c) Falência ovariana precoce. d) Síndrome de Asherman total. e) Amenorreia hipotalâmica por estresse.

A

Resposta: C

85
Q

85) Mulher, 30 anos de idade, hígida, com ciclos menstruais normais, observam-se no 8º dia do ciclo as seguintes ações fisiológicas, exceto.  a) LH em elevação. b) FSH em declinio. c) Endométrio proliferativo. d) Citologia vaginal com predomínio de células eosinófilas acidólas. e) Quantidade aumentada de estradiol produzido nas células da teca de folículos primários.

A

Resposta: E

86
Q

86) Usuária de dispositivo intrauterino liberador de progesterona há 3 anos, vem apresentando sangramento genital abundante há 18 dias. Apresenta ultrassom transvaginal com linha endometrial medindo 2 mm, sem alterações miometrias e ovarianas. Para cessar ou diminuir o sangramento que esta paciente apresenta podemos utilizar os seguintes fármacos, exceto.  a) Doxiciclina via oral. b) Ibuprofeno via oral. c) Meloxican injetável. d) Estrógeno conjugado 2,5 mg via oral. e) Ácido tranexâmico via oral injetável.

A

Resposta: D

87
Q

87) Paciente portadora de câncer de mama, em uso de tamoxifeno, vai ao seu clínico geral, com queixa de estado depressivo. O médico indica iniciar terapia com antidepressivo. No entanto, ele deverá alertá-la de que alguns medicamentos desta classe terapêutica podem interferir na absorção do tamoxifreno. Desta maneira, qual dos medicamentos abaixo, poderá ser utilizado de forma mais segura?  a) Citalopram. b) Fluoxetina. c) Paroxetina. d) Sertralina. e) Venlafaxina.

A

Resposta: A

88
Q

88) Nas pacientes diagnosticadas com carcinoma do colo uterino, a opção de tratamento inicial mais adequada, varia de acordo com estadiamento clínico. Desta forma, assinale qual das condutas abaixo não é a mais adequada.  a) Histerectomia total é o tratamento recomendado para pacientes que apresentam tumor com invasão de até 3 mm, sem invasão linfática e vascular e sem dissecção linfonodal, pois o risco de metástases linfonodais é < que 1%. b) Nos estadios patológicos IB de risco alto IIB, recomenda-se tratamento adjuvante com radioterapia externa a braquiterapia concomitantemente à quimioterapia baseada em platina. c) A conização pode ser uma opção para pacientes que desejam manter fertilidade, mas que apresentam tumores com invasão menor que 3 mm, sem invasão linfática e vascular e margens livres. d) Para tumores com invasão acima de 3 mm ou com invasão linfática e vascular, o tratamento de rotina deve ser a histerectomia radical associada à técnica do linfonodo sentinela ou linfadenectomia pélvica bilateral, pois o risco de metástases linfonodais é de cerca de 5%. e) Nos estadios clínicos IIB, III e IVA, recomenda-se tratamento com radioterapia externa e braquiterapia.

A

Resposta: E

89
Q

89) A partir da década de 70, após a divulgação de alguns estudos científicos, o aleitamento materno ganhou maior importância. Desta forma, em 1991, a OMS estabeleceu indicadores bem definidos sobre o tema. Dos conceitos abaixo, qual não corresponde às definições propostas?  a) Aleitamento materno: a criança recebe leite humano (direto da mama ou ordenhado). b) Aleitamento materno complementado: a criança recebe somente leite materno ou líquidos, incluindo leites não humanos. c) Aleitamento materno exclusivo: a criança recebe somente leite humano de sua mãe ou ama de leite ou leite humano ordenhado. d) Aleitamento materno predominante: a fonte predominante é o leite humano, no entanto, a criança pode receber água, chás e sucos. e) Aleitamento materno complementado: a criança recebe leite materno e outros alimentos sólidos, semi-sólidos ou líquidos, incluindo leites não humanos.

A

Resposta: B

90
Q

90) Com relação ao abortamento, assinale a alternativa correta.  a) Se ocorrer até 16 semanas de gestação é denominado como precoce; se for entre 16 e 19 semanas de gestação é denominado como tardio. b) Representa complicação infrequente da gravidez, aproximadamente 1:1000 mulheres terá um abortamento espontâneo durante sua vida reprodutiva. c) A síndrome dos ovários policísticos, afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva e tem sido considerada como causa de abortamento. d) A taxa de abortamento em pacientes portadoras de diabetes mellitus tipo I encontra-se aumentada, independentemente de estarem controladas clinicamente. e) A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como abortamento a expulsão ou extração do feto, antes de 19 semanas de gestação ou pesando menos de 450 g.

A

Resposta: C

91
Q

91) A gravidez ectópica, geralmente se encontra associada a fatores de risco. Qual dos fatores abaixo não parece estar relacionada com o aumento crescente desta patologia?  a) Cirurgia tubária prévia. b) Ocorrência de adenomiose. c) Uso de dispositivo intrauterino. d) Anticoncepção de emergência com levonogestrel. e) Procedimentos relacionados à reprodução assistida.

A

Resposta: B

92
Q

92) Com relação à hiperêmese gravídica, sabe-se até o momento que sua etiologia é ainda incerta. A hipótese de que fatores endócrinos poderiam causá-la, frequentemente é citada. Baseado nesta teoria, qual dos fatores abaixo relacionados, parece não ter relação com esta patologia?  a) Alterações dos níveis de hormônio estimulante da tireóide. b) Elevação dos níveis de gonadotrofina coriônica humana. c) Produção insuficiente do hormônio adrenocorticotróco. d) Alterações dos níveis de progesterona. e) Elevação dos níveis de estrógenos.

A

Resposta: D

93
Q

93) A restrição do crescimento fetal é caracterizada pelo crescimento abaixo do esperado para a idade gestacional, utilizando-se curvas-padrão específicas de cada população. Baseado nesta definição, qual das afirmativas a seguir não é considerada como sendo importante para sua caracterização e conduta?  a) Os fatores de risco podem ser de origem fetal, placentária e materna. b) Os tratamento clínicos podem previnir ou corrigir o crescimento fetal deficiente. c) O crescimento fetal diminuído pode estar relacionado com doenças cardiovasculares e metabólicas na idade adulta. d) A dopplervelocimetria permite diferenciar o feto pequeno patológico do constitucional, além de avaliar o grau de insuficiência placentária. e) O momento do parto deve ser reservado para quando as situações de risco para o feto ao permanecer no útero, se tornarem maiores de que ao receber os cuidados no berçário.

A

Resposta: B

94
Q

94) O tromboembolismo venoso é uma doença potencialmente fatal e causa importante de óbito materno. Sua incidência é de 5 a 50 vezes maior em mulheres grávidas do que em não grávidas da mesma idade. Considerando essa doença, qual das alternativas abaixo não é correta?  a) Os eventos tromboembólicos na gestação estão associados à trombofilia hereditária em mais de 50% dos casos. b) A ultrassonografia com Doppler consiste no primeiro exame a ser solicitado em casos de suspeita de trombose venosa profunda. c) A Tomografia computadorizada de tórax é o primeiro exame a ser solicitado para o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. d) A heparina de baixo peso molecular deve ser a droga de escolha para a anticoagulação na gestação nos casos de tromboembolismo venoso. e) O parto deve ser programado entre 37 e 40 semanas de gestação, suspendendo-se a anticoagulação temporariamente, esta deve ser reiniciada entre 6 e 8 horas após o parto.

A

Resposta: C

95
Q

95) A sífilis é uma infecção sistêmica crônica com incidência no Brasil de aproximadamente 4% na população geral e de 2% nas gestantes. Sobre essa infecção, assinale a alternativa incorreta.  a) O FTA-Abs é utilizado para confirmação diagnóstica quando o VDRL é positivo. b) O tratamento da gestante deve ocorrer a partir de qualquer valor positivo do VDRL. c) A transmissão vertical da sífilis primária e secundária ocorre em menos de 5% dos casos não tratados. d) Em aproximadamente 30% dos conceptos de gestantes não tratadas evoluem para óbito fetal, 10% para óbito neonatal e 40% para retardo mental. e) O VDRL é utilizado, durante o pré-natal, como rastreamento da doença e deve ser coletado na primeira consulta pré-natal, entre 28 e 32 semanas de gestação e no período periparto.

A

Resposta: C

96
Q

96) Durante a pesquisa de casos de morte de mulher em idade fértil foi encontrado um caso de mulher de 35 anos por infecção generalizada iniciada na operação cesariana 60 dias após a cirurgia. Para fins estatísticos trata-se de  a) Morte materna não obstétrica. b) Morte materna obstétrica direta. c) Morte materna obstétrica tardia. d) Morte materna obstétrica indireta. e) Morte materna não obstétrica tardia.

A

Resposta: C

97
Q

97) Quanto às repercursões da gravidez no organismo materno é correto armar.  a) Ocorre expansão volêmica e diminuição de freqüência cardíaca. b) Ocorre hiperpigmentação da pele e a glicosúria moderada é normal. c) O aumento da necessidade de ferro faz necessária a suplementação. d) As mamas retornam as características pré-gravídicas após a lactação. e) O aumento das mamas e do abdome desvia o eixo materno gravitacional posteriormente.

A

Resposta: C

98
Q

98) Sobre as imunizações durante o pré-natal está incorreto armar.  a) Vacinas com vírus vivos atenuados são em geral contra-indicadas na gestação. b) A vacina para pneumococo está indicada para grávidas cardiopatas e pneumopatas. c) A vacinação contra o tétano deve ser indicada de rotina visando diminuir as taxas de mortalidade neonatal e infantil. d) Havendo exposição ao agente não há contra-indicação para o uso de imunoglobulinas para hepatite B e raiva. e) Mulheres que ficaram grávidas após um período inferior a dois meses de uma vacina tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo) devem ser prevenidas de risco conhecido de malformações fetais.

A

Resposta: E

99
Q

99) Sobre a ecografia obstétrica está correto armar.  a) A avaliação morfológica só deve ser solicitada após a 24ª semana completa. b) Está bem estabelecido que a realização de pelo menos um exame durante a gestação melhora o prognóstico mesmo em gestações de baixo risco. c) O melhor parâmetro de análise da datação da gravidez é a medida do comprimento da cabeça nádega no primeiro trimestre. d) A estimativa do peso ao nascer costuma ser muito próxima (erro inferior a 10%) e serve como parâmetro de avaliação do profissional que realiza o exame. e) A presença de uma ou mais circulares cervicais tem o mesmo significado clínico e deve ser prontamente relatada ao obstetra para as providências em relação aos riscos fetais.

A

Resposta: C

100
Q

100) Durante a assistência ao trabalho de parto está correto. I - A deambulação deve respeitar as condições clínicas maternas e fetais e a disposição individual de cada gestante. II - O decúbito lateral esquerdo se associa a um melhor padrão de contrações uterinas, que se tornam menos freqüentes e mais intensas. III - O jejum visa diminuir o risco de vômitos e pneumonite aspirativa. IV - Não há evidência de que permitir a ingestão de alimentos que produzem pouco resíduo nas situações de desconforto por fome possam aumentar a morbidade materna ou fetal.  a) Estão corretas apenas I, II e III. b) Estão corretas apenas I, II e IV. c) Estão corretas apenas II, III e IV. d) Estão todas corretas. e) Todas estão erradas.

A

Resposta: D