AMP - 2019 Flashcards
1) Lactente de 3 meses com febre, evolui com vômitos, rigidez de nuca, alteração do nível de consciência. Coletando líquor que revelou 30 células, predomínio de monomorfonucleares, proteínas e glicose normal. Tomografia de crânio mostrou hipodensidade temporal bilateral. O medicamento fundamental para o início do tratamento deste paciente é: a) Manitol. b) aciclovir. c) ceftriaxona. d) corticosteroide. e) imunoglobulina.
Resposta: B Tomografia característica de Encefalite herpética.
2) Lactente de 10 meses com quadro progressivo de dificuldade respiratória, recusa em mamar. Relata quadro gripal com diarreia há duas semanas. Ao exame físico taquicárdico (FC 180 bpm), bulhas normofonéticas, raio X de tórax com aumento da trama vascular e aumento global da área cardíaca. Analise as alternativas abaixo. I - O agente mais provável para este quadro é o Coxsackie B. II - O ECG apresenta taquicardia sinusal com complexo QRS de alta voltagem. III - O uso de corticosteroides está indicado por melhorar o prognóstico. Estão corretas: a) I apenas. b) III apenas. c) I e II apenas. d) I e III apenas. e) I, II e III.
Resposta: A
3) Escolar de 8 anos apresenta-se com queixa de mal desempenho escolar. Pais relatam que comete erros por descuido em atividades escolares, tem diculdade de manter a atenção nas tarefas ou atividades lúdicas, parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra, tem diculdade de organizar tarefas e atividade, é facilmente distraído por estímulos externos, tem diculdade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer, fala em demasia tanto em casa como na escola. I - Ele necessita de avaliação psicopedagógica e complementação com EEG. PORQUE: II - Nesta situação há alta prevalência de comorbidades com outros transtornos psiquiátricos. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: D
4) Escolar de 7 anos com quadro súbito de dores em membros inferiores, perda de força muscular, hiporreexia nas pernas, taquicardia e hipertensão. Líquor com 14 células e proteínas de 220 mg/dl. Sobre esta doença analise as alternativas abaixo. I - Não envolve os pares cranianos. II - O uso de corticosteroides não está indicado. III - A paralisia ascendente rapidamente progressiva deve ser tratada com imunoglobulinas. Estão corretas as alternativas. a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III.
Resposta: D
5) Sobre os marcos do crescimento e desenvolvimento, analise as alternativas. I - O peso de nascimento do lactente dobra aos 12 meses. II - O lactente ao nal do primeiro ano cresce em média 25 cm. III - A criança está apta a subir em uma cadeira aos 3-4 anos. IV - A criança está apta a trocar de roupa sozinha aos 4-5 anos. Estão CORRETAS as armativas. a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) II e IV apenas. d) III e IV apenas. e) II, III e IV apenas.
Resposta: C
6) Pré escolar de 3 anos inicia duas semanas após um quadro de infecção respiratória alta com febre elevada, alteração do nível de consciência, sinais neurológicos focais, alteração de pares cranianos (diplopia, alteração da mímica facial), paresias com hiporreflexias, retenção urinária e distúrbios de conduta, EEG coma atividade difusa de ondas teta-delta de alta voltagem. Tomografia de crânio normal. Ressonância com lesões hiperintensas assimétricas acometendo substância branca bilateralmente em T2 e Flair. O diagnóstico mais provável é: a) esclerose múltipla. b) metástases cerebrais. c) meningoencefalite viral. d) encenfalomielite disseminada aguda. e) panencefalite esclerosante subaguda.
Resposta: D
7) Pré escolar de 3 anos inicia duas semanas após um quadro de infecção respiratória alta com febre elevada, alteração do nível de consciência, sinais neurológicos focais, alteração de pares cranianos (diplopia, alteração da mímica facial), paresias com hiporreflexias, retenção urinária e distúrbios de conduta, EEG coma atividade difusa de ondas teta-delta de alta voltagem. Tomografia de crânio normal. Ressonância com lesões hiperintensas assimétricas acometendo substância branca bilateralmente em T2 e Flair. Para este caso o tratamento mais adequado seria com: a) aciclovir endovenoso. b) imunoglobulina endovenosa. c) pulsoterapia de metilprednisolona. d) quimioterapia associada com radioterapia. e) esquema de tríplice com ceftriaxona, aciclovir e dexametasona.
Resposta: C
8) A queimadura elétrica em crianças geralmente são graves e necessitam de internação para monitorização intesiva. I - Nos pacientes com queimaduras elétricas não se deve ulitizar a fórmula de Parkland para o cálculo da reposição hídrica. PORQUE: II - Estes pacientes necessitam de reposição vigorosa do potássio nas primeiras 24 horas da queimadura. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: C
9) Escolar de 8 anos é vítima de atropelamento em via pública, sendo arremessado alguns metros. Não apresentou perda de consciência, chega ao pronto-socorro com escala de coma de Glasgow de 15, reclamando de dor abdominal especialmente em flanco esquerdo. Dados vitais normais, normopressórico. Existe a suspeita de trauma renal por presença de hematúria. Sobre o trauma renal, analise as alternativas que se encontram abaixo. I - O melhor exame para investigação é a tomografia. PORQUE: II - A presença de hematúria indica maior gravidade. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: C
10) Lactente de 18 meses com dificuldade em ganhar peso, tem como antecedente a presença de íleo meconial ao nascimento e sintomas respiratórios persistentes. Raio de tórax com hiperinsuação difusa, com aumento de trama broncovascular em lobos superiores. Irmão falecido aos 4 anos por desnutrição e quadro respiratório crônico. I - Estes pacientes apresentam um grande benefício com o uso de corticosteroides inalatórios. PORQUE: II - A principal causa de morbimortalidade nesta doença é pulmonar. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa a primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: D
AMP 2019 11) Pré-escolar de 5 anos com episódios recorrentes de sibilância dá entrada no pronto atendimento com queixas de falta de ar, sensação de aperto no peito e tosse. Ao exame apresenta-se agitado, dispneia ao repouso, frequência respiratória de 45, frequência cadiaca de 135, saturação O2 de 88%. I - Nesta situação o corticoide deve ser usado preferenciamente por via endovenosa. PORQUE: II - Sua eficácia será melhor do que se utilizado por via oral. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: E
AMP 2019 12) Lactente de 18 meses é trazido ao setor de emergência com queixas de irritabilidade alternados com episódios de apatia. Ao examiná-lo você identifica várias equimoses em face, tronco, dorso, com várias colorações, algumas com marcas de instrumentos. Pais relatam que frequentemente apresenta quedas e que é muito “arteiro”. Na avaliação da sua suspeita diagnóstica, analise as alternativas abaixo. I - Uma boa estratégia é perguntar diretamente à criança “Seu pai bateu em você?” II - Você deve notificar o caso e informar diretamente à família sobre a notificação. III - Após exame físico minucioso, liberar a criança para o domicílio e com encaminhamento ao IML, após a notificação. Estariam corretas as alternativas. a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) II e III apenas.
Resposta: B
AMP 2019 13) Choque séptico é definido quando temos sepse grave associada a hipoperfusão ou hipotensão apesar de reposição de fluido adequada ou da necessidade de agentes vasoativos. I - O choque séptico apresenta uma interação complexa de choque distributivo, hipovolêmico e cardiogênico. PORQUE: II - Podem ocorrer de perdas de fluido por extravasamento capilar, efeitos depressivos do miocárdio por interleucinas e diminuição da resistência vascular sistêmica. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa a primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: A
AMP 2019 14) No manejo da dor aguda severa em pediatria existem medidas farmacológicas e não farmacológicas. Sobre o uso de opioides no manejo farmacológico, analise as alternativas abaixo. I - Devem ser evitados mesmo por curtos periodos pelo alto risco de causarem dependência. II - Quando utilizados a via preferencial de aplicação é intramuscular. III - O efeito colateral mais comum e facilmente tratável é a constipação. Estão corretas as alternativas. a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) I e III apenas.
Resposta: C
AMP 2019 15) Recém nascido apresenta-se com hipotonia, reflexo de Moro prejudicado, face plana, fissuras palpebrais voltadas para cima, orelhas pequenas e displásticas, hiperflexibilidade das articulações, pescoço curto, clinodactilia do quinto dedo, prega palmar única e displasia pélvica. Para esta situação, analise as alternativas abaixo. I - Existe 50% de chance de haver algum defeito cardíaco. II - A maioria destes pacientes apresentará problemas comportamentais. III - Tem uma chance aumentada de desenvolver leucemia. Estão corretas as alternativas. a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas d) I, II e III. e) III apenas.
Resposta: B
AMP 2019 16) Você está aguardando o nascimento de um bebê na sala de parto e observa-se durante saída da cabeça a presença de líquido amniótico meconial espesso. I - Estaria indicada a aspiração rotineira da nasofaringe no intraparto. PORQUE: II - Reduz o risco da síndrome de aspiração meconial. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: E
AMP 2019 17) Lactante de 2 anos, com quadro de febre há dois dias (máxima 39°C), sintomas inespecícos de congestão nasal, recusa alimentar e tosse. Medicado em casa com sintomáticos sem melhora. Exame físico sem alteração signicativa. Realizado hemograma que mostra série vermelha normal e contagem de leucócitos de 2.100 (neutrólos de 500), plaquetas 650.000. Parcial de urina normal. Qual o diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para o caso? a) Infecção viral, repetir hemograma após 2 semanas. b) Infecção bacteriana, internar e iniciar antibiótico empírico. c) Infecção por gram negativo, internar e iniciar cefalosporina. d) Neutropenia induzida por medicamento, suspender medicamentos e repetir hemograma em 3 semanas. e) Neutropenia febril provavelmente neoplásica ou inamatória, internar em isolamento e aprofundar investigação.
Resposta: A
AMP 2019 18) Escolar de 7 anos está há 2 dias com dor abdominal, inicialmente difusa e agora localizada em fossa ilíaca direita. Apresentou febre baixa e recusa alimentar desde o início do quadro. Ao exame, abdome plano, ruídos hidroaéreos presentes pouco diminuídos, sensibilidade à palpação em quadrante inferior direito, sem dor à descompressão. I - No manejo inicial deste paciente deve se evitar a utilização de analgésicos potentes, como opioides. PORQUE: II - Seu uso muda a precisão diagnóstica e interfere na tomada de decisão cirúrgica. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: E
AMP 2019 19) Escolar de 7 anos está há 2 dias com dor abdominal, inicialmente difusa e agora localizada em fossa ilíaca direita. Apresentou febre baixa e recusa alimentar desde o início do quadro. Ao exame abdome plano, ruídos hidroaéreos presentes pouco diminuídos, sensibilidade à palpação em quadrante inferior direito, sem dor à descompressão.Na evolução do paciente realizado ultrassom de abdome que evidenciou imagem cilíndrica em fundo cego, em topografia de fossa ilíaca direita, com 8 mm de espessura, não compressível. Restante do exame sem alterações. Sobre este caso, é mais indicado: a) realizar apendicectomia imediata e manter antibioticoterapia por 24 horas. b) realizar tomografia com contraste para melhor esclarecimento diagnóstico. c) iniciar antibioticoterapia, manter em jejum e repetir a ultrassonograa em 12 a 24 horas. d) liberar com orientação já que o exame não é conclusivo para o diagnóstico de apendicite. e) realizar apendicectomia por laparoscopia que resulta em menor tempo de internação, antibioticoterapia por 7 dias, inicialmente parenteral e após oral domiciliar.
Resposta: A
20) Lactente de 10 meses de idade, iniciou subitamente no meio da noite com choro inconsolável, irritabilidade, febre máxima de 38°C, recusa em mamar. Ao exame físico na otoscopia observa-se abaulamento de membrana timpânica bilateral, com neovasos. Inicia-se antibioticoterapia com amoxicilina e analgesia oral. I - Estaria também recomendada a utilização de corticosteroides sistêmicos. PORQUE; II Comprovadamente auxiliam na diminuição do tempo de tratamento e no risco de complicações. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justicativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: E
21) Paciente comparece à consulta por dor na mama direita e febre há 2 dias. Tem praticado aleitamento materno exclusivo para a sua filha, nascida há 4 meses e meio. Ao exame, a mama está ingurgitada, com hiperemia e aumento de calor local periareolar sem delimitação precisa, nem áreas com ponto de flutuação. Linfonodo axilar direito de 2 cm e doloroso. Analise cada assertiva abaixo assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F), segundo a conduta mais adequada para o caso. ( ) Observar a mamada durante a consulta, com atenção ao posicionamento e à pega. ( ) Indicar início de alimentação complementar, começando com papa de frutas e papa salgada. ( ) Retirar leite materno manualmente até reduzir o ingurgitamento da aréola e só então posicionar o bebê para a pega. ( ) Instruir amamentação a cada 4 horas, precedida em meia hora de paracetamol 500 mg. ( ) Receitar antibióticos por 7 dias para a mãe e suspender amamentação apenas neste período. A sequência CORRETA é: a) V, V, V, V, V b) V, V, V, F, V c) V, F, F, V, V d) V, F, V, F, F e) F, F, V, V, F
Resposta: D
22) Criança acaba de completar 1 ano de vida e foi trazido por seus pais para a consulta de acompanhamento. Durante a consulta, o médico indentica algumas situações a serem manejadas. Analise as assertivas a seguir e assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) conforme a conduta pertinente agora para cada situação descrita. ( ) Como a retração prepucial não é completa, é necessário encaminhar ao cirurgião para intervenção na mose. ( ) Sendo testículo esquerdo palpável apenas no canal inguinal, é necessário encaminhar ao cirurgião pela criptorquidia. ( ) Como ele ainda não pega objetos do chão nem segura o copo sozinho, está indicada avaliação de neurologista por atraso de desenvolvimento. ( ) Como não consta ainda vacinação pela tríplice viral, já está indicada aplicação da 1ª dose. ( ) Como já recebeu a vacina pentavalente com 2, 4 e 6 meses, já está indicado o reforço com a DTP. A sequência CORRETA é: a) F, V, F, V, F b) F, F, V, V, F c) F, F, F, V, V d) V, F, F, V, F e) V, V, F, V, V
Resposta: A
23) Homem, 40 anos, vem à consulta por dor no joelho esquerdo desde trauma local quando caiu de um pequeno banco na manhã de hoje. Sabendo que as Regras de Ottawa têm sensibilidade de 97% para fraturas de joelho por trauma, assinale os achados de exame físico que levariam à indicação de se solicitar radiografia do joelho e assinale as afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F); ( ) Incapacidade de sustentar o peso do corpo no pé esquerdo. ( ) Incapacidade de andar 4 passos. ( ) Dor à palpação do tubérculo da tíbia. ( ) Dor à palpação da cabeça da fíbula. ( ) Dor isolada da patela à palpação. A sequência CORRETA é a) V, V, V, F, F b) F, V, V, V, F c) F, F, V, V, V d) V, V, F, F, V e) F, V, F, V, V
Resposta: E
24) As indicações de rastreamento de doenças para um exame periódico de saúde devem ter bases em evidências cientificas. Quanto a esse tema, indique quais alternativas são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Glicemia de jejum para homens de 35 anos ou mais e mulheres com 45 anos ou mais. ( ) Rastreio do uso de álcool anualmente para todos os adultos. ( ) Clitopatológico de cólo de útero anualmente para mulheres sexualmente ativas entre 25 e 64 anos. ( ) Hemograma anualmente em mulheres e a cada 5 anos em homens. ( ) Mamografia a cada 2 anos para mulheres dos 50 aos 74 anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V, V, V, V, V b) V, V, V, F, F c) V, V, F, V, F d) F, V, F, F, V e) F, F, V, F, V
Resposta: D
AMP 2019 25) Paciente, 27 anos, solteira, vem ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa para avaliação de um corrimento vaginal que iniciou há 2 meses, com odor mais intenso há 1 mês. Nega dor à relação sexual e prurido genital. Conta que nos últimos meses manteve relações sexuais, sem uso de preservativo, com dois parceiros. Ao exame físico, não tinha dor à palpação abdominal e o exame especular mostrou conteúdo homogêneo cinza esverdeado em canal vaginal que provinha de orifício cervical, colo uterino pouco friável, não sangrante e indolor à mobilização pelo toque. Não havia no Posto de Saúde microscópio para exame a fresco. A conduta mais adequada neste caso deve ser: a) Tratar empiricamente a vaginose com metronidazol com base nos achados clínicos, não esquecendo do manejo de cervicite por clamídia. b) Tratar a DIP (Doença Inamatória Pélvica) com ceftriaxona, doxiciclina e metronidazol impõe-se, já que o corrimento tem origem no canal cervical e colo. c) Tratar a paciente e seus parceiros sexuais com azitromicina e ciprooxacina para cobrir clamídia e gonococo, não esquecendo de investigar sílis e HIV em todos. d) Fazer diagnóstico de vaginose e tratar com metronidazol após positivar o teste de Whi e conrmar pH maior que 4,5 fechando assim 3 dos 4 critérios de Amsel para Gardnerella. e) Independentemente da avaliação pensando em vaginose, propor tratamento para cervicite com ceftriaxona e azitromicina, não esquecendo de pedir sorologias para sílis e HIV à paciente e seus parceiros, bem como tratá-los com os mesmos antibióticos.
Resposta: E
26) Senhora, de 45 anos é obesa e vem à consulta por tosse seca há 3 meses. Iniciaram os sintomas no inverno e desde então não melhorou. Buscou o pronto atendimento onde lhe foi prescrito medicamento (que não lembra o nome) para “alergia pelo inverno”. Observou que, após iniciar esse tratamento, está muito sonolenta, o que dificulta os afazeres diários. Os sintomas pioram no período noturno após jantar e se deitar. Arma fazer uso de, aproximadamente, 4 a 5 xícaras de café ao dia. Neste caso, é correto armar: I) Provavelmente trata-se de DRGE com sintoma atípico. II) A endoscopia digestiva alta é padrão ouro para confirmação do diagnostico. III) É provável que Maria esteja fazendo uso de um anti-histaminico e este é o motivo da sonolência, portanto deve ser retirado pois não auxilia no tratamento. IV) Deve ser inicado bloqueador de H2 ou pró-cinético em dose plena como teste terapêutico. Estão corretas APENAS as assertivas: a) Apenas II está correta. b) Apenas I e II estão corretas. c) Apenas I e III estão corretas. d) Apenas I, II e IV estão corretas. e) Todas estão corretas.
Resposta: C
27) Paciente, 60 anos, é cozinheira e procura a unidade de saúde porque há 3 semanas vem apresentando forte dor em ombro direito, principalmente ao cozinhar, varrer a casa e estender roupa no varal. O que tirou a dor momentaneamente foi tomar um medicamento originalmente prescrito para seu marido após uma cirurgia do joelho. Observa que, talvez pelo uso desse fármaco, ficou com o intestino “ressecado”. Mesmo assim solicita receita porque gostou muito dos efeitos e a farmácia exigiu prescrição médica para lhe vender. Avalie as asserções a seguir: I) Provavelmente trata-se de constipação por uso de derivados de opioide II) Anamnese e exame físico não bastam para definir a abordagem terapêutica e o exame de escolha é o ultrassom, por ter baixo custo. III) Trata-se de uma dor de ritmo inflamatório e, portanto, AINE auxiliaria no processo cicatricial da lesão no ombro. IV) Paciente deve ser orientada a realizar repouso absoluto do ombro para que haja remissão completa da dor. Assinale a alternativa que indique a (s) assertiva (s) CORRETA (S): a) Apenas a I está correta. b) Apenas a III está correta. c) Apenas I e III estão corretas. d) Apenas I e II estão corretas. e) Todos estão corretas.
Resposta: A
28) Senhora, 72 anos, faz acompanhamento regular na US do seu município, tem DM há 12 anos, HAS, depressão, DRC com TFG 63 ml/min, hipotireoidismo, nunca teve nenhum evento cardiovascular. Está em uso de: Metformina 850 mg 3 vezes ao dia, losartan 100 mg/dia, sinvastatina 40 mg, AAS 100 mg, sertralina 100 mg, levotiroxina 88 mcg, glibenclamida 5 mg 3 vezes ao dia. Hoje vem queixando de dor nos joelhos, está cada vez mais limitada nas suas atividades, e desde que tomou uma injeção há poucos dias no pronto-socorro a dor diminuiu, porém percebeu surgimento de edema nos membros inferiores. Em relação ao cuidado com a sua paciente: I) É um caso de polifarmácia, e o manejo adequado dessa situação pode levar a benefícios na saúde de população de idosos. II) O risco de reações adversas decorrente da associação de diversas classes de fármacos aumenta em cerca de seis vezes em idosos comparado com adultos mais jovens. III) Essa paciente provavelmente se beneficiaria da suspensão ou redução de dose de pelo menos duas classes de medicamentos, promovendo melhora na qualidade de vida da mesma. Está CORRETA afirmativa: a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) I, II e III.
Resposta: E
29) O Teste Ergométrico (TE) geralmente é utilizado para iniciar investigação de Doença Arterial Coronariana (DAC), mesmo tendo baixa sensibilidade e especicidade. A partir da tabela abaixo, escolha a alternativa que indique o valor preditivo positivo, que é a probabilidade de um paciente de fato ter a doença quando tem um exame positivo. a) 20%. b) 33%. c) 67%. d) 71%. e) 95%.
Resposta: A
30) Observe os riscos absolutos para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVCi) e Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (ACVh) em cada 1000 portadores de enxaqueca e na população geral: portadores de enxaqueca: IAM 25; AVCi 45; AVCh 11; população geral: IAM 17; AVCi 25; ACVh 6. Escolha a alternativa que indique os respectivos riscos relativos desses agravos para os portadores de enxaqueca. a) 0,68; 0,56; 0,55. b) 1,47; 1,80; 1,83. c) 0,32; 0,44; 0,45. d) 1,47; 0,56; 0,45. e) 0,68; 1,80; 0,55
Resposta: B
AMP 2019 31) O processo da reforma psiquiátrica no Brasil começou no final da década de 1970 e culminou com a aprovação da Lei n. 10.216, em 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Segundo essa lei, é direito da pessoa portadora de transtorno mental: a) Ser beneficiária de aposentadoria por invalidez. b) Ter acesso a instituições com características asilares. c) Ter livre acesso aos meios de comunicação existentes. d) Ter a internação compulsória determinada por médico psiquiatra. e) Ser tratada, preferencialmente, em serviços hospitalares de saúde mental.
Resposta: C
AMP 2019 32) Ao assumir a Presidência da República, em 1902, Rodrigues Alves se dispôs a realizar a reforma urbana e o saneamento do Rio de Janeiro. Nesse contexto o jovem Oswaldo Cruz foi convidado a combater a febre amarela, a varíola e a peste. I. Porém, a lei que regulamentava a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola serviu de estopim para um grande levante popular. PORQUE: II. O Rio de Janeiro era conhecido como “túmulo de imigrantes”. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: B
AMP 2019 33) Ao longo do processo histórico de construção de modelos de causalidade do processo saúde e doença, podemos destacar o modelo do campo da saúde, inspirado no processo de reforma do sistema de saúde canadense na década de 1970; e, o modelo de Dahlgrem & Whitehead, da década de 1990. Em relação a esse tema assinale a coluna de cima de acordo com sua correspondência com a de baixo; ( ) Propõe pilares de intervenção proximais, intermediários e distais; ( ) Leva em conta as condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais; ( ) Elenca os fatores da biologia humana, estilos de vida, ambiente e serviços de saúde; ( ) Embasa a discussão sobre a aplicação dos recursos financeiros em saúde; A. Modelo do campo de saúde; B. Modelo de Dahlgren & Whitehead. a) A, B, A, B b) B, A, B, A c) A, A, B, B d) B, B, A, A e) B, A, B, B
Resposta: D
34) Em 1966 os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foram unificados no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). É característica deste modelo de saúde previdenciária: I. a valorização da saúde coletiva com ações de promoção da saúde. II. priorização das necessidades em saúde da população rural. III. privilegiamento da prática médica individual. IV. estímulo à criação de um complexo médico-industrial. É correto apenas o que se arma em: a) I e II. b) III e IV. c) I, II e III. d) I, III, e IV. e) II, III e IV.
Resposta: B
35) O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um de seus pilares a participação da população, legalmente garantida, nos conselhos e nas conferências de saúde, interferindo diretamente nas políticas de saúde no país. Em relação a esse tema assinale a coluna de cima de acordo com sua correspondência com a de baixo. ( ) caráter consultivo; ( ) caráter deliberativo; ( ) por convocação; ( ) permanente; (A) Conselhos de Saúde. (B) Conferências de Saúde. a) A, B, A, B b) B, A, B, A c) A, A, B, B d) B, B, A, A e) B, A, B, B
Resposta: B
36) O Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) compreende a indústria de base química e biotecnológica; a indústria de base mecânica, eletrônica e de materiais; e os serviços de saúde. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta. a) Do ponto de vista econômico, o gasto público em saúde é maior do que o gasto privado (das famílias) em percentual do Produto Interno Bruto (PIB). b) A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil tem dificultado a expansão da indústria de equipamentos e materiais médicos. c) Apesar do direito universal à saúde no Brasil, ainda persiste a fragilidade da base produtiva e tecnológica brasileira em saúde. d) Em um panorama geral, levando-se em conta as demandas do SUS, há progressivo aumento do superávit na balança comercial da saúde. e) O Brasil, em função dos investimentos públicos em tecnologia e desenvolvimento alcançou a autossuficiência em imunobiológicos.
Resposta: C
37) A 3ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro de 1963, na cidade do Rio de Janeiro, revestiu-se de importância histórica por ter: a) Apresentado as bases de um modelo assistencial flexneriano, o qual iria embasar a criação do Instituto Nacional de Previdência Social. b) Acontecido com ampla participação popular, tendo mais de 5.000 participantes de diversos segmentos sociais. c) Iniciado o processo de planejamento descendente na saúde, com ênfase no papel da esfera federal. d) Proposto a incorporação dos municípios em uma rede básica de serviços médico-sanitários. e) Rearmado os interesses do setor privado na saúde, principalmente do capital estrangeiro.
Resposta: D
38) Em uma unidade básica de saúde em implantação da Estratégia Saúde da Família a equipe de saúde decide “mapear a população” a ser atendida. Percebe que é necessário, para o planejamento das ações, compreender as dinâmicas sociais ligadas ao modo de vida dessa população e sua contribuição para o processo de produção da saúde e da doença. A categoria originária da geografia de Milton Santos que embasa essa abordagem é: a) Território. b) Distrito. c) Bairro. d) Região. e) Área.
Resposta: A
39) É atributo da Atenção Primária à Saúde a: a) Transversalidade. b) Barreira de acesso. c) Redução de custos. d) Competência cultural. e) Centralidade no indivíduo.
Resposta: D
40) Em uma Unidade Básica de Saúde verificou-se que existiam poucos homens frequentando a unidade durante o horário normal de funcionamento. Naquela comunidade se verificou que os homens tinham dificuldade em justificar a falta ao trabalho para cuidar da sua saúde. Optou-se, então, por estender o horário de atendimento da unidade para até às 21 horas. Assinale o princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde que motivou a decisão acima. a) Equidade. b) Integralidade. c) Universalidade. d) Hierarquização. e) Descentralização.
Resposta: A