HCPA - 2019 (falta a q 50) Flashcards

1
Q

1) O atendimento a um recém-nascido (RN) com idade gestacional de 39 semanas e 5 dias, choroso, com tônus em flexão, líquido amniótico meconial, cianose de extremidades e frêquencia cardíaca de 120 bpm, inclui uma série de etapas. Considere as propostas abaixo. I. Secar o corpo e cabeça com compressas aquecidas. II. Propiciar contato pele a pele com a mãe. III. Realizar clampeamento do cordão umbilical 1-3 minutos após a extração completa do RN da cavidade uterina. Quais são as corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II, III.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2) Em recém-nascido pré-termo, o uso de corticosteroide antenatal e o surfactante estão associados a

a) diminuição da incidência de hemorragia peri-intraventricular.
b) diminuição da incidência de icterícia neonatal.
c) diminuição da incidência de hipertensão arterial.
d) aumento da incidência de enterocolite necrosante.
e) aumento da incidência de infecção neonatal.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Récem-nascido a termo, de parto vaginal sem intercorrências, com peso de 3.200g, foi trazido à Emergência aos 12 dias de vida por quadro de vômitos e prostação, iniciado nas últimas 24 horas. Ao exame físico, apresentou desidratação grave, má perfusão e hipotensão arterial. Os exames de sangue revelaram sódio de 127 mEq/l, potássio de 6,4 mEq/l, glicose de 48 mg/dl, hemograma com 10.000 leucócitos e 2.850 neutrófilos e proteína C reativa de 0,9 mg/dl. O diagnóstico etiológico mais provável da desidratação e do choque é ………………, e a medida de urgência a ser tomada é hidratação intravenosa em bolo de 10-20 ml/kg de solução salina e 2-4 ml/kg de solução de glicose a 10%, além da administração de ……… e coleta de material para exames confirmatórios.

a) sepse neonatal precoce - ampicilina + gentamicina.
b) sepse neonatal precoce - fator estimulante de colônias de granulócitos humanos.
c) sepse neonatal tardia - ampicilina + gentamicina.
d) hiperplasia adrenal congênita - hidrocortisona.
e) hiperplasia adrenal congênita - prednisona + fludrocortisona.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4) Considere as assertivas abaixo sobre o vírus Zika. I. Além da microcefalia congênita, pode ocorrer uma série de manifestações, dentre as quais se incluem desproporção craniofacial, espasticidade, convulsões, irritabilidade e anormalidades auditivas e oculares. II. O Ministério da Saúde adota, como critério de classificação de microcefalia, uma medida de perímetro cefálico = 32 cm logo após o nascimento. III. Recém-nascidos com perímetro cefálico normal, cujas mães foram expostas ao vírus no terceiro trimestre da gestação, podem apresentar alterações neurológicas graves nos primeiros meses de vida. Quais são as corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5) No quinto dia pós-parto, puérpera veio à consulta queixando-se de saída de pouco leite, mal-estar e histórico de febrícula (temperatura axilar de até 37,5° C). Ao exame físico, as mamas estavam doloridas, edemaciadas, com pele brilhante e eritema difuso, e os mamilos, íntegros. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

a) Ingurgitamento mamário.
b) Abcesso mamário.
c) Mastite.
d) Flebite mamária.
e) Bloqueio de ductos lactíferos.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6) Recém-nascido (RN) de 24 dias de vida foi trazido à Unidade Básica de Saúde para receber a vacina BCG. A enfermeira informou ao médico que um tio da criança, que reside no mesmo domicílio, é soropositivo para HIV e está sendo investigado para tuberculose, tendo sido realizada coleta de escarro para baciloscopia há 2 dias. Com base nas informações, qual a conduta mais adequada para o RN?

a) Vacinar com BCG e solicitar prova tuberculínea; se > 5mm, iniciar quimioprofilaxia primária por 3 meses.
b) Vacinar com BCG e iniciar quimioprofilaxia por 6 meses.
c) Não vacinar, aguardar o resultado da baciloscopia do tio e, se positiva para BAAR, iniciar quimioprofilaxia primária por 3 meses e, após, realizar prova tuberculínea; se > 5mm, prosseguir com quimioprofilaxia primária por 6 meses.
d) Não vacinar, aguardar o resultado da baciloscopia do tio e, se positiva para BAAR, iniciar quimioprofilaxia primária por 6 meses.
e) Não vacinar, aguardar o resultado da baciloscopia do tio e, se positiva para BAAR, iniciar quimioprofilaxia primária por 3 meses e, após, realizar prova tuberculínica; se < 5mm, aplicar a vacina BCG.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7) Anemia ferropriva é uma condição prevalente, especialemente em crianças entre zero e 2 anos, tornando-se um problema de saúde pública. Assinale a assertiva correta quanto às orientações do Ministério da Saúde para suplementação profilática de ferro nos primeiros 2 anos de vida.

a) Está indicada suplementação de sulfato ferroso na dose de 2mg/kg/dia para prematuros e com peso de nascimento acima de 1.500 g a partir de 6 meses de idade, independentemente do tipo de leite recebido.
b) Está indicada suplementação de ferro para crianças nascidas a termo na dose de 3-5 mg/kg/dia a partir dos 6 meses de idade, independentemente do tipo de leite recebido.
c) Não há necessidade de suplementação de ferro para crianças alimentadas com fórmulas infantis contendo concentração padrão de ferro, o que corresponde a um volume mínimo de 500mg/dia de fórmula láctea.
d) Não é necessária suplementação de ferro para crianças nascidas a termo em aleitamento materno, pela alta biodisponibilidade desse elemento no leite materno.
e) Suplementação intermitente de sulfato ferroso (1, 2 ou 3 vezes/semana) pode ser uma opção conforme o desejo do cuidador, pois se mostra tão eficiente quanto a suplementação diária.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

8) Em uma consulta de um lactante de 7 meses de idade, nascido a termo, a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor mostrou reflexo de Moro presente simetricamente, firmeza de cabeça e capacidade de procurar som emitido, objetos fora do alcance e de rolar no leito. Contudo o paciente não sentava sem apoio, não engatinhava nem falava palavras-frase e parecia incomodado com a presença do médico, como se estivesse “estranhando”. Que característica, dentre as abaixo, justificaria o encaminhamento do paciente para avaliação de um neropediatra?

a) Não sentar sem apoio.
b) Não engatinhar.
c) Não falar palavras-frase.
d) Comportar-se como se estivesse estranhando médico.
e) Apresentar reflexo de Moro.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

9) Lactente de 8 meses de idade, que está em aleitamento materno e recebe alimentação complementar com almoço, jantar e 2 papas de frutas por dia, foi trazido à consulta de rotina. A mãe questionou sobre o aparecimento do primeiro dente e sobre os cuidados que deveriam ser tomados. Ao exame físico, percebeu-se uma erupção de metade do incisivo central inferior. Assinale a assertiva que contempla a orientação mais adequada a ser dada sobre a higiene oral dessa criança.

a) O cuidador deve passar apenas pano com água quente no dente, especialmente após a alimentação complementar.
b) O cuidador deve proceder à escovação dentária com escova de cerdas macias e usar, também, creme dental sem flúor, por se tratar de criança com menos de 1 ano.
c) O cuidador deve proceder à escovação dentária com escovas de cerdas macias e creme dental com flúor (em concentração > 1.000 ppm de flúor), na quantidade de aproximadamente 0,1 g (tamanho de um grão de arroz).
d) O cuidador deve proceder à escovação diária com escova de cerdas macias e creme dental com flúor (em concentração > 1000 ppm de flúor), na quantidade de aproximadamente 0,3 g (tamanho de um grão de ervilha).

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10) Durante a consulta de uma criança de 4 anos, os pais comentaram que o filho passava cerca de 4 horas por dia com aparelhos eletrônicos, como televisão, videogames, celulares e tablets. Todas as alternativas abaixo são orientações importantes a serem dadas pelo médico visando à saúde das crianças em meio à era digital, exceto uma. Assinale-a.

a) Não é recomendável que crianças com menos de 10 anos tenham televisão ou computador em seu quarto.
b) Deve-se limitar o tempo de exposição às mídias eletrônicas ao máximo 2 horas e meia por dia para crianças de 2-5 anos.
c) Deve-se evitar o uso de meios eletrônicos durante as refeições.
d) Para que as crianças tenham sono adequado, recomenda-se que não sejam expostas a meios eletrônicos em 1-2 horas antes de dormir.
e) Crianças possuírem smartphones próprios antes dos 12 anos possivelmente constitui determinante para o surgimento de obesidade infantil, dificuldades de aprendizagem, problemas com sono e transtornos de déficit de atenção.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11) Adolescente de 13 anos veio à consulta por baixa estatura. Negou doenças prévias e relatou ter desempenho escolar adequado. Ainda não ocorrera a menarca. A altura do pai era 175 cm, e a da mãe, de 165 cm. O exame físico revelou que a paciente encontra-se no estágio de Tanner M1P1. Seu peso era de 60 kg, a altura de 143 cm (escore Z -2), com velocidade de crescimento de 2 cm/ano nos últimos 2 anos, e o IMC de 29,3 kg/m² (escore Z > + 2). Para confirmação do diagnóstico mais provável, que conduta, dentre as abaixo, é fundamental?

a) Solicitar cariótipo.
b) Solicitar teste com estímulo para hormônio do crescimento.
c) Solicitar ressonância magnética de sela túrcica e dosagem de prolactina sérica.
d) Solicitar tomografia de crânio e dosagem de cortisol sérico.
e) Reavaliar a velocidade de crescimento em 3 meses e tranquilizar a adolescente por ainda faltar tempo para a menarca.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12) Paciente de 8 anos foi atendido em uma Unidade de Pronto-Atendimento por febre persistente há 4 dias, calafrios e dor torácica, mais acentuada à direita. Ao exame físico, havia leves retrações intercostais bilaterais, estertores rudes nas bases e diminuição de murmúrio vesicular à direita. A radiografia de tórax mostrou àreas irregulares de cavitação no parênquima pulmonar direito e presença de prováveis fistulas broncopulmonares. Considerando os achados, qual o principal agente etiológico dessa enfermidade?

a) Streptococcus pneumoniae.
b) Streptococcus aureus.
c) Mycoplasma pneumoniae.
d) Adenovírus.
e) Mycobacterium tuberculosis.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13) Considere as assertivas sobre tratamento profilático de enxaqueca em crianças e adolescentes. I - As indicações para o tratamento devem considerar a ocorrência de 2-3 crises/mês, de crises que interferem no desempenho adequado das atividades diárias e de crises que se acompanham de alterações sensitivas ou motoras. II - Bloqueadores dos canais de cálcio, betabloqueadores, anti-histamínicos, antidepressivos tricíclicos ou anticonvulsivantes podem ser utilizados. III - A duração do tratamento recomendado situa-se na faixa de 1-3 meses. Quais são corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II, III.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14) Paciente de 6 anos foi trazido à consulta por vir apresentando cansaço, febre, disfagia, dores articulares nos membros superiores e erupções avermelhadas difusas pelo corpo, quando iniciado há 10 dias. Ao exame físico, observaram-se edema periorbital, descoloração violácea nas pálpebras e eritema na ponte nasal, sem outras lesões na face. Junto às articulações interfalangianas proximais, há lesões eczematosas, hipertróficas e avermelhadas e telangiectasias periungueais. Considerando esses achados, qual o diagnóstico mais provável?

a) Espondilartrite anquilosante.
b) Dermatomiosite juvenil.
c) Sarcoidose.
d) Lúpus eritematoso sistêmico.
e) Distrofia muscular de Duchenne.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15) No tumor de Wilms na infância, além da presença de massa abdominal assintomática, que outro achado clínico é muito comum?

a) Mioclonia.
b) Anemia.
c) Hipertensão arterial.
d) Constipação intestinal.
e) perda de peso.

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16) Lactente de 5 meses de idade, previamente hígido, foi trazido à Emergência com história de febre há cerca de 48 horas e de um episódio de crise convulsiva tônico-clônica com duração de aproximadamente 3 minutos. A mãe informou não ter ocorrido quadro semelhante até então. Ao exame físico, o paciente encontrava-se febril e sonolento, mas despertava ao ser chamado ou estimulado. Apresentava discreta hiperemia de orofaringe e tempo de enchimento capilar > 3 segundos. Não havia sinais de irritação meníngea. O restante do exame não revelou alterações. A conduta essencial para definição do diagóstico é realizar.

a) Tomografia computadorizada.
b) punção lombar.
c) dosagens séricas de eletrólitos e glicose.
d) Hemograma e dosagem de proteína C reativa.
e) Hemocultura.

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

17) Paciente de 9 meses de idade, com quadro gripal há 1 semana, foi trazido à Emergência por choro intermitente, cansaço às mamadas e recusa alimentar. Ao exame físico, observaram-se discretas retrações intercostais, estertores crepitantes grosseiros e bilaterais, ritmo cardíaco tipo galope e hepatomegalia. Estava afebril e com frequência cardíaca de 165 bpm. A radiografia de tórax revelou cardiomegalia, aumento de vascularização nos ápices pulmonares e ausência de foco de consolidação. Diante da principal hipótese diagnóstica, o tratamento mais adequado, no momento, é

a) oxigenoterapia, ressuscitação volumétrica e administração de ceftriaxona.
b) ocigenoterapia de alto fluxo e administração de hidroclorotiazida e milrinona.
c) intubação endotraqueal e administração de espironolactona e caverdiol.
d) indicação de decúbito elevado, restrição hídrica e administração de furosemida.
e) restrição de dieta e administração de captopril e hidralazina.

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

18) Associe os estados de hidratação aos sinais clínicos observados em crianças. 1- Hidratação adequada 2- Algum grau de desidratação 3- Desidratação grave ( ) Em relação à sede, observa-se avidez. ( ) Em relação às lágrimas, estão presentes. ( ) Em relação aos olhos, estão sempre muito fundos. ( ) Em relação ao sensório, há irritação e sede. ( ) Em relação ao tempo de enchimento capilar, é > 6 segundos. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é

a) 1 - 1 - 2 - 3 - 2
b) 1 - 2 - 3 - 2 - 3
c) 2 - 1 - 3 - 2 - 3
d) 2 - 2 - 3 - 1 - 2
e) 3 - 1 - 2 - 3 - 3

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

19) Considere as assertivas abaixo sobre apendicite aguda em crianças. I - Embora rara, apendicite aguda no período neonatal pode estar associada a fibrose cística ou a doença de Hirschsprung. II - Em lactentes, história clínica e exame físico têm baixo valor preditivo para o diagnóstico. III - Na apendicite aguda perfurada, o manejo ideal ainda não está definido, podendo ser realizado por cirurgia no momento do diagnóstico ou por cirurgia após o tratamento antibiótico (apendicectomia intervalada). Quais são corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

20) Considerando as doenças pediátricas comuns no intervalo, qual das medidas abaixo produz melhores resultados para prevenir a transmissão de bronquiolite aguda em lactentes hospitalizados?

a) Lavagem das mãos.
b) Limpeza terminal diária dos quartos.
c) Proibição de visitas de crianças em idade escolar.
d) Uso de máscaras tipo bico de pato.
e) Isolamento protetor e uso de aventais descartáveis pelos examinadores e familiares.

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

21) Considere as assertivas abaixo sobre anticoncepção. I - Implante subdémico de etonogestrel é um método contraceptivo reversível de longa duração que garante eficácia imediata se inserido nos primeiros 5 dias do ciclo mesntrual. II - Anticoncepcionais orais combinados estão contraindicados para pacientes com familiares de primeiro grau com história de trombose venosa profunda, conforme os critérios de elegibilidade da OMS (2015). III - Anticoncepcionais orais de progestágeno isolado (desogestrel), empregados durante a amamentação, devem ser substituídos assim que diminuir a frequência das mamadas, pois terão sua eficácia comprometida na ausência da mesma. Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

22) Paciente de 48 anos, submetida a histerectomia por miomatose, busca saber se está na menopausa. Por ter câncer de mama, vem fazendo uso de tamoxifeno há 6 meses. Foi solicitada dosagem sérica do hormônio estimulador do folículo (FSH) para investigar falência ovariana. A solicitação médica está

a) correta, pois o tamoxifeno inibe a aromatase; se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, o diagnóstico é de falência ovariana;
b) correta, pois tamoxifeno inibe a redutase. se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, diagnóstico é de falência ovariana.
c) correta, pois o tamoxifeno inibe a enzima P450scc. se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, diagnóstico é de falência ovariana.
d) correta, pois o tamoxifeno é um modulador seletivo dos receptores de estrogênio, não tendo correlação com o FSH; se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, diagnóstico é de falência ovariana.
e) incorreta, pois tamoxifeno interfere no mecanismo de retrocontrole negativo de 17-beta-estradiol, resultando no aumento de FSH e impossibilitando o diagnóstico de falência ovariana.

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

23) Paciente de 28 anos trouxe à consulta a imagem abaixo. O médico informou ser necessário realizar fertilização in vitro (FIV) precedida de salpingectomia bilateral para aumentar as chances de sucesso da FIV. A paciente questionou se a retirada das tubas uterinas não a tornaria ainda mais infértil. A necessidade desse procedimento baseia-se no resultado do exame, que demonstra

a) ovários policísticos
b) tubas uterinas com fimose tubária
c) hipossalpinge bilateral
d) útero bicorno
e) bloqueio de alças, sendo necessária a lise das aderências

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

24) Paciente de 18 anos veio à Emergência queixando-se de dor e sangramento nas relações sexuais. Informou ser usuária de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre há 3 anos. Ao exame, a temperatura axilar era de 37,3°C, a frequência cardíaca de 90 bpm e a pressão arterial de 100/70 mmHg. À palpação do abdomen, referiu dor difusa no baixo ventre, sem sinais de irritação peritoneal; ao toque vaginal, dor à mobilização do colo uterino e à palpação de anexos. Diante desse quadro, assinale a assertiva correta.

a) O DIU está contraindicado para adolescentes e é a causa do quadro de doença inflamatória pélvica
b) O DIU deve ser imediatamente removido, não havendo necessidade de antibioticoterapia
c) A paciente deverá ser internada, a antibioticoterapia iniciada e DIU retirado
d) A paciente deverá iniciar antibioticoterapia, não sendo necessário retirar DIU, e ser eavaliada em 48 horas
e) Videolaparoscopia está indicada para excluir o abscesso tubo-ovariano, estando indicado o início de antibioticoterapia, sem a retirada do DIU

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

25) Paciente de 27 anos foi submetida a laparotomia exploradora por abdômen agudo. No transoperatório, foi identificada massa anexial complexa, mal definida, à esquerda, e vários coágulos de sangue no interior da cavidade, sugestivos de corpo lúteo hemorrágico. Após a cirurgia, a avaliação dos níveis de hCG urinário foi positiva. A equipe médica, preocupada com o possível diagnóstico de retirada do corpo lúteo numa gestação inicial intrauterina, decidiu realizar macroscopia da peça cirúrgica antes de adotar uma conduta. A imagem da peça cirúrgica seccionada ao meio está reproduzida abaixo. Com esse achado macroscópico, deve-se

a) prescrever progesterona micronizada por via vaginal
b) tranquilizar a equipe médica e não solicitar nenhum exame complementar
c) solicitar apenas ultrassonografia transvaginal
d) solicitar apenas dosagem sérico seriado
e) solicitardosagem de hCG sérico seriado e ultrassonografia transvaginal para identificar onde está a gestação

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

26) Assinale a assertiva correta sobre dismenorreia primária.

a) Em geral, tem início 5 anos após a menarca
b) A dor também ocorre fora do período menstrual
c) O tratamento de primeira escolha é anticoncepcional oral combinado
d) A longo prazo, está associada a fibromialgia e dor pélvica
e) Não é acompanhada de sintomas sistêmicos, como vômitos e diarreia

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

27) Paciente de 46 anos, com filhos de 12 e 15 anos, nascidos de parto vaginal, veio à consulta por perda urinária predominantemente de urgência há 6 meses. Relatou urinar 6 vezes ao dia, mas não perder urina dormindo. Os ciclos menstruais eram regulares. A avaliação urodinâmica revelou primeiro desejo miccional com 90 ml, capacidade vesical de 280 ml e pressão de perda sob esforço de 90 cmH2O. Não havia prolapsos genitais. O tratamento mais adequado é

a) prescrever oxibutina
b) realizar colpoperineoplastia
c) realizar cirurgia de cinta(sling)
d) indicar excercícios de Kegel
e) administrar toxina botulínica

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

28) Nuligesta de 32 anos veio à consulta por desejar engravidar. Relatou apresentar ciclos menstruais regulares e usar regularmente anticoncepcional oral. Ao toque vaginal, o útero estava aumentado de volume (compatível com 12 semanas). A ultrassonografia pélvica transvaginal revelou 3 miomas no útero: um intramural de 2 cm de diâmetro, outro subseroso de 3 cm e o terceiro submucoso de 0,8 cm. A conduta mais adequada é

a) prescrever análogo do GnRH
b) liberar a paciente para gestar
c) realizar embolização da artéria uterina
d) realizar miomectomia histeroscópica
e) realizar miomectomia laparoscópica

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

29) Paciente de 43 anos com IMC de 32,4 kg/m², consultou por vir apresentando sangramento uterino com intervalos de 45 dias e duração de 9 dias, de grande volume ( em média, 10 absorventes/dia). Não havia em seu histórico problemas de sangramento de qualquer tipo. Encontrava-se com pressão arterial de140/90 mmHg. Ao exame físico especular, não se percebia sangramento e o colo encontrava-se sem alterações; ao toque vaginal, o útero estava anteroversofletido, móvel, de tamanho normal, não dolorido, e os anexos não eram palpáveis. Com base no diagnóstico mais provável, deverá ser realizada

a) ultrassonografia pélvica transvaginal
b) ressonância magnética da pelve
c) biópsia do endométrio
d) histeroscopia sem biópsia
e) histerossonografia

A

Resposta: C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

30) Paciente veio encaminhada da Unidade Básica de Saúde por mamografia classificada como BI-RADS 4C devido à presença de microcalcificações pleomórficas. Ao exame físico, não foram encontradas alterações. Qual a conduta mais adequada?

a) Encaminhar a paciente para biópsia guiada por mamografia (agulhamento)
b) Repetir a mamografia em 6 meses
c) Repetir a mamografia anualmente
d) Realizar ressonância magnética
e) Realizar tomossíntese

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

31) Paciente de 27 anos realizou salpingectomia por gestação ectópica, compatível com 7 semanas, sem intercorrências. Transcorridas 24 horas do procedimento, por se encontrar em bom estado geral, a paciente teve alta hospitalar. No terceiro dia pós-operatório, procurou a Emergência por apresentar sangramento vaginal mais intenso do que o da menstruação habitual. Os sinais vitais estavam normais, e o exame físico não revelou achados dignos de nota, exceto esse sangramento. Com base no quadro, qual a conduta mais adequada?

a) Iniciar com antimicrobianos e ácido tranexâmico por via oral, pela possbilidade de endometrite pós-cirúrgica e para reduzir o sangramento vaginal
b) Solicitar b-hCG e hemoglobina; nível elevado de b-hCG e nível baixo de hemoglobina em comparação aos do pré-operatório estariam relacionados com o corpo lúteo hemorrágico
c) Manter a paciente em observação e solicitar dosagens de b-hCG sérico seriado; a permanência de níveis séricos elevados de b-hCG estaria relacionada acom gestação ectópica
d) Iniciar com ácido tranexâmico por via oral; se o sangramento persistir, reintervir
e) Tranquilizar a paciente, pois a retirada do trofoblasto na salpingectomia reduz os níveis de b-hCG, levando à involução do corpo lúteo e determinando a ocorrência de sangramento uterino esperado

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

32) Paciente de 35 anos veio à consulta, encaminhada da Unidade Básica de Saúde, por ter palpado um nódulo na mama esquerda. Trouxe ultrassonografia mostrando nódulos hipoecogênicos, com sombra acústica posterior, de limites definidos e crescimento paralelo ao tecido subcutâneo. Dois nódulos foram visualizados na mama direita, no quadrante inferomedial, com 0,8 e 1 cm de diâmetro, e eram impalpáveis. O outro nódulo, com 3 cm de diâmetro, localizava-se no quadrante superolateral da mama esquerda. À palpação, era móvel, fibroelástico e com limites definidos. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e qual a conduta mais adequada para investigar o nódulo da mama esquerda?

a) Nódulo cístico - biópsia percutânea por agulha grossa
b) Fibroadenoma - biópsia percutânea por agulha grossa
c) Carcinoma ductal infiltrante- - biópsia excisional e exame anatomopatológico por congelação
d) Tumor filoides - biópsia percutânea por agulha grossa
e) Carcinoma lobar - punção aspirativa por agulha fina

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

33) Menina de 11 anos foi trazida à consulta pela mãe por suspeitar que a filha estivesse grávida. O exame ultrassonográfico revelou gestação de 5 semanas. A mãe informou que a filha consentira em manter relações com o namorado, de 19 anos, mas que ambas desejavam interromper a gestação. De acordo com a legislação vigente de 2018.

a) a paciente não sofreu estupro, pois houve consentimento
b) a interrupção da gestação nesse caso, para caracterizar estupro, estaria autorizada desde que a idade gestacional fosse compatível com a data em que houve a relação sexual
c) considera-se esse caso como estupro presumido, mas é necessária prova da coação física para configurar o crime de estupro
d) O relato circunstanciado do estupro necessita ser assinado por pelo menos, 2 médicos que fazem parte de uma equipe multidisciplinar de um serviço referenciado
e) O aborto legal, nesse caso chamado de sentimental é permitido e deve ser realizado por médico, após consentimento da gestante ou de seu representante legal

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

34) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Comparando a incisão de Pfannestiel (transversa suprapúbica) com a incisão mediana infraumbilical na cesariana, sabe-se que, na primeira, o risco de sangramento dos vasos epigástricos superficiais é _________, que a paciente apresentará _________ dor no pós-operatório, __________ incidência de seroma e ________ hérnias incisionais a longo prazo.

a) maior - menos - maior - menos
b) maior - menos - maior - mais
c) menor - menos - maior - mais
d) menos - mais - menor - menos
e) menor - mais - menor - mais

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

35) Dentre os anti-hipertensivos, propranolol não deverá ser empregado por gestantes devido à sua associação com

a) oligodrâmnio
b) restrição do crescimento fetal
c) malformações cardíacas fetais
d) malformações neurológicas fetais
e) diminuição do volume plasmático materno

A

Resposta: B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

36) Paciente (G2P1), com 31 semanas de gestação, chegou ao Centro Obstétrico com 3 contrações a cada 10 minutos. O exame de toque vaginal revelou 4 cm de dilatação. O parto anterior fora há 3 anos de um recém-nascido com 1.400 g, mas que apresentou boa evolução neonatal. A proteção neuronal na prematuridade fetal, nesse caso, será realizada com

a) nifedipina
b) betametasona
c) progesterona
d) azitromicina
e) sulfato de magnésio

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

37) Gestante (G2P1), com 35 semanas de gestação, datada por ultrassonografia na décima quarta semana, veio à Emergência por perda líquida por via vaginal. Nas cinco consultas de pré-natal, não havia registro de intercorrências. O parto anterior fora a termo. Ao exame físico, a altura uterina era de 32 cm e a dinâmica estava ausente; a apresentação cefálica era palpável acima da sínfise; os batimentos cardiofetais eram de 130 bpm; e havia pequeno volume de líquido claro fluindo pelo introito vaginal à inspeção. Qual a conduta mais adequada?

a) Realizar ultrassonografia para verificar o índice de líquido amniótico e confirmar o diagnóstico de ruptura prematura de membranas
b) Indicar cesariana, pois a apresentação fetal é alta e não há dinâmica uterina
c) Induzir o parto com misoprostol e iniciar imediatamente antibioticoprofilaxia para Streptococcus do grupo B
d) Induzir o parto com ocitocina e iniciar imediatamente antibioticoprofilaxia para Streptococcus do grupo B
e) Adotar conduta conservadora, com protocolo de antibioticoprofilaxia para ruptura prematura de membranas, e prescrever corticoide para maturação pulmonar

A

Resposta: D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

38) Considere as assertivas abaixo sobre métodos de avalição de bem-estar fetal: I - A cardiotocografia anteparto e o perfil biofísico fetal têm alto valor preditivo negativo e baixa especificidade. II - A dopplerfluxometria arterial na gestação reduziu a mortalidade perinatal de pacientes com alto e baixo riscos gestacionais. III - A dopplerfluxometria arterial deve ser acompanhada pelo Doppler venoso em gestações com menos de 33 semanas. Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II, III

A

Resposta: A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

39) Primigesta de 19 anos, que realiza pré-natal na Unidade Básica de Saúde, apresentou quadro de convulsão tônico-clônica na sala de espera do Centro Obstétrico. Na carteira de pré-natal, havia registro de gestação de 35 semanas, sem intercorrências, e de pressão arterial de 140/90 mmHg na última consulta realizada há 7 dias. A acompanhante informou que a paciente estava se queixando de cefaleia e visão turva. Ao exame físico, encontrava-se inconsciente, com pressão arterial de 170/120 mmHg, frequência respiratória de 16 mpm, SaO2 de 95% e temperatura de corporal de 37,2° C. A dinâmica contrátil do útero estava ausente, e os batimentos cardiofetais eram de 120 bpm, sem desacelerações ou acelerações transitórias. O feto encontava-se em situação longitudinal em apresentação cefálica, e o colo uterino era médio, posterior e com dilatação de 2 cm. Com base no quadro clínico, que exame subsidiário, dentre os abaixo, pode ser feito para confirmar a hipótese diagnóstica mais provável?

a) Ultrasssonografia com Doppler das artérias uterinas e vasos fetais
b) Ressonância magnética do cérebro
c) Dosagem de cretinina sérica
d) Eletroencefalografia
e) Avaliação da proteinúria em amostra de urina

A

Resposta: E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

40) Primigesta de 19 anos, que realiza pré-natal na Unidade Básica de Saúde, apresentou quadro de convulsão tônico-clônica na sala de espera do Centro Obstétrico. Na carteira de pré-natal, havia registro de gestação de 35 semanas, sem intercorrências, e de pressão arterial de 140/90 mmHg na última consulta realizada há 7 dias. A acompanhante informou que a paciente estava se queixando de cefaleia e visão turva. Ao exame físico, encontrava-se inconsciente, com pressão arterial de 170/120 mmHg, frequência respiratória de 16 mpm, SaO2 de 95% e temperatura de corporal de 37,2° C. A dinâmica contrátil do útero estava ausente, e os batimentos cardiofetais eram de 120 bpm, sem desacelerações ou acelerações transitórias. O feto encontava-se em situação longitudinal em apresentação cefálica, e o colo uterino era médio, posterior e com dilatação de 2 cm. Durante o exame físico, a paciente apresentou novo quadro de convulsão tônico-clônica. Nesse momento, os batimentos cardiofetais chegaram a 80 bpm. Assinale a alternativa que contempla medidas iniciais adequadas.

a) Administrar diazepam intravenoso e nifedipina oral e indicar cesariana sob anestesia geral
b) Adinistrar fenitoína e hidralazina intravenosos e indicar cesariana sob bloqueio subdural
c) Administrar sulfato de magnésio e hidralazina intravenosos e aguaradar recuperações materna e fetal para iniciar indução do trabalho de parto
d) Administrar diazepam, sulfato de magnésio e hidralazina intravenosos e betametasona intramuscular e aguardar 36 horas para maturação pulmonar e realizar cesariana
e) Administrar fenitoína, sulfato de magnésio e hidralazina intravenosos e betametasona intramuscular e aguardar 12 horas para maturação pulmonar e iniciar indução do trabalho de parto

A

Resposta: C

41
Q

41) Paciente de 63 anos, com 65 kg, foi trazido à Emergência com ferimento por arma de fogo no abdômen. Foi indicada laparotomia exploradora. Os sinais vitais revelaram pressão arterial de 80/46 mmHg e frequência cardíaca de 142 bpm. O agente de indução anestésica mais indicado é:

a) propofol.
b) tiopental.
c) etomidato.
d) lorazepam.
e) dexmedetomidina.

A

Resposta: C

42
Q

42) Paciente de 65 anos foi internado para avaliação de perda de peso involuntária associada a anemia
microcítica. Durante a internação, submeteu-se a uma colonoscopia, resultando no diagnóstico de
adenocarcinoma de cólon, sendo indicada cirurgia. Em relação ao perioperatório, que medidas, dentre as
abaixo, beneciariam o paciente conforme os protocolos ERAS e ACERTO?

a) Realizar preparo do cólon, prescrever jejum de 12 horas antes da cirurgia e indicar manutenção de drenos e sondas de rotina no pós-operatório.
b) Realizar antibioticoprolaxia com início 2 dias antes da cirurgia e prescrever dieta líquida restrita e restrição ao leito no pós-operatório.
c) Realizar preparo do cólon, indicar mobilização do paciente precocemente no pós-operatório e prescrever goma de mascar.
d) Abreviar o tempo de jejum, não realizar preparo do cólon e indicar mobilização do paciente precocemente no pós-operatório.
e) Abreviar o tempo de jejum, indicar manutenção de sonda vesical de demora e introduzir alimentação oral somente após ausculta de ruídos hidroaéreos.

A

Resposta: D

43
Q

43) Considere as assertivas abaixo sobre gastrostomia. I. Vazamento do conteúdo gástrico ao redor da ostomia é complicação incomum.
II. Se a sonda for removida nos primeiros dias (antes da maturação), pode haver deiscência da xação da parede gástrica no peritônio parietal e vazamento do líquido injetado e do conteúdo gástrico para a cavidade peritoneal.
III. Não há risco de regurgitação e de aspiração do conteúdo gástrico.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: B

44
Q

44) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Homem de 28 anos, morador de área rural, sofreu uma queda de bicicleta ao ser mordido por um cachorro. Foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento por ferimento cutâneo profundo na panturrilha direita. O dono do animal garantiu que o mesmo havia sido vacinado. A conduta do plantonista incluiu ___________, além de ___________. Cinco dias após o primeiro atendimento, o paciente retornou ao mesmo serviço com queixa de dor local. Ao exame, o ferimento apresentava-se bastante eritematoso a partir das bordas. A conduta foi ___________.

a) sutura da lesão - aplicação de vacina antirrábica - aplicação de soro antirrábico
b) lavagem abundante com soro siológico - sutura da lesão - aplicação de vacina antirrábica
c) lavagem abundante com soro siológico - aplicação de vacina antirrábica - debridamento
d) debridamento - sutura da lesão - prescrição de anti-inamatório não esteroide
e) limpeza da lesão - aplicação de vacina antirrábica - prescrição de antibioticoterapia

A

Resposta: E

45
Q

45) A imagem abaixo é de um aparelho que insua gás na cavidade abdominal durante a laparoscopia. O número da esquerda, na escala em mmHg, indica a pressão do sistema; o do meio, na escala em I/min, indica o uxo de insulfação do gás; e o da direita, na escala em litros, indica o quanto o gás já foi insuado. Considere as assertivas abaixo sobre o sistema de insuação de gás.
I - Quanto maior o nível de pressão - número da esquerda -, melhor o campo cirúrgico; não há limite para esse número, pois não existem repercurssões clínicas com o aumento da pressão.
II - Ao se iniciar o pneumoperitônio, o uxo - número do meio - é mantido em um nível baixo, geralmente até 2,5 I/min, para evitar repercussões clínicas importantes no pciente anestesiado.
III - O número da direita é útil no início do pneumoperitônio, por indicar o quanto de gás já entrou na cavidade abdominal.
Quais são as corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III

A

Resposta: D

46
Q

46) Paciente de 62 anos foi encaminhado à Emergência por quadro de intensa dor periumbilical (9/10), iniciado há menos de 2 horas. Referiu colecistectomia por técnica aberta há 12 anos, correção de hérnia inguinal há 3 anos e episódios frequentes de palpitação no último ano. Encontrava-se sudorético e com pressão arterial de 150/90 mmHg. Ao exame físico, havia ruídos hidroaéreos e o abdômen estava ácido à palpação. A ausculta do precórdio revelou ritmo irregular. Qual o diagnóstico mais provável?

a) Diverticulite perfurada de sigmoide
b) Embolia mesentérica
c) Obstrução instestinal por bridas
d) Quadro inicial de apendicite
e) Úlcera perfurada

A

Resposta: B

47
Q

47) Paciente de 67 anos, obeso (IMC de 35 kg/m²) e ex-tabagista, com história de longa data de doença de reuxo gastresofágico, iniciou com disfagia para alimentos sólidos há 2 meses e emagrecimento de 10 kg nesse período. Endoscopia digestiva alta demonstrou lesão ulcerada de 3 cm no terço distal do esôfago, ocupando 50% da luz esofágica. Com base no caso, considere as assertivas abaixo.
I - Uma vez conrmado o diagnóstico de câncer de esôfago, o tipo histológico mais provável é adenocarcinoma.
II - A ultrassonograa endoscópica é indispensável para conrmar o diagnóstico de câncer de esôfago.
III - A radiograa contrastada de esôfago é fundamental para determinar a ressecabilidade do tumor.
Quais são as corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: A

48
Q

48) Paciente de 45 anos, usuário de crack, foi trazido à Emergência por dor abdominal intensa de início súbito e sudorese. O exame físico revelou “abdômen em tábua”, frequência cardíaca de 124 bpm e pressão arterial de 100/50 mmHg. O raio X de abdômen agudo mostrou pneumoperitônio. Com base na principal hipótese diagnóstica como etiologia do quadro clínico, considere as assertivas abaixo.
I - A hipotensão contraindica a abordagem por videolaparoscopia.
II - Está indicada a realização de endoscopia digestiva alta para descartar hemorragia digestiva como causa da hipotensão.
III - Em caso de úlcera duodenal perfurada, não é necessária a realização de biópsia no transoperatório. Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

A

Resposta: C

49
Q

49) Considere as assertivas abaixo sobre a obstrução intestinal.
I - O uso de contraste hidrossolúvel (gastrograna) está indicado para avaliação de necessidade de cirurgia imediata em pacientes com obstrução intestinal.
II - Hérnia interna é a causa mais comum de volvo secundário do intestino delgado.
III - O sinal do redemoinho, visto à tomograa computadorizada, pode estar presente no volvo do intestino delgado.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

A

Resposta: C

50
Q

51) Para paciente de 66 anos, diagnosticado com pancreatite aguda, todas as condutas médicas imediatas abaixo estão indicadas, exceto uma. Assinale-a.

a) Hidratação parenteral para evitar perda de função renal e progressão para necrose pancreática.
Analgesia sistêmica, inclusive com administração de opioides.
b) Realização de ultrassonograa abdominal para diagnóstico etiológico.
c) Colecistectomia com colangiograa intraoperatória.
d) Oxigenoterapia para manter a saturação de oxigênio acima de 95%.

A

Resposta: D

51
Q

52) Considere as assertivas abaixo sobre a cirurgia do baço.
I - Em pacientes oriundos de zonas endêmicas para Echinococcus spp., a maior parte dos cistos esplênicos é parasitária.
II - Quando há recidiva da plaquetopenia após esplenectomia para tratamento de púrpura trombocitopênica idiopática, está indicada a procura de baços acessórios.
III - A prolaxia de infecções por germes encapsulados deve ser realizada 7 dias antes ou 7 dias após a esplenectomia.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: D

52
Q

53) Assinale a assertiva correta sobre a investigação de nódulos de tireoide.

a) Linfonodos cervicais, cujas imagens ultrassonográcas levantam suspeita da presença de metástases, devem ser puncionados para avaliação citológica e dosagem de tireoglobulina.
b) Nódulos tireoidianos com mais de 5 mm em pacientes femininas devem ser investigados com citologia por punção com agulha na.
c) A presença de invasão de cápsula ou de vasos à citologia de punção com agulha na é diagnóstica de carcinoma folicular.
d) A presença de microcalcicações em um nódulo de tireoide é contraindicação de punção com agulha na pela diculdade em coletar material.
e) A presença de células de Hürthle à citologia de punção com agulha na estabelece o diagnóstico de adenoma ou carcinoma de células de Hürthle.

A

Resposta: A

53
Q

54) Em relação ao tratamento cirúrgico de apendicite aguda, comparando o tratamento videolaparoscópico com o laparotômico, é correto armar que o primeiro relaciona-se a

a) maior número de infecções da ferida operatória.
b) maior incidência de quadros obstrutivos por aderências ao longo da vida.
c) maior incidência de hérnia incisional.
d) maior incidência de abscessos intra-abdominais.
e) dor mais intensa no pós-operatório e retorno tardio às atividades laborais.

A

Resposta: D

54
Q

55) Considere as assertivas abaixo sobre hérnia inguinal encarcerada em crianças.
I - Sinais de irritação peritoneal indicam isquemia ou necrose do conteúdo no interior do saco herniário (hérnia inguinal estrangulada).
II - Peritonite ou choque séptico constiuem contraindicação absoluta de tentativa de redução de hérnia inguinal encarcerada.
III - Herniorraa pode ser realizada 24-48 horas depois da redução manual do conteúdo encarcerado, após resolução do edema local.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: E

55
Q

56) Paciente masculino, de 23 anos, foi trazido à Emergência em razão de uma agressão sofrida com objeto contundente na cabeça (“paulada”), sem perda da consciência e com um episódio de vômito. À admissão, encontrava-se em Glasgow 15, sem lesão de continuidade no couro cabeludo e sem décit neurológico focal, mas queixando-se de cefaleia intensa. Com rápida deterioração neurológica (Glasgow 7), passou a apresentar anisocoria com midriase à direita e hemiparesia esquerda.
Que diagnóstico, dentre os abaixo, é o mais provável?

a) Contusão encefálica
b) Lesão axonal difusa
c) Hematoma extradural
d) Hematoma subdural agudo
e) Hematoma subdural crônico

A

Resposta: C

56
Q

57) Todas as alternativas abaixo contemplam indicações de toracotomia na Sala de Emergência, exceto

a) ocluir temporariamente a aorta torácica descendente.
b) controlar sangramento cardíaco.
c) abordar a via aérea intratorácica
d) evacuar embolia gasosa maciça
e) realizar massagem cardíaca aberta

A

Resposta: C

57
Q

58) Considere as assertivas abaixo sobre abscesso peritonsilar.
I - São mais frequetes em adultos jovens e adolescentes.
II - Deve-se suspeitar de sua presença em pacientes com febre, dor intensa unilateral, sialorreia e trismo.
III - Deve-se tratar com punção com drenagem, antibioticoterapia e/ou tonsilectomia, dependendo da história pregressa e da idade do paciente.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

A

Resposta: E

58
Q

59) Paciente feminina, de 32 anos, veio à consulta queixando-se de sangramento escasso às evacuações e dor. Negou alteração de hábito intestinal, porém referiu esforço evacuatório. À inspeção anal, identicou-se um plicoma na linha média posterior acompanhado de uma ulceração linear, estedendo-se da borda anal até a linha pectínea. Ao toque retal, havia hipertonia e uma estrutua polipoide brosa com cerca de 1 cm de diâmetro, localizada na linha média posterior logo acima da linha pectínea. Qual o tratamento indicado?

a) Aplicação tópica de bloqueador dos canais de cálcio.
b) Aplicação de cola biológica com preservação esncteriana.
c) Correção cirúrgica com retalho mucoso e preservação esncteriana.
d) Exérese da lesão polipoide considerando a possibilidade de neoplasia do canal anal.
e) Fistuloctomia e exérese da lesão polipoide

A

Resposta: A

59
Q

60) Assinale a assertiva incorreta sobre câncer de próstata.

a) É a segunda neoplasia mais comum em homens adultos, sendo a primeira o câncer de pele não melanoma.
b) O PSA (antígeno prostático especíco) pode estar aumentado tanto no câncer quanto na hiperplasia benigna de próstata.
c) Homens afrodescendentes têm menor incidência de câncer de próstata, mas a apresentação é mais agressiva.
d) No câncer de próstata localizado de baixo risco, as principais opções de tratamento são vigilância ativa, prostatectomia radical e radioterapia externa.
e) O tratamento do câncer de próstata metastático é baseado pricipalmente nas terapias de deprivação androgênica, as quais podem causar efeitos adversos, como ginecomastia, síndrome metabólica, osteoporose, aumento de risco cardiovascular e disfução sexual.

A

Resposta: C

60
Q

61) Paciente de 63 anos, hipertenso, vem apresentndo angina de peito aos moderados esforços há 2 anos. Possui história de infarto do miocárdio há 3 anos, com implante de stent na cronária direita e sem lesões residuais nas demais. Procurou atendimento ambulatorial com cardiologista para avaliação. Em relação ao manejo dessee paciente, considere as assertivas abaixo.
I - Uso de estatina de alta potência está recomendado, independentemente do nível de colesterol LDL.
II - Uso de inibidores de enzima conversora da angiotesina com o objetivo de prevenir eventos cardiovasculares está indicado apenas se o paciente apresentar disfunção do ventriculo esquerdo.
III - Revascularização miocárdica está indicada para previnir eventos cardiovasculares e melhorar o prognóstico se houver estenose > 70% em uma das artérias coronárias, independentemente da gravidadee da isquemia miocárdica ou disfunção do ventrículo esquerdo.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: A

61
Q

62) O traçado eletrocardiográco ao lado pertence a um paciente adulto com dor precordial contínua em repouso há mais de 6 horas. Em que situação clínica, dentre as abaixo, é mais provável que esse traçado seja encontrado?

a) Cor pulmonale
b) Pericardite aguda
c) Endocardite bacteriana de cabo de marca-passo
d) Infarto agudo do miocárdio subendocárdico
e) Infarto agudo do miocárdio transmural

A

Resposta: B

62
Q

63) Assinale a assertiva incorreta sobre hanseníase.

a) A forma indeterminada geralmente é a primeira manifestação da doença.
b) Fáscies leoniona é uma possível manifestação da
forma virchowiana da doença,
c) O comprometimento neural é pouco provável na forma tuberculoide.
d) Lesões eritematosas com centro hipocrômico determinado aspecto anular ou foveolar são frequentes na forma dimorfa.
e) O eritema nodoso hansênico é mais frequente nas formas multibacilares.

A

Resposta: C

63
Q

64) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Paciente de 58 anos, com obesidade, diabetes melito tipo 2 e hipertensão arterial há 10 anos, veio à consulta de revisão. Apresentava retinopatia diabética não proliferativa moderada, neuropatia periférica com diminuição de sensibilidade nos pés e doença renal do diabetes, com albuminúria de 149 mg/l e taxa de ltração glomerular estimada de 45 ml/min/1,73 m². Submetera-se a uma angioplastia prímaria com colocação de stent há 1 ano por infarto agudo do miocárdio. Está recebendo tratamento para hiperglicemia com metformina (1g. 2 vezes/dia) e insulina NPH (16 UI, às 22 horas). A glicemia de jejum é de 152mg/dl, e a hemoglobina glicada, de 8%. Ocorrem, em média, 2 hipoglicemias/semana (glicemia capilar < 54 mg/dl) conrmadas por glicemia capilar, mas assintomáticas. A conduta mais adequada é de ……….. da metformina, …………. da dose de insulina e introdução de …………., visto que esta última medicação diminui internações por insuciência cardíaca, mortalidade cardiovascular e total em pacientes com diabetes e evento cardiovascular prévio.

a) suspensão - aumento - pioglitazona
b) suspensão - aumento - liraglutida
c) suspensão - redução - empagliozina
d) manutenção - redução - empagliozina
e) manutenção -manutenção -liraglutida

A

Resposta: D

64
Q

65) Considere as assertivas abaixo sobre osteoporose. I - Não pode ser diagnosticada com base exclusivamente em critérios da densiometria óssea em mulheres jovens na pré-menopausa.
II - Embora a diminuição da densidade mineral óssea esteja associada a aumento do risco de fratura, a maioria das fraturas por fragilidade óssea ocorre em pacientes com escore T > -2,5.
III - Além da coluna lombar e do fêmur proximal, a densitometria de rádio também pode ser utilizada, em algumas condições clínicas, como sítio para o diagnóstico de osteoporose.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

A

Resposta: E

65
Q

66) Considere as assertivas abaixo sobre Helicobacter pylori.
I - As taxas de resistência do Helicobacter pylori para amoxicilina e para claritromicina são altas em muitos países, mas não no Brasil.
II - No tratamento, o uso de doses duplas de inibidores da bomba de prótons (40 mg de omeprazol ou equivalentes, 2 vezes/dia) com antibióticos aumenta as chances de erradicação da bactéria.
III - Em consequência da alta prevalência da infecção pelo Helicobacter pylori em nosso meio, o risco de reinfecção é alto em adultos após o tratamento de erradicação da bactéria.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: B

66
Q

67) Considere as assertivas abaixo sobre dispepsia funcional.
I - A conrmação do diagnóstico denitivo de dispepsia funcional depende da realização de endoscopia digestiva alta.
II - É frequente a transição de sintomas de dispepsia funcional para sintomas da síndrome do intestino irritável, num mesmo paciente, ao longo do tempo.
III - Dispepsia funcional pode se desenvolver após um episódio agudo de gastroenterite, ou após infecção por Giardia.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

A

Resposta: E

67
Q

68) Considere as assertivas abaixo sobre incontinência urinária, uma das síndromes geriátricas associadas à diminuição da qualidade de vida em pacientes idosos.
I - Incontinência de urgência é a forma mais frequente de incontinência urinária em mulheres idosas.
II - Incontinência de esforço tem como causa primária a redução da competência do esfíncter em permanecer fechado quando há elevação da pressão intraabdominal, como em episódios de tosse e espirro. III - Incontinência por transbordamento é devida à hiperatividade do músculo detrusor da bexiga. Quais são as corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: B

68
Q

69) Paciente de 76 anos, com diabetes melito (com função renal normal), insuciência cardíaca e brilação atrial, vem fazendo uso de dabigatrana, porém informa ao médico não ter mais condições de continuar comprando o medicamento. Nesse caso, está indicada a substituição de dabigatrana por

a) aspirina (100 mg/dia), devendo seu uso ser iniciado no dia seguinte à suspensão.
b) clopidogrel, devendo seu uso ser iniciado no mesmo dia da suspensão.
c) heparina (5.000 UI, por via subcutânea, a cada 12 horas) devendo seu uso ser iniciado 3 dias antes da suspensão.
d) varfarina, devendo seus uso ser iniciado no dia seguinte à suspensão.
e) varfarina, devendo seu uso ser iniciado 3 dias antes da suspensão.

A

Resposta: E

69
Q

70) Considere as assertivas abaixo sobre leucemia mieloide aguda (LMA).
I - LMA é uma forma de câncer caracterizada pela inltração da medula óssea, do sangue ou de outros tecidos por células hematopoiéticas de linhagem mieloide, com características clonais, proliferativas e de diferenciação anômala.
II - Os fatores prognósticos relacionados a LMA dizem respeito exclusivamente às condições do paciente ao dignóstico, tais como idade, comorbidades ou performance status.
III - Transplante de medula óssea alogênico como terapia pós-remissão consiste na mais intensiva terapia antineoplásica, porém está associado a importante morbimortalidade.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) I, II e III

A

Resposta: D

70
Q

71) Considere as assertivas abaixo sobre manifestações clínicas da toxoplasmose.
I- Coriorretinite pode ser identicada no momento do diagnóstico da infecção por toxoplasmose ou como reativação de infecção latente meses ou anos após a mesma.
II- Na toxoplasmose aguda em paciente imunocompetente, a persistência de linfadenopatia por mais de 1 mês é incomum; caso ocorra, devem ser pesquisadas outras etiologias.
III- Em paciente imunocomprometido, o acometimento do sistema nervoso central manifesta-se como meningoencefalite, sendo raros achados neurológicos focais.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: A

71
Q

72) Paciente de 32 anos, sem histórico de infecção sexualmente transmissível, consultou devido a úlcera genital não dolorosa, com evolução de 2 semanas. A avaliação laboratorial demonstrou VDRL não reagente, teste treponêmico reagente e teste anti-HIV não reagente. Com base no quadro, assinale a assertiva correta.

a) Está indicada a realização de punção lombar para descartar neurossílis.
b) Os testes treponêmicos são mais sensíveis do que o de VDRL na sílis primária.
c) VDRL não reagente afasta o diagnóstico de sílis.
d) Os quadros clínico e laboratorial permitem classicar a paciente como portadora de sílis latente.
e) Se ocorrer a cicatrização da úlcera genital, a paciente não é mais considerada infectante.

A

Resposta: B

72
Q

73) Considere os cenários clínicos abaixo.
I - Paciente de 70 anos veio à Emergência por distensão abdominal, náuseas e vômitos, quadro com 3 dias de evolução, tendo como histórico retossigmoidectomia por diverticulite há 10 anos. Encontrava-se lúcido e orientado e referiu desconforto abdominal. O exame físico revelou cicatriz abdominal mediana, ausência de ruídos hidroaéreos e hipertimpanismo abdominal. A avaliação dos sinais vitais indicou temperatura axilar de 37,8° C, frequência cardíaca de 110 bpm, frequência respiratória de 20 mpm, oximetria de pulso de 95% com oxigênio suplementar de 2 l/min, pressão arterial de 130/70 mmHg sem uso de fármacos vasoativos e tempo de enchimento capilar de 3 segundos.
II - Paciente de 29 anos, com história de transplante renal há 1 ano, foi trazida à Emergência por dor pélvica, disúria e febre, quadro com 2 dias de evolução. Apresentava agitação psicomotora, apesar de estar lúcida e orientada. O exame físico foi inexpressivo, a não ser por cicatriz em hipogástrio e fístula arteriovenosa sem frêmito. Evoluiu com disfunção ventilatória e hipotensão, havendo necessidade de instalação de ventilação mecânica invasiva e ressuscitação volêmica. A avaliação dos sinais vitais após o manejo inicial indicou temperatura axilar de 37° C, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 18 mpm, oximetria de pulso de 95% com FiO2 de 0,35, pressão arterial de 100/70 mmHg sem uso de fármacos vasoativos e tempo de enchimento capilar de 3 segundos.
III - Paciente de 18 anos veio à Emergência por odinofagia, febre e calafrios, quadro com 24 horas de evolução. Previamente hígida, encontrava-se lúcida e orientada. O exame físico revelou apenas adenomegalias cervicais. A avaliação dos sinais vitais indicou temperatura axilar de 38,7° C, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 22 mpm, oximetria de pulso de 99% em ar ambiente, pressão arterial de 100/60 mmHg sem uso de fármacos vasoativos e tempo de enchimento capilar de 2 segundos. Quais deles preenchem os critérios de sepse segundo as denições atuais dos Surviving Sepsis Guidelines (2017)?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

A

Resposta: B

73
Q

74) Que grupo de pacientes assintomáticos, dentre os abaixo, deve ser tratado com antibiótico se apresentar urocultura positiva para Escherichia coli > 100.000 UFC/ml?

a) Idosos.
b) Pacientes com cateter vesical.
c) Gestantes.
d) Mulheres na menopausa.
e) Mulheres jovens.

A

Resposta: C

74
Q

75) Paciente feminina, de 45 anos, com diagnóstico de diabetes melito tipo 2 e hipertensão arterial há 10 anos, veio à consulta por apresentar edema progressivo 3+ nos membros inferiores. Naquele momento, a pressão arterial era de 150/90 mmHg. Referiu que procurou oftalmologista por diminuição de acuidade visual, tendo recebido o diagnóstico de retinopatia diabética proliferativa. O exame de urina indicou proteína 3+. O índice proteína/creatinina era de 4, a creatinina sérica de 2,1 mg/dl (valor normal: até 1,2 mg/dl), a ureia de 100 mg/dl e a albumina sérica de 2 g/dl. Há 1 ano, a creatinina sérica era de 1,7 mg/dl. Realizou ultrassonograa renal, que mostrou rins de tamanho normal. Em relação ao quadro, assinale a assertiva correta.

a) O quadro é compatível com doença renal do diabetes.
b) A paciente apresenta insuciência renal aguda de causa a esclarecer.
c) Rins de tamanho normal descartam presença de doença renal crônica por doença renal do diabetes.
d) Biópsia renal deve ser realizada para diagnóstico diferencial de glomerulopatia.
e) Hipertensão arterial descarta o diagnóstico de síndrome nefrótica.

A

Resposta: A

75
Q

76) Considere as assertivas abaixo sobre a abordagem terapêutica do delirium.
I - Permitir que o paciente tenha períodos ininterruptos de descanso à noite é uma das medidas importantes.
II - Prometazina, acompanhada ou não de haloperidol, é uma alternativa segura para eventuais agitações psicomotoras.
III Uso de escopolamina pode estar associado à piora do delirium.
Quais são corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

A

Resposta: D

76
Q

77) Associe os tipos de crises epilépticas e fenômenos relacionados (coluna da esquerda) às respectivas descrições (coluna da direita).
1 - Crise de ausência típica.
2 - Crise focal disperceptiva.
3 - Paralisia de Todd.
4 Crise tônico-clônica generalizada.
5 - Crises mioclônicas.
( ) Episódios abruptos, com duração de segundos, de perda de consciência sem perda do controle postural. ( ) Início abrupto, sem avisos de contração tônica da musculatura corporal; após cerca de 10-20 segundos, inicia-se uma fase de superimposição de períodos de relaxamento muscular na musculatura tonicamente contraída.
( ) Fraqueza muscular que pode durar de minutos a várias horas após uma crise convulsiva.
A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é.

a) 1 - 2 - 3.
b) 1 - 3 - 4.
c) 1 - 4 - 3.
d) 5 - 2 - 4.
e) 5 - 4 - 1.

A

Resposta: C

77
Q

78) Paciente de 62 anos veio à consulta queixando-se de tosse e dispneia progressiva, quadro iniciado há 6 meses. A radiograa do tórax está reproduzida abaixo. Com base nesses dados, assinale a assertiva incorreta.

a) A exposição crônica a aves pode explicar os sintomas e os achados radiológicos.
b) As alterações pulmonares visíveis geralmente causam distúrbio ventilatório restritivo à espirometria.
c) A realização de tomograa computadorizada está indicada para melhor caracterização das alterações pulmonares.
d) Biópsia pulmonar, se indicada, deve ser preferencialmente realizada por via brobroncoscópica.
e) Na ausência de etiologia denida, a hipótese de brose pulmonar idiopática deve ser considerada.

A

Resposta: D

78
Q

79) Considere as situações clínicas abaixo, as quais têm, entre outros achados, a presença de derrame pleural.
I - Homem de 25 anos apresentou início abrupto de tosse com expectoração purulenta, dispneia, dor ventilatoriodependente à direita, tremores e mialgias. O exame físico revelou febre, e a ausculta do hemitórax posterior direito, estertores inspiratórios em campo médio e diminuição de murmúrio vesicular na base pulmonar, além de macicez à percussão dessa região.
II - Homem de 50 anos, etilista, vinha apresentando desconforto no quadrante superior direito do abdômen, mal-estar e anorexia. O exame físico revelou mucosas levemente descoradas, telangiectasias e abdômen com macicez móvel. Havia, também macicez à percussão e abolição de murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax posterior direito.
III Mulher de 60 anos, hipertensa em tratamento irregular, vinha apresentando dispneia progressiva aos esforços, ortopneia e edema nos membros inferiores, com piora ao nal do dia. A ausculta cardíaca revelou taquicardia e ritmo regular, em 3 tempos (B3), turgência jugular a 45°, estertores pulmonares bilateralmente, diminuição de murmúrio vesicular e macicez em ambos os terços inferiores dos hemotóraces posteriores e edema dos membros inferiores. Considerando a principal hipotése diagnóstica de cada uma das situações, para quais delas são esperados os seguintes resultados na análise do líquido pleural: proteína de 5,0 g/dl (proteína sérica: 6,5 d/dl), LDH de 200 U/I (LDH sérico: 220 U/l) e glicose de 50 mg/dl?

a) Apenas para I
b) Apenas para II
c) Apenas para III
d) Apenas para II e III
e) I, II e III

A

Resposta: A

79
Q

80) Assinale a assertiva correta sobre osteoartrite.

a) Ombro é a articulação mais frequentemente acometida na osteoartrite primária.
b) Dor articular está diretamente associada à perda de cartilagem à radiograa.
c) Presença de derrame articular e de rigidez matinal de poucos minutos exclui o diagnóstico.
d) História familiar positiva não é fator de risco para seu surgimento.
e) Atrofia muscular está associada a maior incidência de osteoartrite de joelho.

A

Resposta: E

80
Q

81) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Na investigação de surtos epidemiológicos, no início da eclosão e durante sua vigência, o coeciente de ………… reveste-se de uma feição diferente e recebe a denominação de …… .

a) incidência - risco absoluto
b) incidência - coeciente de ataque
c) incidência - risco atribuível
d) prevalência - coeciente de ataque
e) prevalência - risco relativo

A

Resposta: B

81
Q

82) Na maioria dos estudos epidemiológicos, adota-se, convencionalmente, para funcionar como faixa endêmica de doença, a faixa de

a) incidência normal esperada com 95% de probabilidade.
b) incidência normal esperada com 99% de probabilidade.
c) prevalência normal esperada com 66,7% de probabilidade.
d) prevalência calculada com 95% de probabilidade.
e) prevalência calculada com 99% de probabilidade.

A

Resposta: A

82
Q

83) Em uma distribuição amostral, o valor P75 (percentil 75)

a) indica que 25% dos valores estão abaixo desse valor e 75% acima.
b) indica que 25% dos valores estão acima desse valor e 75% abaixo.
c) equivale ao quartil 1.
d) corresponde a 75% da média.
e) corresponde a 75% do desvio padrão.

A

Resposta: B

83
Q

84) Em uma população adulta, observou-se que a média de pressão arterial diastólica era de 100 mmHg e o desvio padrão de 5 mmHg. Considerando que os valores estão dispersos em uma distribuição normal, esperase encontrar, aproximadamente,

a) 95% das observações entre 95 mmHg e 105 mmHg.
b) 95% das observações entre 100 mmHg e 105 mmHg.
c) dois terços das observações entre 95 mmHg e 100 mmHg.
d) dois terços das observações entre 95 mmHg e 105 mmHg.
e) dois terços das observações entre 100 mmHg e 105 mmHg.

A

Resposta: D

84
Q

85) Todas as alternativas abaixo contemplam características dos estudos epidemiológicos de casos e controles, exceto uma. Assinale-a.

a) Casos selecionados pelo investigador a partir de uma fonte disponível de pacientes.
b) Controles selecionados pelo investigador por serem semelhantes aos casos.
c) Exposição medida, reconstruída ou lembrada após o desenvolvimento da doença.
d) População em risco geralmente não bem denida.
e) Risco ou incidência da doença e risco relativo medidos diretamente.

A

Resposta: E

85
Q

86) Considere as estratégias abaixo.
I - Estabelecer e seguir regras criteriosas para decidir se um evento de desfecho ocorreu ou não.
II- Garantir que todos os pesquisadores que fazem as observações desconheçam a que o grupo os pacientes pertencem.
III- Comparar taxas dentro de subgrupos (estratos) com probabilidades de desfecho semelhantes. Quais delas podem ser utilizadas para minimizar os vieses de aferição em estudos de coorte?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III

A

Resposta: D

86
Q

87) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. De acorco com a Constituição Federal, as instituições privadas poderão participar de forma ….. do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante ….., tendo preferência ……. .

a) complementar - contrato de direito público ou convênio - as entidades lantrópicas e as sem ns lucrativos
b) complementar - contrato de direito privado - as entidades lantrópicas e as sem ns lucrativos
c) suplementar - contrato de direito público ou convênio - as entidades lantrópicas e as com ns lucrativos
d) suplementar - contrato de direito privado - as entidades lantrópicas e as sem ns lucrativos
e) suplementar - convênio - as entidades lantrópicas e as com ns lucrativos

A

Resposta: A

87
Q

88) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo abaixo. De acordo com a Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde), deve ser obedecido, dentre outros, o princípio da utilização da …… para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

a) administração
b) ciência atuarial
c) epidemiologia
d) economia da saúde
e) estatística

A

Resposta: C

88
Q

89) No âmbito da Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde), que organismos têm por objetivo xar diretrizes sobre as regiões de saúde, distrito sanitário, integração de territórios, referência e contrarreferência e demais aspectos vinculados à integração das ações e serviços de saúde entre os entes federados?

a) O Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Municipais de Saúde
b) O Ministério da Saúde e os Conselhos Estaduais de Saúde.
c) As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite
d) As Conferências Municipais de Saúde
e) Os Conselhos Regionais de Sáude

A

Resposta: C

89
Q

90) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, ………., é obrigatório permitir a presença, junto à parturiente, …….. durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, que deve ser indicado pela ………. .

a) da rede própria mas não da rede conveniada - de 1 acompanhante - instituição
b) da rede própria ou conveniada - de 1 acompanhante - parturiente
c) da rede prórpria - de 2 acompanhantes - parturiente
d) da rede conveniada mas não da rede própria - de 2 acompanhantes - família
e) da rede conveniada - de 1 acompanhante - instituição

A

Resposta: B

90
Q

91) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo abaixo. O exercício de cargo de chea ou função de conança no Sistema único de Saúde é…….aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados.

a) permitido, desde que para Secretário Municipal ou Estadual de Saúde,
b) permitido, desde que autorizado pelo Prefeito ou Governador do Estado,
c) permitido, desde que por período não superior a 2 anos,
d) permitido, desde que em municípios com mais de 500 mil habitantes,
e) vedado

A

Resposta: E

91
Q

92) Todas as alternativas abaixo constituem despesas com ações e serviços públicos de saúde para ns de apuração dos percentuais mínimos determinados pela Constituição Federal, exceto uma. Assinale- a

a) Pagamento de aposentadorias e pensões de servidores da saúde.
b) Saneamento básico dos distritos sanitários especiais indígenas.
c) Manejo ambiental vinculado diretamente ao controle de vetores de doenças.
d) Desenvolvimento cientíco e tecnológico e controle de qualidade promovidos por instituições do SUS,
e) Capacitação do pessoal de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A

Resposta: A

92
Q

93) Dermatose ocupacional é qualquer alteração de pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho. Considere as assertivas abaixo sobre dermatose ocupacional.
I - Pessoas de raça ou cor amarela ou negra são mais bem protegidas conta a ação da luz solar do que as de raça ou cor branca.
II - Agentes biológicos podem funcionar como fatores desencadeantes, concorrentes ou agravantes, mas não como causa de dermatose ocupacional.
III - Simpatectomia pode ser indicada como tratamento nas formas mais graves de fenômeno de Raynaud decorrentes de exposição ao frio.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) I,II e III

A

Resposta: D

93
Q

94) Considere os indicadores biológicos abaixo:
I - Fenol na urina, para o fenol.
II - Chumbo na urina, para chumbo tetraetila(orgânico). III - Acetilcolinesterase eritrocitária no sangue, para os carbamatos.
A detecção de quais deles, além de poder mostrar exposição excessiva no ambiente de trabalho, pode indicar doença ou uma disfunção do sistema biológico?

a) Apenas de I
b) Apenas de II
c) Apenas de III
d) Apenas de I e II
e) I,II e III

A

Resposta: C

94
Q

95) No âmbito da prevenção primária, que alternativa, dentre as abaixo, corresponde a uma ação de proteção especíca?

a) Imunização.
b) Realização de exames periódicos individuais para detecção precoce de casos.
c) Realização de inquérito para descoberta de casos na comunidade.
d) Isolamento para evitar a propagação de doença.
e) Tratamento para evitar a progressão de doença.

A

Resposta: A

95
Q
96) Associe as vitaminas (coluna da esquerda) aos quadros clínicos decorrentes de sua deciência (coluna da direita). 
1- Vitamina A; 
2- Niacina; 
3 - Cobalamina; 
4 - Tiamina; 
5 - Vitamina C; 
( ) Pelagra; 
( ) Encefalopatia de Wernicke-Korsako; 
( ) Anemia megalobástica. 
A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é

a) 1 - 4 - 2
b) 2 - 4 - 3
c) 2 - 5 - 1
d) 4 - 2 - 1
e) 4 - 5 - 3

A

Resposta: B

96
Q

97) Considere as assertivas abaixo sobre esquizofrenia. I - Menos de 10% das pessoas com esquizofrenia morrem por suicídio.
II - Pessoas com esquizofrenia frequentemente apresentam atitutes hostis e agressivas com estranhos de forma aleatória.
III - Em comparação com a população geral, as pessoas com esquizofrenia são mais frequentemente vítimas de violência.
Quais são corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) I, II e III

A

Resposta: D

97
Q

98) Assinale a assertiva correta sobre iatrogenia e prescrição medicamentosa para pacientes idosos.

a) A definição de prescrição apropriada contempla todos os potenciais benefícios dos fármacos, não considerando tanto os riscos de complicações.
b) A redução da taxa de filtração glomerular é considerada a mais importante dentre as causas de alterações farmacocinéticas próprias do envelhecimento.
c) Fármacos hidrofílicos, como lítio e digoxina, podem apresentar um volume de distribuição aumentado em pacientes idosos.
d) A subutilização de medicamentos não costuma ser um problema frequente nas prescrições de pacientes idosos.
e) Os antidepressivos tricíclicos não incluem entre os fármacos pontencialmente inapropriados para pacientes idosos.

A

Resposta: B

98
Q

99) Considere o caso clinico abaixo. Desejando emagrecer, um aluno do último semestre do curso de Medicina consultou um “ médico famoso na internet”, tendo recebido prescrição de uma dieta de 500 kcal/dia (com 15 g de carboidratos/dia), de gonadotrona coriônica humama( hCG) intramuscular (125 IU, 1 vez/dia) e de uma “ fórmula” que contém, entre outros compronentes, cáscara sagrada e tri-iodotironina. Segundo o médico o hCG não está disponível em todas as farmácias, mas sua clinica dispõe de ampolas para pronta-entrega. Além disso, a clínica mantém convênio com uma farmácia de manipulação de conança que disponibiliza, em 2 dias, os comprimidos da “fórmula”, a serem retirados com a secretária. O aluno procurou a opinião de segundo médico que informou não haver evidêcias de que o uso de hCG promova o emagrecimento, mas que, com o consumo de 500 kcal/dia, certamente ele emagreceria. Discutiu, então, com o aluno possíveis efeitos adversos do tratamento. Considere os efeitos adversos abaixo.
I - Trombose venosa profunda e embolia pulmonar
II - Fibrilação atrial
III - Diarreia Quais deles podem decorrer do tratamente proposto?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) I, II e III

A

Resposta: E

99
Q

100) Desejando emagrecer, um aluno do último semestre do curso de Medicina consultou um “ médico famoso na internet”, tendo recebido prescrição de uma dieta de 500 kcal/dia (com 15 g de carboidratos/dia), de gonadotrona coriônica humama( hCG) intramuscular (125 IU, 1 vez/dia) e de uma “ fórmula” que contém, entre outros compronentes, cáscara sagrada e tri-iodotironina. Segundo o médico o hCG não está disponível em todas as farmácias, mas sua clinica dispõe de ampolas para pronta-entrega. Além disso, a clínica mantém convênio com uma farmácia de manipulação de conança que disponibiliza, em 2 dias, os comprimidos da “fórmula”, a serem retirados com a secretária. O aluno procurou a opinião de segundo médico que informou não haver evidêcias de que o uso de hCG promova o emagrecimento, mas que, com o consumo de 500 kcal/dia, certamente ele emagreceria. Discutiu, então, com o aluno possíveis efeitos adversos do tratamento. Quanto à disponibilização do hCG e da “fórmula” para emagrecer pela clínica, essa conduta é

a) correta, visto que levou em consideração a maior comodidade para o paciente.
b) correta, mas somente por se tratar de medicamentos de difícil obtenção nas farmácias.
c) correta, mas somente se o médico cobrar do paciente o valor de mercado dos medicamentos.
d) incorreta, pois o médico deveria apresentar opções de, pelo menos, três orçamentos para que o paciente pudesse escolher o de menor custo.
e) incorreta, pois é vedado ao médico obter vantagem pela comercialização de medicamentos.

A

Resposta: E