HCPA - 2019 (falta a q 50) Flashcards
1) O atendimento a um recém-nascido (RN) com idade gestacional de 39 semanas e 5 dias, choroso, com tônus em flexão, líquido amniótico meconial, cianose de extremidades e frêquencia cardíaca de 120 bpm, inclui uma série de etapas. Considere as propostas abaixo. I. Secar o corpo e cabeça com compressas aquecidas. II. Propiciar contato pele a pele com a mãe. III. Realizar clampeamento do cordão umbilical 1-3 minutos após a extração completa do RN da cavidade uterina. Quais são as corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II, III.
Resposta: E
2) Em recém-nascido pré-termo, o uso de corticosteroide antenatal e o surfactante estão associados a
a) diminuição da incidência de hemorragia peri-intraventricular.
b) diminuição da incidência de icterícia neonatal.
c) diminuição da incidência de hipertensão arterial.
d) aumento da incidência de enterocolite necrosante.
e) aumento da incidência de infecção neonatal.
Resposta: A
3) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Récem-nascido a termo, de parto vaginal sem intercorrências, com peso de 3.200g, foi trazido à Emergência aos 12 dias de vida por quadro de vômitos e prostação, iniciado nas últimas 24 horas. Ao exame físico, apresentou desidratação grave, má perfusão e hipotensão arterial. Os exames de sangue revelaram sódio de 127 mEq/l, potássio de 6,4 mEq/l, glicose de 48 mg/dl, hemograma com 10.000 leucócitos e 2.850 neutrófilos e proteína C reativa de 0,9 mg/dl. O diagnóstico etiológico mais provável da desidratação e do choque é ………………, e a medida de urgência a ser tomada é hidratação intravenosa em bolo de 10-20 ml/kg de solução salina e 2-4 ml/kg de solução de glicose a 10%, além da administração de ……… e coleta de material para exames confirmatórios.
a) sepse neonatal precoce - ampicilina + gentamicina.
b) sepse neonatal precoce - fator estimulante de colônias de granulócitos humanos.
c) sepse neonatal tardia - ampicilina + gentamicina.
d) hiperplasia adrenal congênita - hidrocortisona.
e) hiperplasia adrenal congênita - prednisona + fludrocortisona.
Resposta: D
4) Considere as assertivas abaixo sobre o vírus Zika. I. Além da microcefalia congênita, pode ocorrer uma série de manifestações, dentre as quais se incluem desproporção craniofacial, espasticidade, convulsões, irritabilidade e anormalidades auditivas e oculares. II. O Ministério da Saúde adota, como critério de classificação de microcefalia, uma medida de perímetro cefálico = 32 cm logo após o nascimento. III. Recém-nascidos com perímetro cefálico normal, cujas mães foram expostas ao vírus no terceiro trimestre da gestação, podem apresentar alterações neurológicas graves nos primeiros meses de vida. Quais são as corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
Resposta: D
5) No quinto dia pós-parto, puérpera veio à consulta queixando-se de saída de pouco leite, mal-estar e histórico de febrícula (temperatura axilar de até 37,5° C). Ao exame físico, as mamas estavam doloridas, edemaciadas, com pele brilhante e eritema difuso, e os mamilos, íntegros. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
a) Ingurgitamento mamário.
b) Abcesso mamário.
c) Mastite.
d) Flebite mamária.
e) Bloqueio de ductos lactíferos.
Resposta: A
6) Recém-nascido (RN) de 24 dias de vida foi trazido à Unidade Básica de Saúde para receber a vacina BCG. A enfermeira informou ao médico que um tio da criança, que reside no mesmo domicílio, é soropositivo para HIV e está sendo investigado para tuberculose, tendo sido realizada coleta de escarro para baciloscopia há 2 dias. Com base nas informações, qual a conduta mais adequada para o RN?
a) Vacinar com BCG e solicitar prova tuberculínea; se > 5mm, iniciar quimioprofilaxia primária por 3 meses.
b) Vacinar com BCG e iniciar quimioprofilaxia por 6 meses.
c) Não vacinar, aguardar o resultado da baciloscopia do tio e, se positiva para BAAR, iniciar quimioprofilaxia primária por 3 meses e, após, realizar prova tuberculínea; se > 5mm, prosseguir com quimioprofilaxia primária por 6 meses.
d) Não vacinar, aguardar o resultado da baciloscopia do tio e, se positiva para BAAR, iniciar quimioprofilaxia primária por 6 meses.
e) Não vacinar, aguardar o resultado da baciloscopia do tio e, se positiva para BAAR, iniciar quimioprofilaxia primária por 3 meses e, após, realizar prova tuberculínica; se < 5mm, aplicar a vacina BCG.
Resposta: E
7) Anemia ferropriva é uma condição prevalente, especialemente em crianças entre zero e 2 anos, tornando-se um problema de saúde pública. Assinale a assertiva correta quanto às orientações do Ministério da Saúde para suplementação profilática de ferro nos primeiros 2 anos de vida.
a) Está indicada suplementação de sulfato ferroso na dose de 2mg/kg/dia para prematuros e com peso de nascimento acima de 1.500 g a partir de 6 meses de idade, independentemente do tipo de leite recebido.
b) Está indicada suplementação de ferro para crianças nascidas a termo na dose de 3-5 mg/kg/dia a partir dos 6 meses de idade, independentemente do tipo de leite recebido.
c) Não há necessidade de suplementação de ferro para crianças alimentadas com fórmulas infantis contendo concentração padrão de ferro, o que corresponde a um volume mínimo de 500mg/dia de fórmula láctea.
d) Não é necessária suplementação de ferro para crianças nascidas a termo em aleitamento materno, pela alta biodisponibilidade desse elemento no leite materno.
e) Suplementação intermitente de sulfato ferroso (1, 2 ou 3 vezes/semana) pode ser uma opção conforme o desejo do cuidador, pois se mostra tão eficiente quanto a suplementação diária.
Resposta: C
8) Em uma consulta de um lactante de 7 meses de idade, nascido a termo, a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor mostrou reflexo de Moro presente simetricamente, firmeza de cabeça e capacidade de procurar som emitido, objetos fora do alcance e de rolar no leito. Contudo o paciente não sentava sem apoio, não engatinhava nem falava palavras-frase e parecia incomodado com a presença do médico, como se estivesse “estranhando”. Que característica, dentre as abaixo, justificaria o encaminhamento do paciente para avaliação de um neropediatra?
a) Não sentar sem apoio.
b) Não engatinhar.
c) Não falar palavras-frase.
d) Comportar-se como se estivesse estranhando médico.
e) Apresentar reflexo de Moro.
Resposta: E
9) Lactente de 8 meses de idade, que está em aleitamento materno e recebe alimentação complementar com almoço, jantar e 2 papas de frutas por dia, foi trazido à consulta de rotina. A mãe questionou sobre o aparecimento do primeiro dente e sobre os cuidados que deveriam ser tomados. Ao exame físico, percebeu-se uma erupção de metade do incisivo central inferior. Assinale a assertiva que contempla a orientação mais adequada a ser dada sobre a higiene oral dessa criança.
a) O cuidador deve passar apenas pano com água quente no dente, especialmente após a alimentação complementar.
b) O cuidador deve proceder à escovação dentária com escova de cerdas macias e usar, também, creme dental sem flúor, por se tratar de criança com menos de 1 ano.
c) O cuidador deve proceder à escovação dentária com escovas de cerdas macias e creme dental com flúor (em concentração > 1.000 ppm de flúor), na quantidade de aproximadamente 0,1 g (tamanho de um grão de arroz).
d) O cuidador deve proceder à escovação diária com escova de cerdas macias e creme dental com flúor (em concentração > 1000 ppm de flúor), na quantidade de aproximadamente 0,3 g (tamanho de um grão de ervilha).
Resposta: C
10) Durante a consulta de uma criança de 4 anos, os pais comentaram que o filho passava cerca de 4 horas por dia com aparelhos eletrônicos, como televisão, videogames, celulares e tablets. Todas as alternativas abaixo são orientações importantes a serem dadas pelo médico visando à saúde das crianças em meio à era digital, exceto uma. Assinale-a.
a) Não é recomendável que crianças com menos de 10 anos tenham televisão ou computador em seu quarto.
b) Deve-se limitar o tempo de exposição às mídias eletrônicas ao máximo 2 horas e meia por dia para crianças de 2-5 anos.
c) Deve-se evitar o uso de meios eletrônicos durante as refeições.
d) Para que as crianças tenham sono adequado, recomenda-se que não sejam expostas a meios eletrônicos em 1-2 horas antes de dormir.
e) Crianças possuírem smartphones próprios antes dos 12 anos possivelmente constitui determinante para o surgimento de obesidade infantil, dificuldades de aprendizagem, problemas com sono e transtornos de déficit de atenção.
Resposta: B
11) Adolescente de 13 anos veio à consulta por baixa estatura. Negou doenças prévias e relatou ter desempenho escolar adequado. Ainda não ocorrera a menarca. A altura do pai era 175 cm, e a da mãe, de 165 cm. O exame físico revelou que a paciente encontra-se no estágio de Tanner M1P1. Seu peso era de 60 kg, a altura de 143 cm (escore Z -2), com velocidade de crescimento de 2 cm/ano nos últimos 2 anos, e o IMC de 29,3 kg/m² (escore Z > + 2). Para confirmação do diagnóstico mais provável, que conduta, dentre as abaixo, é fundamental?
a) Solicitar cariótipo.
b) Solicitar teste com estímulo para hormônio do crescimento.
c) Solicitar ressonância magnética de sela túrcica e dosagem de prolactina sérica.
d) Solicitar tomografia de crânio e dosagem de cortisol sérico.
e) Reavaliar a velocidade de crescimento em 3 meses e tranquilizar a adolescente por ainda faltar tempo para a menarca.
Resposta: A
12) Paciente de 8 anos foi atendido em uma Unidade de Pronto-Atendimento por febre persistente há 4 dias, calafrios e dor torácica, mais acentuada à direita. Ao exame físico, havia leves retrações intercostais bilaterais, estertores rudes nas bases e diminuição de murmúrio vesicular à direita. A radiografia de tórax mostrou àreas irregulares de cavitação no parênquima pulmonar direito e presença de prováveis fistulas broncopulmonares. Considerando os achados, qual o principal agente etiológico dessa enfermidade?
a) Streptococcus pneumoniae.
b) Streptococcus aureus.
c) Mycoplasma pneumoniae.
d) Adenovírus.
e) Mycobacterium tuberculosis.
Resposta: B
13) Considere as assertivas sobre tratamento profilático de enxaqueca em crianças e adolescentes. I - As indicações para o tratamento devem considerar a ocorrência de 2-3 crises/mês, de crises que interferem no desempenho adequado das atividades diárias e de crises que se acompanham de alterações sensitivas ou motoras. II - Bloqueadores dos canais de cálcio, betabloqueadores, anti-histamínicos, antidepressivos tricíclicos ou anticonvulsivantes podem ser utilizados. III - A duração do tratamento recomendado situa-se na faixa de 1-3 meses. Quais são corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II, III.
Resposta: D
14) Paciente de 6 anos foi trazido à consulta por vir apresentando cansaço, febre, disfagia, dores articulares nos membros superiores e erupções avermelhadas difusas pelo corpo, quando iniciado há 10 dias. Ao exame físico, observaram-se edema periorbital, descoloração violácea nas pálpebras e eritema na ponte nasal, sem outras lesões na face. Junto às articulações interfalangianas proximais, há lesões eczematosas, hipertróficas e avermelhadas e telangiectasias periungueais. Considerando esses achados, qual o diagnóstico mais provável?
a) Espondilartrite anquilosante.
b) Dermatomiosite juvenil.
c) Sarcoidose.
d) Lúpus eritematoso sistêmico.
e) Distrofia muscular de Duchenne.
Resposta: B
15) No tumor de Wilms na infância, além da presença de massa abdominal assintomática, que outro achado clínico é muito comum?
a) Mioclonia.
b) Anemia.
c) Hipertensão arterial.
d) Constipação intestinal.
e) perda de peso.
Resposta: C
16) Lactente de 5 meses de idade, previamente hígido, foi trazido à Emergência com história de febre há cerca de 48 horas e de um episódio de crise convulsiva tônico-clônica com duração de aproximadamente 3 minutos. A mãe informou não ter ocorrido quadro semelhante até então. Ao exame físico, o paciente encontrava-se febril e sonolento, mas despertava ao ser chamado ou estimulado. Apresentava discreta hiperemia de orofaringe e tempo de enchimento capilar > 3 segundos. Não havia sinais de irritação meníngea. O restante do exame não revelou alterações. A conduta essencial para definição do diagóstico é realizar.
a) Tomografia computadorizada.
b) punção lombar.
c) dosagens séricas de eletrólitos e glicose.
d) Hemograma e dosagem de proteína C reativa.
e) Hemocultura.
Resposta: B
17) Paciente de 9 meses de idade, com quadro gripal há 1 semana, foi trazido à Emergência por choro intermitente, cansaço às mamadas e recusa alimentar. Ao exame físico, observaram-se discretas retrações intercostais, estertores crepitantes grosseiros e bilaterais, ritmo cardíaco tipo galope e hepatomegalia. Estava afebril e com frequência cardíaca de 165 bpm. A radiografia de tórax revelou cardiomegalia, aumento de vascularização nos ápices pulmonares e ausência de foco de consolidação. Diante da principal hipótese diagnóstica, o tratamento mais adequado, no momento, é
a) oxigenoterapia, ressuscitação volumétrica e administração de ceftriaxona.
b) ocigenoterapia de alto fluxo e administração de hidroclorotiazida e milrinona.
c) intubação endotraqueal e administração de espironolactona e caverdiol.
d) indicação de decúbito elevado, restrição hídrica e administração de furosemida.
e) restrição de dieta e administração de captopril e hidralazina.
Resposta: D
18) Associe os estados de hidratação aos sinais clínicos observados em crianças. 1- Hidratação adequada 2- Algum grau de desidratação 3- Desidratação grave ( ) Em relação à sede, observa-se avidez. ( ) Em relação às lágrimas, estão presentes. ( ) Em relação aos olhos, estão sempre muito fundos. ( ) Em relação ao sensório, há irritação e sede. ( ) Em relação ao tempo de enchimento capilar, é > 6 segundos. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é
a) 1 - 1 - 2 - 3 - 2
b) 1 - 2 - 3 - 2 - 3
c) 2 - 1 - 3 - 2 - 3
d) 2 - 2 - 3 - 1 - 2
e) 3 - 1 - 2 - 3 - 3
Resposta: C
19) Considere as assertivas abaixo sobre apendicite aguda em crianças. I - Embora rara, apendicite aguda no período neonatal pode estar associada a fibrose cística ou a doença de Hirschsprung. II - Em lactentes, história clínica e exame físico têm baixo valor preditivo para o diagnóstico. III - Na apendicite aguda perfurada, o manejo ideal ainda não está definido, podendo ser realizado por cirurgia no momento do diagnóstico ou por cirurgia após o tratamento antibiótico (apendicectomia intervalada). Quais são corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Resposta: E
20) Considerando as doenças pediátricas comuns no intervalo, qual das medidas abaixo produz melhores resultados para prevenir a transmissão de bronquiolite aguda em lactentes hospitalizados?
a) Lavagem das mãos.
b) Limpeza terminal diária dos quartos.
c) Proibição de visitas de crianças em idade escolar.
d) Uso de máscaras tipo bico de pato.
e) Isolamento protetor e uso de aventais descartáveis pelos examinadores e familiares.
Resposta: A
21) Considere as assertivas abaixo sobre anticoncepção. I - Implante subdémico de etonogestrel é um método contraceptivo reversível de longa duração que garante eficácia imediata se inserido nos primeiros 5 dias do ciclo mesntrual. II - Anticoncepcionais orais combinados estão contraindicados para pacientes com familiares de primeiro grau com história de trombose venosa profunda, conforme os critérios de elegibilidade da OMS (2015). III - Anticoncepcionais orais de progestágeno isolado (desogestrel), empregados durante a amamentação, devem ser substituídos assim que diminuir a frequência das mamadas, pois terão sua eficácia comprometida na ausência da mesma. Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III
Resposta: A
22) Paciente de 48 anos, submetida a histerectomia por miomatose, busca saber se está na menopausa. Por ter câncer de mama, vem fazendo uso de tamoxifeno há 6 meses. Foi solicitada dosagem sérica do hormônio estimulador do folículo (FSH) para investigar falência ovariana. A solicitação médica está
a) correta, pois o tamoxifeno inibe a aromatase; se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, o diagnóstico é de falência ovariana;
b) correta, pois tamoxifeno inibe a redutase. se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, diagnóstico é de falência ovariana.
c) correta, pois o tamoxifeno inibe a enzima P450scc. se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, diagnóstico é de falência ovariana.
d) correta, pois o tamoxifeno é um modulador seletivo dos receptores de estrogênio, não tendo correlação com o FSH; se os níveis séricos do FSH estiverem elevados, diagnóstico é de falência ovariana.
e) incorreta, pois tamoxifeno interfere no mecanismo de retrocontrole negativo de 17-beta-estradiol, resultando no aumento de FSH e impossibilitando o diagnóstico de falência ovariana.
Resposta: E
23) Paciente de 28 anos trouxe à consulta a imagem abaixo. O médico informou ser necessário realizar fertilização in vitro (FIV) precedida de salpingectomia bilateral para aumentar as chances de sucesso da FIV. A paciente questionou se a retirada das tubas uterinas não a tornaria ainda mais infértil. A necessidade desse procedimento baseia-se no resultado do exame, que demonstra
a) ovários policísticos
b) tubas uterinas com fimose tubária
c) hipossalpinge bilateral
d) útero bicorno
e) bloqueio de alças, sendo necessária a lise das aderências
Resposta: C
24) Paciente de 18 anos veio à Emergência queixando-se de dor e sangramento nas relações sexuais. Informou ser usuária de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre há 3 anos. Ao exame, a temperatura axilar era de 37,3°C, a frequência cardíaca de 90 bpm e a pressão arterial de 100/70 mmHg. À palpação do abdomen, referiu dor difusa no baixo ventre, sem sinais de irritação peritoneal; ao toque vaginal, dor à mobilização do colo uterino e à palpação de anexos. Diante desse quadro, assinale a assertiva correta.
a) O DIU está contraindicado para adolescentes e é a causa do quadro de doença inflamatória pélvica
b) O DIU deve ser imediatamente removido, não havendo necessidade de antibioticoterapia
c) A paciente deverá ser internada, a antibioticoterapia iniciada e DIU retirado
d) A paciente deverá iniciar antibioticoterapia, não sendo necessário retirar DIU, e ser eavaliada em 48 horas
e) Videolaparoscopia está indicada para excluir o abscesso tubo-ovariano, estando indicado o início de antibioticoterapia, sem a retirada do DIU
Resposta: D
25) Paciente de 27 anos foi submetida a laparotomia exploradora por abdômen agudo. No transoperatório, foi identificada massa anexial complexa, mal definida, à esquerda, e vários coágulos de sangue no interior da cavidade, sugestivos de corpo lúteo hemorrágico. Após a cirurgia, a avaliação dos níveis de hCG urinário foi positiva. A equipe médica, preocupada com o possível diagnóstico de retirada do corpo lúteo numa gestação inicial intrauterina, decidiu realizar macroscopia da peça cirúrgica antes de adotar uma conduta. A imagem da peça cirúrgica seccionada ao meio está reproduzida abaixo. Com esse achado macroscópico, deve-se
a) prescrever progesterona micronizada por via vaginal
b) tranquilizar a equipe médica e não solicitar nenhum exame complementar
c) solicitar apenas ultrassonografia transvaginal
d) solicitar apenas dosagem sérico seriado
e) solicitardosagem de hCG sérico seriado e ultrassonografia transvaginal para identificar onde está a gestação
Resposta: B
26) Assinale a assertiva correta sobre dismenorreia primária.
a) Em geral, tem início 5 anos após a menarca
b) A dor também ocorre fora do período menstrual
c) O tratamento de primeira escolha é anticoncepcional oral combinado
d) A longo prazo, está associada a fibromialgia e dor pélvica
e) Não é acompanhada de sintomas sistêmicos, como vômitos e diarreia
Resposta: D
27) Paciente de 46 anos, com filhos de 12 e 15 anos, nascidos de parto vaginal, veio à consulta por perda urinária predominantemente de urgência há 6 meses. Relatou urinar 6 vezes ao dia, mas não perder urina dormindo. Os ciclos menstruais eram regulares. A avaliação urodinâmica revelou primeiro desejo miccional com 90 ml, capacidade vesical de 280 ml e pressão de perda sob esforço de 90 cmH2O. Não havia prolapsos genitais. O tratamento mais adequado é
a) prescrever oxibutina
b) realizar colpoperineoplastia
c) realizar cirurgia de cinta(sling)
d) indicar excercícios de Kegel
e) administrar toxina botulínica
Resposta: A
28) Nuligesta de 32 anos veio à consulta por desejar engravidar. Relatou apresentar ciclos menstruais regulares e usar regularmente anticoncepcional oral. Ao toque vaginal, o útero estava aumentado de volume (compatível com 12 semanas). A ultrassonografia pélvica transvaginal revelou 3 miomas no útero: um intramural de 2 cm de diâmetro, outro subseroso de 3 cm e o terceiro submucoso de 0,8 cm. A conduta mais adequada é
a) prescrever análogo do GnRH
b) liberar a paciente para gestar
c) realizar embolização da artéria uterina
d) realizar miomectomia histeroscópica
e) realizar miomectomia laparoscópica
Resposta: B
29) Paciente de 43 anos com IMC de 32,4 kg/m², consultou por vir apresentando sangramento uterino com intervalos de 45 dias e duração de 9 dias, de grande volume ( em média, 10 absorventes/dia). Não havia em seu histórico problemas de sangramento de qualquer tipo. Encontrava-se com pressão arterial de140/90 mmHg. Ao exame físico especular, não se percebia sangramento e o colo encontrava-se sem alterações; ao toque vaginal, o útero estava anteroversofletido, móvel, de tamanho normal, não dolorido, e os anexos não eram palpáveis. Com base no diagnóstico mais provável, deverá ser realizada
a) ultrassonografia pélvica transvaginal
b) ressonância magnética da pelve
c) biópsia do endométrio
d) histeroscopia sem biópsia
e) histerossonografia
Resposta: C
30) Paciente veio encaminhada da Unidade Básica de Saúde por mamografia classificada como BI-RADS 4C devido à presença de microcalcificações pleomórficas. Ao exame físico, não foram encontradas alterações. Qual a conduta mais adequada?
a) Encaminhar a paciente para biópsia guiada por mamografia (agulhamento)
b) Repetir a mamografia em 6 meses
c) Repetir a mamografia anualmente
d) Realizar ressonância magnética
e) Realizar tomossíntese
Resposta: A
31) Paciente de 27 anos realizou salpingectomia por gestação ectópica, compatível com 7 semanas, sem intercorrências. Transcorridas 24 horas do procedimento, por se encontrar em bom estado geral, a paciente teve alta hospitalar. No terceiro dia pós-operatório, procurou a Emergência por apresentar sangramento vaginal mais intenso do que o da menstruação habitual. Os sinais vitais estavam normais, e o exame físico não revelou achados dignos de nota, exceto esse sangramento. Com base no quadro, qual a conduta mais adequada?
a) Iniciar com antimicrobianos e ácido tranexâmico por via oral, pela possbilidade de endometrite pós-cirúrgica e para reduzir o sangramento vaginal
b) Solicitar b-hCG e hemoglobina; nível elevado de b-hCG e nível baixo de hemoglobina em comparação aos do pré-operatório estariam relacionados com o corpo lúteo hemorrágico
c) Manter a paciente em observação e solicitar dosagens de b-hCG sérico seriado; a permanência de níveis séricos elevados de b-hCG estaria relacionada acom gestação ectópica
d) Iniciar com ácido tranexâmico por via oral; se o sangramento persistir, reintervir
e) Tranquilizar a paciente, pois a retirada do trofoblasto na salpingectomia reduz os níveis de b-hCG, levando à involução do corpo lúteo e determinando a ocorrência de sangramento uterino esperado
Resposta: E
32) Paciente de 35 anos veio à consulta, encaminhada da Unidade Básica de Saúde, por ter palpado um nódulo na mama esquerda. Trouxe ultrassonografia mostrando nódulos hipoecogênicos, com sombra acústica posterior, de limites definidos e crescimento paralelo ao tecido subcutâneo. Dois nódulos foram visualizados na mama direita, no quadrante inferomedial, com 0,8 e 1 cm de diâmetro, e eram impalpáveis. O outro nódulo, com 3 cm de diâmetro, localizava-se no quadrante superolateral da mama esquerda. À palpação, era móvel, fibroelástico e com limites definidos. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e qual a conduta mais adequada para investigar o nódulo da mama esquerda?
a) Nódulo cístico - biópsia percutânea por agulha grossa
b) Fibroadenoma - biópsia percutânea por agulha grossa
c) Carcinoma ductal infiltrante- - biópsia excisional e exame anatomopatológico por congelação
d) Tumor filoides - biópsia percutânea por agulha grossa
e) Carcinoma lobar - punção aspirativa por agulha fina
Resposta: B
33) Menina de 11 anos foi trazida à consulta pela mãe por suspeitar que a filha estivesse grávida. O exame ultrassonográfico revelou gestação de 5 semanas. A mãe informou que a filha consentira em manter relações com o namorado, de 19 anos, mas que ambas desejavam interromper a gestação. De acordo com a legislação vigente de 2018.
a) a paciente não sofreu estupro, pois houve consentimento
b) a interrupção da gestação nesse caso, para caracterizar estupro, estaria autorizada desde que a idade gestacional fosse compatível com a data em que houve a relação sexual
c) considera-se esse caso como estupro presumido, mas é necessária prova da coação física para configurar o crime de estupro
d) O relato circunstanciado do estupro necessita ser assinado por pelo menos, 2 médicos que fazem parte de uma equipe multidisciplinar de um serviço referenciado
e) O aborto legal, nesse caso chamado de sentimental é permitido e deve ser realizado por médico, após consentimento da gestante ou de seu representante legal
Resposta: E
34) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo abaixo. Comparando a incisão de Pfannestiel (transversa suprapúbica) com a incisão mediana infraumbilical na cesariana, sabe-se que, na primeira, o risco de sangramento dos vasos epigástricos superficiais é _________, que a paciente apresentará _________ dor no pós-operatório, __________ incidência de seroma e ________ hérnias incisionais a longo prazo.
a) maior - menos - maior - menos
b) maior - menos - maior - mais
c) menor - menos - maior - mais
d) menos - mais - menor - menos
e) menor - mais - menor - mais
Resposta: A
35) Dentre os anti-hipertensivos, propranolol não deverá ser empregado por gestantes devido à sua associação com
a) oligodrâmnio
b) restrição do crescimento fetal
c) malformações cardíacas fetais
d) malformações neurológicas fetais
e) diminuição do volume plasmático materno
Resposta: B
36) Paciente (G2P1), com 31 semanas de gestação, chegou ao Centro Obstétrico com 3 contrações a cada 10 minutos. O exame de toque vaginal revelou 4 cm de dilatação. O parto anterior fora há 3 anos de um recém-nascido com 1.400 g, mas que apresentou boa evolução neonatal. A proteção neuronal na prematuridade fetal, nesse caso, será realizada com
a) nifedipina
b) betametasona
c) progesterona
d) azitromicina
e) sulfato de magnésio
Resposta: E
37) Gestante (G2P1), com 35 semanas de gestação, datada por ultrassonografia na décima quarta semana, veio à Emergência por perda líquida por via vaginal. Nas cinco consultas de pré-natal, não havia registro de intercorrências. O parto anterior fora a termo. Ao exame físico, a altura uterina era de 32 cm e a dinâmica estava ausente; a apresentação cefálica era palpável acima da sínfise; os batimentos cardiofetais eram de 130 bpm; e havia pequeno volume de líquido claro fluindo pelo introito vaginal à inspeção. Qual a conduta mais adequada?
a) Realizar ultrassonografia para verificar o índice de líquido amniótico e confirmar o diagnóstico de ruptura prematura de membranas
b) Indicar cesariana, pois a apresentação fetal é alta e não há dinâmica uterina
c) Induzir o parto com misoprostol e iniciar imediatamente antibioticoprofilaxia para Streptococcus do grupo B
d) Induzir o parto com ocitocina e iniciar imediatamente antibioticoprofilaxia para Streptococcus do grupo B
e) Adotar conduta conservadora, com protocolo de antibioticoprofilaxia para ruptura prematura de membranas, e prescrever corticoide para maturação pulmonar
Resposta: D
38) Considere as assertivas abaixo sobre métodos de avalição de bem-estar fetal: I - A cardiotocografia anteparto e o perfil biofísico fetal têm alto valor preditivo negativo e baixa especificidade. II - A dopplerfluxometria arterial na gestação reduziu a mortalidade perinatal de pacientes com alto e baixo riscos gestacionais. III - A dopplerfluxometria arterial deve ser acompanhada pelo Doppler venoso em gestações com menos de 33 semanas. Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II, III
Resposta: A
39) Primigesta de 19 anos, que realiza pré-natal na Unidade Básica de Saúde, apresentou quadro de convulsão tônico-clônica na sala de espera do Centro Obstétrico. Na carteira de pré-natal, havia registro de gestação de 35 semanas, sem intercorrências, e de pressão arterial de 140/90 mmHg na última consulta realizada há 7 dias. A acompanhante informou que a paciente estava se queixando de cefaleia e visão turva. Ao exame físico, encontrava-se inconsciente, com pressão arterial de 170/120 mmHg, frequência respiratória de 16 mpm, SaO2 de 95% e temperatura de corporal de 37,2° C. A dinâmica contrátil do útero estava ausente, e os batimentos cardiofetais eram de 120 bpm, sem desacelerações ou acelerações transitórias. O feto encontava-se em situação longitudinal em apresentação cefálica, e o colo uterino era médio, posterior e com dilatação de 2 cm. Com base no quadro clínico, que exame subsidiário, dentre os abaixo, pode ser feito para confirmar a hipótese diagnóstica mais provável?
a) Ultrasssonografia com Doppler das artérias uterinas e vasos fetais
b) Ressonância magnética do cérebro
c) Dosagem de cretinina sérica
d) Eletroencefalografia
e) Avaliação da proteinúria em amostra de urina
Resposta: E