Psicobiologia do stress Flashcards
definição de stress
conjunto de reações fisiológicas e comportamentais que temos perante uma ameaça, perturbando o nosso equilíbrio. assim é uma resposta adaptativa.
podemos ter três reações ao stress:
lutar, fugir ou imobilizar.
tipos de stress
stress agudo vs stress crónico (mal-adaptativo)
agudo - inibição e alterações
crónico - problemas mais sérios
consequências do stress crónico
nanismo psicogénico - stress constante leva a um crescimento anormal
redução do hipocampo - amigdala aumenta e o córtex pré-frontal diminui. presença de cortisol elevado (hipocortisolismo) leva à diminuição da área do hipocampo
Eixo SAM
Walter Cannon
o stress terá duas ações: direta (junto dos órgãos efetores) e pelo eixo SAM - simpático - adrenal- medular (resposta fight ou flight)
Sistema simpático ativado. Libertação da noradrenalina e adrenalina e vão atuar em órgãos como por exemplo o coração, fígado, etc com o objetivo de aumentar o transporte de oxigénio para o cérebro, coração e músculos do esqueleto, aumento da disponibilidade energética.
As fibras do sistema simpático vão chegar às glândulas suprarrenais. estas apresentam duas zonas principais:
1. zona exterior - córtex
2. zona interior - medula
Na medula, as fibras do sistema simpático atuam e fazem com que as glândulas suprarrenais produzam adrenalina e alguma noradrenalina, serão, posteriormente, libertadas na corrente sanguínea. chegam aos órgãos efetores, aumentando a resposta fight ou flight.
Síndrome de Adaptação Geral
Hans Selye
1ºfase - fase de alarme
ativação do eixo SAM e HPA
corpo tenta voltar ao equilíbrio
resposta fight ou flight
se o stress continuar, fase seguinte:
2ºfase - fase da resistência/adaptação
ajustes fisiológicos e comportamentais
aumento de circulação de hormonas (adrenalina e cortisol)
3ºfase - exaustão
stress permanece
recursos fisiológicos esgotam-se e também as reservas energéticas
sistema imunitário enfraquecido
pode levar à morte
com isto, eustress (aumento da acuidade mental, felicidade, euforia) e distress (performance baixa, tristeza e apatia)
Eixo HPA
Hans Selye
Eixo HPA (hipotálamo - pituitária - adrenais)
O hipotálamo é ativado e é libertada uma hormona (CRH) de libertação de corticotrofinas. Atua junto da hipófise e é libertada ACTH (acorticotrofina). Libertação na corrente sanguínea e a sua célula alvo será o córtex das glandulas suprarrenais (libertação de cortisol = hormona do stress). A hipófise liberta prolactina e vasopressina que atua como ansiolítico - regulação negativa do eixo HPA e também libertação de endorfina (analgéticos)
sistemas inibidos pelo stress
quando expostos a u agente de stress o sistema parassimpático é inibido:
hipotálamo não produz a hormona GnRH e a hipófise não produz LH e FSH que não chegam às gónadas (não produção de estrogénios, progesterona e testosterona)
O hipotálamo comanda a produção de somatostaina que inibe a produção da hormona de crescimento (GNRH), não atuando no fígado importante para o desenvolvimento da musculatura.
controlo psicológico da resposta ao stress
Richard Lazarus : resposta do stress difere de indivíduo para indivíduo
- Avaliação cognitiva : avalia benefícios e riscos da situação. perceção individual dependente de fatores genéticos e do contexto. avalia os recursos e soluções para prevenir dano e otimizar os benefícios
Coping styles : conjunto de respostas comportamentais e fisiológicas consistentes ao longo do tempo e características de um conjunto de indivíduos
passivo - mesma resposta ao agente de stress ao longo do tempo, alta atividade do eixo HPA, baixa reatividade do sistema simpática, mobiliza, pouco ativo e pouco agressivo
proativo - baixa atividade do eixo HPA, maior reatividade do sistema simpática (menor do parassimpático), maior imunidade, menos sensível, mais agressivo
moduladores psicológicos da resposta ao stress
previsibilidade
- se um determinado agente de stress for previsível = diminuirá a nossa resposta ao stress
controlo
- ter controlo = diminui o stress
suporte social
- bom suporte social = diminuição da libertação do cortisol
efeitos geracionais
comportamento maternal produz efeitos duradouros na resposta comportamental e fisiológica das crias
- alterações na resposta de stress (eixo HPA) - filhos de mães que apresentam mais cuidados, têm menores níveis de resposta do eixo HPA
- efeitos na expressão do genes através de mecanismos epigenéticos (fatores epigenéticos ligam-se ao DNA ou aos histomas fazendo com que deixam de estar disponíveis para serem expressos)
neuroanatomia do stress
sistema do stress integra várias estruturas encefálicas que em conjunto detetam eventos e interpretam-nos como ameças ativando os eixos SAM e HPA para restaurar a homeostase:
agente de stress é físico - circuito do medo. ativação das zonas do tronco cerebral
agente de stress é psicológico - circuito meso-límbico de recompensa. córtex pré-frontal faz uma avaliação cognitiva de estímulos. sistema límbico vai regular a avaliação , a amígdala regula a expressão das emoções. o hipotálamo ativa o núcleo da amígdala para a ativação do SNA que leva a ativação de respostas apropriadas para o stress.