PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS NO SERVIÇO PÚBLICO Flashcards
A ética é o estudo sobre o comportamento moral do ser humano dentro de sua sociedade e, formada com base em ideias —————-
Abstratas .
3 tipos de ética:
Ética X Moral :
Podemos extrair do quadro abaixo é que a ética é o estudo da moral. Como vimos, a ética é o estudo do comportamento, já a moral é o conjunto de princípios e valores que orientam o comportamento humano.
Para Kant, a moral (objeto mutável pelo tempo e pela sociedade) designa o conjunto de princípios gerais, e a ética (universal/imutável, atrelada ao interesse da sociedade), sua aplicação concreta.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro .
É o comportamento observável de uma pessoa em determinada situação, na qual deverá obedecer a um padrão ético (boa-fé; honestidade), ligado à manifestação do comportamento. Este comportamento poderá ser bom ou mal, com base em valores morais ou códigos de ética:
Conduta
São as crenças fundamentais ou regras de condutas que uma pessoa ou sociedade
considera importantes e pelos quais orienta suas ações e escolhas. Em outras palavras, os valores são ligados as normas que corporificam um ideal (perfeição), a axiologia é o estudo desses valores:
Valores
São diretrizes fundamentais ou regras de conduta que uma pessoa ou grupo
considera essenciais para orientar suas decisões e ações. Ou seja, são ideias centrais norteadoras, com a finalidade de harmonizar uma questão em si ou sentido das coisas.
Princípios
A ética do servidor público deverá estar sempre em conformidade ao interesse
——————
Coletivo .
Atitude do Servidor = verdade + justiça +bem comum.
A atividade no serviço público é altamente profissional, uma vez que é uma escolha feita pelo Estado, convocando seus funcionários de carreira a dedicarem-se —————————. Os ocupantes de cargos públicos são esperados a cumprir diversos requisitos, tais como vínculo permanente, concentração no trabalho, dedicação, empenho para servir à comunidade e competência.
Integralmente
Dessa forma, a atividade pública se integra à vida privada, em função da responsabilidade de representar o Estado. A finalidade do serviço público é o bem comum, em razão disso, os atos administrativos deverão ser pautado pela moralidade, assim o temos como princípio constitucional.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:
O princípio da legalidade estabelece que a administração possui a obrigação e autorização para realizar apenas aquilo que está expressamente previsto em lei. Ao contrário do âmbito privado, onde os indivíduos têm liberdade para agir em tudo que não é proibido por lei, na esfera pública, a atuação é estritamente balizada pela legislação. Nenhuma ação ou omissão pode ocorrer, a menos que esteja fundamentada em —————— legal.
Disposição
O princípio da legalidade não exclui a atuação discricionária do agente público, uma vez que a lei não pode prever todas as situações na atuação administrativa. Em determinadas circunstâncias, é possível realizar uma análise de conveniência e oportunidade para escolher a conduta mais adequada ao caso concreto, respeitando, é claro, os demais princípios administrativos, especialmente a razoabilidade e proporcionalidade.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
O conceito de legalidade difere entre o agente público e o cidadão comum. Para este último, também há o princípio da legalidade, indicando que suas ações são permitidas desde que não —————. —— ——
Proibidas por lei .
O princípio da legalidade pode ser analisado sob dois sentidos:
Aos particulares: ninguém é obrigado a fazer algo, senão em virtude de lei. É dizer: o particular pode fazer tudo que não for proibido pela lei (trata-se do princípio da autonomia da vontade);
À Administração Pública: a Administração Pública apenas pode agir quando houver previsão legal (princípio da legalidade estrita).