Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto 1.171/1994 Flashcards
O Decreto 1.171/1994 aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público —————do Poder Executivo Federal.
Civil
Esse documento estabelece as bases éticas que devem guiar o comportamento dos
servidores no exercício de suas funções no âmbito do Poder ———————- Federal.
Executivo
Objetivo do código de ética :
Estabelecer diretrizes éticas para os servidores públicos, indo além do cumprimento legal, visando uma consciência ética elevada.
Este Decreto atua como um “Farol Ético”, guiando os servidores não apenas pelo que a lei explicita, mas também pelo que é ético e esperado pela sociedade. Além das obrigações legais, o farol ético destaca a importância de atitudes alinhadas aos princípios éticos que ——————- as exigências legais.
Transcendem .
Decreto 1171/94: A quem se aplica X a quem não se aplica :
Abrangência do Decreto 1.171/1994:
O Decreto 1171/94 é usado como o regime disciplinar previsto para os servidores civis do poder executivo Federal .
Verdadeiro ou falso?
Falso . O Decreto não se confunde com o regime disciplinar previsto em leis administrativas, como a Lei 8.112.
Enquanto a obediência à lei é externa e compulsória, a adesão ao Código de Ética
implica uma escolha livre e consciência individual por parte dos servidores, destacando a natureza mais profunda da ética como um guia ——————- de conduta.
Voluntário
Organização do Código de Ética - Decreto 1.171/1994:
A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou —————— dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
Fora . O Servidor representa o Estado perante a sociedade,exigindo conduta ética em todas as esferas da vida.
O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o ———— e o ———————, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
Honesto;
Desonesto .
A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o ———. —————. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Bem comum
A ————— do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.
Remuneração
O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior ——————-
Patrimônio.
A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.