Preventiva Flashcards
Refere-se ao uso do medicamento ou procedimento pela primeira vez em um ser humano, geralmente um indivíduo saudável e que não tem a doença para a qual o medicamento está sendo estudado. Nesta fase serão avaliadas diferentes vias de administração e diferentes doses, realizando-se testes iniciais de segurança e de interação com outras drogas ou álcool. Cerca de 20 a 100 indivíduos participam dessa fase.
Qual é a fase do ensaio clínico?
Fase I
Cerca de 100 a 300 indivíduos que possuem a doença ou condição para a qual o procedimento está sendo estudado participam desta fase, que tem como objetivo obter mais dados de segurança e começar a avaliar a eficácia do novo medicamento ou procedimento. Nesta fase, geralmente, diferentes dosagens, assim como diferentes indicações do novo medicamento, também são avaliadas.
Qual é a fase do ensaio clínico?
Fase II
Depois de concluído o estudo piloto, grandes estudos multicêntricos acompanham milhares de pacientes, 1 a 10 mil, em geral, dependendo da patologia em questão com o tratamento em questão, por um período maior de tempo, geralmente sendo comparados a outros tratamentos existentes e recomendados para o mesmo problema. Durante esta fase espera-se obter maiores informações sobre segurança, eficácia e interação das drogas. O objetivo desta fase de estudo é comparar ambos os tratamentos e estabelecer a superioridade de um sobre o outro. Os testes desta fase devem fornecer todas as informações necessárias para a elaboração do rótulo e da bula do medicamento. A análise dos dados obtidos nesta fase pode levar ao registro e aprovação para uso comercial do novo medicamento ou procedimento pelas autoridades sanitárias.
Qual é a fase do ensaio clínico?
Fase III
Após um medicamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico ser aprovado e levado ao mercado, testes de acompanhamento de seu uso são elaborados e implementados em milhares de pessoas, possibilitando o conhecimento de detalhes adicionais sobre a segurança e efetividade do produto. Um dos objetivos importantes desta fase do estudo é detectar e definir efeitos colaterais previamente desconhecidos ou incompletamente qualificados, assim como os fatores de risco relacionados. Esta fase é conhecida como farmacovigilância.
Qual é a fase do ensaio clínico?
Fase IV
Em relação ao Atendimento domiciliar, as seguintes atribuições são de responsabilidade de quem?
- Comunicar a equipe de saúde a necessidade de avaliação da pessoa para AD;
- Estabelecer forma de comunicação participativa com a família;
- Orientar cuidados com o lixo originado no cuidado do usuário e do lixo domiciliar (separação, armazenamento e coleta);
- Servir de elo de comunicação entre a pessoa, a família e a equipe;
- Identificar e mobilizar, na comunidade, redes de apoio ao plano de AD pactuado com a família; e
- Registrar os atendimentos
Agente comunitário de saúde (ACS)
Definição:
“Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”
Vigilância epidemiológica
Definição:
“Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.”
Vigilância sanitária
Definição:
“Tem por finalidade promover o conhecimento, a detecção e a prevenção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, competindo-lhe as ações de vigilância, prevenção e controle das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, dos acidentes por animais peçonhentos e venenosos, bem como a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.”
Vigilância ambiental
Definição:
“Compreende uma atuação contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los ou controlá-los.”
Vigilância em saúde do trabalhador
Definição:
“É uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que tem como propósito: Melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.”
Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN)
Quais planos estão sujeitos ao reajuste decidido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)?
Planos de saúde médico-hospitalares individuais ou familiares.
V ou F:
O Ministério da Saúde implantou, desde 1986, um modelo único de Declaração de Óbito (DO) para ser utilizado em todo o território nacional, como documento base do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Falso
O Ministério da Saúde implantou, desde 1976, um modelo único de Declaração de Óbito (DO) para ser utilizado em todo o território nacional, como documento base do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Quando que o ato médico de examinar e atestar óbito poderá ser cobrado?
Desde que se trate de paciente particular, a quem o médico não vinha prestando assistência. Agora a emissão da DO não pode ser cobrada, apenas a visita médica.
No âmbito do SUS, como é composta a Rede Cegonha, estabelecida pela Portaria n° 1.459 do Ministério da Saúde?
- I: pré-natal;
- II: parto e nascimento;
- III: puerpério e atenção integral à saúde da criança; e
- IV: sistema logístico (transporte sanitário e regulação
V ou F:
Com relação à composição de gastos com saúde, pode-se afirmar que o gasto público com saúde no Brasil é menor que o gasto privado
Verdadeiro
Público: 45,7% dos gastos
Privado: 54,3% dos gastos