Pessoa com Deficiência Flashcards
De acordo com a Lei 7.853/89, que medidas deverão ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração, para viabilizar o acesso das pessoas com deficiência à educação?
- Inclusão da EDUCAÇÃO ESPECIAL que abranja a: (a) educação precoce, (b) pré-escola; (c) 1º e 2º graus; (d) supletiva; (e) habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios;
- Inserção de escolas especiais, privadas e públicas;
- Oferta, OBRIGATÓRIA E GRATUITA, de Educação Especial na REDE PÚBLICA de ensino;
- OFERECIMENTO OBRIGATÓRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A NÍVEL PRÉ-ESCOLAR em estabelecimentos hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, POR PRAZO IGUAL OU SUPERIOR A 1 ANO, educando com deficiência.
- Acesso de alunos com deficiência aos benefícios conferidos aos demais educados, inclusive material escolar, merenda e bolsas de estudo;
- MATRÍCULA COMPULSÓRIA NA REDE REGULAR, pública ou privada de pessoas com deficiência CAPAZES DE SE INTEGRAREM NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO.
De acordo com a Lei 7.853/89, que medidas deverão ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração, para viabilizar o acesso das pessoas com deficiência à saúde?
- PROMOÇÃO DE AÇÕES PREVENTIVAS, como as referentes ao planejamento familiar, ao aconselhamento genético, ao acompanhamento da gravidez, do parto e do puerpério, à nutrição da mulher e da criança, à identificação e ao controle da gestante e do feto de alto risco, à imunização, às doenças do metabolismo e seu diagnóstico e ao encaminhamento precoce de outras doenças causadoras de deficiência;
- DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS ESPECIAIS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE de trabalho e de trânsito, e de tratamento adequado a suas vítimas;
- Criação de uma rede de serviços especializados em REABILITAÇÃO E HABILITAÇÃO;
- Garantia de acesso de pessoas com deficiência aos ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICOS E PRIVADOS, e de seu adequado tratamento neles, SOB NORMAS TÉCNICAS e padrões de conduta apropriados;
- Garantia de ATENDIMENTO DOMICILIAR de saúde ao DEFICIENTE GRAVE NÃO INTERNADO;
- Desenvolvimento de PROGRAMAS VOLTADOS às pessoas com deficiência, DESENVOLVIDOS COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE e que lhes ensejem a integração social.
De acordo com a Lei 7.853/89, que medidas deverão ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração, para viabilizar o acesso das pessoas com deficiência na área da formação profissional e do trabalho?
- APOIO GOVERNAMENTAL À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, e a garantia de acesso aos serviços concernentes, INCLUSIVE AOS CURSOS REGULARES voltados à formação profissional;
- EMPENHO DO PODER PÚBLICO QUANTO AO SURGIMENTO E À MANUTENÇÃO DE EMPREGOS, INCLUSIVE DE TEMPO PARCIAL, destinados às pessoas com deficiência que não tenham acesso aos empregos comuns;
- PROMOÇÃO DE AÇÕES DE INSERÇÃO, NOS SETORES PÚBLICOS E PRIVADO, de pessoas com deficiência;
- ADOÇÃO DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA GARANTIR RESERVA DE MERCADO, em favor de pessoas com deficiência, nos setores público e privado, e que regulamente a organização de oficinas e congêneres integradas ao mercado de trabalho, e a situação, nelas, das pessoas com deficiência.
De acordo com a Lei 7.853/89, que medidas deverão ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração, para viabilizar o acesso das pessoas com deficiência na área de recursos humanos?
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO para a Educação Especial, DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO PARA REABILITAÇÃO E HABILITAÇÃO, e de INSTRUTORES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL;
- FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, em todos os níveis e áreas de conhecimento, que atendam à demanda e às necessidades reais das pessoas com deficiência;
- INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO em todas as áreas do conhecimento relacionadas com a pessoa com deficiência.
De acordo com a Lei 7.853/89, que medidas deverão ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração, para viabilizar o acesso das pessoas com deficiência na área das edificações?
ADOÇÃO E EXECUÇÃO DE NORMAS QUE GARANTAM A FUNCIONALIDADE das edificações e vias públicas, EVITANDO OU REMOVENDO ÓBICES a tais pessoas, PERMITINDO O ACESSO aos edifícios, logradouros e meios de transporte.
Quem são os legitimados ativos para a propositura de medida judicial destinada à proteção de interesses coletivos, difusos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis de pessoas com deficiência?
- Ministério Público;
- Defensoria Pública;
- Entes políticos (U, E, M, DF);
- Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e SEM; e
- Associações, legalmente constituídas e em funcionamento há, pelo menos, 1 ano.
No tocante às três últimas, é necessário que haja pertinência com os seus estatuso.
Fale acerca da possibilidade de o autor da demanda requerer informações e certidões para instruir a inicial.
- Pode requerer tais informações e certidões, que deverão ser fornecidas em 15 DIAS, a contar da entrega, sob recibo, dos respectivos requerimentos, sendo utilizados apenas para instruir a ação.
- Poderão tais informações serem negadas, desde que motivadamente, quando o interesse público impor o sigilo.
- Nesse caso, competirá ao Juiz analisar os fundamentos. Não sendo o caso de sigilo necessário à proteção da SEGURANÇA NACIONAL, poderá requerer as informações necessárias, caso em que o processo seguirá em segredo de justiça, que cessará com o trânsito em julgado da sentença.
Verdadeiro ou Falso:
É facultado aos demais legitimados ativos habilitarem-se como litisconsortes nas ações propostas por qualquer deles.
Verdadeiro.
Art. 3º, §5º.
Verdadeiro ou Falso:
Em caso de desistência ou abandono da ação, qualquer dos co-legitimados pode assumir a titularidade ativa.
Verdadeiro.
Art. 3º, §6º.
Fale acerca dos efeitos da coisa julgada a ação para proteção dos direitos das pessoas com deficiência.
- Tem eficácia erga omnes, salvo quando julgada improcedente por insuficiência de provas.
- A sentença que concluir pela carência ou improcedência do pedido, está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeitos até que seja confirmada pelo Tribunal.
Verdadeiro ou Falso:
Das sentenças e decisões proferidas contra o autor da ação e suscetíveis de recurso, poderá recorrer qualquer legitimado ativo, inclusive o Ministério Público.
Verdadeiro.
Art. 4º, §2º.
Verdadeiro ou Falso:
O Ministério Público intervirá OBRIGATORIAMENTE nas AÇÕES PÚBLICAS, coletivas OU individuais, em que se discutam interesses relacionados à deficiência das pessoas.
Verdadeiro.
Art. 5º.
Fale acerca da possibilidade de o Ministério Público requisitar informações:
Para formar o seu convencimento, o MP pode REQUISITAR (aqueles que recebem a requisição não possuem a faculdade de cumprir ou não), de qualquer pessoa, FÍSICA ou JURÍDICA, de direito público ou privado, Certidões, Informações, Exames ou Perícias, no PRAZO QUE ASSINALAR, que não poderá ser inferior a 10 dias.
Fale acerca do inquérito civil.
- Legitimidade;
- Arquivamento.
- Exclusividade do MP.
- Ao final, o MP poderá oferecer a ação ou promover fundamentadamente o arquivamento do IC.
- Nesse caso, remeterá os autos ou peças ao CSMP para reexame, no prazo de 3 dias.
- Se o CSMP homologar o arquivamento, acabou. Caso contrário, designará desde logo outro membro para oferecer a ação.
De acordo com o EPD, o que se entende por pessoa com deficiência?
- É aquela que possui impedimento de LONGO PRAZO de natureza (1) física; (2) mental; (3) intelectual; ou (4) sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação PLENA E EFETIVA na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Quando for necessária a avaliação da deficiência, como ela deverá ser feita?
- Será biopsicossocial, a ser feita por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
- Serão levados em consideração:
- Impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
- Fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
- Limitação no desempenho de atividades; e
- Restrição de participação.
De acordo com o EPD, o que se entende por acessibilidade?
POSSIBILIDADE E CONDIÇÃO PARA UTILIZAÇÃO, COM SEGURANÇA E AUTONOMIA, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;
De acordo com o EPD, o que se entende por desenho universal?
CONCEPÇÃO de produtos, ambientes, programas e serviços a SEREM USADOS POR TODAS AS PESSOAS, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;
De acordo com o EPD, o que se entende por tecnologia assistiva ou ajuda técnica?
Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que OBJETIVEM PROMOVER A FUNCIONALIDADE, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, VISANDO À SUA AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA, QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL.
De acordo com o EPD, o que se entende por barreiras?
Qualquer ENTRAVE, OBSTÁCULO, ATITUDE ou COMPORTAMENTO que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;
c) barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;
e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;
f) barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias;
De acordo com o EPD, o que se entende por comunicação?
forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações;
De acordo com o EPD, o que se entende por adaptações razoáveis?
adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais;
De acordo com o EPD, o que se entende por elementos de urbanização?
quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes a pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico;
De acordo com o EPD, o que se entende por mobiliário urbano?
conjunto de objetos existentes nas vias e nos espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos de urbanização ou de edificação, de forma que sua modificação ou seu traslado não provoque alterações substanciais nesses elementos, tais como semáforos, postes de sinalização e similares, terminais e pontos de acesso coletivo às telecomunicações, fontes de água, lixeiras, toldos, marquises, bancos, quiosques e quaisquer outros de natureza análoga;
De acordo com o EPD, o que se entende por pessoa com mobilidade reduzida?
aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso;
De acordo com o EPD, o que se entende por residências inclusivas?
unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos;
De acordo com o EPD, o que se entende por moradia para a vida independente da pessoa com deficiência?
moradia com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência;
De acordo com o EPD, o que se entende por atendente pessoal?
pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas;
De acordo com o EPD, o que se entende por profissional de apoio escolar?
pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas;
De acordo com o EPD, o que se entende por acompanhante?
aquele que acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal.