Perguntas dificeis Flashcards
Indica os 6 pilares da assertividade negativa ou de conflito
Fazer pedidos razoáveis
Recusar pedidos indesejados ou irrazoáveis
Pedir aos outros que mudem o seu comportamento
Expressar opiniões pessoais, mesmo que impopulares
Expressar desacordo ou sentimentos negativos
Responder a criticas dos outros
Indica os 6 pilares da assertividade positiva
Dar elogios
Aceitar elogios com graça
Iniciar conversas e manter interações
Admitir erros ou deficiências pessoais
Expressar sentimentos positivos
Responder a sentimentos positivos
Indica os 9 objetivos centrais da assertividade
- Proteger os direitos pessoais
- Resistir a pedidos irrazoáveis
- Fazer pedidos razoáveis
- Lidar de forma eficaz com recusas irrazoáveis
- Reconhecer os direitos pessoais dos outros
- Desenvolver e manter um sentido de autoeficácia
- Evitar conflitos
- Comunicar com confiança a minha posição
- Mudar o comportamento dos outros
Quais os 7 estadios da assertividade
- Foco no eu
- Conhecimento dos direitos
- Crenças positivas sobre a assertividade
- Reconhecer que os direitos foram infringidos
- Insatisfação com a situação
- Disponibilidade de respostas assertivas
- Avaliar a utilidade da resposta
Indica alguns comportamentos tipicos dos nao assertivos
- Tendem a evitar a atenção do publico
- Usam o mínimo de autorrevelação ou permanecem em silencio para não receber críticas
- São modestos e autodepreciativos
- Usam estratégias que subestimam o seu potencial, a fim de evitar avaliações negativas
- Se tiverem de interagir, preferem um papel passivo, submisso e agradável
Quais os tipos de agressão
Tipos de agressão
Agressão física - Se eu tiver que recorrer à violência para proteger os meus direitos, eu o farei
Agressão verbal - Quando as pessoas me incomodam, posso dizer o que penso delas.
Ira/ raiva - Às vezes eu perco a calma sem razão aparente
Hostilidade - Quando as pessoas são especialmente gentis, eu me pergunto o que elas querem
Quais os 5 tipos de afirmacoes assertivas
Afirmacao básica
Afirmacao empatica
Afirmacao crescente
Afirmacao confrontativa
Afirmacao baseada na lingaugem do eu
Quais os componentes da assertividade
Conteudo
Processo
Não verbal
Quais os qutro tipos principais de respostas de conteudo
- Desculpa em situações embaraçosas – variam em complexidade, podendo englobar características de remorso, de aceitação da responsabilidade, de promessa de cautela futura ou pode ser uma simples declaração de desculpa
- Prestar Contas- podem apresentar-se sob a forma de desculpa sem negar a sua gravidade ou de justificação, que exprime responsabilidade, mas nega o carácter pejorativo das consequências. - (“Eu sei que está uma bagunça, mas foi um acidente.”).
- Humor - uma piada pode ser um dos métodos mais eficazes para lidar com o constrangimento pois pode converter uma possível perda de aprovação social em um ganho positivo.
- Evitamento - não mencionando assuntos delicados a determinada pessoa, mudando rapidamente um assunto embaraçoso ou saindo da sala
E indica algumas respostas possiveis da pessoa responsavel que as praticou
- Negação- nunca aconteceu….
- Reenquadramento - não foi bem assim que aconteceu
- Dissociação- a culpa é de outra pessoas
- Justificação- responsabilidade é aceite mas não podia fazer mais nada.
- Desculpas- não pude fazer nada
- Concessões, desculpas e remediação- aceito o que aconteceu e estou disponível para recompensar…
Segundo gratz e roemer que dimensoes causa esta dificudade
- Falta de consciência emocional
- Incapacidade de reconhecer respostas emocionais
- Dificuldade em aceitar a resposta emocional
- Dificuldade de transferência para a ação orientada para o objetivo
- Retenção limitada de estratégias de regulação de emoção
- Incapacidade de controlar emoções
E quais os possiveis impactos deste disturbio
- Dificuldade em manter e construir relacionamentos saudáveis
- Comportamento autodestrutivo
- Hipersensibilidade
- Colapsos frequentes ou acessos de reavia
- Explosões de emoções que são deslocadas para alguém que não causou o mal
Qual o impacto em algumas interacoes da CNV
- Influencia os Outros (omitindo, exagerando, disfarçando) - Exemplo: Durante uma entrevista de emprego, um candidato pode exagerar a sua confiança através de uma postura ereta e um aperto de mão firme, mesmo estando nervoso.
- Mensagens não verbais …jogos sociais - Exemplo: Num debate, cruzar os braços ou inclinar-se para trás pode indicar resistência ou discordância sem dizer uma palavra.
- Regula o fluxo da comunicação - é assim que sabemos quando é a nossa vez de falar… sabemos quando vem ai uma pergunta ou quando não há mais nada a dizer (por ex. através do contacto ocular). Exemplo: Quando alguém faz uma pausa e estabelece contacto ocular prolongado, isso pode sinalizar que é a vez da outra pessoa falar.
- Afeta as relações de forma positiva ou negativo Exemplo: Durante uma discussão, inclinar-se na direção da outra pessoa e manter contacto visual demonstra interesse, enquanto olhar para longe pode transmitir desinteresse ou desconforto.
Indica algumas peturbacoes psicopatologicas
Perturbação depressiva major – encontram-se alteradas estruturas e funções neurobiológicas (aumento da atividade na amígdala e tálamo) que afetam a identificação e atribuição de significado ao estimulo emocional, resultando na perceção das emoções desgastantes em detrimento das estimulantes e por conseguinte um humor deprimido e anedonia
Perturbação bipolar – as alterações verificadas no processamento de emoções explicariam a tendência para a experiencia intensa e exageradas das emoções em relação ao contexto estudos tem evidenciado que revelam dificuldades na identificação de expressões faciais de tristeza e alegria
Esquizofrenia – regulação dos estados emocionais, repercutem-se numa limitada amplitude de emoções estimulantes e desgastantes e numa tendência para interpretar como ameaçadores diferentes estímulos emocionais que se associam a sintomas positivos e negativos, tais como o embotamento afetivo, a nedonia e prejuízo da função social comprometimento ao nível do reconhecimento de expressões faciais associado à esquizofrenia
Como fazer reflexoes de conteudo
1 – O foco é principalmente nas questões factuais – é impossível dissociar sempre dos aspetos afetivos
2 – Estas devem ser formuladas na maior parte com palavras do entrevistado - Adler e Rodman (2006: 131) caracterizaram como “reformular com suas próprias palavras a mensagem que você acha que o falante acabou de enviar, sem adicionar nada novo”. Não se trata apenas de repetir o que foi dito.
3 – Estas devem conter o cerne daquilo que foi abordado anteriormente, obrigando-o o entrevistador a reconhecer no discurso aquilo que a pessoa pretende comunicar O que essa pessoa realmente está tentando comunicar?
Quais os passos importantes para o uso da reflexao de sentimento
- reconhecer o sentimento que está sendo expresso
- rotular e descrever esse sentimento de maneira clara e precisa
- observar a reação do outro
- avaliar até que ponto a reflexão foi útil.
Quais os objetivos deste tipo de relfexao de sentimento
eflexão do sentimento e indica ao outro que o que esta a sentir é aceitável
Esta reflexão do sentimento incentivo a elaboração de circunstâncias difíceis e sentimentos associados, legitimam explicitamente os sentimentos do outro, ajudam-no a articular esses sentimentos, elaboram razões pelas quais esses sentimentos podem ser sentidos e auxiliam o outro a ver como esses sentimentos se encaixam em um contexto mais amplo
Ajuda as pessoas a possuir os seus sentimentos
A reflexão de sentimentos ajuda as pessoas a reconhecer e assumir responsabilidade pelos seus sentimentos, personalizando-os e promovendo autoconsciência, compreensão e a perceção de como esses sentimentos influenciam o seu comportamento.
Esta competência pode facilitar o relacionamento
Entrevistadores que refletem sentimentos com precisão são mais propensos a serem considerados empáticos os clientes experimentam um profundo senso de empatia quando “o terapeuta consegue refletir o sentimento mais básico ou capturar a questão principal no que o cliente acabou de dizer
O que evitar na reflexao
Imprecisão
Ir rápido de mais
Abandono emocional
Expressão mecanizada
Papaguear
Inclusão excessiva
Desajuste emocional
Como fazer boas reflexoes
Use suas próprias palavras - Refletir não é meramente um processo de ecoar as palavras acabadas de ouvir. Os falantes devem se esforçar para reformular a mensagem usando sua própria terminologia
Não vá além das informações comunicadas pelo interlocutor. Lembre-se, refletir é um processo de apenas retroalimentar informações já fornecidas pelo falante. A reflexão não deve adicionar ou tirar o significado apresentado.
Ser conciso, especifico e preciso
Nao usar reflexoes em excesso - . Nem todas as contribuições devem ser refletidas. Tentar fazê-lo restringiria em vez de ajudar a outra pessoa. As reflexões precisam ser usadas em conjunto com outras habilidades que um entrevistador deve ter disponíveis (por exemplo, questionamento, reforço,
Concentre-se na mensagem imediatamente anterior. As reflexões normalmente refletem o que está contido na declaração imediatamente anterior do outro. É possível, e de fato desejável em algumas ocasiões, que as reflexões sejam mais amplas e abranjam várias interjeições
Quais os tres tipos de explicacoes
Descritivas
interpretativas
Justificativas
Quais os tres metodos principais de explicacoes
- Explicações verbais dependem exclusivamente da palavra falada (ou escrita) para transmitir o significado e criar entendimento.
- Ilustrações complementam as apresentações verbais com imagens, modelos, gráficos, vídeos, entre outros.
- Demonstrações envolvem “explicar fazendo”. São uma forma muito prática e aplicada de transmitir informações, geralmente sobre algum processo ou técnica.
Quais as estrateguas usadas para organizar conteudo
Arranjo topico
Sequencia cronologica
Sequencia logica
Padrao casual
Problema solucao
Sequencia motivada
Indica as 8 caractersiticas essenciais da apresntacao
Clareza
Ser conciso
Fluencia
Linguagem apropriada
Pausas
Auxilios a explicacao
Fornecer enfase
Reduzir a imprecisao
Quais os quatro movimentos de estruturacao associados a clareza
Sinalziadores - apontar a direcao a frente e indicar o que vai ser seguidi
Quadros - frases ou palavaras que terminam ou marcam o inicio e final da explicacao
Focos - destacam elementos esenciais a se transmitir (a assertividade é importante)
Ligações - ligar os elementos falados de forma a que pessoa entenda a relacao entre eles - uma das melhores formas é vincular com a experiencia pessoal da pessoa
Quais os erros da apresntacao
Ter muitos slides,
Slides com demasiada informação – seis linhas e seis palavras é o indicado
Utilizar um tamanho de fonte desadequado – arial é recomendada
Uso de cores arbitrarias não de tons aleatórios
Deixar que a tecnologia domine e ficar preso a ela
Qual o modelo mais efetivo de passar uma mensagem
A mais simples ajuda para uma explicação é um exemplo verbal eles descobriram que o modelo mais efetivo de passar uma mensagem era fazer uso da estratégia regra- exemplo regra
Quais as 4 maneiras de verifiacar a eficacia da explicacao
-observe o comportamento não verbal dos ouvintes, uma vez que esta é uma fonte rica de evidência
-faça perguntas relacionadas
-convide os ouvintes a fazerem perguntas sobre qualquer aspeto de uma explicação que considerem que requer mais esclarecimentos
-peça ao ouvinte para resumir o que foi ouvido
Quais os objetivos das questoes
Avaliar o conhecimento
Conhecer atitudes, interesses e opiniões
Incentivar o pensamento critico e a participação
Comunicar em discussões de grupos (envolver e manter a atenção)
Manter a atenção do grupo
Pâra alem da diferenciacao entre abertas e fechadas indica os 7 tipos de questoes
Capciosas
Recordação
Afetivas
Sondagem
Processo
Multpilas
Retoricas
Quais os subtipos das questoes capciosas
Estas questões capciosas podem ter vários subtipos:
Conversacionais objetivo é iniciar uma conversa, sendo que estas geralmente contem comentários que preveem um certo tipo de resposta e ajudavam a suavizar o fluxo da conversa ao antecipar a resposta provável da pessoa - “Não está um dia lindo?”
Simples assumem a resposta sem se preopucar com os sentimentos dos outros, tendo o sentido contrario da conversacional, presumindo a resposta do entrevistado que se sente obrigado a fornecer informações na direção que o entrevistador sugere - (“Certamente não apoias os comunistas, certo?”)
Implicação pretende levar o entrevistado a responder de uma forma específica ou a aceitar uma implicação negativa se a resposta for contrária à sugerida. Exercem mais pressão sobre o respondente do que a simples (“Qualquer pessoa que se importe com o seu país não gostaria de vê-lo destruído por um ataque ou invadido por uma potência estrangeira, então tu não achas que qualquer gasto num dissuasor defensivo eficaz é dinheiro bem gasto”)
Subtil são questões que induzem de forma muito subtil uma resposta. Também são conhecidas como “perguntas direcionais”. A abordagem subtil gera mais participação do entrevistado - “Porque é que nunca consideraste essa solução antes?”
Quais os 4 efeitos das questoes capciodas
aquiescencia
ancora
reconhecimento falso
desinformacao
Quais os tipos de questoes de sondagem
PERJEREC
precisao
Extensao
Relevancia
Justificativa
Eco
Reafirmacao
Exemplificacao
Clarifiacao
Temos ainda
Nao verbal
Consenso
Compensacao
Indica as 11 possiveis respostas
silencio
recusa
resposta desconectada
humor
mentir
protelar
fuga
ambigudiade seletiva
retencao e ocultacao
distorcao
direta e honesta
Quais os aspetos fundamentais na comunicacao
Intersubjetividade – compreender e ser compreendido
Impacto – em que mediada a mensagem implica mudança nos pensamentos, sentimentos e comportamentos
Quais os componentes necessarios para a comunicacao
- Comunicadores – pessoas envolvidas
- Mensagem
- Meio de comunicação
- Código
- Feedback
- Contexto – seja este social, cultural, físico ou relacional
Indica algumas caractersiticas da comunicacao
A comunicação pode se verbal e não verbal
A comunicação tem um propósito – pretende sempre atingir um determinado resultado por mais pequeno e irrelevante que este pareça
A comunicação é transacional – implica um emissor e um recetor
A comunicação e projeção da identidade – a nossa identidade é resultado da interação com os outros (cocriada).
Existe uma negociação relacional – diferenças de estatuto são mantidas através da comunicação
A comunicação é irreversível -depois de estar dito não se pode retirar
De que tipo podem ser os nosso objetivos na comunicacao
Podem ser instrumentais ou consumatórios são instrumentais quando se traduzem em metas que requerem a participação ativa de outra pessoa para serem alcançadas - persuadir alguém para obter um fim – ou são consumatórios quando se ferem a satisfação ou realização de uma necessidade interna e pessoal – comunicar stress, ou ansiedade pode aliviar a tensão e trazer satisfação, não necessitando de uma participação ativa de outrem
Podem ser implícitos ou explícitos – posso exprimir diretamente aquilo que pretendo dizer, de forma direta e clara- explicito – ou de forma subtil de forma que não sejam declaradas diretamente, mas que seja subentendido.
odem ser de curto-termo ou de longo termo – posso pretender auxilio numa tarefa num futuro próximo – como por exemplo um trabalho – ou posso procurar algo mais distante – como construir a relação de confiança com um parceiro de negócios
Podem ser precisos ou menos precisos – quanto maior a especificidade maior a clareza na mensagem e quanto menor mais vago é o direcionamen.
De que tres formas pode a emocao envolver-se no processo de comunicacao
Comunicação motivada por Emoção- comportamento causado pela emoção
Exemplo: Se alguém está zangado, pode levantar a voz e falar de forma mais agressiva, expressando a sua frustração. A emoção (zanga) motiva o comportamento (comunicação agressiv
Comunicação manifestada na Emoção- permite o insight sobre a emoção do outro
Exemplo: Quando alguém fala com tristeza na voz ou tem lágrimas nos olhos ao contar uma história, mesmo sem mencionar diretamente o que está a sentir, essa manifestação emocional dá pistas claras aos outros sobre o seu estado emocional.
Comunicação Induzida pela Emoção- provoca emoções nos outros
Exemplo: Um discurso apaixonado pode inspirar entusiasmo e motivação na audiência. Da mesma forma, alguém que comunica raiva pode causar desconforto ou ansiedade nas pessoas à sua volta
Qual a diferenca de coerencia fisologica e de relaxamento
Mas a coerência fisiológica é diferente de relaxamento porque vai mais alem colocando o organismo a oscilar a uma frequência ressonante com a sincronização entre sistemas biológicos e entre o simpático e o parassimpático. O relaxamento diminui o ritmo cardíaco, mas a coerência implica um padrão diferente.
O relaxamento é um estado que dissociativo em que a atenção aos processos emocionais e cognitivos é diminuída ao contrário da coerência que implica a experiência de emoções positivas, ou seja, além de provocar um estado calmo a pessoa em estado de coerência esta muito alerta e responsiva ao nível da tomada de decisões e resolução de problemas
Características do processo nas respostas assertivas
Devem ser dadas sem longas hesitacoes
Devemos ter controlo do estimulo - pedindo a alguem para se deslocar ao nosso espaco
Solicitar a opiniao da outra a pessoa - quando os pontos de vista estao alinhados
Podemos ainda pedir tempo para reconsiderar um pedido
Uso do reforço de forma a minimzar comportamentos negativos