PEDICULOSE Flashcards
Agentes Etiológicos
Pediculose corporal: Pediculus humanus, humanus
Pediculose capliar: Pediculus Humanus captis
Pitiríase: Pthirus pubis
Ciclo biológico
Transmissão: contato direto com pessoa infestada ou com fomites contaminados (sobrevivem até 10 dias)
Ovoposição: no couro cabeludo, ninfa saí do ovo pelo opérculo com aspecto do adulto. Demora cerca de 10 dias, por isso deve-se repetir o tratamento 10 dias depois.
Alimentação: hematofagia (ninfas e adultos)
Epidemiologia
humanus: comum em países frios, em adultos e locais onde há pouca troca de roupas - associado a parcelas sociais marginalizadas
capitis: comum na fase escolar, em crianças de 6 a 13 anos, principalmente me mulheres, não há relação da higiene/aspecto/comprimento dos fios.
pubis: mesmo que o humanus
Comparação morfológica
Pthirus pubis é menor que as outras duas espécies, parece ser meio achatadinh, não possui olhos (ao contrário dos outros dois) e tem tórax e cabeça fundidos
Pthirus pubis
causador da Pitiríase (chato), pode ser encontrada em pelos pubianos, cílios, sobrancelhas e axilas.
A transmissão se da por contato íntimo com pessoas ou objetos infestados, também é transmitido sexualmente sendo considerado uma IST
Patologia
As manifestações sintomáticas de prurido, irritação e dermatite é decorrente da secreção das glândulas salivares do inseto. Em casos de extrema infestação pode causar anemia, entre outros danos devido a ação espoliadora. As lesões provocadas pelo prurido podem também infeccionar. A lesão provocada pela picada é uma pápula, devido a reação imune provocada no local, as manifestações secundárias mais relacionadas são: impetigo, dermatite, furunculo, miíase, e linfonodomegalia.
Diagnóstico
Predominantemente clínico, mas a observação de lêndeas e parasitos adultos são fundamentais para a confirmação diagnóstica. No caso de pediculose corporal ou ptiríase, é recomendado a busca de parasitas em peças de roupas íntimas.
Tratamento
Os tratamentos devem ser repetidos a cada 4 a 7 dias, pois as lêndeas não são motas pelas medicações ou loções usadas. O tratamento deve ser familiar também.
Químico: medicamentos e produtos inseticidas como Lindane, DDT e organoclorados devem ser indicados. A lavagem de roupas com Lysoform ou soluções com formol são indicadas para o Pthirus pubis e P. humanus humanus, são indicados. As loções piolhicidas podem ser administradas sozinhas ou em consonância com shampoos, condicionadores, cremes e sabão. Como opção para pediculose capilar ainda há o uso de IVERMECTINA, não podendo ser utilizado por crianças menores de 6 anos.
Caseiro; corte do cabelo pode auxiliar no tratamento, assim como a raspagem da cabeça. a higiene de roupas é fundamental para o controle da pediculose corporal e para a pitiríase. A retirada manual dos piolhos é outra opção, devendo o inseto ser destruído posteriormente (NÃO DEVE SER ESMAGADO PQ PODE TRANSMITIR DOENÇAS). Pode ser utilizado pentes finos também e passar loções oleosas no cabelo para facilitar a remoção