ASCARIDÍASE Flashcards
Agente etiológico e classificação
Ascaris lumbricoides, nematódeo, geohelminto
Epidemiologia
Ampla distribuição geográfica, países tropicais, quentes e úmidos, relacionado a higiene precária, ausência de saneamento básico
Ciclo biológico
Monoxênico
Infecção - Ingestão de ovos com larvas L3. Ingestão de alimento e água contaminada, mão contaminada levada à boca, vetores mecânicos
Após eclosão - larvas L3 atravessam a mucosa e fazem o ciclo de LOSS
Após ciclo de LOSS - expectoradas ou deglutidas novamente e fixação no intestino delgado, principalmente o jejuno e íleo, podem ficar aderidos a parede pelos lábios. Em grades infestações, podem levar a obstrução intestinal grave, ou ainda em complicações causar obstrução de ductos biliares
Adultos - copula e liberação de ovos nas fezes
Patogenia da fase larval
Baixo número de larvas - assintomático ou sintomas leves como tosse seca.
Elevado número - lesões hepáticas e pulmonares (larvas rompem alvéolos e causam infiltrado inflamatório eosinofílico). No pulmão pode ser encontrado também focos hemorrágicos, assim como no fígado onde há focos hemorrágicos, necrose e fibrose (evolução das lesões). A histamina liberada e as citocinas levam a sintomas alérgicos com tosse, expectoração, dispneia, entre outros.
Patogenia dos vermes adultos
Possui ação espoliadora, tóxica e mecânica. Sua ação espoliadora acarreta deficiência de diversas vitaminas, podendo levar um indivíduo com alta carga parasitária a ter desnutrição, anemia, enfraquecimento e até sintomas neurológicos (devido a desnutrição). Quanto a atividade tóxica, ocorre sensibilização de vias relacionadas a hipersensibilidade, por ocorrer uma reação entre o parasita e anticorpos, levando a sintomas alérgicos, como a urticaria, edema e até convulsões epileptiformes. A ação mecânica, de fixação e espoliação acarreta lesões que irritam a mucosa intestinal, além de em casos de alta carga parasitária desencadear obstruções provocada pelo enovelamento dos vermes.
Principais complicações
Sindrome de Loffler Ascaris erratico Obstrução intestinal Obstrução billiar colangite abscesso hepático Peritonite
Ascaris errático
Ocorre quando o verme aloca-se em local ectópico, seja devido a alta carga parasitária ou algum fator irritante ao verme, como o consumo de condimentados ou medicamentos incorretos. O verme então desloca-se para regiões como rosto, tronco, braços. Sintoma característico são manchas circulares disseminadas por face, membros e tronco.
Diagnóstico
Clínico - muito inespecífico
Laboratorial - EPF com pesquisa de ovos nas fezes, a técnica de sedimentação espontânea é suficiente, mas a Kato Katz é amplamente aplicada também (determinar carga parasitária).
A visualização direta da larva/verme adulto também pode ser usada, como pela expectoração, ou outra forma de exteriorização.
Tratamento
Formas não complicadas -
Albendazol (não indicado p gestante e menores de 2 anos)
Mebendazol (não indicado para gestante)
Ivermectina (contraindicado para gestantes)
Palmoato de Pirantel (ESCOLHA PARA GESTANTE)
Formas complicadas -
Piperazina + óleo mineral e hidratação (obstrução)
tratamento cirúrgico (obstrução)
Broncodilatadores, corticosteroides e tratamento de sintomas (pulmonar)