PEÇA PRÁTICA Flashcards
Sequestro x Busca e Apreensão
Regra:
- Busca e apreensão: tem relação com o produto do crime e os instrumentos para a prática do crime.
- Sequestro: tem relação com o proveito do crime.
O Código de Processo Penal (CPP) prevê o sequestro de bens móveis e de bens imóveis. Não existe busca e apreensão de bens imóveis.
Assim, se o bem for imóvel, deve-se pedir o sequestro.
Já se o bem for móvel, primeiro é preciso verificar se o bem é produto ou instrumento do crime, pois, caso seja, deve-se pedir a busca e apreensão, já se não for, deve-se pedir o sequestro.
Dica n. 4:
Nos casos em que envolver arma, deve-se pedir sempre a busca e apreensão (vide art. 240, § 1º, “d”).
Qual é a estrutura básica de uma peça representativa?
Estrutura básica de uma peça:
- Endereçamento;
- Referências;
- Preâmbulo;
- Fatos;
- Fundamentos;
- Pedido;
- Assinatura.
Tal estrutura se aplica a qualquer peça representativa (a que é encaminhada ao Judiciário).
Qual o prazo de duração da infiltração de agente de polícia na internet, para investigar crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes?
Consoante o art. 190-A, III, do ECA:
Art. 190-A. A infiltração de agentes de polícia na internet com o fim de investigar os crimes previstos nos arts. 240 , 241 , 241-A , 241-B , 241-C e 241-D desta Lei e nos arts. 154-A , 217-A , 218 , 218-A e 218-B do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) , obedecerá às seguintes regras:
I – será precedida de autorização judicial devidamente circunstanciada e fundamentada, que estabelecerá os limites da infiltração para obtenção de prova, ouvido o Ministério Público;
II – dar-se-á mediante requerimento do Ministério Público ou representação de delegado de polícia e conterá a demonstração de sua necessidade, o alcance das tarefas dos policiais, os nomes ou apelidos das pessoas investigadas e, quando possível, os dados de conexão ou cadastrais que permitam a identificação dessas pessoas;
III – não poderá exceder o prazo de 90 (noventa) dias, sem prejuízo de eventuais renovações, desde que o total não exceda a 720 (setecentos e vinte) dias e seja demonstrada sua efetiva necessidade, a critério da autoridade judicial.
Assim, a infiltração não poderá exceder o prazo de 90 dias, sendo permitidas renovações, desde que demonstrada sua efetiva necessidade.
Pode haver sucessivas renovações (“várias renovações”), mas o prazo total da infiltração não poderá exceder 720 dias (pouco menos de 2 anos).
A renovação da infiltração, assim como ocorre com o seu deferimento inicial, também depende de autorização judicial devidamente fundamentada.
Qual o padrão de endereçamento da peça quando envolve a Lei Maria da Penha?
AO DOUTO JUÍZO DO __ JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DA COMARCA DE__/ESTADO.
Qual o modelo de endereçamento da peça quando envolve menores?
AO DOUTO JUÍZO DA __ VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA COMARCA DE__/ESTADO.
Qual o modelo de endereçamento da peça quando envolve crimes eleitorais?
AO DOUTO JUÍZO ELEITORAL DA __ ZONA ELEITORAL DA COMARCA DE __/ESTADO.
Qual o modelo de endereçamento da peça quando envolve crimes dolosos contra vida?
AO DOUTO JUÍZO DO __ TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE__/ESTADO.
Qual o fundamento legal para representação por infiltração de agente para a investigação de tráfico de drogas?
Lei 11.343/2006, art. 53, I:
Art. 53. Em qualquer fase da persecução criminal relativa aos crimes previstos nesta Lei, são permitidos, além dos previstos em lei, mediante autorização judicial e ouvido o Ministério Público, os seguintes procedimentos investigatórios:
I - a infiltração por agentes de polícia, em tarefas de investigação, constituída pelos órgãos especializados pertinentes;
Qual o fundamento legal para representar pela infiltração de agente para investigar lavagem de dinheiro?
Lei 9613/98, art. 1º, §6º:
Art. 1o Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.
§ 6º Para a apuração do crime de que trata este artigo, admite-se a utilização da ação controlada e da infiltração de agentes. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
Qual o endereçamento padrão(regra geral)?
AO DOUTO JUÍZO DA__VARA CRIMINAL DA COMARCA DE __/ESTADO
Qual o embasamento legal para o delegado representar pela infiltração de agente em organização criminosa?
Art. 10, da lei 112.850/2013 - Organização Criminosa:
Art. 10. A infiltração de agentes de polícia em tarefas de investigação, representada pelo delegado de polícia ou requerida pelo Ministério Público, após manifestação técnica do delegado de polícia quando solicitada no curso de inquérito policial, será precedida de circunstanciada, motivada e sigilosa autorização judicial, que estabelecerá seus limites.
§ 1º Na hipótese de representação do delegado de polícia, o juiz competente, antes de decidir, ouvirá o Ministério Público.
§ 2º Será admitida a infiltração se houver indícios de infração penal de que trata o art. 1º e se a prova não puder ser produzida por outros meios disponíveis.
Qual o dispositivo legal para HOMOLOGAÇÃO DE APFD pelo Delegado?
Art. 302 do Código de Processo Penal.
Considera-se em flagrante delito quem:
I - está cometendo a infração penal;
II - acaba de cometê-la;
III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;
IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
Qual o dispositivo legal para fundamentar o INDICIAMENTO do investigado?
Art. 2º, § 6º , da Lei 12.830/2013
O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias.
Quais os requisitos para o requerimento(MP) ou a representação(Delegado) de infiltração de agente de polícia na internet, para investigar crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes?
Consoante o art. 190-A, II, do ECA, o requerimento ou a representação pedindo a infiltração deverá demonstrar:
- a necessidade da medida;
- o alcance das tarefas dos policiais;
- os nomes ou apelidos das pessoas investigadas e, quando possível,
- os dados de conexão ou cadastrais que permitam a identificação dessas pessoas;
Quais os fundamentos legais SEMPRE OBRIGATÓRIOS no preâmbulo da peça para a representação das medidas judiciais?
Preâmbulo:
A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO, por seu Delegado de Polícia subscritor, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 144, § 4º, da CRFB/88 e art. 2º, § 1º, da Lei nº 12.830/2013, vem, perante Vossa Excelência, com fulcro no, …
Assim, em qualquer peça prática, SEMPRE estarão presentes o art. 144, § 4º, da CRFB/88 e o art. 2º, , § 1º, da Lei nº 12.830/2013.