Partes e procuradores Flashcards
Não é aplicável o “jus postulandi”:
- recursos de competência do TST;
- ação rescisória;
- ação cautelar;
- mandado de segurança;
- embargos de terceiro;
- recursos de peritos e depositários;
- reclamação;
- processos de jurisdição voluntária para homologação de acordos extrajudiciais;
- relações de trabalho; e
- extrapolada a seara trabalhista.
Súmula 425 do TST: O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.
CLT: Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de ___% e o máximo de ___% sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
Os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria.
CPC: Os honorários serão fixados entre o mínimo de ___% e o máximo de ___% sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
CLT: mínimo = 5%
máximo = 15%
CPC: mínimo = 10%
máximo = 20%
Obs.: Antes da reforma trabalhista, os honorários não eram cabíveis pela mera sucumbência, exigindo-se dois requisitos para concessão: 1) estar assistido pelo sindicato da categoria; 2) beneficiário da justiça gratuita.
- TST autorizava a condenação dos honorários pela mera sucumbência na ação rescisória e nas lides que não derivassem da relação de emprego (decorre do CPC).
- eram devidos quando o sindicato figurasse como substituto processual, a fim de estimular a atuação coletiva.
CLT: Vencido o beneficiário da justiça gratuita, desde que não tenha obtido em juízo, ainda que em outro processo, créditos capazes de suportar a despesa, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos ____ anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.
CPC: Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos ____ anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.
CLT: 2 anos
CPC: 5 anos
O benefício da justiça gratuita pode ser concedido de ofício?
Sim
O benefício da justiça gratuita será concedido:
1)
2)
1) salário igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral;
2) comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas (PJ ou PF).
O beneficiário da justiça gratuita deverá suportar o pagamento:
1)
2)
3)
1) dos honorários periciais, se sucumbente no objeto da perícia e tenha obtido créditos capazes de suportar tais honorários, ainda que em outro processo.
2) dos honorários sucumbenciais, caso tenha obtido créditos capazes de suportar tais honorários, ainda que em outro processo.
3) ausência do reclamante na audiência inaugural, salvo se comprovar, no prazo de 15 dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável.
São isentos do pagamento de custas, além dos beneficiários de justiça gratuita:
I –
II –
A isenção prevista neste artigo não alcança as entidades fiscalizadoras do exercício profissional, nem exime as pessoas jurídicas referidas no inciso I da obrigação de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora.
I – a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que NÃO explorem atividade econômica;
II – o Ministério Público do Trabalho.
I - A parte vencedora na primeira instância, se vencida na segunda, está obrigada, independentemente de intimação, a pagar as custas fixadas na sentença originária, das quais ficara isenta a parte então vencida (C/E)
II - No caso de inversão do ônus da sucumbência em segundo grau, sem acréscimo ou atualização do valor das custas e se estas já foram devidamente recolhidas, caberá um novo pagamento pela parte vencida, ao recorrer. (C/E)
I - CERTO.
II - ERRADO - No caso de inversão do ônus da sucumbência em segundo grau, sem acréscimo ou atualização do valor das custas e se estas já foram devidamente recolhidas, DESCABE um novo pagamento pela parte vencida, ao recorrer. Deverá ao final, se sucumbente, reembolsar a quantia.
As custas relativas ao processo de conhecimento incidirão à base de ___%, observado o mínimo de R$ 10,64 e o máximo de quatro vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social
2%
Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente na audiência de julgamento, poderá fazer-se representar por ______________________.
outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato.
É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, cujas declarações obrigarão o proponente, e que seja empregado da parte reclamada. (C/E)
ERRADO
O preposto não precisa ser empregado da parte reclamada.
Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatórias Plúrimas (litisconsórcio no polo ativo) ou Ações de Cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. (C/E)
certo
Os sindicatos subscritores de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho deverão participar, como litisconsortes ___________, em ação individual ou coletiva, que tenha como objeto a ______________.
Os sindicatos subscritores de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho deverão participar, como litisconsortes NECESSÁRIOS, em ação individual ou coletiva, que tenha como objeto a ANULAÇÃO de cláusulas desses instrumentos.
É aplicável ao processo do trabalho o art. 229 do CPC: “Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento”. (C/E)
Obs.: não se aplica aos processos em autos eletrônicos.
ERRADO
Orientação Jurisprudencial da SDI-1 do TST:
Inaplicável ao processo do trabalho a norma contida no art. 229 do CPC, em razão de incompatibilidade com a celeridade que lhe é inerente.
Representação processual:
Substituição processual:
Representação processual: age em nome alheio para defesa de interesse alheio.
Substituição processual: age em nome alheio próprio para defesa de interesse alheio.
- sindicato: independe de autorização dos substituídos;
- associação e cooperativa: necessária autorização individual (procuração) ou coletiva (assembleia).