Obstetricia Flashcards

1
Q

Qual nível deve ser analgesiado em cada fase do trabalho de parto?

A

T10-L1 no 1o estagio do trabalho de parto e S2-S4 no segundo estagio do trabalho de parto.

Durante o primeiro estágio do trabalho de parto anestesia efetiva deve abranger os dermátomos de T10 a L1. Ao se progredir para o segundo estágio (período expulsivo), faz-se necessário o envolvimento das raízes S2-S4.

A dor durante a primeira fase do trabalho de parto é visceral ou em cólica. Origina-se no útero e no colo do útero e é produzida pela distensão dos mecanorreceptores uterinos e cervicais e pela isquemia destes tecidos. Além do útero, a dor do parto pode ser referida para a parede abdominal, região lombossacral, cristas ilíacas, regiões glúteas e coxas.
Na segunda fase do trabalho de parto, a dor é mais intensa e abrange uma combinação de dor visceral por contrações uterinas + estiramento cervical e dor somática por distensão dos tecidos vaginais e perineais. O sinal somático da dor é transmitido à medula espinhal através do nervo pudendo (S2, S3 e S4). A parturiente também experimenta pressão retal e um desejo de realizar os “puxos”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Apos analgesia de parto, como deve ser a monitorizacao fetal?

A

“Toda parturiente submetida a início de analgesia regional ou doses adicionais de resgate, seja qual for a técnica, deve ser submetida a ausculta intermitente da FCF de 5 em 5 minutos por no mínimo 30 minutos. Uma vez alterado, deve-se instalar cardiotocografia, assim como proceder a cuidados habituais como decúbito lateral esquerdo e avaliar necessidade de otimização das condições respiratórias e circulatórias. Caso não ocorra melhora, seguir diretrizes próprias para conduta no estado fetal não tranquilizador.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Por que gravida faz hipotireoidismo?

A

Aumento da proteína que liga o T4 e T3
Aumento da producao de T3 e T4 por estímulo direto do HCG no receptor de TSH
-> Se dieta insuficiente em iodo ou hipotireoidismo subclinico (hashimoto em fase inicial, por exemplo), a glandula nao consegue acompanhar o aumento necessario de producao e estabelece-se o hipotireoidismo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Tempo de esvaziamento gástrico está aumentado em gestantes?

A

NAO!

Não caia em pegadinhas, o tempo de esvaziamento gástrico não está prolongado ao longo gestação, EXCETO durante o trabalho de parto (dor, ansiedade, uso de opioides).

Aproveite para relembrar que a placenta secreta GASTRINA, que reduz o pH do estomago e aumenta o risco de complicacoes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Mae EXTREMAMENTE ansiosa e agitada pode fazer mal para o feto?

A

Sim! Em hiperventilacao extrema, a mae faz alcalose respiratoria grave e diminui o fluxo sanguineo placentário -> Hipoxemia e Acidose fetal

Lembrando que o pH sanguíneo fetal é menor (mais ácido) que o materno, mas isso pode ser potencializado em situacoes de estresse (trabalho de parto, por exemplo)
- pH mais acido cria um ambiente em que fármacos do tipo base fraca (opioides, anestésicos locais), que cruzam a placenta na sua forma não ionizada, sofram ionização depois de ganhar a circulação fetal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly