Cardiovascular Flashcards
Por que ocorre (pode ocorrer) taquicardia após retirada súbita de beta-blocker?
Os receptores β-adrenérgicos não são fixos; podem mudar de modo significante sua resposta dinâmica à quantidade de norepinefrina presente na fenda sináptica ou no plasma. Para os receptores β adrenérgicos, essa resposta é rápida; dentro de 30 minutos após a denervação ou bloqueio adrenérgico, o número de receptores aumenta. Essa suprarregulação pode explicar porque a descontinuação súbita de medicamentos bloqueadores do receptor β-adrenérgico provoca taquicardia de rebote e aumenta a incidência de IM e isquemia.
A ICC crônica é uma das situações patofisiológicas mais importantes e mais bem estudadas nas quais ocorre tolerância ou infrarregulação. Inicialmente foi observado que a densidade de receptores β cardíacos diminui acentuadamente em pacientes com insuficiência cardíaca terminal em resposta à elevação de níveis plasmáticos de catecolaminas.
A atividade da glândula tireoide influencia a densidade do receptor; o hipertireoidismo aumenta a densidade e hipotireoidismo diminui a densidade. Clinicamente, o bloqueio do receptor β é importante no tratamento agudo do hipertireoidismo.
Os receptores cardíacos (ß1) nao sao constantes e variam por mecanismos de autorregulacao. Em quais situacoes ocorre down-regulation desses receptores?
ICC crônica (por ter exposicao prolongada a catecolaminas), hipotireoidismo ou sob ação de doses prolongadas de adrenalina.
Principal substrato energético para o miocárdio, em condições fisiológicas, é:
Acidos Graxos! Fornecem mais ATP, por isso sao a principal fonte.
Qual a diferenca do músculo cardíaco para o músculo esquelético, eles tem os mesmos canais ionicos?
São comuns ao músculo esquelético e ao miocárdio:
=> Dependência de cálcio para contração.
=> Unidade contrátil de actina-miosina.
=> Presença de fibras estriadas.
No músculo cardíaco, o potencial de ação é originado pela abertura de canais de dois tipos: (1) os mesmos canais rápidos de sódio, tais quais nos músculos esqueléticos, e (2) um grupo completamente diferente de canais, os canais lentos de cálcio que também são referidos como canais de cálcio-sódio. Essa segunda população de canais difere dos canais de sódio rápidos por serem mais lentos para se abrir, e mais importante por continuarem abertos por vários décimos de segundo, causando o platô do potencial de ação (fase 2). A segunda grande diferença entre os dois tipos musculares em questão, que ajuda a explicar o potencial de ação prolongado e o platô, é que imediatamente após o início do potencial de ação a permeabilidade da membrana celular miocárdica aos íons potássio diminui aproximadamente por cinco vezes, efeito que não ocorre nos músculos esqueléticos.
FONTE: Guyton 13 ed.
Como Neostigmina (age como um agonista muscarinico) causa bradicardia?
Diminui o AMPciclico intracelular nas celulas do marca-passo, por meio de seus receptores muscarinicos M2. A diminuicao do AMPciclico diminui a permeabilidade do canal Funny Corrent, entao a despolarizacao espontânea demora mais para acontecer.
É precisamente o grau de ativação dessa corrente que determina a inclinação da fase 4 da curva do potencial de ação e, portanto, que determina quanto tempo vai demorar até que o influxo de íons seja suficiente para deflagar um novo potencial de ação. A corrente If é controlada pelo AMP cíclico intracelular e por isso pode ser estimulada por agonistas beta adrenérgicos ou inibida por agonistas muscarínicos (receptor M2).
Afinal, B-Blocker causa upregulation ou downregulation dos receptores ß?
Upregulation!! Por isso faz taquicardia se retirado subitamente, porque houve proliferacao dos receptores e, sem o bloqueio, havera um hiperestimulo
“Contra-indicação” da protamina
A insulina NPH (n protamin h…) contem protamina, entao desenvolvem anticorpos à protamina do tipo IgE, havendo maior incidência de reações anafiláticas nessa população. Nao é uma contraindicacao, mas é uma reacao que pode acontecer.
100 UI de heparina equivalem a quantos mg?
100 UI = 1mg.
Dose de CEC é 300-400 UI/kg ou 3-4mg/kg.
Qual a preocupacao quando reprogramos o marca-passo para modo assincrono e a frequencia cardíaca do paciente ultrapassa aquela programada?
A preocupação nesse caso era a ocorrência do fenômeno “R sobre T”, desencadeando arritmias ventriculares graves. O risco aumenta no modo assíncrono, quando a frequência cardíaca nativa do paciente pode ser maior que a do marcapasso e o aparelho pode estimular (onda R) durante a repolarização ventricular (onda T) do batimento anterior gerado pelo paciente.
Por isso, é aconselhável deixar a frequência cardíaca do paciente numa frequência abaixo da programada no marcapasso (era 70 bpm). Esmolol, um beta-bloqueador de ação rápida e curta duração, é uma excelente escolha. Gabarito, letra C.
Com qual onda do eletrocardiograma a cardioversão elétrica deve ser sincronizada para tratamento de fibrilação atrial?
Onda R!
Metas hemodinamicas durante ressuscitacao cardiopulmonar?
EtCO2 > 10mmHg e PAD > 20mmHg
V ou F. Na PRC, a Adrenalina melhora a perfusão coronariana por meio de vasoconstricção mediada por receptores alfa-adrenérgicos
Adrenalina é o vasopressor de primeira linha no tratamento de todos os tipos de PCR. Seu efeito benéfico resulta da ativação dos receptores alfa-adrenérgicos, com efeito vasoconstritor e aumento da pressão de perfusão coronariana e cerebral. Entretanto, seu efeito beta aumenta a contratilidade do miocárdio, gera maior consumo de oxigênio e reduz a perfusão subendocárdica, correspondendo a efeitos indesejados durante a RCP.
Por que atropina em baixas doses causa bradicardia?
Os receptores M1 tem efeito excitatório no nó sinoatrial, enquanto os receptores M2 tem efeito inibitório. Em doses baixas de atropina, predomina o bloqueio dos receptores M1, então tiro a excitação = bradicardia. Em doses altas, predomina o bloqueio da M2, que aumenta a frequência cardíaca.