Neoplasias Pulmonares Flashcards
Qual é o principal fator de risco para a Neoplasia Pulmonar?
O tabagismo.
Cite os dois grupos de Carcinomas Pulmonares de acordo com a classificação histológica e quais carcinomas estão presentes em cada grupo.
Existem os Carcinomas Pulmonares de Pequenas Células e os Não Pequenas Células, em que se enquadram os Adenocarcinomas, os Carcinomas de Células Grandes e os Carcinomas de Células Escamosas.
Paciente que nega tabagismo, apresenta dispneia e tosse seca. Ao exame percebeu-se lesões pulmonares periféricas e o imuno histológico confirmou a presença de mutação em EGFR. Seu quadro teve piora com derrame pleural. Qual carcinoma pulmonar essa paciente possui?
Adenocarcinoma
Em uma lâmina histológica de Adenocarcinoma bem diferenciado, o que eu deveria encontrar?
Presença de glândulas (ácinos) com produção de mucina, em alguns casos.
Explique o passo a passo dos principais achados desde o início até a formação de um Carcinoma de Células Escamosas invasivo.
Inicia-se com a metaplasia do epitélio pulmonar (devido ao tabagismo), que evolui para displasia epitelial, instalando-se um Carcinoma in situ, que com maior invasão (membrana basal) evolui para Carcinoma Células Escamosas invasivo.
Qual a principal localização do carcinoma de Células Escamosas?
Central
Defina as características Macroscópicas e Microscópicas de um Carcinoma de Células Escamosas bem diferenciado.
Macroscopicamente: tecido branco-acinzentado, firme e duro.
Microscopicamente: presença de queratinização com formação de pérolas córneas (principalmente) ou de células individuais.
Diferencie um Carcinoma um situ de um Carcinoma de Células Escamosas histologicamente.
O Carcinoma in situ possui displasia epitelial (substituição do epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado para epitélio estratificado escamoso). Já o Carcinoma de Células Escamosas, além dessa displasia, apresenta maior invasão, invadindo também a membrana basal, e possui pérolas córneas quando bem diferenciado.
Qual a localização do Carcinoma de Grandes Células?
Periférica.
Paciente, tabagista desde os 13 anos, apresenta o quadro de tosse produtiva, dor torácica e hemoptise. Exames confirmaram presença de metástases. Médico afirma que se trata de um carcinoma altamente agressivo. Que carcinoma é esse? Qual a sua localização?
Devido aos sintomas, em qual estágio encontra-se a doença?
Trata-se de um Carcinoma de Pequenas Células.
Localização central.
Sua doença está em estágio avançado.
Descreva as características macroscópicas de um tecido com Carcinoma de Pequenas Células
Massa central, podendo apresentar necrose ou hemorragia, além de metástases extensas.
Paciente apresenta congestão venosa, edema da cabeça e dos braços, comprometimento circulatório e distensão da julgular devido à compressão da Veia Cava Superior.
Como se nomeia esta síndrome? Quais carcinomas pulmonares podem ter sido responsáveis por ocasioná-la?
Síndrome da Veia Cava Superior.
O Carcinoma de Pequenas Células (principalmente) ou o Carcinoma de Células Escamosas.
Defina Síndrome Paranéoplásica e, em seguida, escreva qual carcinoma está associado com a produção ectópica de hormônios por expressar marcadores neuroendócrinos e qual seu achado histológico que confirma isso.
Síndrome Paraneoplásica é a ocorrência de sintomas associados à uma neoplasia maligna, mas que não se dão devido ao seu crescimento ou suas metástases, mas sim por sua capacidade de secretar substâncias ou hormônios.
O Carcinoma de Pequenas Células - a presença de grânulos secretores.