Ciclo Celular Flashcards
Qual a função do Ciclo Celular?
Duplicar a mesma quantidade de DNA nos cromossomos e distribuir de forma precisa para as células-filhas.
Nomeie as duas fases do Ciclo Celular
Intérfase (período entre uma mitose e outra) e Mitose
Descreva o nome de cada fase da Interfase e o que caracteriza cada uma delas
G1 (intervalo 1): Intervalo entre o final da fase M e o início da fase S. Crescimento celular e duplicação das organelas.
S: Síntese/ replicação do DNA.
G2: Intervalo entre final da fase S e início da fase M. Crescimento celular e preparação para a Mitose.
Por que o tempo das fases G1 e G2 é necessário no ciclo celular?
Essas fases são necessárias para que a célula tenha tempo para duplicar seus componentes e aumentar a sua massa antes de se dividir, para que assim, não diminua de tamanho a cada divisão.
Qual a importância dos checkpoints ou pontos de checagem no ciclo celular? Em que fases, principalmente, eles estão presentes? q
Os checkpoints estão presentes, principalmente, nas fases G1 e G2. Eles são necessários para garantir que a célula não tenha imperfeições antes da replicação e que a replicação tenha sido correta antes que a célula se divida.
Defina as fases da Mitose e o que acontece em cada uma delas
- Prófase - Os cromossomos replicados se condensam.
- Pró-Metáfase - Rompimento do envoltório nuclear para que os cromossomos se liguem aos microtúbulos do fuso.
- Metáfase - Os cromossomos se alinham na metade dos polos e os micotúbulos em cada cromossomo se ligam aos polos opostos.
- Anáfase - As cromátides irmãs se separam, ficando cada uma em um pelo do fuso e os microtúbulos encurtam.
- Telófase - Os cromossomos chegam nos polos opostos do fuso. É formado um novo envoltório nuclear em volta de cada conjunto - 2 núcleos.
- Citocinese - O citoplasma é dividido em 2 por um anel contrátil de filamentos de actina e miosina. Origem a duas células-filhas!
Qual a função do complexo ciclina-CDK?
Explique como essa função é executada
Esse complexo é responsável pelo controle do ciclo celular.
Na presença de ciclina, a CDK se liga à ela. A CDK, por sua vez, fosforila proteínas alvo que, então, trabalham para que as fases do ciclo ocorram.
Por que a ciclina não é constante durante o ciclo celular?
A ciclina não é constante, para que haja controle sobre o ciclo celular e sobre as proteínas necessárias naquele momento.
Ex: A fase S só ocorre se houver a presença de S-ciclina.
Qual cadeia de molécula é adicionada por complexos enzimáticos específicos para que haja a degradação da ciclina?
Cadeias de ubiquitina
Cite dois exemplos de acontecimentos que faria com que fosse necessário a pausa do ciclo celular para checagem e correção
Dano ao DNA ou replicação incorreta do DNA e cromossomo ligado de forma errada ao fuso mitótico.
Como os pontos de verificação de danos ao DNA ajudam a prevenir a replicação de DNA danificado?
A partir de um dano no DNA, ocorre o aumento da proteína p53, que transcreve um gene que codifica p21, que, por sua vez, inibe a CDK. Com a inibição da CDK, proteínas alvo não serão fosforiladas e por isso, não ocorrerá continuação de nenhuma fase do ciclo neste momento. O mesmo, será “parado” com a percepção do dano. Assim, a célula terá tempo para se reparar antes da replicação.
Caso o dano no DNA a ser reparado seja muito severo, o que acontece?
Nesse caso, a p53 induz a célula a sofrer apoptose.
Paciente X possui a p53 defeituosa, com menor função, o que isso gera no seu organismo?
Devido à falha na p53, a CDK nunca será inibida e o ciclo nunca será parado mesmo com um dano ao DNA. Dessa forma, danos não serão reparados e as células continuarão se replicando mesmo assim. O acúmulo dessas mutações pode levar à formação de células cancerosas.
Os Mecanismos de Reparo podem ser divididos em mecanismos específicos para certos tipos de danos. Explique por que o Reparo por Excisão de Base (BER) é importante e no que acarretaria caso ele falhasse.
O BER é responsável por corrigir danos ao DNA causados por processos metabólicos, como por exemplo a oxidação gerada por espécies reativas ao oxigênio.
O desequilíbrio entre espécies reativas ao oxigênio e radicais livres, por exemplo, causariam o estresse oxidativo, que levaria ao acúmulo de moléculas reativas, o que causaria dano do DNA, que seria então reparado pelo mecanismo de Reparo por Excisão de Bases.
Em caso de falha, isso não seria corrigido e mutações se acumulariam, podendo levar ao desenvolvimento de neoplasias.