Neoplasias Hematológicas Flashcards
Defina Hemangioma
Hemangioma é um aumento no número de vasos normais ou anormais.
Qual a maior diferença entre hemangioma capilar e hemangioma cavernoso?
O hemangioma capilar possui apenas uma única túnica, portanto é pequeno. Já o hemangioma cavernoso apresenta um grande calibre dos vasos.
Qual o hemangioma representado na imagem abaixo?
Hemangioma infantil (tipo “morango”)
Defina Angiossarcoma
Trata-se de uma neoplasia maligna no tecido epitelial em que os vasos ficam sem diferenciação/ morfologia. Esses vasos ocupam o lugar dos hepatócitos, fazendo com que o tecido perca função.
Quais as 2 principais células presentes no Linfoma de Hodgkin? Cite suas características.
No Linfoma de Hodgkin, estão presentes as células Reed-Stenrberg (RS) e as células de Hodgkin.
As células RS são grandes, multinucleadas (“olho de coruja”) com citoplasma difuso e núcleo grande e central.
As células de Hodgkin são grandes, mononucleadas, com citoplasma difuso e núcleo grande e central.
Além das células de Reed-Sternberg e as células de Hodgkin, que outras células são abundantes no Linfoma de Hodgkin? Por qual motivo elas estão ali?
Os eosinófilos. Estão presentes devido à uma ação inflamatória intensa.
Explique a ação da infecção por EBV (vírus Epstein-Barr) no Linfoma de Hodgkin, correlacionando com o gene NFkB, e evidenciando suas consequências
O EBV expressam LMPs (proteínas latentes de membrana) que ativam o gene NFkB. Esse gene promove a proliferação das células e silencia genes apoptóticos. Com essa infecção, esse gene estará sempre ativado devido à essas proteínas latentes de membrana. Além disso, ocorre uma perda da função de genes que desligam o NFkB, fazendo com que ele não se desligue, estando portanto sempre ativo, ocorrendo sempre a proliferação e inibindo sempre a apoptose. Isso gera uma reação inflamatória descontrolada, que leva à destruição daquele tecido.
O que é observado em uma lâmina de Hiperplasia Folicular?
Aumento do número de linfócitos normais e aumento da quantidade de centros germinativos.
Descreva a histologia do Linfoma Folicular
No Linfoma Folicular, há um aumento do número de centros germinativos e de folículos, aumento do número de células, as quais possuem pouco citoplasma, cromatina clara, núcleo não arredondado e nucléolo evidente.
Diferencie histologicamente um Linfoma Linfocítico (indolente) de um Lindoma Linfoblástoco (agressivo)
No Linfoma Linfocítico há um excesso de linfócitos normais. Já no Linfoma Finfoblástico, há um excesso de linfoblastos, ou seja, linfócitos imaturos, com muito citoplasma e núcleo periférico e menor.
Descreva as característica histológicas do Linfoma Difuso de Grandes Células B (agressivo)
O Linfoma Difuso de Grandes Células B possui aumento de células originadas dos linfócitos B, com perda da diferenciação celular, tornando-se células grandes, com forma difusa, muito citoplasma e núcleo pequeno.
Caracterize o Linfoma de Burkitt (agressivo) histologicamente
Trata-se de um Linfoma com aumento do número de células linfoides, com o núcleo central, menor e condensado, além de um excesso de macrófagos com o citoplasma mais claro, formando um “céu estrelado”.
Diferencie um Linfoma de Hodgkin de um Não Hodgkin quanto à sua disseminação.
O Linfoma de Hodgkinse dissemina por contiguidade, enquanto o Não Hodgkin não.
Diferencie o Linfoma de Hodgkin do Não Hodgkin quanto à localização primária
O Linfoma de Hodgkin acomete os linfonodos, enquanto o Não Hodgkinpode acometer regiões extra-nodais, como o Anel de Waldeyer, por exemplo.
Diferencie o Linfoma de Hodgkin do Não Hodgkin quanto à biologia/ origem da célula neoplásica
As células do Linfoma de Hodgkin se originam de linfócitos B, enquanto as do Não Hodgkin se originam de células B (maioria), T ou NK (raro).
Diferencia o Linfoma Hodgkin do Nãk Hodgkin em relação à histologia geral
No Linfoma de Hodgkin há uma minoria de células neoplásicas em um excesso de células inflamatórias reativas, como os eosinófilos, diferente do Não Hodgkin em que as células neoplásicas se distribuem pelo tecido acometido, com poucas células inflamatórias reativas.