Bases Moleculares das Neoplasias Flashcards
Diferencie neoplasia de câncer
Neoplasia se trata de um crescimento novo, o que pode ser benigno ou maligno. Já o câncer, se refere a neoplasias malignas.
Quais os 3 principais tipos de fatores que influenciam na formação de uma neoplasia?
Fatores genéticos, fatores epigenéticos e fatores ambientais.
Defina a palavra Tumorigênese
Tumorigênese se trata do processo de formação de uma neoplasia.
Quais são os 4 principais genes alterados em uma Neoplasia?
Oncogenes
Genes de reparo do DNA
Genes supressores de tumor
Genes de apoptose
Defina a função do proto-oncogene. Quais fatores podem levá-lo a se tornar um oncogene e o que isso acarreta
Proto-oncogenes são genes responsáveis pelo controle da divisão celular, para que ocorra uma proliferação normal das células. Esses genes podem ser alterados devido à uma mutação pontual, uma amplificação ou uma translocação. Esses mecanismos levam à formação de Oncogenes (super expressos) no lugar de proto-oncogenes, perdendo assim, o controle da divisão celular, o que acarreta em uma proliferação desenfreada de células, gerando por consequência, uma neoplasia.
Quais as funções dos Genes supressores de tumor?
Os genes supressores de tumor são responsáveis por parar o ciclo celular na presença de um dano ao DNA, além de controlar o crescimento e a proliferação celular, impedindo que estes ocorram de forma descontrolada ou errônea.
Explique a função do p53 (gene supressor de tumor) no ciclo celular e seu mecanismo de ação relacionando com o Rb.
A proteína p53 aumenta com o surgimento de um dano ao DNA celular. Com isso, ela ativa a p21 que é responsável por inibir a ativação de ciclinas, o que ativa o Rb, inibindo um fator que é responsável por ativar a proliferação celular, promovendo portanto a inibição dessa proliferação. Sendo assim, a sua função é perceber o dano e ativar essa cascata que inibe a proliferação celular e para o ciclo celular, para que, assim, a célula possa reparar o dano.
Qual a relação da p53 com a apoptose?
Quando um dano ao DNA é irreparável, a p53 vai induzir a célula a entrar em apoptose.
Relacione a perda da função dos genes supressores de tumor (especialmente p53) e o estabelecimento da neoplasia
Quando há a inibição de genes supressores de tumor, o dano ao DNA não vai ser identificado e não vai acontecer nenhum mecanismo para inibir a proliferação celular e parar o ciclo celular (papel normal da p53). Sendo assim, a proliferação celular acontecerá de forma desenfreada e com aquele dano presente sendo duplicado e dividido para as células filhas, ou seja, acumulando mutações nas células, o que gera uma neoplasia.
Diferencie Carcinoma de Sarcoma quanto ao tecido de origem.
Carcinoma e Sarcoma são neoplasias malignas. Entretanto, Carcinoma é originado de tecido epitelial e Sarcoma de tecido mesenquimal.
Quanto à: diferenciação celular, crescimento, invasão e metástase, diferencie uma neoplasia Maligna de uma Benigna.
Células neoplásicas Benignas são bem diferenciadas, enquanto neoplasias Malignas podem ir de bem diferenciadas a anaplásicas, caracterizando-se em geral como pouco diferenciadas. O crescimento celular em um tumor Benigno, se dá de forma lenta, enquanto no Maligno ocorre de forma desenfreada e, portanto rápida e com muitas mitoses atípicas. O tumor Benigno geralmente é bem delimitado e pouco invasivo, diferente do Maligno que possui alta taxa de invasão, apresentando muitas vezes metástases, que são praticamente ausentes em tumores Benignos.
Defina metástase e descreva como ela é estabelecida
Metástase é o crescimento do tecido neoplásico em outro local, que não o seu inicial.
Isso ocorre devido ao crescimento do tecido neoplásico, que atinge vasos sanguíneos, se disseminando através deles. Assim, possuem probabilidade de achar um outro tecido “favorável” e se estabelecer também ali, alterando as células daquele outro tecido.