Ações dos Hormônios femininos no ovário, úteri e mama Flashcards
(18 cards)
Qual o tipo de sinalização desempenhada pelo sistema endócrino (local, difusa, longa distância)? Explique como está ocorre
A sinalização endócrina é de longa distância. Isso se dá porque os hormônios são secretados na corrente sanguínea, por onde percorrem longas distâncias até chegar na célula-alvo.
Compare a localização dos receptores dos hormônios Estrogênio e Progesterona com os do GNRH, LH, FSH, prolactina e ocitocina, explicando porque se encontram ali e como será a resposta celular (rápida ou lenta)
Os receptores de Estrogênio e Progesterona são intracelulares, podendo estar tanto no citosol quanto no núcleo. Isso ocorre porque esses hormônios são lipofílicos. A partir disso, a resposta é mais lenta.
Já os receptores de GNRH, LH, FSH, prolactina e ocitocina, são receptores de membrana, ou seja, extracelulares. Portanto, a resposta é mais rápida.
Explique a via de sinalização dos receptores de membrana
Uma molécula sinal se liga ao receptor de membrana, ativando moléculas de sinalização intracelular, o que altera a função das proteínas alvo, gerando uma resposta celular.
Descreva a via de sinalização ocorrida em receptores intracelulares (no núcleo ou no citosol).
Cite respostas celulares para o Estrogênio e para a Progesterona
O hormônio esteroide se liga a uma proteína carreadora, atravessando assim a membrana até chegar em seu recetor. Ao chegar no receptor, o complexo hormônio-receptor ativa genes que vão transcrever RNAm, voltando ao citoplasma, onde ocorre a transdução de novas proteínas que terão sua função alterada, gerando uma resposta celular.
As principais respostas celulares para o estrogênio e a progesterona são: a proliferação celular (estrogênio) e a preparação do útero e mama para a gestação.
Explique como se dá uma via de sinalização de um receptor acoplado à proteína G
Uma molécula sinal se liga ao receptor que está acoplado à proteína G, ativando-a, o que ativa enzimas (adenilato ciclase), responsável por converter ATP em AMPc, o que ativa a proteína cinase, que fosforila novas proteínas, gerando uma resposta celular.
Como os ovários são comandados pela Adeno-hipófise, que por sua vez é comandada pelo Hipotálamo, gerando a produção de hormônios?
O Hipotálamo produz GNRH, que vai na circulação porta-hipofisária, chegando à Adeno-Hipófise, que produz LH e FSH, que por sua vez induz os ovários a produzirem Estrogênio e Progesterona.
Os ovários são responsáveis pela maturação folicular e a produção dos hormônios esteroides. Explique a ação do FSH e do LH sobre as células da granulosa e teca interna, levando à produção desses hormônios.
Cite quais dos hormônios esteroides são produzidos pela célula da granulosa e pela teca interna.
A Teca Interna é vascularizada, por isso nela chega LDL através dos receptores de LDL, que são convertidos em colesterol, sofrem ação do receptor de LH acoplado à proteína G, que ativa enzimas que transformam ATP em AMPc, convertendo esse colesterol em pregnelonona, produzindo a Progesterona, gerando Androgênios.
Esses androgênios vão para a célula da granulosa, que são convertido em Estrogênio através do receptor de FSH acoplado à proteína G, que ativa enzimas que convertem o ATP em AMPc, gerando essa transformação. Além disso, na célula da granulosa há receptores de LH acoplados à proteína G, que ao ativarem enzimas e converter ATP em AMPc, transformam o colesterol em pregnelonona e posteriormente em Progesterona.
Portanto, a teca interna é responsável pela produção de Progesterona, e a célula da granulosa é responsável pela produção de Estrogênio, além da produção de Progesterona.
Descreva qual feedback ocorre na fase Folicular Inicial
Na Fase Folicular Inicial, há uma queda de progesterona e estrogênio, que posteriormente levam ao aumento de FSH
Descreva o feedback que ocorre da Fase Folicular Tardia e Ovulação e explique qual a importância desse feedback
Na Fase Folicular Tardia e Ovulação, ocorreu um grande aumento de progesterona e estrogênio, o que leva ao aumento de LH e FSH, e posteriormente rápida queda de FSH. Isso ocorre para que não sejam recrutados folículos em excesso.
Explique o feedback ocorrido na Fase Lútea Inicial
O aumento de progesterona e estrogênio leva à inibição de FSH e LH
Qual feedback ocorre na Fase Lútea Tardia?
Após a queda de estrogênio, ocorre uma queda em GNRH, LH e FSH
Explique como estão os hormônios esteroide e o corpo lúteo na menstruação
Durante a menstruação, ocorre uma queda de estrogênio e progesterona, com regressão do corpo lúteo.
Após o aumento de estrogênio e progesterona na fase de ovulação, ocorrerá a inibição da Adeno-hipófise, com queda dos níveis de LH e FSH, além de regressão do corpo lúteo. Porque isso acontece?
Isso se dá devido à ausência de beta-HCG (gravidez).
Qual hormônio é responsável pelo rompimento das paredes do folículo na ovulação?
Prostaglandina
Quando ocorre o rompimento do folículo e a liberação do oócito secundário na ovulação, o que é liberado juntamente com o oócito e para qual região eles são encaminhados? O que acontecerá em seguida?
O óocito secundário é liberado juntamente com o líquido antral, que serão levados até a tuba uterina para que ocorra a fertilização ou a sua morte.
Após a fase de ovulação, com aumento de FSH, LH, progesterona, estrogênio, além de rompimento do folículo, liberação do oócito II e formação do corpo lúteo, qual enzima é responsável pelo feedback de inibir o FSH?
A enzima inibina.
Na região de alvéolos da mama, qual hormônio é responsável por induzir essa estrutura?
O estrogênio
Qual hormônio é responsável por induzir a formação de brotos alveolares na mama? Qual a função dessa estrutura e quais hormônios
são responsáveis por isso?
A progesterona.
Os brotos alveolares são responsáveis pela produção de leite, decorrente da ação dos hormônios prolactina e ocitocina (ejeção).