NBC TG 27 (R4) Flashcards
Ativo Imobilizado
Qual é o objetivo da NBC TG 27 (R4)?
O objetivo da NBC TG 27 (R4) é prescrever o tratamento contábil para ativos imobilizados, incluindo o reconhecimento dos custos dos ativos, a determinação de seu valor contábil e os encargos de depreciação e perdas de impairment.
Quando um ativo imobilizado deve ser reconhecido?
Um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo quando for provável que benefícios econômicos futuros associados ao item fluirão para a entidade e o custo do item possa ser medido de forma confiável. Exemplo: Compra de uma máquina para a linha de produção que trará aumento na capacidade produtiva.
Como deve ser mensurado inicialmente o ativo imobilizado?
O custo de um ativo imobilizado inclui seu preço de compra, incluindo direitos de importação e impostos não recuperáveis, menos quaisquer descontos comerciais e abatimentos, além de custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessários para que ele seja capaz de operar da maneira pretendida pela administração.
Como deve ser tratada a depreciação de ativo imobilizado?
A depreciação do ativo imobilizado deve ser calculada pelo método linear, saldo decrescente ou outro método que reflita o padrão pelo qual os benefícios econômicos futuros do ativo são consumidos pela entidade. A depreciação inicia quando o ativo está disponível para uso e cessa quando o ativo é desreconhecido ou classificado como mantido para venda. Exemplo: Uma fábrica com vida útil estimada de 20 anos depreciada linearmente.
O que envolve a reavaliação e redução ao valor recuperável de ativos imobilizados?
Os ativos imobilizados podem ser reavaliados para refletir o valor justo no momento da reavaliação, menos qualquer depreciação subsequente e perda por redução ao valor recuperável (impairment). A perda por redução ao valor recuperável ocorre quando o valor contábil do ativo excede seu valor recuperável.
Quando e como deve ser realizada a baixa de um ativo imobilizado?
A baixa de um ativo imobilizado ocorre quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com sua utilização ou disposição. Isso pode ser resultado da venda, alienação ou obsolescência do ativo. O ganho ou perda resultante da baixa deve ser calculado como a diferença entre os recursos recebidos pela alienação e o valor contábil do ativo.
Quais informações sobre ativo imobilizado devem ser divulgadas?
A entidade deve divulgar a base de mensuração utilizada para ativos imobilizados, a depreciação, as vidas úteis ou as taxas de depreciação, o valor contábil bruto e a depreciação acumulada no início e no fim do período, além de detalhes de qualquer reavaliação ou reconhecimento de perdas por redução ao valor recuperável.