NBC TG 03 (R3) Flashcards
Qual é o objetivo da NBC TG 03 (R3)?
O objetivo da NBC TG 03 (R3) é requerer a apresentação de um demonstrativo dos fluxos de caixa, proporcionando informações que permitem aos usuários das demonstrações financeiras avaliar as mudanças nos saldos de caixa e equivalentes de caixa de uma entidade, além de sua capacidade de afetar esses saldos e suas necessidades de liquidez.
Quais são as três principais categorias de fluxos de caixa definidas pela NBC TG 03 (R3)?
Os fluxos de caixa são classificados em três categorias: (1) Atividades operacionais (recebimentos e pagamentos decorrentes das atividades principais da entidade), (2) Atividades de investimento (compra e venda de ativos de longo prazo), e (3) Atividades de financiamento (transações com os proprietários e com empréstimos). Exemplo: Recebimentos de clientes e pagamentos a fornecedores são classificados como fluxos de caixa operacionais.
Quais são os dois métodos para apresentar o fluxo de caixa das atividades operacionais?
Os dois métodos são o método direto e o método indireto. O método direto apresenta as principais categorias de recebimentos e pagamentos brutos de caixa. O método indireto ajusta o lucro líquido para os efeitos das transações não caixa, quaisquer diferimentos ou apropriações de receitas ou despesas passadas ou futuras, e itens de ganhos ou perdas associados com fluxos de caixa de investimento ou financiamento.
Como devem ser tratados os juros e dividendos na NBC TG 03 (R3)?
Os juros pagos e os dividendos pagos podem ser classificados como atividades de financiamento. Juros recebidos e dividendos recebidos podem ser classificados como atividades operacionais ou de investimento, dependendo da natureza da entidade. Exemplo: Uma empresa de investimentos pode classificar os dividendos recebidos como atividades de investimento.
Dê exemplos de fluxos de caixa de atividades de investimento.
Fluxos de caixa de investimento incluem a compra e venda de ativos fixos (como equipamentos e imóveis), recebimentos provenientes da venda de ações ou debêntures de outras empresas e pagamentos para aquisição de títulos de dívida de outras entidades. Exemplo: Pagamento para compra de uma nova fábrica ou recebimento da venda de uma subsidiária.
Como devem ser tratados os fluxos de caixa em moeda estrangeira?
Os fluxos de caixa oriundos de transações em moeda estrangeira devem ser convertidos para a moeda de apresentação da entidade pelo câmbio na data do fluxo de caixa. Exemplo: Pagamentos de importações são convertidos pelo câmbio do dia do pagamento.