NBC TG 25 (R2) Flashcards
Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
Qual é o objetivo da NBC TG 25 (R2)?
O objetivo da NBC TG 25 (R2) é garantir que as provisões sejam reconhecidas apenas quando existe uma obrigação presente resultante de eventos passados, que a mensuração seja confiável e que os passivos e ativos contingentes sejam divulgados adequadamente.
Como a NBC TG 25 (R2) define uma provisão?
ma provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto. Deve ser reconhecida quando:
(1) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou implícita) como resultado de um evento passado;
(2) é provável que uma saída de recursos seja necessária para liquidar a obrigação; e
(3) o valor da obrigação pode ser estimado de forma confiável.
O que são passivos contingentes segundo a NBC TG 25 (R2)?
Passivos contingentes são possíveis obrigações que surgem de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de eventos futuros não totalmente sob controle da entidade ou não são reconhecidos porque não é provável que uma saída de recursos englobando benefícios econômicos seja necessária ou o valor da obrigação não pode ser medido com suficiente confiabilidade.
O que são ativos contingentes de acordo com a NBC TG 25 (R2)?
Ativos contingentes são possíveis ativos que surgem de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência de eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade. Ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações financeiras, mas são divulgados quando a realização do ingresso de benefícios econômicos é provável.
Pode dar um exemplo de uma situação em que uma provisão seria reconhecida?
Uma empresa enfrenta uma ação judicial devido a danos ambientais causados por suas operações. Se a empresa tem uma política que causou o dano e acredita-se provável que a decisão seja desfavorável, ela deve reconhecer uma provisão para os custos esperados de limpeza e multas relacionadas.
Como as provisões devem ser mensuradas?
As provisões devem ser mensuradas pela melhor estimativa do dispêndio necessário para liquidar a obrigação presente na data do balanço. Devem considerar os riscos e incertezas, bem como os efeitos de possíveis desembolsos futuros.
Quais informações devem ser divulgadas sobre provisões e contingências?
Devem ser divulgadas a natureza da obrigação, a estimativa do efeito financeiro, as incertezas sobre o montante ou o prazo dos desembolsos futuros e o valor contábil no início e no final do período. Para passivos e ativos contingentes, devem-se divulgar os detalhes da natureza e das estimativas financeiras.