NBC TG 20 (R2) Flashcards
Custos de Empréstimos
Qual é o objetivo da NBC TG 20 (R2)?
O objetivo da NBC TG 20 (R2) é prescrever o tratamento contábil para os custos de empréstimos, especificando quais custos podem ser capitalizados como parte do custo de um ativo e quais devem ser reconhecidos imediatamente como despesa.
O que são custos de empréstimos segundo a NBC TG 20 (R2)?
Custos de empréstimos são juros e outros custos que uma entidade incorre em conexão com o empréstimo de fundos. Isso inclui juros sobre descobertos bancários e empréstimos, amortização de descontos ou prêmios relacionados a empréstimos e custos de transação.
Quando os custos de empréstimos devem ser capitalizados?
Os custos de empréstimos são capitalizados quando são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de um ativo qualificável que necessariamente leva um período substancial de tempo para ficar pronto para seu uso ou venda. Exemplo: Juros incorridos durante a construção de uma fábrica.
Em que circunstâncias a capitalização de custos de empréstimos deve ser suspensa?
A capitalização deve ser suspensa durante os períodos em que os ativos qualificáveis estão substancialmente interrompidos ou adiados, exceto quando esses atrasos fazem parte do processo de construção ou desenvolvimento do ativo.
O que é considerado um ativo qualificável segundo a NBC TG 20 (R2)?
Um ativo qualificável é um ativo que exige um período substancial de tempo para ficar pronto para seu uso ou venda. Isso inclui ativos construídos pela própria entidade, como edificações, instalações industriais, usinas de energia e ativos intangíveis.
Quando os custos de empréstimos devem ser reconhecidos como despesa?
Custos de empréstimos que não são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de um ativo qualificável devem ser reconhecidos como despesa no período em que são incorridos. Exemplo: Juros sobre empréstimos para financiar operações correntes da empresa.
Quais divulgações são requeridas pela NBC TG 20 (R2)?
A entidade deve divulgar a política contábil adotada para custos de empréstimos, o montante de custos de empréstimos capitalizados durante o período, e a taxa de capitalização utilizada para determinar o montante de custos de empréstimos elegíveis para capitalização.