Motivação intrínseca, extrínseca e internalização da motivação Flashcards
O que diz a Teoria da Autodeterminação (SDT)?
A Teoria da Autodeterminação (Deci e Ryan) distingue entre diferentes tipos motivação com base nas diferentes razões ou objetivos que dão origem a uma ação. A distinção mais básica é entre:
- motivação intrínseca
- motivação extrínseca
O que significa estar motivado?
Significa ser movido a fazer algo.
O que é a motivação intrínseca?
Fazer algo por gozo, porque é inerentemente interessante ou agradável (estudo um artigo, faço exercícios porque gosto de aprender, porque quero). É a realização de uma atividade pelas suas satisfações inerentes em vez de por alguma consequência separada. Realização de uma atividade pelo seu próprio prazer ou desafio, não por recompensas externas.
O que é a motivação extrínseca?
Fazer algo não tanto pela importância da tarefa, mas pelas consequências que podem vir da realização da tarefa (faço voluntariado porque isso é importante para o meu CV e pode ajudar-me a conseguir um emprego). Refere-se a fazer uma atividade para alcançar um resultado separável, ao contrário da motivação intrínseca, que envolve fazer uma atividade pelo prazer da mesma.
O que diz a teoria da avaliação cognitiva de Deci (mini-teoria da autodeterminação)?
A teoria da avaliação cognitiva está focalizada no estudo das necessidades de competência, autonomia e de relação.
As motivações intrínseca e extrínseca estão relacionadas com o quê?
Estão relacionadas com a satisfação das necessidades de competência e de autonomia.
O que são as necessidades de competência?
Refletem o desejo dos humanos de dominar eficazmente o seu ambiente e experimentar um senso de competência nele. As necessidades de competência baseiam-se na perceção da própria capacidade para realizar com sucesso uma tarefa.
O que são as necessidades de autonomia?
São satisfeitas quando um indivíduo experimenta escolha e volição nas suas ações e se percebe como a origem das suas ações. Ações autónomas são aquelas que são auto-endossadas e congruentes com os valores e interesses de alguém. O acontecimento é encarado como sendo determinado por causas internas. Perceção de que as coisas acontecem como resultado do que eu faço. Noção que eu tenho de que estou a controlar o processo.
O que são as necessidades de relação?
Associadas à pertença social. A relacionabilidade é uma satisfação derivada de um sentimento de conexão com os outros, de cuidar e ser cuidado por outros.
Como promovo a autonomia?
- utilização mínima do controlo para promover o comportamento, oferecer escolhas sempre que possível
- reconhecer a perspetiva e sentimentos do aluno particularmente quando a escolha é muito limitada , apoiar ativamente as suas tentativas de mestria autónoma.
Como promovo a competência percebida?
- feedback positivo com indicadores de progresso, mostrar o que melhorar
Como motivar os alunos a valorizar e autorregular tais atividades e a realizá-las por conta própria, sem pressão externa?
Na SDT a resposta está relacionada com a promoção da internalização e integração de valores e regulações comportamentais (Deci e Ryan).
O que diz a Teoria da Integração Organísmica (OIT) - miniteoria da SDT?
A teoria da integração organísmica detalha as diferentes formas de motivação extrínseca e os fatores contextuais que promovem, ou dificultam, a internalização e integração da regulação para esses comportamentos.
A OIT propõe que a motivação extrínseca pode desenvolver-se e apresentar formas que variam quanto ao grau da sua autonomia.
O que descreve o conceito de internalização?
O conceito de internalização descreve num continuum como a motivação de um indivíduo para o comportamento pode variar desde a desmotivação/falta de vontade, até à conformidade passiva, até ao comprometimento ativo.
Quais são as diferentes formas/níveis que a motivação extrínseca pode apresentar quando ao grau de autonomia?
- amotivação
- regulação externa
- introjeção
- identificação
- integração
- motivação intrínseca