Autoeficácia Flashcards
O que é a autoeficácia de Bandura?
A autoeficácia é definida como a capacidade percebida de uma pessoa para aprender ou realizar ações num determinado nível.
A autoeficácia é um importante construto motivacional que pode afetar o quê?
- escolhas
- esforço
- persistência
- conquistas
De que maneira é que as crenças de autoeficácia influenciam o estabelecimento de objetivos?
Quanto mais capazes os indivíduos acreditam ser, mais ambiciosos são os objetivos que estabelecem para si mesmos e mais firmemente comprometidos permanecem com esses objetivos.
Onde surge a autoeficácia?
Nas fontes de autoeficácia
Quais são as fontes de autoeficácia?
- performance real
- experiências vicárias
- formas de persuasão social
- indicadores fisiológicos
Em que consiste a performance real?
Os resultados são indicadores tangíveis das capacidades do próprio. Performances encaradas como bem-sucedidas incrementam a autoeficácia e aquelas consideradas como fracassos diminuem a autoeficácia. Mesmo assim, um fracasso ocasional após sucessivos fracassos ou sucessos pode não ter um grande impacto.
Em que consistem as experiências vicariantes?
Os indivíduos adquirem informação sobre as suas capacidades, vicariamente, através do conhecimento sobre como os outros se comportam numa determinada atividade. Observar outros semelhantes a terem sucesso pode aumentar a autoeficácia dos observadores e motivá-los a tentar realizar, porque acreditam na possibilidade de realizar a tarefa tendo em conta o sucesso dos outros. Contudo, um aumento vicarioso de autoeficácia pode ser negado por fracassos sucessivos. As pessoas procuram modelos com qualidades que admiram e capacidades que querem adquirir e esses modelos podem ajudar a incutir crenças que influenciam a direção da vida do indivíduo.
Em que consistem as formas de persuasão social?
As pessoas podem adquirir crenças de autoeficácia como resultado de persuasões sociais (“eu sei que consegues”) que recebem dos outros. A persuasão deve ser credível e originada por pessoas credíveis (especialistas no tópico), porque os persuasores devem promover a crença das pessoas de que o sucesso é alcançável. O feedback positivo pode aumentar a autoeficácia dos indivíduos, mas este incremento não perdurará se eles tiverem um desempenho pobre.
Em que consistem os indicadores fisiológicos?
Os indivíduos adquirem informações sobre a sua autoeficácia a partir de estados fisiológicos e emocionais, como ansiedade e o stress. Reações emocionais fortes a uma tarefa fornecem pistas relativas a um sucesso ou fracasso antecipado. Pensamentos negativos e medo quanto às capacidades da pessoa podem diminuir a autoeficácia (e.g. sentir-se nervoso ao pensar em falar em público) e desencadear o stress e agitação adicionais que contribuem para um desempenho inadequado.
A autoeficácia tem efeitos na…
- motivação (escolhas, esforço, persistência)
- aprendizagem
- autorregulação
- conquistas
Em que sentido é que a autoeficácia difere da autoconfiança?
Embora os indivíduos autoconfiante sejam, frequentemente, autoeficazes, não há uma relação automática entre as duas variáveis. Como Bandura notou, as pessoas podem estar altamente confiantes de que vão falhar na realização de uma tarefa em particular (baixa autoeficácia).