Metacognição Flashcards
O que é a metacognição?
É definida como a consciência e o conhecimento sobre o próprio pensamento.
Refere-se à consciência do próprio conhecimento - o que cada um sabe ou não sabe - e à capacidade de compreender, controlar e manipular os próprios processos cognitivos. É a capacidade para usar o conhecimento prévio para planear uma estratégia e abordar uma tarefa de aprendizagem, seguir os passos necessários para resolver problemas, refletir e avaliar os resultados e modificar a abordagem se tal for necessário.
O que são estratégias cognitivas?
São as habilidades mentais básicas que usamos para pensar, estudar e aprender (e.g. recordar informações da memória, analisar sons e imagens, fazer associações ou comparar diferentes informações, fazer inferências e interpretar textos). Estas estratégias ajudam os indivíduos a atingir um objeto específico, como compreender um texto ou resolver um problema de matemática.
O que são estratégias metacognitivas?
São usadas para garantir que um objetivo de aprendizagem está a ser ou foi alcançado. Exemplos de atividades metacognitivas incluem planificar como abordar uma tarefa de aprendizagem, usar skills e estratégias apropriadas para resolver um problema, monitorar a própria compreensão do texto, autoavaliação e autocorreção em resposta à autoavaliação, avaliar o progresso em direção à conclusão de uma tarefa e ser consciente de estímulos distratores.
Quais são os elementos de metacognição?
- conhecimento metacognitivo
- regulação metacognitiva
O que é o conhecimento metacognitivo?
Refere-se ao que os indivíduos sabem sobre si como processadores cognitivos, sobre diferentes abordagens que podem ser usadas para aprender e resolver problemas e sobre as exigências de uma determinada tarefa de aprendizagem. Consiste em saber quais as minhas dificuldades, os meus pontos fortes, o que preciso de ganhar, o que tenho e não tenho que me ajude a alcançar os meus objetivos.
Em que categorias está dividido o conhecimento metacognitivo?
- variáveis pessoais
- variáveis de tarefa
- variáveis de estratégia
Em que consistem as variáveis pessoais?
É aquilo que os indivíduos re(conhecem) sobre os seus pontos fortes e fracos na aprendizagem e processamento da informação. O que eu conheço de mim próprio.
Em que consistem as variáveis da tarefa?
O que os indivíduos sabem ou podem descobrir sobre a natureza de uma tarefa e as exigências e procedimentos necessários para a realizar e concluir - e.g. conhecimento de que gastará mais tempo a ler, compreender e recordar um artigo técnico em inglês do que aquele que será necessário para ler um romance.
Em que consistem as variáveis de estratégia?
As estratégias usadas para realizar um tarefa com sucesso - e.g. saber como ativar o conhecimento prévio antes de ler um artigo técnico. Conhecimento que poderia ser adquirido relativamente a quais estratégias provavelmente serão eficazes para alcançar os objetivos e em que tipos de empreendimentos cognitivos.
O que é a regulação metacognitiva?
Refere-se aos ajustes que os indivíduos fazem nos seus progressos para ajudar a controlar a sua aprendizagem, como planificação, estratégias de gestão de informação, monitorização da compreensão, estratégias de debugging (correção/depuração) e avaliação do progresso e dos objetivos. É aquilo que vou fazendo ou não de forma a alcançar o meu objetivo
As técnicas metacognitivas são universais?
Não, porque as experiências prévias de cada um são diferentes, as experiências e objetivos são diferentes para toda a gente. Precisamos de saber como as estratégias conseguem ajudar os indivíduos a atingir os seus objetivos.
Como pôr a metacognição em prática?
- pré-avaliações
- o ponto mais confuso
- avaliações retrospetivas
- diários reflexivos
Em que consistem as pré-avaliações?
A pré-avaliação tem sido útil para o aluno e é uma oportunidade muito boa para melhorar a metacognição nos alunos “O que é que eu já sei deste tema que pode guiar a minha aprendizagem?”.
Em que consiste o “ponto mais confuso”?
Possibilitar aos alunos oportunidades para identificar zonas de confusão teórica: “o que é mais confuso para mim no material explorado na aula de hoje?”.
Em que consistem as avaliações retrospetivas?
Incentivar os alunos a reconhecer a mudança concetual “antes desta aula, eu pensava que a evolução era…agora eu acho que a evolução é…”. Tratam-se de abordagens explícitas para ensinar metacognição aos alunos, é um mecanismo para treinar os alunos a questionarem-se “como é que o meu pensamento está a mudar (ou não) ao longo do tempo?”