Modulo 7 - Finanças Comportamentais Flashcards
TEORIA DA PERSPECTIVA(Prospect Theory)
Pressupõe que os ganhos e perdas são avaliados de formas diferentes por cada pessoa e, portanto, os indivíduos tomam as suas decisões com base em ganhos percebidos, invés de perdas percebidas.
As escolhas são feitas a partir de um ponto de referência chamado de status quo.
As pessoas são avessas ao risco em relação aos ganhos, e à propensão ao risco em relação às perdas.
As pessoas têm aversão às perdas, as quais psicologicamente têm um impacto maior que o dos ganhos.
ERROS COGNITIVOS
Os erros ou vieses cognitivos são erros sistemáticos de pensamento que ocorrem quando as pessoas estão processando e interpretando informações, de modo a afetar as decisões e julgamentos, tornando contraproducentes a maioria das suas decisões.
Geralmente, os erros cognitivos são causados pela aplicação incorreta de princípios matemáticos, estatísticos e também por erros de raciocínio e falhas de memória.
VIÉS DO ENQUADRAMENTO
O viés do enquadramento acontece quando as pessoas tomam decisões com base na forma com que as informações lhes são apresentadas, invés de pura e simplesmente prestar atenção aos fatos em si.
VIÉS DO EXCESSO DE CONFIANÇA
O viés do excesso de confiança corresponde à tendência de realizar avaliações falsas ou enganosas das próprias habilidades, talentos e capacidades.
VIÉS DO AUTOCONTROLE
Investidores enviesados dessa maneira têm grande apetite por ganhos de curto prazo mas, quando convidados a sacrificá-los em prol de ganhos maiores no longo prazo, acabam não aceitando.
VIÉS DO STATUS QUO
Esse viés leva as pessoas a manterem a situação atual e evitarem mudanças.
Esse comportamento é típico quando alguém prefere não agir, mantendo as escolhas passadas e evitando tomar decisões que alterem sua posição patrimonial atual
VIÉS DE AVERSÃO AO ARREPENDIMENTO
Erro de comissão. Arrependimento por uma ação realizada.
Erro de omissão. Arrependimento por uma ação não-realizada.
TEORIAS DE FINANÇAS
Fundamentada na hipótese dos mercados eficientes e no conceito de homos economicus, isto é, no modelo de um indivíduo perfeitamente racional que, no processo de tomada de decisão, é capaz de analisar todas as informações disponíveis, e considerar o conjunto de alternativas viáveis para a solução racional dos problemas de investimento.
ANOMALIAS DE MERCADO
As anomalias de mercado são distorções de preços e rendimentos em mercados financeiros que podem contradizer as hipóteses de mercado eficiente
EFEITO JANEIRO
Essa anomalia foi identificada por Richard Thaler e é bastante conhecida no mercado de capitais. Em janeiro, os retornos costumam ser acima da média, em comparação aos outros meses do ano. Esse efeito de sazonalidade foi comprovado através da análise da média de retornos da NYSE no período de 1904 a 1974. O estudo verificou que o retorno dos meses de janeiro foram 3,5%, enquanto que os retornos dos demais meses do período foi de apenas 0,5%, o que significa que ⅓ dos rendimentos anuais se concentram no primeiro mês do ano.
EFEITO SEGUNDA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E FINAL DE SEMANA
Porém, os estudos mostram que, entre 1953 e 1970, o S&P subiu 62% considerando as sextas-feiras, e estendendo o estudo até 1977, French descobriu que o retorno médio das segundas-feiras foi de -0,168%, enquanto que o retorno médio de todos os outros dias foram positivos, e esse fenômeno foi chamado de efeito de final de semana.
EFEITO FERIADO
Estudos apresentaram evidências de que os dias anteriores aos feriados apresentaram retornos médios de 0,219%, contra retornos médios de 0,0094% dos demais dias do ano, o que corresponde a 2.300% de diferença. Esses dados são respaldados por um fato impressionante: nos 90 anos antecessores de 1987, 51% dos ganhos de capital obtidos no Dow Jones Industrial Average (DJIA) ocorreram em aproximadamente dez dias, os quais foram todos sucedidos por feriados.
EFEITO VIRADA DO MÊS
Em uma série de 90 anos do DJIA, nos quatro dias periféricos à virada de mês, iniciando no último dia de cada mês e terminando no terceiro dia dos meses subsequentes, o retorno médio foi de 0,473%, contra 0,0612% dos demais períodos de quatro dias analisados. Esse resultado é superior à média total dos meses, que corresponde a 0,35%.
ANOMALIAS FUNDAMENTAIS
Ações de valor e ações de crescimento. O retorno de ações de empresas de valor é maior que o de empresas de crescimento.
Efeito tamanho. O retorno de pequenas empresas é maior do que o retorno de grandes empresas.
Desconto Hiperbólico
“É melhor um passaro na mão do que 2 voando”
Opta por receber menos hoje que poderia receber no futuro.