MODELOS DE REGENERAÇÃO E CICATRIZAÇÃO ORAL Flashcards

1
Q

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE REGENERAÇÃO E CICATRIZAÇÃO? E ONDE ACONTECEM?

A

Regeneração - remodelação total do tecido, com recuperação total da sua função e propriedades. Não apresentado cicatriz. O processo de regeneração apenas acontece se o processo de cicatrização se iniciar na vida uterina.
Cicatrização – é o processo pelo qual o organismo tende a reparar uma lesão ou perda de tecido, é a substituição do tecido pós-natal. Com a formação de cicatriz. POSSUI APENAS 70% DA ELASTICIDADE DO TECIDO SÃO.
São ambos resultado de um processo inflamatório.
Os processos de cicatrização e regeneração tecidular acontecem nos tecidos da cavidade oral, tal como
 tecidos ósseos,
 tecidos musculares
 mucosas
 dentes (onde o esmalte não tem capacidade de regeneração, uma vez
que as células não têm informação genética por ser isente de matéria
orgânica, já a dentina e a polpa têm essa capacidade)
 pele

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

PORQUE É QUE A PELE É O MODELO CONVENCIONAL DO ESTUDO DA CICATRIZAÇÃO?

A

O facto de a pele servir de barreira que nos separa do meio externo é o tecido que está mais sujeito a determinados processos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

QUAIS OS CONDICIONANTES DA CICATRIZAÇÃO?

A

o Diabetes – dificuldade de angiogénese (formação de novos vasos) o que atrasa o processo; não há homeostasia das células, estas estão muito glicosiladas pela quantidade de açúcar disponível. vai levar ao pé diabético (devido á má circulação), susceptibilidade à doença periodontal e complicações pós cirúrgicas.
o Insuficiência renal – dificuldade de eliminação de metabolitos produzidos pelo
organismo, sistema imunitário fica debilitado, difícil cicatrização
o Má nutrição
o Tabaco – inibe a angiogénese e atrasa a cicatrização
o Radiação – radioterapia, falência dos próprios tecidos
o Infecções locais
o Imunodeficiências

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O QUE ACONTECE QUANDO OCORRE CICATRIZAÇÃO EXCESSIVA?

A

Provoca diminuição da função tecidular, é uma cicatrização quelóide (é uma protuberância causada pelo excesso de proteína (colágeno)) e fibroproliferativa - forma-se uma cicatriz fibroelástica, saliente, rosadaàs vezes brilhante. Podem ocorrer na cicatrização de qualquer lesão da pele.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

COMO SE DÁ A CASCATA DA CICATRIZAÇÃO?

A
  1. INFLAMAÇÃO: É responsável pela deposição de plaquetas para uma coagulação inicial e a diminuição da hemorragia. Estas plaquetas secretam proteínas que vão formar uma rede com fibrina. A partir dos fatores de crescimento derivados das plaquetas (TGF-B E PDGF) dá-se a quimiotaxia (reação a estímulos químicos) de neutrófilos. A permeabilidade vascular é aumentada, permitindo a passagem dos neutrófilos dos vasos para o local em questão. De seguida dá-se a cascata da coagulação, possuindo 2 vias: intrínseca e extrínseca, que se vão juntar e originar a formação do coágulo de fibrina.
  2. INFLAMAÇÃO TARDIA: chegam ao local os macrófagos, atraídos por quimiotaxia. Estes libertam fatores de crescimento e reorganizam a matriz do trombo.
    DEPOIS DOS NEUTRÓFILOS+MACRÓFAGOS:
    Metaloproteínases - MMPs– endopeptidazes dependentes de zinco, produzidas por células inflamatórias, têm como função degradar vários componentes da matriz extracelular os tecidos lesados, principalmente colágeno, elastina, laminina, fibronectina e proteoglicano, participando assim na remodelação tecidular.
    Colagenases – elimina tecidos necrosados através da destruição das moléculas de colagénio.
    Radicais livres – para oxidação dos tecidos lesados.
    DANDO SE ASSIM A DESTRUIÇÃO DA ÁREA AFETADA
  3. PROLIFERAÇÃO CELULAR (6 a 24meses) – aumenta o número de células no local por quimiotaxia de fibroblastos (MIGRAÇÃO CELULAR para a rede de fibrina). Dá-se o crescimento vascular (ANGIOGÉNESE) e a DEPOSIÃO DESORGANIZADA DE COLAGÉNIO. A reorganização do colagénio demora ±2anos e é afectada pelo sol. Isto leva á secreção de matriz extracelular.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

PORQUE É QUE A INVESTIGAÇÃO É CENTRADA NA FASE INICIAL DA CICATRIZAÇÃO?

A

A investigação é mais centrada na fase inicial do processo de cicatrização, porque há SEMPRE inflamação! É desejável e IMPRESCINDÍVEL porque esse é o passo percursor de todos os outros passos existentes neste processo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

PORQUE É QUE O FETO REGENERA COMPLETAMENTE NO 6 PRIMEIROS MESES SEM CICATRIZ E QUAIS AS DIFERENÇAS À PELE DO ADULTO?

A

porque tem muita quantidade de ácido hialurónico, Isto aumenta a fluidez dos tecidos e a capacidade de deslocação dos fibroblastos e aumenta o rácio de colagénio tipo III (mais elasticidade) em relação ao tipo I. Também confere maiores espaços na matriz extracelular dando maior proteção ás células dos mediadores inflamatórios. Como a pele do feto tem também mais metaloproteinases (utilizam zinco como cofator) e colagenases no racio dos seus inibidores, têm assim maior capacidade de turn-over celular e também diminui a deposição de colagénio no processo reparador. O feto tem também maior
rácio TGF-β3, TGF-β1 e TGF-β2. Talvez haja também uma acção dos genes homeobox e dos factores de transcrição que estes codificam.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O QUE ACONTECE NA CICATRIZAÇÃO QUANDO ESTA OCORRE NA CAVIDADE ORAL?

A

Na cavidade oral também há formação de cicatrizes e mais rapidamente, mas o número de cicatrizes fibroploriferativas é menor e são pouco visíveis, excepto no palato duro (menos elástico).
Durante a cicatrização o rácio TGF-β1/TGF-β3 é menor (COMO NO FETO B3 É MAIOR QUE B1), porque os fatores de crescimento aumentam, histologicamente nota-se menor infiltrado inflamatório celular, menor infiltração de citoquinas e quimioquinas e uma angiogénese menos evidente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

COMO SE PODE DIMINUIR A CICATRIZAÇÃO?

A
  • Aplicação tópica de ácido hialurónico e saponinas (glicosídeos que diminuem a tensão superficial) - possibilidade de up-regulation, isto é, aumento da produção do ácido hialurónico
  • Formulações de TGF-β3 e anticorpos neutralizantes do TGF-β1 e 2
  • Inibidores da conexina 43, proteína presente nas junções celulares, estes inibidores permitem a passagem do acido hialurónico para as camadas mais profundas da pele.
  • Decorina (proteína do tecido conjuntivo e que se liga a fibrilas de colagénio do tipo I e tem um papel importante na estruturação da matriz extracelular.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

QUAIS OS TIPOS DE CICATRIZAÇÃO?

A

1ª Intenção - Há coadaptação perfeita das margens do tecido lesado (SUTURA)
2ª Intenção – as margens da lesão são propositadamente deixadas separadas, havendo hemorragia e formação de um coágulo de sangue na lesão, coágulo esse rico em células. Um a dois dias depois existe migração celular e começa a cicatrização, desde a profundidade até à superfície. Três dias depois há o encerramento da epiderme, com reorganização da matriz extracelular e crescimento da epiderme. Ao fim de 28 dias dá- se a vascularização.
3ª Intenção - É considerada cicatrização por fechamento primário retardado, ou
cicatrização por fechamento de terceira intensão. Este processo de cicatrização
assemelha-se ao de primeira e ao de segunda intenção. A lesão é deixada aberta por um determinado período, funcionando como cicatrização por segunda intenção, sendo suturada posteriormente, como ferida de primeira intenção. Este procedimento é empregado geralmente nas feridas cirúrgicas com suspeita de infecção e, faz-se para determinar se o processo de cicatrização está evoluindo sem infecção ou se há necessidade de iniciar a intervenção terapêutica específica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

COMO PODE OCORRER REGENERAÇÃO TECIDUAL?

A

o Terapia com células – utilização de células do próprio tecido ou células de outros tecidos (ex.: células estaminais, SÃO INDIFERENCIADAS E TÊM DE SER COLOCADAS NO LOCAL EXATO POIS FUNCIONAM DE FORMA PARÁCRINA (EM CONTACTO)). PODEM ser Células autólogas (do próprio individuo) ou células heterólogas (de outro indivíduo).
o Biomateriais
o Biomateriais com células

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

ONDE EXISTEM CÉLULAS ESTAMINAIS MESENQUIMATOSAS NO ADULTO?

A

NA CAVIDADE ORAL, mais concretamente:

  • polpa
  • lamina própria da mucosa oral
  • dentes decíduos
  • mucosa oral
  • ligamento periodontal
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly