LMF P 06 Flashcards
Quais as três diferenças entre a capacidade do RN em digerir, absorver e metabolizar alimentos?
- A secreção da amilase pancreática no recém-nascido é deficiente, assim o bebê usa os amidos menos adequadamente do que as crianças mais velhas.
- A absorção de gorduras pelo trato gastrointestinal é, de certa forma, menor do que em criança mais velha. Por conseguinte, o leite com alto teor de gordura, como o leite de vaca, com frequência não é absorvido adequadamente.
- Uma vez que o fígado funciona de maneira imperfeita, durante pelo menos a primeira semana de vida, a concentração de glicose no sangue é instável e baixa. O recém-nascido é especialmente capaz de sintetizar e armazenar proteínas. Na verdade, com uma dieta adequada, até 90% dos aminoácidos ingeridos são usados na formação de proteínas corporais, uma porcentagem muito maior do que nos adultos.
Descreva sobre a digestão de proteínas (caseína) em RN.
A secreção de HCl e pepsina são bem desenvolvidos. A digestão acontece no ID pois a atividade proteolítica tem a mesma intensidade do adulto. Entretanto a ingestão excessiva deve ser evitada devido a carga renal reduzida. Absorvem proteínas na forma de aminoácidos livres e peptídeos (igual os adultos) mas grandes proteínas intactas.
Descreva sobre a digestão de gorduras em RN.
Lipases linguais são secretadas pelas papilas da parte posterior da língua e atuam no estômago. Os produtos da lipólise (ácidos graxos e monoglicerídios) contribuem na emulsificação, compensando a baixa concentração de sais biliares. Este mecanismo de lipólise pré-duodenal é completado pela lipase do leite materno (estimulada por sais biliares), importante também para digestão e absorção de gorduras e que ademais possui atividade de esterase, vital para o uso da vitamina A do leite, encontrada na forma de éster de retinol.
Já nos adultos acontecem que as gorduras são inicialmente hidrolisadas no intestino delgado, principalmente pela ação das lipases pancreáticas. Os produtos da lipólise são solubilizados pela ação dos sais biliares. No recém-nascido de termo a função pancreática e hepática ainda não está totalmente desenvolvida e a quantidade de lipase pancreática e sais biliares na luz intestinal é muito baixa.
Descreva sobre a digestão de carboidratos em RN.
A amilase salivar está presente mas nos primeiro meses não observa a digestão na boca e no esôfago, observando-se no intestino delgado proximal. As delta-glicosidates (sacarose em maltose) e beta-galactosidades (lactose) estão presentes ao nascer na mesma proporção de adultos. A delta-amilase, glicoamilses e dissacaridases estão presentes em concentração muito baixas (10% em relação ao adulto). A amilase pancreática não está presente até os 3 meses de vida e em concetração baixas até os 6 meses.
Descreva sobre a capacidade dos RN de absorver proteínas intactas no epitélio intestinal.
São captadas por endocitose e liberadas no lado oposto por células epiteliais por exocitose. Esse processo confere a absorção das imunoglobulinas do leite. Entretando, reflete na imaturidade intestinal e sendo responsável por alergiais alimentares precoses que desaparecem com o tempo. O sistema imunológico acaba vendo essas proteínas como antígenos.
Como que o ambiente intrauterino interfere no desenvolvimnto do TGI.
As células do trato gastrintestinal são expostas a fatores reguladores do crescimento por três vias: circulação, que transporta fatores do sangue materno, substâncias produzidas na placenta e secretadas pelos tecidos fetais; líquido amniótico, transportando fatores produzidos nas membranas extraembrionárias ou secretados pelo feto e, finalmente, agentes autóctones produzidos pelos tecidos fetais com ação local.
A atuação dos fatores de crescimento é dependente de determinantes genéticos, da adequação da circulação placentária e fetal e do volume de líquido amniótico. Portanto, alterações no ambiente intrauterino interferem na exposição do embrião aos fatores tróficos e podem determinar malformações do sistema digestório.
Descreva quais os fatores de crescimento são produzidos para o desenvolvimento do TGI e suas funções.
TGF alga e beta determinam as modificações regionais, assimetria, e posicionamento das visceras.
TGF beta na poliferação dos enterócitose na síntese de colágeno plea musculatura do intestino fetal.
IGF promove aumento das vilosidades do intestino delgado, mediante o estímulo à proliferação celular e, assim, estimula a atividade das dissacaridases na mucosa intestinal.
Além dos EGF (epitelial), HGF (hepatócitos).
Descreva como a deglutição e o líquido amniótico influencia na maturação do TGI.
A deglutição do feto contribui marcadamente para a regulação do volume e composição do líquido amniótico (LA), a aquisição e recirculação de solutos no ambiente fetal e a maturação do trato gastrintestinal. Esse mecanismo se instala na 11ª semana gestacional, e os movimentos de sucção entre a 18ª e a 20ª semana. Inicialmente, são ingeridos alguns mililitros de líquido amniótico por dia e esse volume aumenta até 450 mL/dia no término da gestação.
O início da deglutição permite o acesso dos fatores tróficos contidos no líquido amniótico ao intestino fetal. A ação desses fatores é diferenciada por segmento e depende da presença de receptores específicos locais.
Explique sobre o papel do estrgênio no cresimento da mama.
Durante toda a gravidez, a grande quantidade de estrogênios secretada pela placenta faz com que o sistema de ductos das mamas cresça e se ramifique. Simultaneamente, o estroma das mamas aumenta em quantidade, e grande quantidade de gordura é depositada no estroma.
Cite os cincos hormônios responsáveis pelo crescimento dos ductos.
- Estrogênio
- Hormônio do crescimento
- Prolactina
- Glicocorticoides adrenais
- Insulina
Explique sobre o papel da progesterona no desenvolvimento das mamas.
Quando o sistema de ductos estiver desenvolvido, a progesterona — agindo sinergicamente com o estrogênio, bem como com os outros hormônios mencionados — causará o crescimento adicional dos lóbulos mamários, com multiplicação dos alvéolos e desenvolvimento de características secretoras nas células dos alvéolos. Essas mudanças são análogas aos efeitos secretores da progesterona no endométrio uterino na última metade do ciclo menstrual feminino.
Estrgênio inibe a secreção do leite
V ou F
Verdadeiro
A prolactina é secretada por qual estrutura?
Hipófise anterior materna e sua concentração no sangue da mãe aumenta uniformemente a partir da quinta semana de gravidez até o nascimento do bebê, época em que já aumentou de 10 a 20 vezes o nível normal não grávido. Esse nível elevado de prolactina, no final da gravidez,
Explique o papel da prolactina
Age nas células acinares da mama induzindo a produção do leite materno.
Qual hormônio age juntamento com a prolactina?
Somatomamotropina coriônica humana.