Lipídios - Semana 5 Flashcards
O que são lipídios?
São substâncias orgânicas hidrofóbicas ou pouco solúveis em água, de natureza oleosa ou gordurosa, pode possuir cadeia aberta ou cíclica.
Quais as funções principais dos lipídios?
É uma forma de estocagem de de energia, são componentes estruturais das membranas, além de serem coenzimas, mensageiros intracelulares, pigmentos, agentes emulsificantes, etc.
O que são os ácidos graxos?
São as moléculas base da formação dos tipos diferentes de lipídios, principalmente os de armazenamento, são na verdade ácidos carboxílicos de cadeias longas (4 a 36C).
Fale sobre a constituição dos ácidos graxos e a interferência nos seus pontos de fusão.
Formado por um grupo carboxila e uma cauda apolar hidrocarbonada (confere a característica oleosa), essa cauda pode ser totalmente saturada (só ligações simples) ou pode ser insaturada (conta com uma ou mais ligações duplas). Cadeias com a.g. saturados (ou insaturadas TRANS \__/) se organizavam mais fortemente do que cadeias com a.g. insaturadas o que faz com que o ponto de fusão das cadeias com a.g. saturados seja maior (interações fracas são quebradas mais facilmente). Quanto mais Cs maior a temperatura de fusão.
O que são os triacilgliceróis?
Corresponde a um glicerol ligado por ligações ésteres a três ácidos graxos (uma em cada hidroxila), são os principais componentes de armazenamento ou depósito de gordura em células animais, fornecendo isolamento térmico e combustível mais eficiente que o glicogênio para a célula.
Por que o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos saturados ou ácidos graxos insaturados TRANS não é recomendado?
O consumo de alimentos ricos nesses tipos de ácidos graxos não é recomendado pois as cadeias compostas por eles presentes nesses alimentos possuem fortes interações entre si e maior ponto de fusão (sólidas em temperatura corporal), podendo causar algumas doenças cardiovasculares.
Por que os triacilgliceróis são combustíveis mais eficientes do que o glicogênio?
Porque o triacilglicerol é uma molécula muita mais hidrofóbica do que o glicogênio, sendo assim se liga menos a água e pode ser armazenado em maior quantidade me uma mesmo espaço, gera mais energia por grama.
O que difere os lipídios de membrana dos lipídios de armazenamento e quais os tipo de membrana?
Os lipídios de membrana são diferentes pois possuem um grupamentos altamente polares, ou seja, são moléculas anfipáticas. Os tipos de lipídios de membrana são: glicerofosfolipídios, esfingolipídios e esteróis.
O que são os glicerofosfolipídios?
São constituidos por um glicerol ligado a 2 ácidos graxos (por ligações éster) e a um grupamento cabeça polar ou carregado (através de ligações fosfodiéster - fósforo está ligado ao 3 carbono e o grupamento se liga nele), são os fosfolipídios de membrana (menos a esfingomielina).
O que são esfingolipídios?
São glicerofosfolipídios, porém no lugar do glicerol existe a esfingosina e só há ligação de 1 ácido graxo (por ligação amida) e um grupamento cabeça polar (por ligação fosfodiéster). A esfingomielina (compõe a membrana plasmática e a bainha de mielina) é um esfingolipídio.
O que são esteróis?
Os esteróis possuem um grupamento cabeça polar (OH), um núcleo esteróide de 4 anéis fundidos e uma cadeia de ácidos graxos, são percursores do colesterol (além de alguns hormônios), ambos estão presentes na membrana plasmática da maioria das células eucarísticas (atuam estabilizando a fluidez da membrana, mudam a permeabilidade e a engrossam). Por terem a maior parte de sua estrutura apolar, precisam ser transportados por proteínas nos vasos sanguíneos para chegarem aos tecidos de destino.
Para que servem e quais os tipos de lipídios sinalizadores e cofatores?
Os lipídios sinalizadores e cofatores são lipídios biologicamente ativos, responsáveis pela sinalização intra e extracelular. Temos como exemplos: hormônios esteróis, vitaminais lipossolúveis (A, E, D e K), fosfatidilinositol (faz propagação do sinal extracelular para dentro da célula, pois é quebrado pela PkC em DAG e IP3 - o IP3 se solta da membrana e faz sinalizações na célula) e eicosanoides (ácido aracdônico).