Carboidratos - Semana 4 Flashcards
Defina o que é um carboidrato.
São aldeídos ou cenonas polihidroxilados (ou substâncias que por hidrólise produzem tais compostos) e possuem alta solubilidade (hidroxilas). Para cada C existem 2 H e 1 O.
Quais são as classificações que os carboidratos podem ter?
Os carboidratos/açúcares podem ser classificados em: monossacarídeos (uma única unidade), oligossacárideos (duas ou mais unidades) e polissacarídeos (polímeros de carboidratos com vários monossacarídeos juntos).
Como podem ser classificados os monossacarídeos de acordo com a posição da carbonila?
Eles podem ser classificados com aldoses (quando a carbonila está na extremidade - gliceraldeído) e em cetoses (quando a carbonila está no meio da molécula).
Quais são as famílias dos enantiômeros e suas diferenças?
Enantiômeros são isômeros das moléculas que ocorrem por conta da existência do carbono quiral na molécula (o número de isômeros é 2 elevado a n, sendo n o número de carbonos quirais na molécula). As duas famílias de enantiômeros são: L e D que se diferenciam pela posição da penúltima hidroxila (para a direita D, para a esquerda L).
O que são epímeros?
Epímeros são isômeros que diferem apenas pela configuração de um dos carbonos quirais (hidroxila do outro lado) quando duas moléculas são comparadas.
Como se formam as estruturas cíclicas?
As estruturas cólicas se forma em meio aquoso, quando as estruturas lineares das pentoses e hexoses (as menores são muito instáveis) se tornam cíclicas. A carbonila faz uma ligação covalente com o oxigênio da hidroxila (formando assim um novo carbono quiral e um álcool - OH).
Qual é a diferença entre a configuração estereoisoméricas alfa e beta?
Na configuração alfa a OH nova fica para baixo/posterior da molécula. Já na configuração beta, a OH nova fica para cima/anterior da molécula.
Para onde vão os carbonos deixados de fora e as hidroxilas na conformação cíclica?
As hidroxilas a direita ficam para baixo/posterior, ao passo que as hidroxilas a esquerda ficam para cima. Em aldoses apenas o último carbono fica de fora, já nas cetoses o primeiro também fica, caso essas moléculas sejam D esses carbonos ficam para cima, caso sejam L, ficam para baixo.
Como são chamadas as estruturas cíclicas formadas de 5 e 6 carbonos?
São chamadas de furanoses e piranoses, respectivamente.
Quais são as modificações passiveis de ocorrem em monossacarídeos?
Os açúcares podem ser fosforilados (ativa papeis metabólicos do açúcar), podem ser aminados/acetilados (adição de grupamentos amínicos que veem da glutamina e o acetil pode ser ligar a eles, e são constituintes estruturais ou de glicoproteínas), podem ser reduzidos (geram álcoois), oxidados (C1 forma ácidos aldônicos, C6 forma ácidos urônicos e os dois juntos forma ácidos aldáricos) e desoxidados (retirada a hidroxila).
O que são açúcares redutores?
São açúcares com carbonos funcionais livres que podem reduzir substratos ao se oxidarem.
Quais são os tipos de polissacarídeos?
Temos: homopolissacarídeos (tem um tipo de unidade monossacarídea apenas formando um polissacarídeo, pode ser de estrutura - celulose e quitina - ou de reserva - amido e glicogênio) e heterossacarídeo (tem diferentes unidade de monossacarídeos formando o polissacarídeo).
Explique a organização do amido e do glicogênio.
As moléculas de glicose formam ligações entre os carbonos C1 e C4, a adição de novas glicoses ocorre na extremidade redutora, e são extremamente ramificados para poder armazenar mais energia (a ligação das ramificações é entre C1 e C6).
Defina o que são os peptídeoglicanos e os glicosaminoglicanos.
Ambos são heteropolissacarídeos. Os peptídeoglicanos são um dos componentes rígidos da parede bacteriana, tem suas cadeias lineares interligadas por peptídeos curtos (tem unidades alternadas de N-acetil-glicosamina e ácido N-acetil-muramínico e as transpeptidases são o que forma as ligações cruzadas entre as cadeias de peptídeoglicanos). Já os glicosaminoglicanos são lineares, presentes na matriz extracelular (como parte dos proteoglicanos), são compostos por um dímero que se repete (um dos ácidos urônicos e N-acetil-glicosamina ou galactosamina).
O que são e quais os tipos de glicoconjugados?
Os glicoconjugados são carboidratos ligados covalentemente a uma proteína ou a um lipídio. Tipos temos: os proteoglicanos - glicosaminoglicanos sulfatados ligados a proteínas extracelulares por ligações covalentes -, as glicoproteínas - proteínas ligadas covalentemente a 1 ou mais oligossacarídeos (esse oligossacarídeos se ligam ao OH dos resíduos de serina e treonina (ligação O-glicosídica) ou pelo N na cadeia lateral da asparagina (ligação N-glicosídica) - e os glicolipídios - podem ser secretados pelas células ou estar na superfície de bactérias, e seu subtipo, glicoesfigolipídios, determinam os grupos sanguíneos.