Aminoácidos e Proteínas - Semana 2 Flashcards
Qual é a estrutura básica de um aminoácido?
Um aminoácido é formado por um carbono quiral (menos na glicina) ligado a um grupamento carboxil, um grupamento amino, um hidrogênio e um grupamento R (lateral), este último que diferencia um aminoácido do outro.
Quais são as classificações que um aminoácido pode ter?
Um aminoácido pode ser classificado como: apolares (tem apenas cadeias carbônicas), aromáticos (tem anel aromático), polares não carregados (tem ligações de hidrogênio), carregados positivamente (básicos) e carregados negativamente (ácidos).
Explique a diferença entre D-aminoácido e L-aminoácido.
D-aminoácido e L-aminoácido são classificações dos aminoácidos conforme a posição do seu grupamento amino (em comparação com o gliceraldeído). Então quando o grupamento amino está na esquerda é um L-aminoácido e quando está na direita é um D-aminoácido.
O que é o zwitterion e como ele se forma?
O zwitterion advém da saída de 1 hidrogênio em um ph ácido (estipulado por um pk1) de um aminoácido (que é originalmente carregado com carga +1), sendo assim esse aminoácido se torna um cátion sem carga (=0) em um ph intermediário (pk1+pk2/2), isto é zwitterion. Após o zwitterion, se o ph continua a aumentar, teremos outro hidrogênio tornando esse aminoácido um ânion com carga de -1 em um ph específico (determinado pelo pk2).
O que é uma ligação peptídica?
É o tipo de ligação que une os aminoácidos entre si, através de de uma desidratação (entre as 2 moléculas adjacentes) de maneira reversível, para formar peptídeos, oligopeptídeos e polipeptídeos (proteínas).
Em qual sentido cresce a proteína?
Os aminoácidos vão sendo adicionados do sentido aminoterminal para o carboxilterminal, sendo este sempre a última ponta.
Quantos são os aminoácidos primários que formam as proteínas?
São 20 aminoácidos, porém alguns outros podem aparecer na proteína, mas não são primários, derivam da junção de outros aminoácidos ou da modificação deles.
Defina a estrutura primária de uma proteína.
A estrutura primária é apenas a sequência linear e primária de aminoácidos que acabou de sair dos ribossomos. Todas as outras estruturas dependem dessa, se houver alguma modificação ou defeito nela a proteína formada pode ser defeituosa, não ser a proteína desejada ou até não atingir sua forma nativa.
Defina a estrutura secundária de uma proteína.
A estrutura secundária é um arranjo espacial mais estável entre os resíduos de aminoácidos, que é mantida por ligações de hidrogênio e pode assumir duas conformações: alfa-hélice (na qual há uma ligação de hidrogênio a cada 4 aminoácidos entre o grupamento amida e carbonila da cadeia principal, rodando para a direita) e conformação beta (na qual a estrutura é mais distendida e as ligações de hidrogênio ocorrem entre os grupamentos R de diferentes estruturas primárias alinhadas, paralela ou antiparalelamente).
Defina a estrutura terciária de uma proteína.
A estrutura terciária é uma estrutura mais estável ainda, porem precisa de um enovelamento da proteína (auxiliado pelas chaperonas), ou seja, a(s) cadeia(s) devem se dobrar e adquirir um formato tridimensional. É somente ao chegar na estrutura terciária que a proteína adquire sua forma nativa (algumas proteínas precisam da estrutura quaternária para isso). Essa estrutura é mantida por ligações de hidrogênio, as interações iônicas/eletrostáticas e hidrofóbicas.
Defina a estrutura quaternária de uma proteína.
A estrutura quaternária advém da associação entre 2 ou mais proteínas em estrutura terciária, cada domínio dessa proteína exerce uma função específica.
Quais fatores podem levar a desnaturação de uma proteína?
Calor (ex:febre de mais de 40 graus), phs (que não sejam os ideais para o funcionamento daquela enzima em específico), sais detergentes, solventes orgânicos, etc.
O que acontece com a proteína quando ela é desnaturada?
Uma proteína desnaturada perde sua função por perder sua conformação nativa, desse modo ela deixa de ser uma proteína de estrutura terciária/quaternária e passa a ter uma estrutura secundária e as vezes até primária novamente. Os agentes químicos e físicos que promovem tais reações atingem e desestabilizam as interações das cadeias laterais.
Caracterize uma proteína fibrosa.
Uma proteína fibrosa é uma proteína alongada, normalmente em conformação secundária, com função principalmente estrutural e são insolúveis. Principais exemplos: actina e miosina.
Caracterize uma proteína globular.
Uma proteína globular é uma proteína na sua forma terciária ou quaternária, ou seja, bem comprimidas e enoveladas, que são geralmente solúveis e possuem funções dinâmicas como de enzimas e transportadoras. Principal exemplo: hemoglobina.