Ácidos Nucleicos - Semana 6 Flashcards
O que são os nucleotídeos e qual sua estrutura básica?
Os nucleotídeos são os monômetros que unidos formam polímeros conhecidos com ácidos nucleicos. Um nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), uma pentose (ribose ou desoxirribose) e fosfato (mono, di ou tri).
Como corre a ligação entre os elementos que formam os nucleotídeos?
A pentose se liga à base nitrogenada por ligações N-glicosídicas entre um carbono (C1) da pentose e um nitrogênio da base nitrogenada (N1 - pirimidina- ou N9 - purina), formando o nucleosídio que quando é adicionado o fosfato (mono, di ou tri) no carbono 5’ da pentose vira nucleotídeo. Lembrando que a molécula de DNA tem 1 hidroxila livre em C3’ e RNA tem 2 hidroxilas livres em C2’ e C3’.
Quais as principais funções dos nucleotídeos?
Eles compõem o DNA e o RNA, atuam como moeda energética (ATP), fazem respostas celulares (AMPc), são cofatores enzimáticos (NAD+ e FAD) e intermediários metabólicos.
Diferencie as bases nitrogenadas purinas das pirimidinas.
As bases como um todo tem caráter hidrofóbico, são apolares, são moléculas heteroaromáticas com nitrogênio e absorvem luz UV de 250-270 nm. Porém existem algumas diferenças entre as purinas e pirimidinas: as purinas estão presentes tanto no DNA quanto no RNA, são a guanina (G) e a adenina (A), possuem 2 anéis e 5 nitrogênios e são neutras em ph=7. Já as pirimidinas tem apenas 1 anel, 2 ou 3 nitrogênios, são neutras em ph=7, e são citosina (C - presente em DNA e RNA), timina (T - presente só em DNA) e uracila (U - presente só em RNA)
Como ocorre a formação dos ácidos nucleicos a partir do nucleosídios?
A junção dos nucleotídeos acontece a partir de ligações fosfodiéster (covalentes) entre o C3’ e o C5’ de duas pentoses através do fosfato, para assim formar DNA ou RNA (por isso se diz que a fita vai de 5’ para 3’, pois os próximos nucleotídeos são adicionados a extremidade 3’). Porém não é qualquer nucleotídeos que é adicionado, tem que ser complementar a fita molde (G=C e A=T ou A=U).
Descreva o fluxo da informação genética.
O DNA (armazena a informação genética) pode fazer replicação e ser transcrito em RNA (transmite a informação genética, faz síntese de proteínas e controle da expressão dos genes), que pode fazer replicação, transcrição reversa (volta a DNA) ou ser traduzido em proteína (efetuar das informações genéticas com diversas funções).
O que é DNA?
O DNA é um estrutura de fita dupla, antiparalelas e complementares, que formam uma dupla hélice. A conexão entre as bases é feita por ligações hidrofóbicas e ligações de hidrogênio, além das forças de empilhamento de bases. A parte pentose+fosfato fica para fora da fita, ao passo que as bases nitrogenadas ficam para dentro, quase perpendiculares ao eixo, sendo assim o interior é hidrofóbico e o exterior é hidrofílico e negativo (por conta do fosfato). O DNA é o principal responsável por armazenar informação genética por meio da ordem de organização dos seus nucleotídeos.
O que é código genético?
É a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos na proteína. Ele é degenerado, universal, com leitura contínua e não sobreposta. A tradução ocorre me códons (diferentes códons codificam a mesma proteína), os que tem U são sempre hidrofóbicos.
O que é genoma?
Genoma é a sequência de DNA completa que armazena informação hereditária e é dividido em genes (segmento que contém informação necessária para formar um RNA ou uma proteína, pode variar a quantidade formada). O genoma dos eucariontes é diferente dos procariontes, apesar de sermos mais evoluídos, temos uma grande parte do nosso genoma que não decodifica informação (intergênicas e íntrons), temos muitos elementos reguladores da expressão gênica e várias sequências repetidas.
Explique a estrutura e o papel da proteínas conhecidas com histonas.
No DNA temos partes decodificáveis e não decodificáveis, chamadas, respectivamente de eucromatina e heterocromatina. As histonas são proteínas com 4 subunidades (H2A, H2B, H3 e H4) que ficam organizadas em octômeros, formadas por várias licitas e argininas positivas, que interagem com os fosfatos e promovem o enovelamento do DNA envolta dessa proteína, auxiliando na condensação e formando nucleossomos, porém essa parte enovelada são as heterocromatinas. Existem enzimas como as histonas acetilases e desacetilases que diminuem a interação das histonas com o DNA por diminuir a positividade. Ainda existe a histona H1 que fica fora do nucleossomo se ligando as proteínas e DNA e mudando a direção desse DNA par que se enovele ainda mais.
O que é RNA? Cite alguns exemplos de funções.
O RNA é uma fita de simples de ácidos nucleicos ligados entre si, é mais instável que o DNA, vai de 5’ para 3’ também e teminterações em comum, que é responsável pela expressão genética contida do DNA, mas também podem exercer algumas funções em si mesmo, como: mRNA, rRNA, tRNA, snRNA, etc….