lesão renal aguda Flashcards
Os IECAS e os ARAS diminuem a profusão renal. A ciclosporina aumenta a perfusao. V ou F?
Falso! A ciclosporina tb diminui a perfusao renal.
O prognóstico é pior na síndrome hepatorrenal tipo I ou na tipo II?
É pior na tipo I (LRA refractaria a administração de líquidos)A tipo II caracteriza se por ascite refractaria.
Quais as causas mais comuns de LRA intrínseca?
Sepsis, isquemia e nefrotoxinas
As reduções da TFG associadas a sepsis só ocorrem quando há hipotensão França. V ou F?
F! Podem ocorrer mesmo quando não há hipotensão detectável
Qual é a parte dos rins mais vulnerável a lesão isquemica?
E a medula externa, particularmente o segmento s3 do tubulo proximal.
A lesão renal aguda complica mais de 50% dos casos de sepsis grave. V ou F?
Verdadeiro
A lesão renal aguda grave com necessidade de diálise ocorre com muita frequência nos procedimentos cardiovasculares. V ou F?
F. Só 1%
Na maioria dos casos como é o declínio da função renal na doença ateroembólica?
Geralmente é subagudo. Há embolizaçao para as artérias intra-renais pequenas com reação de corpo estranho.
A lesão renal complica 5 a 7% das internações hospitalares e até 30% das admissões em terapia intensiva. A taxa de mortalidade hospitalar intra hospitalar podem passar dos 50%.V ou F?
V
A LRA acomete 25% dos pacientes com queimaduras graves de mais de 10% da superf corporal. V ou F?
V
As lesões que acometem os grandes vasos renais são pre renais ou intrínsecas?
Intrínsecas
Padrão de elevação da creatinina na neuropatia de contraste Elevação da creatinina nas primeiras _______ depois da exposição, atingindo níveis máximos dentro de ____ e regride dentro de _____
Padrão de elevação da creatinina na neuropatia de contraste Elevação da creatinina nas primeiras 24 a 48 horas depois da exposição, atingindo níveis máximos dentro de 3 a 5 dias e regride dentro de uma semana
Na nefropatia de contraste o sedimento urinário apresenta cilindros granulosos e a FeNa está diminuída. V ou F?
F. O sedimento e inspecifico! A FeNa está diminuída.
A nefropatia de contraste é atribuída apenas a toxicidade do contraste. V ou F?
F! Combinação de fatores: obstrução tubular, alteração da microcirculacao, toxicidade
Que factor N aumenta o risco de nefropatia de contraste? - DRC - nefropatia diabética - ICC - idade avançada - mieloma múltiplo- hipoalbuminemia- hipertiroidismo
Hipertiroidismo
A lesão renal oligúria ocorre em 10 a 30% dos tratados com aminoglicosideos. V ou F?
V
Toxicidade por aminoglicosideos e anfotericina BQual é independente da dose? Qual é dependente da duração do tratamento e N tem um período temporal estabelecido para ocorrer?Qual é que cursa com poliuria, hipomagnesemia, hipocalcemia e acidose metabólica?
Independente da dose: aminoglicosideos Dependente da duração: anfotericina (aminoglicosideos e depois de 5-7 dias) - no mesmo capitulo diz que a toxicidade pode começar ate duas semanas depois As manif clínicas são causadas pela anfotericina: anfot insere se nas membranas anfotericas (poros e sai tudo)
Ligação Vancomicina, aciclovirRelação causal N estabelecida, toxicidade por precipitação nos tubulos
Ligação Vancomicina - Relação causal N estabelecida, Aciclovir - toxicidade por precipitação nos tubulos
LigaçãoIfosfamida, Platinas Acumula no tubulo proximal, causa cistite hemorrágica e síndrome de fanconi
LigaçãoIfosfamida - causa cistite hemorrágica e síndrome de fanconiPlatinas - Acumula no tubulo proximal (platina - proximal)
Disturbios metabolicos como hipofosfatemia e hipotiroidismo grave causam rabdomiolise. V ou F?
V
Sindrome da lise tumoral esta associada a liberação de grandes quantidades de _____ (níveis sericos superiores a 15 mg/dL)
Sindrome da lise tumoral esta associada a liberação de grandes quantidades de ácido úrico (níveis sericos superiores a 15 mg/dL)
A obstrução do colo vesical é uma causa incomum de LRA pós-renal e pode ser causada por doenças da próstata, bexiga neurogenica e anticolinérgicos. V ou F
Falso! E uma causa comum
A LRA é definida como uma elevação de no mínimo ___ g/dL da creatinina sérica ou __% maior que o valor basal num período de 24/48 h, ou por redução do debito urinário em ___ mL/kg/hora por mais de 6 horas.
A LRA é definida como uma elevação de no mínimo0,3 g/dL da creatinina sérica ou 50% maior que o valor basal num período de 24/48 h, ou por redução do debito urinário em 0,5 mL/kg7hora por mais de 6 horas.
A inexistência de manifestações sistémicas de hipersensibilidade exclui o dx de nefrite intersticial alérgica. V ou F
F! A inexistência de manif sistémicas não exclui o dx
A nefrite intersticial alergica pode acompanhar-se de febre, artralgias e erupção eritematosa. V ou F
V
A anuria pode estar presente em situações de glomerulonefrite proliferativa grave e vasculite. V ou F
V
Quando a cor avermelhada/marrom persiste na urina depois da centrifugação suspeitamos de que? Hematuria verdadeira ou rabdomiolise/hemolise?
rabdomiolise/hemolise
As anormalidades características do sedimento urinario na NTA, como cilindros granulosos e de celulas do epitélio tubular, estão sempre presentes. V ou F
F. Podem estar ausentes em mais de 20% dos casos.
Os eosinofilos urinarios podem estar presentes na nefrite intersticial, pielonefrite e glomerulonefrite mas não na cistite e doença ateroembolica. V ou F
F. Estao presentes nessas todas. Sao um achado inespecifico
A anemia da LRA deve-se principalmente a diminuição da eritropoietina. V ou F
F! E multifactorial! A anemia da DRC é que é principalmente devida a isso.
Na rabdomiolise temos hiperfosfatemia acentuada e hipercalcemia. V ou F
V
Rins grandes na ecografia é sugestivo de?4 exemplos
Nefropatia diabeticaNefropatia HIVdoenças infiltrativas ocasionalmente nefrite intersticial aguda
Fibrose sistemica nefrogenica pode ocorrer com que contraste?
Gadolineo da RM
Existem causas de LRA isquemica e nefrogénica que podem cursar com FeNa abaixo de 1%
Nefropatia de contraste
Rabdomiolise
Sepsis (estados iniciais)
(hemólise)
A KIM-1 (molecula 1 de lesao renal) e a lipocalina associada a gelatinase neutrofilica (NGAL) sao marcadores funcionais da filtração glomerular expressos/atuam pelas/nas células do tubulo proximal. V ou F
F! A KIM-1 é expressa pelo TP, a lipocalina exerce efeitos citoprotectores no TP. São marcadores de lesão e não de função!
A uremia causa alt do estado mental e complicações hemorrágicas quando BUN maior que ____
BUN > 100
A acidose metabolica na LRA é geralmente com ou sem elevação do anion gap?
Com elevação
Efeitos hematológicos directos da LRA são depressão da eritropoiese e disfunção plaquetaria. V ou F?
V
A imunodepressão so acontece com DRC e nunca com LRA. V ou F
F. Pode acontecer com LRA grave
A albumina pode evitar o desenvolvimento de LRA nos pacientes tratados com ATB para PBE. V ou F?
V
Qual o tx de eleição para a crise renal da esclerodermia?
IECAS
Na rabdomiolise a administração precoce de líquidos e desaconselhada. V ou F
F! Necessitam de muitos líquidos! Ate 10 L/dia
Os cilindros formam-se melhor com urina alcalina. V ou F
F! urina acida.
Quais os farmacos com beneficio comprovado na NTA isquemica?
Nenhum!
O aumento do debito urinário melhora a historia natural da LRA. V ou F?
F. Nao existem evidencias.
A administração de dopamina para aumentar a excreção de sal e agua e benéfica nos pacientes com LRA isquemica. V ou F
F! N demonstrou beneficio
Na profilaxia do TEV as heparinas de BPM e os inibidores do fator Xa sao os farmacos de escolha. V ou F?
F. Estao CI pelas suas farmacocineticas erráticas na LRA grave.
Entre a hemodialise e a dialise peritoneal qual e mais bem tolerada por pacientes hipotensos?
DP
Desmopressina e estrogeneos podem melhorar o sangramento uremico. V ou F?
V
A terapeutica renal substitutiva continua é mais eficaz que as intermitentes?
Não!
Os pacientes com LRA estão mais sujeitos a morrer prematuramente depois de deixarem os hospitais mesmo quando recuperam a função renal. V ou F
V
Todos os casos de azotemia pre-renal tem prognósticos favoráveis?
Nao! Maioria sim.. Excepções importantes: Sindromes hepato e cardio renal