Lei 8112/90 Flashcards
Quais são as classes de direitos e vantagens que o servidor público civil federal poderá ter direito
a) vencimento e remuneração;
b) indenizações;
c) gratificações e adicionais;
d) férias;
e) licenças;
f) concessões;
g) direito de petição;
Qual a diferença entre vencimento e remuneração
Vencimento é um conceito mais restrito, tratando-se da retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público. (pode ser inferior ao Sal. mínimo)
Remuneração, conceito mais amplo, compreendendo os vencimentos e as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. (nunca inferior ao Salario minimo)
Existe a impossibilidade do arresto, sequestro e penhora do vencimento, da remuneração e dos proventos recebidos pelos servidores públicos federais. Mas qual é a excessão?
Apenas poderão ser utilizados nas hipóteses de prestação de alimentos (pensão alimentícia), quando decorrerem de decisão judicial.
Qual é o teto remuneratório estabeleido pela lei 8112.90
a) Poder Executivo: não poderá receber, a título de remuneração, importância superior aos subsídios recebidos pelos respectivos Ministros de Estado.
b) Poder Legislativo: membros do Congresso Nacional (Deputados e Senadores).
c) Poder Judiciário: Ministros do STF
Quais são as indenizações previstas no estuto
Ajuda de custo, as diárias, o transporte e o auxílio moradia.
Quais principais peculiaridades das parcelas de caráter indenizatório que a fazem diferentes das gratificações e adicionais
a) A não incidência de imposto de renda e de contribuição previdenciária, de forma que o total líquido recebido a título de indenização é idêntico ao valor estabelecido em lei ou regulamento.
b) Valores não se incorporarem ao vencimento ou ao provento do servidor, sendo que o recebimento é cessado tão logo as causas que ensejaram o recebimento desapareçam.
O que é ajuda de custo
É uma verba de caráter compensatório, cujo objetivo é ressarcir as despesas de instalação do servidor que, SOMENTE por interesse da administração, passou a ter exercício em nova sede.
Calculada com base na remuneração do servidor, não podendo exceder a 03 meses de remuneração.
- Ocupante exclusivamente de cargo em comissão: recebe
- Retorno após fim de mandado eletivo: NAO recebe
- Caso não se apresente na nova sede no prazo de 30 dias, devolverá o dinheiro.
Se o servidor faceler na nova sede, o que acontece
A família terá assegurada a ajuda de custo e transporte para voltar a localidade de origem, dentro do prazo de 1 ano, contado do óbito
O que são Diárias
Valor dado para compensar os gastos do servidor que se ausentar da sua sede em caráter transitório ou eventual, seja em território nacional ou para o exterior.
O que cobrem as diárias
Despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento, além da passagem (paga a parte, se houver).
Quais a regras de recebimento das diárias
a) Concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias
2) Se o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias, assim como quem se deslocar dentro da mesma região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião.
3) Em caso de regiões limitrofes entre países, só receberá quando houver pernoite fora da sede (valor mesmo para afastamentos dentro do território nacional)
4) Se receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. E se voltar antes, restituirá as diárias recebidas em excesso, no mesmo prazo.
O que é a concessão de transporte
Ressarcir as despesas que o servidor teve, no desempenho de suas atividades externas, com a utilização de meio próprio de locomoção.
O que é o Auxílio Moradia
Ressarcir as despesas que os servidores tiveram com o aluguel de moradia ou outro meio de hospedagem, devidamente comprovadas.
Quais os requisitos para se receber o auxílio moradia
I – não exista imóvel funcional disponível para uso
II – o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;
III – o servidor ou seu cônjuge não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação;
IV – nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;
V – o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança de natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes;
VI – o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, § 3º, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;
VII – o servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comissão ou função de confiança, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse período; e
VIII – o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.
IX – o deslocamento tenha ocorrido após 30 de junho de 2006
OBS: jamais poderá ultrapassar 25% da remuneração do cargo em comissão ou da função de confiança, com limite de R$ 1.800,00.
Quais as retribuições, gratificações e adicionais que podem ser deferidos aos servidores
a) retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;
b) gratificação natalina (13 salario);
c) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;
d) adicional pela prestação de serviço extraordinário (H.Extra);
e) adicional noturno;
f) adicional de férias;
g) outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho;
h) gratificação por encargo de curso ou concurso.
O que é a Retribuição pelo Exercício de Função de Direção, Chefia e Assessoramento
Um adicional pago com base na complexidade da atribuição desempenhada
O que é Gratificação Natalina
É o popular “13º salário”.
A cada mês de efetivo exercício o servidor público federal adquire o direito a 1/12 do respectivo adicional, que deverá ser pago, obrigatoriamente, até o dia 20 de dezembro.
Fração igual ou superior a 15 dias será computada como mês. Se houver exoneração será pago valor proporcional.
O que é Adicional pelo Exercício de Atividades Insalubres, Perigosas ou Penosas
Valor pago a mais compensando os riscos do exercício da função que podem ser
a) periculosidade: atividades que coloquem o servidor em situações de risco de morte.
b) insalubridade: relacionada com condições do ambiente de trabalho, que, ainda que não causem um risco imediato, vão prejudicando, aos poucos, a saúde do servidor
c) penosidade se relaciona com os servidores que estejam em exercício em zonas de fronteira ou outras localidades com baixa qualidade de vida.
Se houversimultaneamente condições de periculosidade e insalubridade, deverá o servidor optar pelo recebimento de apenas um deles.
O que é Adicional pela Prestação de Serviço Extraordinário
São as “horas extras”, cuja remuneração, em caso de exercício, é acrescida de um adicional de 50% sobre o valor da hora normal de serviço.
No máximo, pela Lei 8112, 02 horas extras por jornada de trabalho.
O que é Adicional Noturno
Valor adicional de 25% sobre a hora trabalhada, para aquele que trabalharem no período entre as 22 horas de um dia até às 05 horas do dia seguinte. Cada hora do período noturno, será de 52 minutos e 30 segundos. O cálculo é sobre o valor da hora extra, se houver.
O que é adicional de férias
É um valor percentual que será aplicado sobre a remuneração do servidor público sempre que este desejar gozar das suas férias. Tal percentual é de 1/3 sobre o total da remuneração devida ao servidor.
O que é Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso
Os servidores que se envolverem com atividades relacionadas com o interesse público farão jus a uma gratificação, que incidirá sobre o maior vencimento básico da administração pública federal.
Quais as porcentagens pagas aos servidores pela Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso
2,2%:
*atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;
*participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos;
1.2%
*participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes;
*participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades;
OBS: calculados com base nas horas despendidas para o desempenho das atividades, não podendo exceder 120 horas por ano
O que são Férias
É o período do ano em que o servidor desfruta de um descanso, sendo remunerado por isso, com adicional de 1/3 de sua remuneração (além dos vencimento normal)
Quais as regras para as férias do servidor público
a) tempo mínimo de 12 meses de exercício para adquirir o direito pela primeira vez. Os demais períodos, serão contados por exercício.
b) podem ser parceladas em até 3 etapas. Se aceita pela administração, os valores serão creditados quando da utilização da primeira etapa, até 2 dias antes, no mínimo.
c) as férias não podem ser interrompidas. Exceto em casos de extrema importância para a continuidade do serviço público. Se houver interrupção, o restante do período tirado de uma só vez
d) operadores de raio x ou outras substancias radioativas, devem gozar do período de 20 dias de férias a cada semestre de atividade profissional,
sendo vedada a sua acumulação.
O que são licenças
São afastamentos do serviço feitos pelo servidor por diversos motivos diferentes.
Licença concedida dentro de 60 dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação