Jurisdição Flashcards
A jurisdição pode ser entendida como a atuação () visando à aplicação do direito objetivo ao caso concreto, resolvendo com () uma situação de () jurídica e gerando a () social.
Estatal; definitividade; crise; pacificação.
A jurisdição pode ser analisada sob três diferentes aspectos: poder, função e atividade. Complete:
- Como (), a jurisdição é o complexo de atos praticados pelo agente estatal investido de jurisdição no processo.
- Como (), a jurisdição é o encargo atribuído pela CF, em regra ao Poder Judiciário (função típica) e excepcionalmente, à outros Poderes (função atípica), de exercer concretamente o poder jurisdicional.
- Como (), a jurisdição é o que permite o exercício da função jurisdicional, que se materializa no caso concreto por meio da atividade jurisdicional.
- Atividade.
- Função.
- Poder.
Quais são os equivalentes jurisdicionais?
Autotutela, formas consensuais de solução de conflitos e a arbitragem.
A autotutela consiste no sacrifício integral do interesse de uma das partes envolvida no conflito, em razão do exercício da força pela parte vencedora. É excepcional. Exemplos: legítima defesa, apreensão do bem com penhor legal, desforço imediato. A autotutela pode ser revista pelo Poder Judiciário?
Sim, a autotutela é a única forma de solução alternativa de conflitos que pode ser amplamente revista pelo Poder Judiciário.
Quais são as espécies das formas consensuais de solução de conflitos?
Autocomposição, mediação e conciliação.
A autocomposição está fundada no sacrifício integral ou parcial do interesse das partes envolvidas no conflito, mediante a vontade unilateral ou bilateral de tais sujeitos. Quais as 03 espécies da autocomposição? Diferencie-as.
Transação, submissão e renúncia.
A transação é exercício de vontade bilateral das partes; enquanto que, na submissão e renúncia, o exercício de vontade é unilateral.
As 03 formas de autocomposição: transação, submissão e renúncia, podem ocorrer também durante um processo judicial. Neste caso, a transação e a renúncia vão receber o mesmo nome, enquanto que, a submissão será chamada de?
Reconhecimento jurídico do pedido.
Verificando-se a autocomposição durante um processo judicial, o juiz () por sentença de (), com formação de coisa julgada ().
Homologará; mérito; material.
Qual a diferença entre a autocomposição e a conciliação?
Na conciliação, há a presença de um terceiro: o conciliador.
Sobre a mediação e conciliação, responda:
- O mediador propõe soluções dos conflitos às partes? E o conciliador?
- Quem deve atuar nos conflitos de interesses que não envolvam relação continuada entre as partes?
- Não, na mediação, as partes chegam por si sós às soluções consensuais. Por outro lado, o conciliador, propõe soluções de conflitos às partes.
- O conciliador. Caso contrário, o mediador.
Conforme o CPC, como regra, as sessões e audiências de conciliação e mediação ocorrerão onde? E excepcionalmente?
Conforme o CPC, os Tribunais deverão criar centros judiciários de solução consensual de conflitos. Excepcionalmente, serão realizadas nos próprios juízos.
Estes Centros serão vinculados a quais Tribunais? E os Tribunais locais estão vinculados às normas de qual Conselho?
Aos Tribunais de segundo grau na justiça Estadual e Federal.
Os Tribunais locais estão vinculados às normas do Conselho Nacional de Justiça.
Sobre o conciliador e o mediador, marque V ou F:
- É requisito mínimo para a sua capacitação, a aprovação em curso a ser realizado por entidade credenciada, com parâmetro curricular definido pelo CNJ e Ministério de Justiça.
- É requisito a graduação há pelo menos 03 anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Há necessidade de serem advogados.
- Sendo advogado, estará impedido de exercer a advocacia no foro em que exerça suas funções.
- Ficam impedidos, pelo prazo de 01 ano, contato do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.
- Cabe as partes escolher o conciliador ou mediador, sendo necessário, para tanto, o cadastro junto ao tribunal ou câmara privada e, desnecessário, a qualificação formal.
- Excepcionalmente, sempre que recomendável, haverá a designação de mais de um conciliador ou mediador.
- V.
- F - 02 anos.
- F. Não há necessidade de serem advogados.
- F - fica impedido no juízo/vara e não no foro.
- V.
- F - o cadastro junto ao tribunal ou câmara privada também é desnecessário.
- V.
São 10 os princípios aplicáveis às formas consensuais de solução dos conflitos, entre eles: normalização do conflito; confidencialidade; informalidade; decisão informada; busca do consenso. Quais os outros 05?
Independência, imparcialidade, autonomia da vontade, oralidade e isonomia entre as partes.
Sobre os princípios aplicáveis às formas consensuais de solução dos conflitos, responda:
- Qual princípio prevê que o conflito só estará normalizado se, além da solução, as partes ficarem concretamente satisfeitas.
- Qual a exceção ao princípio da confidencialidade?
- Qual princípio tem os 03 objetivos seguintes: conferir celeridade ao procedimento, prestigiar a informalidade dos atos e promover a confidencialidade,, já que restará escrito o mínimo possível.
- No que consiste o princípio da decisão informada?
- Normalização dos conflitos.
- Hipótese de violência à ordem pública ou às leis vigentes.
- Princípio da oralidade.
- Cria o dever ao conciliador e mediador de manter o jurisdicionado plenamente informado quanto aos seus direitos e ao contexto fático no qual está inserido.
São 02 os cadastros dos mediadores e conciliadores: um nacional, à cargo do () e o outro regional, à cargo do TJ ou ().
CNJ; TRF.
A remuneração do conciliador e mediador será prevista em tabela fixada pelo Tribunal, conforme parâmetros estabelecidos pelo CNJ. Em dois casos, tal remuneração não será devida. Quais são eles?
Se os Tribunais criarem quadros próprios mediante concurso público e se o mediador/conciliador aceitar realizar o trabalho de forma gratuita.
As causas de parcialidade por impedimento ou suspeição dos juízes são aplicadas, por analogias, ao conciliador/mediador. Contudo existem 03 hipóteses específicas. Quais são elas?
1 - Após o término da última audiência que atuarem, ficarão impedidos, durante 01 anos, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.
- O mediador não pode ser árbitro em processo arbitral relativo à conflito que tenha atuado como mediador.
- O mediador não pode testemunhar e processo judiciais ou arbitrais, que tenha como objeto o mesmo conflito da tentativa de mediação.
São 02 as causas de exclusão do cadastro de conciliadores e mediadores: agir com dolo ou culpa ou violar qualquer dos deveres decorrentes do art. 166, parágrafos 1 e 2 e atuar em procedimento, apesar de impedido. Para esta exclusão é necessário processo ().
Administrativo.
O juiz pode suspender temporariamente o conciliador ou mediador pelo prazo máximo de?
180 dias.
É possível a solução consensual no âmbito administrativo? E a conciliação e mediação extrajudiciais?
Ambas são possíveis.